Receita Para Subir O Ph?


Fábio Moreira

Recommended Posts

Boas.

Eu tou a remontar o meu aqua, e estou a por JBL aquadur pra subir o ph, mas será que não há por aqui algém que saiba de uma receita caseira que faça as mesmas funções????

 

Cumprimentos

 

Fábio Moreira

Assinatura removida.

Assinatura com máximo de 100 pixels de altura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu tou a remontar o meu aqua, e estou a por JBL aquadur pra subir o ph, mas será que não há por aqui algém que saiba de uma receita caseira que faça as mesmas funções????

 

Cumprimentos

 

Fábio Moreira

Bicabornato de sódio sobe o ph e gh.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mistura num litro de água uma colher de chá de bicarbonato, dissolves muito bem e metes dentro do aquário. Passado umas horas, e medes o pH. Vais repetindo até chegar ao valor pretendido.

Outra solução é colocar uma. ou várias, rochas calcárias. Daquelas esburacadas! Além de subir o pH, serve de decoração.

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As conchas normais que encontramos na praia ,partidas de depois lavadas.

 

Já agora que quantidades são aconselhadas para ph na ordem dos 5.5 a 6 e litragem = 70 litros uteis.

 

PH a estabilizar = 6.8

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora que quantidades são aconselhadas para ph na ordem dos 5.5 a 6 e litragem = 70 litros uteis.

 

PH a estabilizar = 6.8

 

Vais colocando as conchas no cesto do filtro e depois vai fazendo o teste do ph para veres se tens a quantidade correta .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais colocando as conchas no cesto do filtro e depois vai fazendo o teste do ph para veres se tens a quantidade correta .

 

Segui os procedimentos indicados usando as conchas.

 

Coloquei as ditas numa meia de vinil (depois de fervidas e partidas) dentro do filtro em cascata que tenho.

 

Resultados iniciais: PH=5

Resultado após 12 horas PH=5.5

Resultados após 24 horas de aplicação: PH=6

 

O PH tem demonstrado uma boa evolução e tem sido bem gradual, penso eu, vou analisando sempre de 12 em 12 horas a evolução do PH e verificar até que ponto ele estabiliza (1 semana). Após verificar isso irei proceder à colocação de conchas no aquário de 80cm.

 

Entretanto no aqua de 80cm, vou fazendo TPA diárias de 5 a 10% de água para ir mantendo o PH perto de 6.

 

Obrigado a todos pela ajuda e continuarei a postar aqui resultados do que vou verificando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, bons resultados. Vai dando notícias !

 

Resultados iniciais sem aplicação de conchas 12-11-2007 (22h): PH=5

Resultados após 12 horas 13-11-2007 (10h): PH=5.5

Resultados após 24 horas 13-11-2007 (22h): PH=6

Resultados após 36 horas 14-11-2007 (10h): PH=6 a 6.2

 

Sim de facto considero bons resultados e pelos vistos já se encontra em estabilização, vamos ver como corre a coisa, mas está no bom caminho.

 

O aquário de 80cm continua com 2 TPA diárias, uma de manhã outra de noite de cerca de 5 a 10% de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloquei nova resposta aqui no sentido de pedir desculpas ao Fábio Gomes, pois ele foi o primeiro interveniente do mesmo e eu apoderei-me da dúvida dele para resolver um problema meu.

 

Ficam aqui o meu pedido de desculpas ao Fábio Gomes.

 

Cumps,

Ivo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resultados:

 

Repito aqui todos os resultados, para vc's não andarem de um lado para o outro à procura de valores anteriores.

 

Resultados iniciais sem aplicação de conchas 12-11-2007 (22h): PH=5

Resultados após 12 horas 13-11-2007 (10h): PH=5.5

Resultados após 24 horas 13-11-2007 (22h): PH=6

Resultados após 36 horas 14-11-2007 (10h): PH=6 a 6.2

Resultados após 48 horas 14-11-2007 (22h): PH=6 a 6.2

Resultados após 60 horas 15-11-2007 (10h): PH=6 a 6.2

 

 

Conclusão, a estabilizaçao do PH é notória e julgo que assim se irá manter a não ser que inclua mais conchas. Irei faze-lo mas só para o fim-de-semana, pois é quando irei ter disponibilidade de as apanhar.

 

De qualquer das formas, verifica-se que existe uma evolução gradual do PH e respectiva estabilização. Não me parece que alguma vez se possa dizer, X conchas para Y litros e Z peixes e K Co2 e..... as variáveis são tantas que é impossivel, no meu ponto de vista, definir um padrão ou um setup aproximado a ser aplicado em todos os aquários.

 

Irei depois colocar mais informação actualizada.

Cumps,

Ivo Firmino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ivo,

 

 

a verdade é que mesmo com as alterações que se verificaram no PH, o mesmo ainda não satisfaz os parâmetros mínimos exigidos num aquário de ciclídeos africanos. Uma boa opção e grande ajuda seria optares por colocar areia da praia no fundo e alguns fragmentos de coral, caso contrário será mais complicado atingires valores de PH elevados porque o grande problema está na dureza dessa água, por sinal bastante mole :( Que jeitão me dava para o meu aquário amazónico :lol:

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ivo,

a verdade é que mesmo com as alterações que se verificaram no PH, o mesmo ainda não satisfaz os parâmetros mínimos exigidos num aquário de ciclídeos africanos. Uma boa opção e grande ajuda seria optares por colocar areia da praia no fundo e alguns fragmentos de coral, caso contrário será mais complicado atingires valores de PH elevados porque o grande problema está na dureza dessa água, por sinal bastante mole :( Que jeitão me dava para o meu aquário amazónico :lol:

Um abraço,

 

O fábio é que tem ciclideos africanos eu sou mais dos americanos (Discos) e se conseguir um ph=6.8 será o ideal.

 

O gh da minha água anda nos 7 (gotas).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O fábio é que tem ciclideos africanos eu sou mais dos americanos (Discos)

 

Bom, nesse caso deverias colocar este desenvolvimento noutro fórum que não o dos ciclídeos africanos. É mais simples e funcional os tópicos ficarem organizados nos locais correctos, pois permitem uma pesquisa muito mais rápida a todos os membros que queiram ver esclarecidas as suas dúvidas, assim como partilhar as suas experiências.

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Marco,

 

Não deixas de ter razão, mas como o objectivo acaba por ser o mesmo, Subir o PH, penso que serve um bem comum.

 

Sim, sem dúvida que é sempre uma mais valia! Apenas será de evitar no sentido de alguém, ignorando que tens americanos e não africanos, te aconselhe algo de errado....

De qualquer forma, os pedacinhos de coral continuam a ser uma boa alternativa para o teu aqua uma vez que são deveras calcários e vão dar uma grande ajuda na subida de PH.

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

Muito obrigado pela ajuda de todos.

 

Eu no meu aqua pus bicarbonato e também conchas no filtro e facilmente cheguei aos 8.2 de Ph. cabecadurabigsmile

É claro que tive de introduzir mais do que uma vez bicarbonatos, mas o ph subiu bastante rápido e já fiz duas tpa´s e não foi preciso introduzir mais nada.

 

Cumprimentos

 

Fábio Moreira

Assinatura removida.

Assinatura com máximo de 100 pixels de altura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloquei nova resposta aqui no sentido de pedir desculpas ao Fábio Gomes, pois ele foi o primeiro interveniente do mesmo e eu apoderei-me da dúvida dele para resolver um problema meu.

 

Ficam aqui o meu pedido de desculpas ao Fábio Gomes.

 

Cumps,

Ivo

 

Boas.

Tas desculpado cheers cheers cheers

 

Mas não é Fábio Gomes!!!!!!!!!! cabecadurabigsmile#food:2gunfire:

 

Cumprimentos

 

Fábio Moreira

Assinatura removida.

Assinatura com máximo de 100 pixels de altura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

e se for coral groso tambem da para por no filtro

sera ke faz o mesmo efeito de subir o ph

boas a todos

Quase de certeza que dá! Até penso que é capaz de servir como colónia de bactérias, penso eu de que!

 

Cumps

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais