Iniciação Nos Paludários


Joaoavo

Recommended Posts

Boas,

 

Em busca de novas experiências decidi montar um pequeno paludário de 60cm de comprimento que será casa para o meu casal de Dicrossus filamentosus.

A manutenção de anfíbios terá de ser avaliada pois não sei até que ponto o paludário será grande o suficiente.

Ainda tenho de colocar um fundo no paludário e as "paredes" da parte aquática têm de ser tapadas por uma parede de musgo

 

Medidas: 60x40x40

Volume da parte aquática: 15L

Iluminação: 45 W fluorescente doméstica 4000K

 

Plantas aquáticas: Blyxa japonica, Vesicularia dubyana, pogostemon helferi (não deve ficar), Hygrophyla corymbosa

Plantas terrestres: Não sei o nome de metade, uma vez que onde as vendiam não estava especificado. A maior creio que é uma Guzmania lingulata, o feto deverá ser do género Nephrolepsis e mais não sei.

 

Fauna: ainda nada

 

Image5-1.jpg

 

Image15.jpg

 

Image19.jpg

 

Image4-1.jpg

Editado por Joaoavo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João,

 

está muito fixe! A escolha de plantas que fizeste está excelente. A da fauna também não se fica atrás, os Dicrossus são um espectáculo.

Acho que em vez dos anfíbios ficava melhor um cardume de tetras, alguma espécie pequena, dado o tamanho do paludário.

 

Só uma questão, como vais lidar com o risco que a água vai deixar no vidro?

 

Cumprimentos,

Moisés Pereira

Editado por papuca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João,

 

está muito fixe! A escolha de plantas que fizeste está excelente. A da fauna também não se fica atrás, os Dicrossus são um espectáculo.

Acho que em vez dos anfíbios ficava melhor um cardume de tetras, alguma espécie pequena, dado o tamanho do paludário.

 

Só uma questão, como vais lidar com o risco que a água vai deixar no vidro?

 

Cumprimentos,

Moisés Pereira

 

A água vai ser muito pouco salinizada e dada a humidade do paludario, não creio que haja evaporação de água que crie um risco no vidro. mas por acaso nem tinha pensado nisso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que está muito bom.

Mas para fazer um paludário o ideal é cortar o vidro da frente e um pouco os laterais em triangulo para fazer a frente do mesmo.

Mas esse está muito bonito. eu nao metia anfibios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, João

Até que enfim que vejo um aqua como eu gosto…está a ficar muito bom.

Mete riccia no tronco fora de água e vais ter uma surpresa agradável…outra planta que se desenvolve muito bem fora de água é a Hemianthus “cuba”, faz um tapete muito interessante…

Que palntas tens emersas? A minha experiência em paludarios diz que o melhor é usares plantas aguáticas para pores fora de água…tipo Anubias, Bolbites, musgo, riccia, Hemianthus (qualquer delas), e se conseguires uma boa atmosfera as Hemianthus dão-se lindamente...quanto a anfíbios, acho melhor não pores, pois as “relas”não são nada baratas e as salamandras que andam por cá à venda podem largar algumas toxinas na água e comem peixes...

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado a todos pelos comentários

 

Zé, quanto às plantas emersas, só sei o nome das que referi. Do lado direito tenho um bonsai que não sei se vai aguentar e as rasteiras não faço ideia do nome. Inicialmente idealizei um tapete de "cuba" mas encontri aqueles vasos a 1€ e decidi comprar para ver se aguentavam.

 

Quanto às anubias, apenas consigo manter aquela que está do lado direito a sair da água. Se atar ao tronco por exemplo, seca toda, tal como fetos de java ou musgo. Tenho de arranjar um humificador qualquer, porque doutra maneira acho que não consigo ter plantas aquáticas fora de água.

Plantei pogostemon helferi e também nao aguentou.

 

E se calhar vou mesmo decidir não meter anfíbios. talvez meta um cardume de machadinhas se as encontrar (da espécie mais pequena). Senão ficam so os Dicrossus

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se calhar vou mesmo decidir não meter anfíbios. talvez meta um cardume de machadinhas se as encontrar (da espécie mais pequena). Senão ficam so os Dicrossus

 

Havia machadinhas numa loja em Sta Marta do Pinhal, a Biótopo Azul. Não sei se são das pequeninas, lá que são pequenas são...

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João tu nunca vieste à minha casa, pois não? Numa próxima vez que cá venhas tenho de te mostrar o meu “humidificador” caseiro, para teres uma ideia a riccia e até a lentilha cresce fora de água…mas tens sempre a alternativa que já estás a usar, plantas 100% terrestres.

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem joão, sou um adepto dos teus biotopos e mais uma vez conseguiste, ... FANTASTICO..... é a unica coisa que posso dizer.

 

Abraço.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, venho aquai postar mais uma vez.

Na minha opiniao em vez das ditas machadinhas mete uns cardinais que dao muita cor a isso.

E se esse bonsai nao se aguentar compra uma ficus e mete no mesmo local, as necessidades das ficus sao propicias a esse paludário.

Se quiseres adiciona-me no msn para falarmos melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, João

Andei aqui à procura de um tópico meu onde eu mostrava a maneira que eu uso para criar humidade nos paludarios, mas acho que já foi embora…tinha mais de um ano e …puf. Já era. Mas quando poderes vir cá a casa vê.

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, João

Andei aqui à procura de um tópico meu onde eu mostrava a maneira que eu uso para criar humidade nos paludarios, mas acho que já foi embora…tinha mais de um ano e …puf. Já era. Mas quando poderes vir cá a casa vê.

 

Um abraço, até breve

 

Talvez para o fim da semana que vem eu posso passar aí. Depois ligo-lhe

 

em relação à fauna, pensei em meter um pequeno cardume de Paracheirodon simulans em vez das machadinhas. Acho que os vi no fishroom uma vez. Onde os arranjou?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tenho um cardume Paracheirodon simulans, mas ainda não fiz criação…falta de tempo e falta de cooperação deles…

Agora arranjar Paracheirodon simulans, não vai ser fácil…já sabes como eu arranjo peixes fora do comum por cá…tenho que ficar com um lote completo e em peixes desse tamanho pode significar 40 a 60 peixes…

Mas a minha opinião é que esse aqua tem o nome de “Copella arnoldi “, sei que também não é muito vulgar por cá e mandar vir pelo processo que eu utilizo fica um pouco puxado pois o lote mínimo é de 65, apesar de só custarem 1,3€ cada…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

 

Boas,...talvez meta um cardume de machadinhas se as encontrar (da espécie mais pequena). Senão ficam so os Dicrossus

 

Cumprimentos

 

E qual a altura do nivel de agua ao topo do aquário? Não te esqueças que machadinhas são excelentes saltadoras :) .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo já desisti da ideia das machadinhas. Mas o paludário tem uma altura de 25 cm para alem da agua e está tapado por isso nao seria problema.

 

Zé, nesse caso não sei o que meter no paludário para alem dos dicrossus. Outra espécie que me interessou foram os Cynolepias nigripinnis mas são peixes anuais e não sao baratos, por isso não devo optar por eles. os boraras maculatus são engraçados mas não faço ideia dos preços nem de onde encontrar

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boraras maculatus, podes cá vir buscar umas 3 ou 4…desde que as consigas apanhar…

 

Também te posso arranjar um peixinho pequenito e interessante, Heterandria formosa, é o vivíparo mais pequeno que anda por aí…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a oferta Zé, mas vou optar pelos Copella ;)

 

Estive a ler sobre eles e parecem-me interessantes. Vou tentar fazer criação deles.

Guarde-me uns camaroes amazonicos que vou busca-los na sexta feira. Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João camarões vais ter de esperar…e principalmente os amazónicos, só devo ter a mais lá para a primavera, baixei a temperatura dos aquas e a reprodução vai ficar à espera de melhores dias…

Ah agora já achas que esse paludario é a cara dos Copella arnoldi, percebeste porquê, neh? Eu um dia também tenho de preparar um paludario para tentar reproduzir esses meninos…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.