Areão???


Recommended Posts

Broas,

 

Estou neste momento a montar um aquário de ciclideos africanos ( Tanganika) e gostava de ouvir algumas opiniões no que diz respeito á areia...

Tou a pensar em colocar areia de coral,daquela com os grãos mais grossos :shock:

Que dizem???

Use The Force!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no meu coloquei areia de praia fininha...... ficou um espectáculo!!!!  

Aliás o mais + parecido com o fundo do mm lago.

 

A areia da praia em aquarios de agua doce não é prejudicial para os peixes? Não altera Phs nem khs?

:)

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:): Normalmente a areia da praia sobe o PH,mas como são ciclideos td bem...

As areias finas são mt mais trabalhosas para a limpeza,por isso preferia uma mais grossinha :)

Use The Force!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vê-se, com alguma frequência, o pessoal a dizer que a areia da praia faz subir o pH!!

 

Não me parece que seja assim tão certo, senão, vejamos...

 

1 - Se utilizarmos areia da praia, daquela fininha, quase de certeza que ela não irá alterar o pH. Trata-se de areia siliciosa, em que o seu principal componente é a sílica que é um material inerte e, por isso, não irá afectar o pH.

 

2 - Se utilizarmos daquela areia grossa, que se encontra junto da rebentação, aí sim, acredito que afecte o pH, pois esta areia é composta, essencialmente, por restos de conhas que, por serem calcáreas não só afectarão o pH como também a dureza da água!!

 

Posso-vos afirmar isto, porque estou a pensar montar um aquário de Tanganika e tenho feito algumas experiências.

 

Tenho neste momento dois vasos com 5 litros de água, em que cada um deles tem -+ 1 kg de areia (um de arei fininha - vaso 1; e outro de areia grossa (conchas) - vaso 2).

 

Observações:

 

Água da Torneira: pH 7 KH 4

 

3º Dia

Vaso 1: pH 7,2 KH 5

Vaso 2: pH 7,5 KH 7

 

6º Dia

Vaso 1: pH 7,2 KH 6

Vaso 2: pH 7,8 KH 8

 

10º Dia (hoje):

Vaso 1: pH 7,2 KH 6

Vaso 2: pH 8,0 KH 10

 

Quero ver como continua a evolução!

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Broas,

 

O que estás a fazer é sem duvida um estudo mt pertinente,so espero ke não continue a subir senão vais ter ao ph 10 :)

 

Agora sem brincar,mal possas diz-me então passado qts dias estabilizou,tanto o ph dos 2 vasos como a duereza dos mesmos.

 

Abraço e obrigado

Use The Force!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como o intrust disse, a areia da praia não afecta significativamente o ph da água do aquário, eu tenho areia da paraia em todos os meus aquários e não noto diferença nenhuma. Quanto às conchas sim...vão principalmente subir os valores do kh, o que é optimo para o tamponamento da água, e como consequência o valor do ph também sobe, no entanto este irá estabilizar nos 8.2, pelo menos costuma ser.

Já agora, intrust a água que tens nos vazos, tem alguma movimentação ou está estagnada. Se for o caso, penso que não servirá de nada, porque passado algum tempo a água altera as suas propriedades quimicas mesmo sem nenhum produto que as altere.

O mesmo acontece com a aeração da água, se a aumentarmos no akua iremos ter um ph mais elevado.

 

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal,

 

Desculpem só aparecer hoje, mas tem sido um pouco complicado.

 

Hoje é o 20 º dia da experiência e depois do último post só medi os parâmetros mais duas vezes no dia 14 e hoje, dia 20!!

 

Resultados:

 

14º Dia

Vaso 1: pH 7,4 KH 6

Vaso 2: pH 8,2 KH 10

 

20º Dia

Vaso 1: pH 7,4 KH 7

Vaso 2: pH 8,2 KH 10

 

 

Parece que estão estabilizados ao fim de duas semanas. Os vasos estão com arejamento com bomba de ar e estão dentro de um balde com aquecedor a 26ºC.

 

Conslusões em 20 dias

 

Areia Praia Fina

Aumento de pH 0.4

Aumento de KH 3

 

Areia Grossa (conchas)

Aumento pH 1,2

Aumento KH 6

 

Mudei hoje, metade da água em cada vaso.

 

Logo que possa dou o seguimento dos resultados.

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem,

 

Passados 6 dias das mudas de água, os parâmetros da água de cada um dos vasos, voltaram ao que eram antes da mudança.

 

No dia da mudança de água, quer o pH, quer o KH de cada um dos vasos baixaram (não sei para que valores pois não registei logo na hora :) ), mas estão outra vez estabilizados.

 

Pois Panguiau, tu tens razão, o problema é o custo e a (não)facilidade com que se encontra o Aragamax.

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não me parece que seja dos químicos da água. Na verdade, quando re-instalei o aquário que tenho neste momento (ou pelo menos o seu antecessor) tive o cuidado de encher o aquário com água sem mais nada e verificar como se comportava a água e a evolução que vi na altura foi muito semelhante àquela que verifico no vaso que tem areia da fininha.

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais