Recommended Posts

Quero ainda ver se tenho espaço, e vou colocar o refúgio com os 60cm para a frente, pois assim ganho um pouco mais de visibilidade do aquário principal... não me estava a lembrar desse pormenor...
Se bem me lembro vais colocar onde agora tens a televisão certo?

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 63
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Se bem me lembro vais colocar onde agora tens a televisão certo?

Exacto. A televisão antiga dava para virar ligeiramente e conseguia ver sem grande problemas da mesa de jantar, mas agora com o LCD já não... vi logo que esta era uma boa desculpa para remodelar a sala e montar um aquário maior :D

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá novamente,

 

Depois de uns dias mais ocupados a lançar novidades no fórum e a trabalhar... ah pois, tem que ser... voltei a este projecto, até porque gostava de ter isto pronto a tempo da passagem de ano :drinking:

 

Coloco aqui 2 fotos, uma com as alterações à estrutura depois dos vossos comentários e sugestões, que muito agradeço, e outra com um plano de como ficará o sistema com os aquários.

 

gallery_1_150_48028.jpg

 

gallery_1_150_42048.jpg

 

Isto significa que decidi alterar o aquário do refúgio, passando para um tamanho substancialmente superior: 50lx50cx60a. Desta forma resolvo o meu problema da DSB de 15 cms, e do furo a 5cm do topo, ficando ainda com 40 cms de altura útil no refúgio.

 

Tenho gostado imenso da ideia do refúgio, e queria fazer um com um tamanho simpático que me permita fazer lá algo engraçado e igualmente bonito como o aquário principal...

 

O que acham das alterações? Posso dar fogo à peça? :D

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João

 

Por que razão encolheste a largura do refúgio (de 60 para 50 cm)?

Não achas que ficava mais bonito tudo ao mesmo nível (aqua principal e refúgio)? Eu acho que ficava melhor, mas claro, gostos não se discutem.

 

Quanto a dares fogo à peça, não te posso dizer isso, não tenho aínda conhecimentos para isso.

 

Abraço.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, essa é uma questão logística e de apresentação de todo o sistema. Passo a explicar...

 

Inicialmente, a estrutura era única, e de forma alguma eu conseguiria transportá-la no meu carro... logo, a decisão foi fazer 2 estruturas diferentes, uma para o aquário principal, e outra para o refúgio.

 

Depois, apercebi-me que o refúgio iria ficar a tapar uma lateral completa do aquário principal, e isso não me estava a agradar... Assim, decidi desnivelar o aquário de refúgio, ficando visível 10 cms da lateral do aquário principal, e resolvendo assim o problema do transporte da estrutura, pois cabe uma dentro da outra :)

 

No entanto agora vejo que se calhar esta ainda não é a situação 100% ideal... apenas 10 cms de lateral do aquário principal poderão não ser o suficiente... acho que o melhor é mesmo alterar as dimensões do aquário de refúgio para 60cx40lx60a, ficando assim 20 cms da lateral o aquário principal visível...

 

hum..... lá vou eu brincar mais um bocadinho com as medidas...

 

Relativamente à questão estética, e como a estrutura irá ficar coberta com acrílico a toda a volta, penso que não haverá qualquer problema a esse nível...

 

Obrigado pela chamada de atenção Nuno :P

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João,

Inicialmente, a estrutura era única, e de forma alguma eu conseguiria transportá-la no meu carro... logo, a decisão foi fazer 2 estruturas diferentes, uma para o aquário principal, e outra para o refúgio.

pois é, realmente assim é muito mais fácil de ser transportada...principalmente quando a levares para casa...

 

No entanto agora vejo que se calhar esta ainda não é a situação 100% ideal... apenas 10 cms de lateral do aquário principal poderão não ser o suficiente... acho que o melhor é mesmo alterar as dimensões do aquário de refúgio para 60cx40lx60a, ficando assim 20 cms da lateral o aquário principal visível...

eu não sei onde vais pôr o aqua, mas nisso tens toda a razão, o ideal era poderes ter as 2 laterais totalmente visíveis (isto para mim era o ideal, mas acho que colocando um refúgio, isto não é possível), mas acho que vais conseguir fazer uma coisa em grande, muito agradável à vista.

 

Obrigado pela chamada de atenção Nuno :puppydogeyes:

Ora essa, só não ajudo no que não puder :)

 

Abraço.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não sei onde vais pôr o aqua, mas nisso tens toda a razão, o ideal era poderes ter as 2 laterais totalmente visíveis (isto para mim era o ideal, mas acho que colocando um refúgio, isto não é possível), mas acho que vais conseguir fazer uma coisa em grande, muito agradável à vista.

Olá Nuno,

 

Dado que vou ter a coluna seca junto ao aquário de refúgio, não estou muito preocupado com isso. Vou perder um pouco de visibilidade lateral, mas essa mesma lateral terá a coluna por isso está tudo ok.

 

Já alterei as fotos em cima, com as novas dimensões.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim João, acho que fica melhor se esconderes o mais possível a coluna seca, é bem pensado :)

 

Sabendo as dimensões da coluna e o local que onde vai ser colocada, é só aplicares no teu desenho do projecto e aguardares pela opinião dos teus amigos.

 

Mesmo assim aínda vais ter uma boa área (20 cm) de observação, é importante para a sua manutenção, não?

 

A sump, vais ter que a colocar lá pela lateral, com a viga só tens 65 cm (vai diminuir por causa da grossura das barras...) de cada lado, mas isso não é problema, se necessitares tiras os acrílicos por qualquer razão (estás a contar com isto, não?).

 

Aonde andam os "técnicos do ferro"??? :puppydogeyes:

Editado por NunoRamos

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O acrílico ficará preso à estrutura por imans, por isso vai dar para tirar com muita facilidade ;)

 

E sim, a sump entrará de lado.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu faria o refugio a tapar completamente a lateral....60x60x60... e acho que o problema do refugio estar tão alto é que vai ser dificil de trabalhar nele...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Pensei bem na questão do refúgio tapar completamente a lateral ou não, e aí acho que é mesmo uma questão de gosto... não estou a gostar nada da ideia de ter aquela lateral completamente tapada com o refúgio...

 

Relativamente à questão da altura, por acaso tocas num ponto interessante. A estrutura do meu aquário actual tem uma altura de 100cm. Por diversas vezes pensei na hipótese de fazer a nova estrutura com 90cm. Ficaria mais fácil aceder ao aquário principal e ao refúgio (dado que todo o sistema baixa 10cm, dado que vai ficar em frente ao sofá, a visão será melhor, e em última análise, pouco mais um bocado no móvel pois uso menos material :P

 

É uma sugestão interessante que vou considerar... thanks :)

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

tambem concordo com o pedro.

 

A lateral completamente tapada para mim traz 2 vantagens. Não condiciona o layout e não será necessario a limpeza do mesmo, o que como sabes é um pincel!

 

Quanto a altura, ja te tinha referido isso. Da maneira que queres fazer a coisa, talvez se justifique baixares um pouco as medidas.

 

Vês a medida do equipamento que queres la por por baixo, das uma margem de segurança e pronto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à lateral estou decidido. Vai mesmo ficar com os 20 cms visíveis.

 

Relativamente à altura, tenho que ver quanto mede uma botija de CO2 que 10kg.... :smilecolros:

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Concordo com o Pedro e com o Luis, eu não tinha ligado muito a essa altura da estrutura. Vai ser uma guerra cada vez que fizeres a munutenção, principalmente com o refúgio (eu tenho 1,83m e acho que me passava).

 

Convém pensares bem antes do que te arrependeres depois.

 

Eu também já estou a analisar as medidas do equipamento que penso instalar.

Editado por NunoRamos

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu sistema actual tem já 160cm, e não é assim tão complicado quanto isso... o refúgio ficaria a 180, mas não tendo a parte superior tão ocupada como o aquário principal pois a calha é mais pequena, não será grande problema.

 

Aqui a grande questão é mesmo a altura do equipamento e o espaço útil na zona da sump... isso é que é relevante pois o espaço tem que permitir a inclusão do equipamento na sua totalidade e o bom acesso e manipulação da mesma.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

blá blá blá whiskas saquetas... eh eh eh

 

eu quero é isso pronto!!! :)

 

E pra ajudar estou por aqui... se for para ter isso pronto antes do final do ano, só não podes contar comigo pra ir pra dentro d'água para andar à caça de bicharada... mas de resto, tou aqui para o que der e vier... :wink:

Editado por zaad
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheheh Ai sim???? Fixe, é que vai ser preciso carregar com o aquário novo de Odivelas até Linda-a-Velha, 4º andar e sem elevador!!! Ainda bem que podes ajudar.

 

Depois vai ser preciso carregar 800 litros de água salgada, e depois carregar com o aquário antigo para a garagem (5 andares sem elevador!!!).

 

Ainda podes ajudar? :rainbowafro:

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente

 

Depois vai ser preciso carregar 800 litros de água salgada

Como é que vais transportar isso? Deves ter pessoal que te vais emprestar garrafões, não?

 

E vão todos a cantar:

"Aqui vamos nós para o Cabo Razo, aqui vamos nós cheios de pica,

De Linda-a-Velha vamos fugir, vamos para o sol do Cabo Razo..." :Fade-color

(Não rima, mas pronto...)

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheheh Ai sim???? Fixe, é que vai ser preciso carregar com o aquário novo de Odivelas até Linda-a-Velha, 4º andar e sem elevador!!! Ainda bem que podes ajudar.

 

Depois vai ser preciso carregar 800 litros de água salgada, e depois carregar com o aquário antigo para a garagem (5 andares sem elevador!!!).

 

Ainda podes ajudar? :D

 

Só não posso entrar dentro d'água, mais nada... e vê lá se o aquário antigo não é carregado pra dentro dum Opel Astra cinza... cabecadura

 

Quanto a levar a água para o 4º andar... que tal um tanque e uma bomba cá em baixo a bombar água para o 4º andar? alguém tem alguma bomba assim poderosa? É apenas uma ideia.... :Fade-color

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está descansado que eu tenho elevador :Fade-color

 

E se o meu aqua antigo for num Astra, espero que tenhas elevador também... cabecadura

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de um tempo mais ausente por motivos infelizes, tragalho e projectos Aquariofilia.net, vou dar umas voltas pelas areas gerais do fórum, e começo aqui!

A altura do aqua é relativo, compra-se um escadote maior! :P

Se o aqua vai ficar junto do sofá, podias baixar um pouco a estrutura, como já foi referido! Ficava mais agradavel de ver a quem estiver sentada!

Eu também estou com o problema de montar um refúgio e não querer tapar a unica lateral visivel! Ficava engraçado ter o refúgio com a largura do aqua principal, mas é sempre bom ver o aqua através da lateral! Tens que ter atenção também à largura do refúgio por causa das espécies que poderás lá colocar!

Sobre carregar aquas...que venham eles! Escolhe é o dia com atecedencia para eu poder marcar folga ou ajustar o meu horário, mas não deixes ficar para perto do Natal, senão esquece a minha ajuda....Natal e trabalho é uma combinação muito trabalhosa! :silly:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Do que disseste houve uma coisa que me chamou a atenção: ter atenção à largura do aquário por causa das espécies. Que limitações poderão existir num aquário de refúgio em termos de espécies? O que seria na tua opinião, e dos restantes membros claro, recomendável colocar na sump?

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabendo o que estás a pensar colocar no refúgio, acho que não há problemas do aqua ter 20cm de largura, mas não deves encurtar mais! Idealmente os 60x60x60 era ideal para um par deles! :crazyeyes:

 

Sobre mais espécies poderás colocar além dessas.....hermitas, alguns peixes pequenos (gobies) e pouco mais. Por mim era só mesmo o que tens na cabeça (é o peixe mistério :lol: ) e os hermitas.

 

Sobre o que colocar na sump acho que não muda em nada o que já tens!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opá... enganei-me... não é na sump, é no refúgio :crazyeyes:

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais