Novo Tanganyika


David Cabete

Recommended Posts

Boas

 

Estamos, eu e a membro Menina, a pensar em montar mais um aquário cá por casa, desta vez no quarto! Estamos a ficar sem espaço na sala... Desta feita um biótopo Tanganyika.

 

As espécies estão desde já escolhidas, mas pode sofrer alterações, se assim se entender. Três colónias de : Lamprologus Ocellatus "Gold", Xenotilapia Bathyphilus Kekese e Altolamprologus Compressiceps. Mais tarde pode-se introduzir mais uma espécie dependendo das compatibilidades.

 

 

- As dimensões que estamos a pensar são as seguintes: Frente - 140cm, Altura - 40cm e Profundidade - 50cm. Isto em vidro de 10 ou mesmo 12 mm, para evitar o uso de travessas.

 

- Filtragem a cargo de dois Eheim 2215 (1240L/hora no total), ou dois Sacem Marathon 500 (1300L/hora no total) ou ainda um Sacem Marathon 1500 (1500L/hora). Há vantagem em colocar dois filtros, um para a parte biológica e outro para a parte mecânica, ou apenas um, que cumpra as duas funções?

 

- Aquecimento será feita por dois Jaeger 150 Watts, ou será preferível colocar dois de 200?

 

- Em relação ao substrato, qual a altura aconselhada? A altura do aquário será a "ideal", já que depois da colocação do dito substrato a coluna de água irá logicamente diminuir?

 

- Iluminação: duas lâmpadas T8 de 36 Watts cada, uma de 10000 Kelvins e outra de 6000. Apenas a de 10000 kelvins é suficiente ou pelo contrário, será demais?

 

 

 

De certo que irão surgir mais dúvidas entretanto, mas que espero que nos ajudem a clarificá-las.

 

 

Desde já o nosso obrigado, por todas as sugestões, que serão como é óbvio, sempre bem vindas.

 

 

Cumps.

Editado por David Cabete

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Ora ai esta um aquario que vai ficar lindamente em termos de fauna :arrow:

E porque não acrescentar uma especie de meia agua? Tipo cyprichromis ou paracyprichromis?

Quanto a filtragem, sendo possivel, 2 filtros é sempre melhor do que um, e se for um mecanico e outro biologico ainda melhor :P mas ter em atenção a tal "regra" de 5x o volume total.

Quanto a altura de substracto, diria que uns 5cm ja sao suficientes, não havendo no meu entender, altura ideal.

O aquecimento, 2x150w deve ser suficiente e quanto a iluminação, esta serve apenas para ver os peixes e não necessita ser muita :arrow:

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Boas!

Ora ai esta um aquario que vai ficar lindamente em termos de fauna :D

A escolha das espécies foi feita pela Menina. Quando esta "miúda" resolve estudar sobre um determinado assunto, tira o doutoramento :P .

 

 

E porque não acrescentar uma especie de meia agua? Tipo cyprichromis ou paracyprichromis?

Está na "lista"de espécies que ela fez. Uma delas poderá ser, como referi no post incial: "Mais tarde pode-se introduzir mais uma espécie dependendo das compatibilidades." No caso específico seriam Paracyprichromis Nigripinnis. Uma outra espécie de que me lembrei agora seria a Altolamprologus compressiceps, "Sumbu".

 

 

Quanto a filtragem, sendo possivel, 2 filtros é sempre melhor do que um, e se for um mecanico e outro biologico ainda melhor ;) mas ter em atenção a tal "regra" de 5x o volume total.

Cinco vezes o total do volume no mínimo certo? Como volume total deverá andar à rodados 300 litros, terão de ser no mínimo 1500L/hora. Também sou apologista que dois filtros, cada um para a sua função, é preferível a um só. Sendo assim, penso que dois Eheim 2217, (2000L/hora em conjunto), será uma boa aposta. Em relação à instalação de dois filtrosnum só aquário, tenho uma dúvida que já me assombra há já algum tempo. Ligados independentemente, isto é, dois tubos de pesca e dois de descarga, ou posso ligar um deles ao outro, portanto em série, de modo a ter só um tubo de pesca e um de saída dento do aquário. Esteticamente esta última hipótese seria a melhor, mas ao ligar um filtro ao outro, não vou estar a estrangular tanto a entrada como a saída de água, assim como a subaproveitar os motores dos filtros, já que o segundo motor não irá trabalhar como se estivesse ligado independentemente? Se não houver esse problema a filtragem deve ser feita antes da biológica ou vice versa? No caso de se ligarem os dois filtros independentes, o que sinceramente me parece mais eficiente, colocar entradas de um lado e as saídas no outro, ou uma entrada de um dos lados e outra no outro, assim como as saídas, de modo a que haja mais movimentação na coluna de água? As saídas de água com flauta ou simplesmente com os curvos?

Off Topic: Em relação à marca dos filtros, a Eheim, não há volta a dar. Somos aqui em casa "viciados" no material Eheim, ou fabricados por eles. Grande qualidade de construção, facilidade na manutenção e uma ampla gama de acessórios disponíveis. Claro está que os preços não são tão convidativos como de algumas marcas concorrentes, que igualmente são de qualidade, mas como tudo no nosso país, compra-se fora e ganha-se alguns trocos.

 

 

Quanto a altura de substracto, diria que uns 5cm ja sao suficientes, não havendo no meu entender, altura ideal.

É mais ou menos essa a altura que estávamos a idealizar. Na altura do aquário posso subir no máximo até aos 50 cm, mas nesse caso as medidas passariam para 150*50*50, e 375 Lts brutos, o que dará sensivelmente 300 Lts reais, depois de colocado o substrato, rochas e conchas. A filtragem proposta acima cumpre a sua função.

 

 

O aquecimento, 2x150w deve ser suficiente e quanto a iluminação, esta serve apenas para ver os peixes e não necessita ser muita :P

A divisão em questão tem uma temperatura muito boa no Inverno e no Verão,quando o calor aperta, é habitual termos o ar condicionado ligado. Portanto, flutuações bruscas de temperatura não costuma haver.

Iluminação, "optámos" por lâmpadas de 10000 kelvins porque realça e muito as cores naturais dos peixes. Está também em projecto a colocação de iluminação pontual, através de Led´s brancos e/ou azuis, dos territórios das várias espécies. Seique pode parecer um pouco "anti natural",mas porque salientar vários pontos específicos do aquário,isto depois de os habitantes os definirem, de modo a que os possamos ver independentemente, embora estejam num espaço comum?

 

 

Um outro pormenor que me esqueci de referir, é que a base do aquário irá ficar a uma altura de 130cm do chão! Ou seja,todo o aquário irá ficar ao nível do olhar. Parece um pouco alto para a maioria das pessoas, mas além de ser o espaço de que dispomos, não fica acessível ao piolho cá de casa, que é um verdadeiro "terror"...

 

 

Desculpem a "resposta" tão extensa, mas dúvidas são muitas, assim como o tempo disponível. Daqui a dois dias acaba-se a "boa vida"

 

 

Cumps

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

A escolha das espécies foi feita pela Menina. Quando esta "miúda" resolve estudar sobre um determinado assunto, tira o doutoramento :P .

Está na "lista"de espécies que ela fez. Uma delas poderá ser, como referi no post incial: "Mais tarde pode-se introduzir mais uma espécie dependendo das compatibilidades." No caso específico seriam Paracyprichromis Nigripinnis. Uma outra espécie de que me lembrei agora seria a Altolamprologus compressiceps, "Sumbu".

Cinco vezes o total do volume no mínimo certo? Como volume total deverá andar à rodados 300 litros, terão de ser no mínimo 1500L/hora. Também sou apologista que dois filtros, cada um para a sua função, é preferível a um só. Sendo assim, penso que dois Eheim 2217, (2000L/hora em conjunto), será uma boa aposta. Em relação à instalação de dois filtrosnum só aquário, tenho uma dúvida que já me assombra há já algum tempo. Ligados independentemente, isto é, dois tubos de pesca e dois de descarga, ou posso ligar um deles ao outro, portanto em série, de modo a ter só um tubo de pesca e um de saída dento do aquário. Esteticamente esta última hipótese seria a melhor, mas ao ligar um filtro ao outro, não vou estar a estrangular tanto a entrada como a saída de água, assim como a subaproveitar os motores dos filtros, já que o segundo motor não irá trabalhar como se estivesse ligado independentemente? Se não houver esse problema a filtragem deve ser feita antes da biológica ou vice versa? No caso de se ligarem os dois filtros independentes, o que sinceramente me parece mais eficiente, colocar entradas de um lado e as saídas no outro, ou uma entrada de um dos lados e outra no outro, assim como as saídas, de modo a que haja mais movimentação na coluna de água? As saídas de água com flauta ou simplesmente com os curvos?

Off Topic: Em relação à marca dos filtros, a Eheim, não há volta a dar. Somos aqui em casa "viciados" no material Eheim, ou fabricados por eles. Grande qualidade de construção, facilidade na manutenção e uma ampla gama de acessórios disponíveis. Claro está que os preços não são tão convidativos como de algumas marcas concorrentes, que igualmente são de qualidade, mas como tudo no nosso país, compra-se fora e ganha-se alguns trocos.

É mais ou menos essa a altura que estávamos a idealizar. Na altura do aquário posso subir no máximo até aos 50 cm, mas nesse caso as medidas passariam para 150*50*50, e 375 Lts brutos, o que dará sensivelmente 300 Lts reais, depois de colocado o substrato, rochas e conchas. A filtragem proposta acima cumpre a sua função.

A divisão em questão tem uma temperatura muito boa no Inverno e no Verão,quando o calor aperta, é habitual termos o ar condicionado ligado. Portanto, flutuações bruscas de temperatura não costuma haver.

Iluminação, "optámos" por lâmpadas de 10000 kelvins porque realça e muito as cores naturais dos peixes. Está também em projecto a colocação de iluminação pontual, através de Led´s brancos e/ou azuis, dos territórios das várias espécies. Seique pode parecer um pouco "anti natural",mas porque salientar vários pontos específicos do aquário,isto depois de os habitantes os definirem, de modo a que os possamos ver independentemente, embora estejam num espaço comum?

Um outro pormenor que me esqueci de referir, é que a base do aquário irá ficar a uma altura de 130cm do chão! Ou seja,todo o aquário irá ficar ao nível do olhar. Parece um pouco alto para a maioria das pessoas, mas além de ser o espaço de que dispomos, não fica acessível ao piolho cá de casa, que é um verdadeiro "terror"...

Desculpem a "resposta" tão extensa, mas dúvidas são muitas, assim como o tempo disponível. Daqui a dois dias acaba-se a "boa vida"

Cumps

Boas!

Pegando em tudo, vejo que isso esta a ser bem planeado e sem pressas, parabéns.

Quanto as especies, os paracyprichromis são de facto uma boa aposta.

Quanto aos sumbu´s, eu sou fã deles, mas se colocas altolamprologus compressiceps deixa os sumbu´s ou entao so os sumbu´s. ai poderia entrar mais uma especie, visto que esses ultimos vivem numa area relativamente pequena.

Eu também sou apologista de 2 filtros, isto porque na manutenção deles faço-a alternadamente sem nunca perder "rendimento" de um deles. E também sou adepto de um mecanica e outro biologico.

Ha algum tempo tembém ponderei juntar os 2 filtros apenas com um tubo, mas pensando melhor optei por mante-los separados, assim sempre posso colocar as entradas e saidas da melhor forma sem perder nenhum redimento.

Não gosto da saida em flauta, uma vez que parecendo que não, mas reduz o jacto de agua/força. Quanto a colocação deles dentro do aquario, se possivel, colocar uma so corrente de agua (mas ai tanto faz, desde que a agua circule e não estejam a cortar a corrente/circulação um ao outro), quanto as entradas se for possivel, um de cada lado de modo a poder retirar mais "porcaria" possivel.

Quanto a possibilidade de 150x50x50 ficarias a ganhar, pois ganharias litros e espaço.

Quanto a iluminação, atenção que não convem ser muito forte, porque algumas especies não gostam de muita iluminação, uma vez que vivem a uma certa profundidade no lago, onde ela é reduzida.

Força com isso e ja estou desejoso de ver esse projecto em fotos :D

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parece-me tudo bem e como o Nelson disse, bem planeado em pensado!

 

Só me faz um pouco de confusão as "3 Colónia de Lamprologus ocellatus "Gold"!

 

Na verdade os ocellatus são mais peixes de casal do que de colónia, não quer dizer que não possam viver "harém" (um macho com duas ou três fêmeas), mas é pouco comum!

 

Raramente são tolerados mais do que um macho por aquário, mesmo considerando que o mesmo tem 1,40 m, o layout deverá ser muito bem preparado para que isso não dê guerra!

 

Porque não optas por ocellatus e uma outra espécie de colónia tipo similis ou multies?

 

Acho que o risco é menor. IMO

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parece-me tudo bem e como o Nelson disse, bem planeado em pensado!

Todos nós cometemos erros, e desta vez, queremos ver se cometemos o menor número de erros possível :P

 

 

Só me faz um pouco de confusão as "3 Colónia de Lamprologus ocellatus "Gold"!

O que queria dizer era mesmo três espécies, (vírgula), que serão as. O português tem destas coisas! :D

 

 

Na verdade os ocellatus são mais peixes de casal do que de colónia, não quer dizer que não possam viver "harém" (um macho com duas ou três fêmeas), mas é pouco comum!

Já és a segunda pessoa a "dar-me" na cabeça por causa disso! A primeira foi a Menina. Ela é que se está a especializar em Tanganyika. Eu vou aprendendo com ela, e convosco :)

 

 

Raramente são tolerados mais do que um macho por aquário, mesmo considerando que o mesmo tem 1,40 m, o layout deverá ser muito bem preparado para que isso não dê guerra!

Realmente os "Tangas" são um pouco "esquisitos", quando se trata de sociabilidade! Não gostam muito de "misturas" :)

 

 

 

Porque não optas por ocellatus e uma outra espécie de colónia tipo similis ou multies?

Isso fica ao inteiro critério da Menina. Aliás é ela que vai "edificar" todo o aspecto do aquário. Desde a escolha de espécies, seguindo as sugestões como é óbvio, características e a disposição do layout, etc. Eu além de ir aprendendo, fico com a parte mais dura! Já estou mesmo a ver: "mete essa pedra mais práli", "essa concha fica aí mal!", "se calhar ficava melhor como estava!", "não estou a gostar de ver isso aí". Enfim, "ossos do ofício!". Mas ela merece :)

 

 

 

Mais uma vez agradeço as respostas, e a ver vamos se depois da Aquadecor, começamos a realizar este novo projecto com a vossa sempre preciosa ajuda.

 

Jinhos e abraços, dados por quem de direito.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, certamente ja terás pensado nisto mas fica a sugestão: Quando falavas nos filtros da sacem, certamente que sabes que fazem algum ruido... Mas depois li que ias optar pelos eheim fiquei mais descansado, isto porque vais ter o aquario no quarto nyah. Tem também em conta as saídas da agua e em vez de as meteres a sair de cima para baixo mete antes de baixo para cima(espero que me tenha consegudfo explicar) para que tenhas á mesma boa circulação á superficie sem aquele ruído da agua a correr... A localização 'estratégica' dos filtros também é um bom motivo para ser estudado por motivos de ruido :) Se optares pelos dois EHEIM, eu, na minha opinião punha as entradas de agua nos 2 cantos do aquario e saídas também nos dois topos opostos. Ja deves ter pensado em tudo mas as vezes pode-te ter escapado alguma coisa :shock: . Cpts

 

Tiago Faria

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ola, certamente ja terás pensado nisto mas fica a sugestão: Quando falavas nos filtros da sacem, certamente que sabes que fazem algum ruido... Mas depois li que ias optar pelos eheim fiquei mais descansado, isto porque vais ter o aquario no quarto ;).

Pois, realmente sei por experiência "própria" que os Sacem fazem um "pouco mais" de barulho que os Eheim. Como todos os filtros exteriores que tenho até à data são Eheim, (6 no total), vou continuar com a boa tradição. Isso do aquário estar no quarto, mais barulho, menos ruído a mim não me afecta! Para quem normalmente adormece com dois pc's ligados, televisor e por vezes com auscultadores na cabeça, mais um ruidozito não devia fazer diferença. :silly: .

 

 

Tem também em conta as saídas da agua e em vez de as meteres a sair de cima para baixo mete antes de baixo para cima(espero que me tenha consegudfo explicar) para que tenhas á mesma boa circulação á superficie sem aquele ruído da agua a correr...

Acho que percebi! Saída do tubo curvo do filtro para dentro do aquário sempre submersas, mas ligeiramente viradas para cima, de modo a fazer "ondinhas". Certo? ;) .

 

 

A localização 'estratégica' dos filtros também é um bom motivo para ser estudado por motivos de ruido :P Se optares pelos dois EHEIM, eu, na minha opinião punha as entradas de agua nos 2 cantos do aquario e saídas também nos dois topos opostos.

De modo a fazer corrente num sentido só, segundo percebi. Assim a água flui sempre para o mesmo lado ;)

 

 

Ja deves ter pensado em tudo mas as vezes pode-te ter escapado alguma coisa #musica . Cpts

Pois de certo ainda há-de haver qualquer coisa que vai escapar, e só na altura da montagem nos vamos deparar com ela. Nessa altura, deve haver pelo menos, um Pc ligado à Net ;) .

 

 

 

 

Deixem-me dizer-vos que têm sido espectaculares com as respostas às minhas perguntas "chatas". Sempre prontos a ajudar.

 

 

Jinhos e Abraços dados por quem de direito.

 

 

P.S. - Uma pergunta que se impõem: " Onde é que se pode comprar a m#%da das conchas???"

Editado por David Cabete

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

David,

 

Sendo tu da Figueira consegues as ditas conchas com alguma facilidade...

 

... começa por procurar em algumas casas de decoração (tribo, casa, ...)

 

Em última instância em Coimbra tens uma loja de coleccionismo apenas dedicada a conchas onde, um bocadito mais caras, podes arranjar conchas para todos os gostos, cores, feitios, tamanhos, etc.

 

Fica na Rua da Moeda, mesmo nas traseiras da Loja do Cidadão de Coimbra.

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

David,

 

Sendo tu da Figueira consegues as ditas conchas com alguma facilidade...

 

... começa por procurar em algumas casas de decoração (tribo, casa, ...)

 

Em última instância em Coimbra tens uma loja de coleccionismo apenas dedicada a conchas onde, um bocadito mais caras, podes arranjar conchas para todos os gostos, cores, feitios, tamanhos, etc.

 

Fica na Rua da Moeda, mesmo nas traseiras da Loja do Cidadão de Coimbra.

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Pois, o problema é mesmo ser da Figueira! Já procurei, procurei e nicles! Esta cidade é boa é para se passar férias, e mesmo assim! Adiante... vou a Coimbra, sempre perco menos tempo!

 

Obrigado pela info. Se vieres para estes lados apita! O pessoal paga-te um :crazyeyes:. E ao resto do pessoal também.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

P.S. - Uma pergunta que se impõem: " Onde é que se pode comprar a m#%da das conchas???"

Experimenta nas lojas do chineses.

Por aqui(Madeira) agora nao há nada e as que aparecem estão muito caras, senão desenrascava-te já.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta nas lojas do chineses.

Por aqui(Madeira) agora nao há nada e as que aparecem estão muito caras, senão desenrascava-te já.

 

Nelson, os chineses também já chegaram à Madeira?? :) Um dia destes ainda vamos ver os gajos a venderem Chaumin de Tangas :oops:

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nelson, os chineses também já chegaram à Madeira?? ;) Um dia destes ainda vamos ver os gajos a venderem Chaumin de Tangas :P

Por acaso há alguns. mas eu arranjei as conchas numa loja de não chineses ;)

Agora chaumin de tangas e que não estou a pensar provar :crazyeyes:

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que percebi! Saída do tubo curvo do filtro para dentro do aquário sempre submersas, mas ligeiramente viradas para cima, de modo a fazer "ondinhas". Certo? .

Sim, isso mesmo, mas com esses barulhos todos acho que acaba por ser o que menos vai chatear.

 

Pois de certo ainda há-de haver qualquer coisa que vai escapar, e só na altura da montagem nos vamos deparar com ela. Nessa altura, deve haver pelo menos, um Pc ligado à Net .

Ehe, e certamente que estarão ligados outros computadores para te ajudarem :rainbowafro:

Editado por tiagoagfaria

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois de certo ainda há-de haver qualquer coisa que vai escapar, e só na altura da montagem nos vamos deparar com ela. Nessa altura, deve haver pelo menos, um Pc ligado à Net :rainbowafro: .

 

Sim, isso mesmo, mas com esses barulhos todos acho que acaba por ser o que menos vai chatear.

Ehe, e certamente que estarão ligados outros computadores para te ajudarem :?

 

 

e se pagares o almoço ainda tens ajudantes fisicos.....hehehe

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

e se pagares o almoço ainda tens ajudantes fisicos.....hehehe

Quando for para montar o dito, chamo-te para me ajudares a colocar no sítio! Até te vais passar. Um daqueles almoços "À lá Menina", e vais querer vir cá montar aquários uma ou duas vezes por semana. :crazyeyes: .

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Quando for para montar o dito, chamo-te para me ajudares a colocar no sítio! Até te vais passar. Um daqueles almoços "À lá Menina", e vais querer vir cá montar aquários uma ou duas vezes por semana. :crazyeyes: .

 

Cumps.

 

que assim seja, aguardo ansioso pelo convite....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Quando for para montar o dito, chamo-te para me ajudares a colocar no sítio! Até te vais passar. Um daqueles almoços "À lá Menina", e vais querer vir cá montar aquários uma ou duas vezes por semana. :tongue: .

 

Cumps.

Offtopic: Um pequeno aparte. Eu não sou grande cozinheira, costumo ter é sorte!! ::D: Há dias em a comida lá sai menos chamuscada e tal e a coisa ainda se come, com algumas caretas pelo meio, mas come-se!! E o Davs quando tem fome ou quando não há mais nada que comer, que remédio tem ele senão comer a comida chamuscada!! nyah E claro, diz que sou boa cozinheira, só para me agradar!! :drinking:

 

que assim seja, aguardo ansioso pelo convite....

Não estejas!! Vais-te arrepender amargamente de provares os almoços "à la Je"!!! surprised

 

Voltando ao tema do tópico, coloco as minhas primeiras questões.

As espécies referidas pelo Davs no início, eram as espécies que tinhamos pensado, mas para um aqua ligeiramente mais pequeno e que para este achamos "pouco", então, decidimos escolhar outras. Após umas pesquisas deu nisto: Caudopunctatus, multis, sumbus, Xenos e paracyprichromis.

Agora, as minhas dúvidas são: dão-se bem umas espécies com as outras?? Qual o número de indivíduos que aconselham??

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltando ao tema do tópico, coloco as minhas primeiras questões.

As espécies referidas pelo Davs no início, eram as espécies que tinhamos pensado, mas para um aqua ligeiramente mais pequeno e que para este achamos "pouco", então, decidimos escolhar outras. Após umas pesquisas deu nisto: Caudopunctatus, multis, sumbus, Xenos e paracyprichromis.

Agora, as minhas dúvidas são: dão-se bem umas espécies com as outras?? Qual o número de indivíduos que aconselham??

Quanto a nova fauna, apenas vejo o seguinte:

As xenos vao perder espaço de manobra, de resto nada a assinalar, uma vez que eu tenho o mesmo, mas tenho mais 10cm de frente.

Eu retirava os punks e aumentava as xenos.

Quanto ao numero de cada:

1 casal de sumbu´s, se for ja casal

1 colonia de multis (2M + 4F)

Paracypris - 2M + 4F

Xenos - 4 a 6

Optando pelos punks, também um casal.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em relação à mudança da fauna, deixo isso ao critério da Menina, que de certo vai seguir os conselhos tão prontamente dados. A parte "técnica" vai cair sobre mim, como é normal :D. Está praticamente tudo encaminhado, faltam mesmo é os orçamentos do aquário. Por incrível que pareça, tenho algumas respostas, que ultrapassem em mais dobro, de outras! Em Portugal, o preço de um mesmo produto dispara estupidamente de uma casa para outra! Então quando se "fala" em aquários, parecem que gostam de carregar no preço. Enfim, foi só um desabafo...

 

Respondendo ao OffTopic:

Eu não sou grande cozinheira, costumo ter é sorte!! blush.gif Há dias em a comida lá sai menos chamuscada e tal e a coisa ainda se come, com algumas caretas pelo meio, mas come-se!! E o Davs quando tem fome ou quando não há mais nada que comer, que remédio tem ele senão comer a comida chamuscada!! jcb_cabecadura.gif E claro, diz que sou boa cozinheira, só para me agradar!! laugh.gif

Nunca li tanta mentira antes!! Sorte? Chamuscada? Caretas? Só para te agradar? A tua sorte é já estares a dormir, e se te acordo agora, ainda me mandas "práquele" sítio. Amanhã conversamos, durante o jantar :lol: .

Fim do OffTopic.

 

 

Cumps

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em relação à mudança da fauna, deixo isso ao critério da Menina, que de certo vai seguir os conselhos tão prontamente dados. A parte "técnica" vai cair sobre mim, como é normal :twisted:. Está praticamente tudo encaminhado, faltam mesmo é os orçamentos do aquário. Por incrível que pareça, tenho algumas respostas, que ultrapassem em mais dobro, de outras! Em Portugal, o preço de um mesmo produto dispara estupidamente de uma casa para outra! Então quando se "fala" em aquários, parecem que gostam de carregar no preço. Enfim, foi só um desabafo...

 

Respondendo ao OffTopic:

Nunca li tanta mentira antes!! Sorte? Chamuscada? Caretas? Só para te agradar? A tua sorte é já estares a dormir, e se te acordo agora, ainda me mandas "práquele" sítio. Amanhã conversamos, durante o jantar :silly: .

Fim do OffTopic.

Cumps

 

 

Como o Nelson disse a escolha de de Multis, Sumbus e Caudopunctatus vai roubar espaço às Xenotilapias pois estas precisam de muito espaço de areia livre!

 

Mas com esse aquário poderão prescindir de uma das espécies referidas que ainda assim terão muita animação #food

 

Agora tens aquário e espaço mais do que suficiente para meteres um grupo grande de Paracypris ou de Cypris e isso já lhe dará mais vida!

 

Vocês sofrem do mesmo mal de muitos aqueles que planeiam um aquário Tanganyika, muitos dos peixes são espécies que preferem areia e por isso as opções para "encher" o aquário não abundam!

 

Há opções mas nem sempre pacíficas... Tropheus, Ophtalmotilapias, Callochromis,...

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desenvolvimentos quando a Menina chegar e decidir sentar-se em frente ao PC. Já andou a "cuscar" por ali e por acolá, e excluí uma espécie e incluí outra. Pelo menos foi isso que eu entendi! Têm nome estranhos estes peixes :bad-words: .

 

Retomando o Off Topic anterior :drinking: . Vejam lá a foto abaixo:

 

 

offtopic.jpg

 

Eu não sou grande cozinheira, costumo ter é sorte!! blush.gif Há dias em a comida lá sai menos chamuscada e tal e a coisa ainda se come, com algumas caretas pelo meio, mas come-se!! E o Davs quando tem fome ou quando não há mais nada que comer, que remédio tem ele senão comer a comida chamuscada!! jcb_nyah.gif E claro, diz que sou boa cozinheira, só para me agradar!! laugh.gif

Acham que este lombo de porco no forno, ( jantar de ontem ), com batatas e castanhas, tenho de dizer que ela é boa cozinheira só para a agradar? nyahnyah .

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
E então não há novidades?

Estamos a espera...

Novidades, Nelson... Já tenho as conchas!!! nyah Já só falta o aqua, areia, pedras... peixes... ... ... ...

Infelizmente não as posso dar... Quando se decide começar com o projecto, eis que algo se atravessa no caminho... :tongue: A ver se começamos o quanto antes, para não "perder" a pica!!

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais