Discus não comem! HELP


cfatelo

Recommended Posts

Oi.

 

Iniciei-me há pouco mais de 2 semanas com Discus, arranjei 3: um Pigeon Blood Blue, Marlboro Red e Red Turquoise.

 

O pigeon e o marlboro há uns dias que começaram a andar escondidos, na altura julgava que seria por causa do turquesa, que era o discu dominante e os enxotava. Acontece que eles deixaram de comer muito depressa, e já vi uma tripa esbranquiçada no marlboro, que ziguezagueava (não sei este pormenor será importante...).

Mudei-os para um aqua à parte, onde estão só os dois, e onde aumentei a temperatura para os 29/30 graus. Tento dar-lhe papa de fígado de vitela e artémia congelada e nem sequer se mexem, quanto mais comer...

 

O turquesa continua a comer impecávelmente e continua bastante activo.

 

O que me aconselham a fazer-lhes? Tenho na farmácia tremazol (praziquantel) e flagyl (metronidazol), mas não sei exactamente por onde começar. O flagyl como eles já não comem teria de ser dissolvido na água, mas os resultados desta técnica parece que nem sempre são bons...

Há algum medicamento para aquariofilia com o princípio activo metronidazol? É que preferia apiicar um medicamento próprio a estar a "inventar" com o flagyl e não obter resultados.

 

Posso começar com o praziquantel, em que o tratamento é mais rápido, e depois passar a um tratamento com metronidazol?

 

Digam-me lá se isto não é logo para desanimar quem começa com estel peixes? Arghhhhhhhhhh, começaram as dores de cabeça com estas "marias-amélias" !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ainda por cima eu estava a ter imenso cuidado com eles. TPA's diárias de 15/20% e tudo... e depois é isto! cabecadura

 

P.f. opinem sobre qual será o melhor "plano de ataque" para safar os bichos, quero começar o tratamento asap, qto mais tarde pior...

 

abx,

Carlos

Editado por cfatelo

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi.

 

Iniciei-me há pouco mais de 2 semanas com Discus, arranjei 3: um Pigeon Blood Blue, Marlboro Red e Red Turquoise.

 

O pigeon e o marlboro há uns dias que começaram a andar escondidos, na altura julgava que seria por causa do turquesa, que era o discu dominante e os enxotava. Acontece que eles deixaram de comer muito depressa, e já vi uma tripa esbranquiçada no marlboro, que ziguezagueava (não sei este pormenor será importante...).

Mudei-os para um aqua à parte, onde estão só os dois, e onde aumentei a temperatura para os 29/30 graus. Tento dar-lhe papa de fígado de vitela e artémia congelada e nem sequer se mexem, quanto mais comer...

 

O turquesa continua a comer impecávelmente e continua bastante activo.

 

O que me aconselham a fazer-lhes? Tenho na farmácia tremazol (praziquantel) e flagyl (metronidazol), mas não sei exactamente por onde começar. O flagyl como eles já não comem teria de ser dissolvido na água, mas os resultados desta técnica parece que nem sempre são bons...

Há algum medicamento para aquariofilia com o princípio activo metronidazol? É que preferia apiicar um medicamento próprio a estar a "inventar" com o flagyl e não obter resultados.

 

Posso começar com o praziquantel, em que o tratamento é mais rápido, e depois passar a um tratamento com metronidazol?

 

Digam-me lá se isto não é logo para desanimar quem começa com estel peixes? Arghhhhhhhhhh, começaram as dores de cabeça com estas "marias-amélias" !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

P.f. opinem sobre qual será o melhor "plano de ataque" para safar os bichos, quero começar o tratamento asap, qto mais tarde pior...

 

abx,

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Os meus nas 2 primeiras semanas tb não comiam e andavam um bocado escondidos... julgo que seria por causa da água..

 

Não fui logo para tratamentos... tens a certeza que precisas de desparasitar?

 

enchi um 2042 de turfa e aos poucos comecei a adicionar agua do carrefur barata e ph 5,2... (depois "muita agua, muita agua".. como alguem me disse e bem..)

 

aos poucos começaram a comer e a fim de 2 semanas começaram a devorar tudo o que aparecia pela frente.. papa.. artemia... basta verem alguem passar em frente ao vidro colam-se logo ao vidro à espera de comida...

 

agora so tenho a turfa e para os TPA's filtro a agua com carvão activado (que ainda repousa 2 ou 3 dias)

 

neste caso julgo que seria mais um caso de ambientação, o teu não sei..... poderá ser.. ou não..

 

cumprts

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Os meus nas 2 primeiras semanas tb não comiam e andavam um bocado escondidos... julgo que seria por causa da água..

 

Não fui logo para tratamentos... tens a certeza que precisas de desparasitar?

 

enchi um 2042 de turfa e aos poucos comecei a adicionar agua do carrefur barata e ph 5,2... (depois "muita agua, muita agua".. como alguem me disse e bem..)

 

aos poucos começaram a comer e a fim de 2 semanas começaram a devorar tudo o que aparecia pela frente.. papa.. artemia... basta verem alguem passar em frente ao vidro colam-se logo ao vidro à espera de comida...

 

agora so tenho a turfa e para os TPA's filtro a agua com carvão activado (que ainda repousa 2 ou 3 dias)

 

neste caso julgo que seria mais um caso de ambientação, o teu não sei..... poderá ser.. ou não..

 

cumprts

Daniel

 

Poderia ser ambientação caso isto acontecesse no início, não agora...

Estes gajos começaram a comer logo no primeiro dia, e a partir daí sempre comeram bem. Começaram a ficar escondidos quando o turquesa começou a tomar conta do aqua, mas continuavam a comer.

De repente deixaram de comer, e vi uma tripa esbranquiçada ziguezagueante no marlboro, ao pigeon ainda não consegui ver as fezes.

 

Em termos de parâmetros, mentenho o pH nos 6,8 com CO2 pressurizado. O kH é 5. Controlava estes parâmetros quase diáriamente.

E fazia TPAs de 30 litros diáriamente... são 15/20% diários...

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há dúvidas que estão infestados com parasitas internos...

 

Eu tenho exactamente esse mesmo problema com 2 dos meus Discus (até coloquei um tópico igual a este... onde podes ver o tipo de parasitas que tenho, com fotos das fezes brancas)

 

Quando eles não comem, é um tiro no escuro estar a fazer flagyl (digo eu). Pelo menos comigo não obtive qualquer resultado.

 

O único que pôs os Discus a comer e a largar ténias foi o TREMAZOL da Sera.

 

Aplica isso conforme é dito nas instruções... mas muito cuidado com a oxigenação... tens de a aumentar bastante... um dos meus Discus ia morrendo a meio do tratamento com falta de oxigénio...

 

Qualquer dúvida apita... e vê o meu post, pode ser que tenhas lá alguma informação:

 

Discus com Parasitas Internos

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há dúvidas que estão infestados com parasitas internos...

 

Eu tenho exactamente esse mesmo problema com 2 dos meus Discus (até coloquei um tópico igual a este... onde podes ver o tipo de parasitas que tenho, com fotos das fezes brancas)

 

Quando eles não comem, é um tiro no escuro estar a fazer flagyl (digo eu). Pelo menos comigo não obtive qualquer resultado.

 

O único que pôs os Discus a comer e a largar ténias foi o TREMAZOL da Sera.

 

Aplica isso conforme é dito nas instruções... mas muito cuidado com a oxigenação... tens de a aumentar bastante... um dos meus Discus ia morrendo a meio do tratamento com falta de oxigénio...

 

Qualquer dúvida apita... e vê o meu post, pode ser que tenhas lá alguma informação:

 

Discus com Parasitas Internos

 

 

Pois, a porcaria do flagyl quando é dissolvido na água não funciona bem... por isso é que eu perguntava por um medicamento para aquariofilia com o mesmo princípio activo, o metronidazol.

 

Se calhar começo com o Tremazol (praziquantel) antes do flagyl. O tratamento só dura 6 horas. Pelo que li no teu post, depois do tratamento com tremazol, no dia seguinte o discu começou logo a deitar tripa fora. E é melhor começar com o tremazol do que estar a fazer tratamento com flagyl durante 3/4 dias e não adianta. Só perco tempo...

 

Já agora, às tantas aconselharam-te adicionar sal à água. Isso é para quê, para parasitas da pele?

 

O que acham pessoal?

 

abx

Editado por cfatelo

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tratamento com Tremazol iniciado. 6 horas em contagem decrescente...

 

abx

Editado por cfatelo

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tratamento com Tremazol iniciado. 6 horas em contagem decrescente...

 

abx

 

Boas cfatelo se não conseguíres resultados experimenta usar o anti-endoparasites da azoo e depois é esperar algum tempo pois os resultados não são logo visíveis mas com tempo eles arribam.tenho um disco que desde que eu o adquiri só comeu no 1º dia desde ai isolou-se e parou de comer,isto já hã 3 meses chegou a um ponto que eu ja não dava nada por ele e ao fim de 2 semanas atrás começou a comer e as cores a vir ao de cima , por isso tem que se ter muita mas mesmo muita paciência. O Azoo vende-se no Templo Aquático pois eles é que são os importadores na rua de St.Marta em Lisboa .

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas cfatelo se não conseguíres resultados experimenta usar o anti-endoparasites da azoo e depois é esperar algum tempo pois os resultados não são logo visíveis mas com tempo eles arribam.tenho um disco que desde que eu o adquiri só comeu no 1º dia desde ai isolou-se e parou de comer,isto já hã 3 meses chegou a um ponto que eu ja não dava nada por ele e ao fim de 2 semanas atrás começou a comer e as cores a vir ao de cima , por isso tem que se ter muita mas mesmo muita paciência. O Azoo vende-se no Templo Aquático pois eles é que são os importadores na rua de St.Marta em Lisboa .

 

Cumps.

 

Boas, obrigado pela dica.

 

Esse medicamente é indicado para quê? Sabes qual é o princípio activo?

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pela dica.

 

Esse medicamente é indicado para quê? Sabes qual é o princípio activo?

 

abx

 

Deixa, já encontrei:

 

"Indicado para o combate a infestações causadas por trematodeos,solitarias e outros vermes internos que acometem aos discos e outros peixes de água doce

Modo de usar: Administre 30 ml do produto para cada 100 litros de água"

 

Mais:

Although live food is probably your fishes favourite, it is usually the cause of internal parasites. The result is, the more you feed, the skinnier your fish gets.

 

By treating with Anti Endoparasites from time to time, you will effectively remove internal parasites such as:

Trematoda

Cestoda (tapeworm)

Nematoda

Thread worm

Acanthocephala

Gill flukes

Skin flukes

Anchor worms

Fish louses & leeches, etc

 

Anti Endoparasites will not destroy the nitrification of nitryfying bacteria and has no adverse side effects and is safe to use with Discus

 

Isto deve ser melhor que o flagyl...

A minha questão é se não servirá para os mesmos tipos de vermes que o tremazol, ou é para outros?

 

abx

Editado por cfatelo

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá-lhe forte com o Tremazol que pode ser que resulte... o meu Discu ainda continua a mandar ténias fora, mas pelo menos já come.

 

Quanto ao Azoo... falei com o Windrider e ele disse-me que experimentou e não lhe adiantou nada...

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto deve ser melhor que o flagyl...

A minha questão é se não servirá para os mesmos tipos de vermes que o tremazol, ou é para outros?

Em duas palavras:

Tanto o Tremazol com o Azoo Endoparasites têm por base o praziquantel.

Destinam-se a combater ténias.

O Flagyl tem por base o metrodinazol.

A Seachem tem um produto, chamado mesmo Metrodinazol, que dissolve muito bem na água.

Destina-se a combater protozoários.

As fezes brancas são sintomas de uma ou outra coisa (ténias e protozoários).

No meu caso não me consegui livrar disso com nenhum dos 3 medicamentos.

Tenta fazer uma busca que vais encontrar muita informação detalhada a este propósito.

Solução definitivas é que parece que não há.

Abraço

P.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em duas palavras:

Tanto o Tremazol com o Azoo Endoparasites têm por base o praziquantel.

Destinam-se a combater ténias.

O Flagyl tem por base o metrodinazol.

A Seachem tem um produto, chamado mesmo Metrodinazol, que dissolve muito bem na água.

Destina-se a combater protozoários.

As fezes brancas são sintomas de uma ou outra coisa (ténias e protozoários).

No meu caso não me consegui livrar disso com nenhum dos 3 medicamentos.

Tenta fazer uma busca que vais encontrar muita informação detalhada a este propósito.

Solução definitivas é que parece que não há.

Abraço

P.

 

Ok, obrigado. Por acaso não tnha encontrado o princípio activo do Azoo anti endo-parasitas. Se é o praziquantel, então trata as mesmas coisas que o tremazol, e não me adianta estar a fazê-lo agora. Se bem que o azoo é indicado tb para tratamentos preventivos, enquanto que o tremazol funciona mais como "bomba H".

 

Esse produto da seachem parece-me porreiro, era disso que procurava, metronidazol adequado à aquariofilia. Sabes onde encontrá-lo?

 

Não há soluções definitivas pq há milhentos de parasitas diferentes, e cada medicamento apenas trata uma parte deles. Como o diagnóstico é complicado, às vezes funciona por tentativa/erro, e não há tempo suficiente. Para não falar dos parasitas que mesmo sujeitos ao medicamento que supostamente os aniquilava, sobrevive.. pq entretanto já desenvolveram alguma resistência à medicação.

 

Isto não é fácil... ainda para mais para quem está a começar com discus, como eu :S

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tratamento com Tremazol durou 6h e terminou às 2:00 da manhã, lá tive eu de acordar para fazer uma TPA...

Fiz uma TPA de 50% e de manhã fiz mais 25%.

 

A ver se os bichanos começam a deitar porcaria cá para fora. Vou esperar alguns dias, e se não notar melhoras vou ter de atacar com outras armas.

 

Estou indeciso entre 2: o Seachem Metronidazol e o Fluvermal, espero não ter de decidir, era mau sinal!!...

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha pesquisa por medicação, encontrei esta informação:

 

http://www.infopez.com/modules.php?name=Re...ntent&id=72

 

Lá refere um medicamento da Seachem, o AQUAZOLE, e que em água doce funciona melhor que o METRONIDAZOLE. Aparentemente o Metronidazole é mais adequado a salgados...

 

A composição do Aquazole é 50% Metronidazol e 50% Sulfato de Potássio. O Metronidazole é 100% Metronidazol.

 

Podem ver aqui a descrição do medicamento no site da Seachem: http://www.seachem.com/products/product_pages/AquaZole.html

 

AquaZole™ is an effective agent for parasitic control. It is well tolerated by fish with little danger of overdosing. It does not damage the filter bed. Effective against Cryptocaryon, Hexamita, Ichthyophthirius, and other external parasites. Although it can be used in saltwater, Metronidazole™ would be the more suitable product.

 

 

Algém já usou este medicamento? Com que resultados?

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola se queres um medicamento que realmente faça efeito emediato so o fluvermal de todos os que ja experimentei ate agora...tinha dois discus sem comer...coloquei fluvermal e durante 3 dias foi so porcaria a sair ca para fora...e ja comem com fezes escuras e normais...penso que este é o medicamento que tanto procuravamos e realmente produz efeitos muitos imediatos...abraço e boa sorte

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola se queres um medicamento que realmente faça efeito emediato so o fluvermal de todos os que ja experimentei ate agora...tinha dois discus sem comer...coloquei fluvermal e durante 3 dias foi so porcaria a sair ca para fora...e ja comem com fezes escuras e normais...penso que este é o medicamento que tanto procuravamos e realmente produz efeitos muitos imediatos...abraço e boa sorte

 

 

Obrigado jonas27lx,

 

esse medicamento tb já me foi recomendado por um grande entendido em discus.

E pelo que já li no tópico do Fluvermal, pode ser utilizado tb preventivamente 1x mês, não é?

A meu ver uma das vantagens deste medicamento é que quebra o ciclo dos parasitas ao atacar imediatamente os ovos deles.

 

Como este medicamento tb se administra numa só dose, é uma boa solução para aplicar a seguir ao Tremazol, isto para não perder muito tempo.

Agora é preciso esperar alguns dias para ver a evolução...

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças do hexamita, que é próprio dos discos.

 

Acho que deves considerar o hexamita da esha.

 

Abraço

 

RMM

 

 

Sim, eu conheço esse tb, mas esse serve principalmente para tratar o problema do "buraco na cabeça" dos discus, não é o meu problema neste momento, portanto descartei-o logo à partida.

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola é assim pelo que ja estudei do fluvermal e pelo que me foi dito por alguns membros daqui do forum e que o fluvermal pode ser usado sim mas quando existem indicios de parasitas internos ....isto nos peixes adultos...como prevençao nos mais pequenos deve ser usado de 2 em dois meses ou reduzido esse tempo caso o risco seja grande de infecção....eeu neste momento tenho tido bons resultados com ele...por isso convem sempre experimentares para veres como os teus discus reagem...espera uns 7 dias muitos tpás para retirar outros medicamentos da agua e carvao de tiveres..abraço

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola é assim pelo que ja estudei do fluvermal e pelo que me foi dito por alguns membros daqui do forum e que o fluvermal pode ser usado sim mas quando existem indicios de parasitas internos ....isto nos peixes adultos...como prevençao nos mais pequenos deve ser usado de 2 em dois meses ou reduzido esse tempo caso o risco seja grande de infecção....eeu neste momento tenho tido bons resultados com ele...por isso convem sempre experimentares para veres como os teus discus reagem...espera uns 7 dias muitos tpás para retirar outros medicamentos da agua e carvao de tiveres..abraço

 

Sim, para já é esperar e ver como eles reagem.

Normalmente como Tremazol eles devem começar a deitar tripa fora rapidamente. Se eles daqui a uns 5 dias não melhorarem nem deitarem nada fora então tenho de administrar Fluvermal e ver se funciona...

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passado 1 dia depois do tratamento com Tremazol os discus parecem-me iguais.

 

Estive a reparar no aqua hospital a ver se via alguma tripa que eles tivessem largado, e nada...

A respiração deles parece-me normal, abrem ambos os opérculos e não estão a largar muco nem nada, mas continuam escondidos.

 

Hoje de manhã após a TPA coloquei uma dose de Aqualife Vitazin, são vitaminas, mal não fazem e pode ser que os anime.

 

Entretanto já comprei Flumerval, que vou colocar no aqua principal para aniquilar eventuais ovos que por lá andem. No aqua hospital, há-de ser colocado no fds, se entretanto eles não melhorarem.

 

Daqui a pouco vai uma TPA de 20%... e toca de esperar...

 

Sugestões são bem-vindas....

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção a camarões e caracóis.

Parece que o Fluvermal dá cabo deles...

Abraço

 

Sim eu sei!

Camarões não tenho e as ampulárias já as retirei do aqua principal, foram fazer companhia aos enfermos!

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais