1 Ou 2 Termostatos?


Recommended Posts

Tenho um aqua de 80cm e tenho um termostato de 100 que se está a revelar fraquito para os tempos que se aproximam.

Será que posso comprar outro termostato de 100 ou seria melhor substituir o já existente por um de 150, 200, 300...

 

Espero que me elucidem pq a minha ideia é que sendo ambos da mesma potencia enquanto um se ligar o outro permanecerá desligado não ganhando assim no aquecimento do aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu para um aquário desses punha dois de 100W, se um falhar resta-te sempre o outro, mas se formos ver economicamente um de 200W sai ao mesmo preço que um de 100W e depois já serve para um aquário maior.

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa lá estar a chatear mas e em termos de eficiência existirá alguma diferença entre ter um termostato de 200 ou 2 de 100?

 

Será que ter 1 de 200 não acaba por ser até mais económico em termos de consumo pelas vezes que se liga e pela forma com consegue manter o calor no aqua?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa lá estar a chatear mas e em termos de eficiência existirá alguma diferença entre ter um termostato de 200 ou 2 de 100?

 

Será que ter 1 de 200 não acaba por ser até mais económico em termos de consumo pelas vezes que se liga e pela forma com consegue manter o calor no aqua?

 

Obrigado

 

 

economicamente falando, ou seja, consumo energetico pouca ou nenhuma diferença existira, agora tens pros e contras das duas hipoteses:

 

1 termostato de 200W

 

pros:

 

tens sempre a possibilidade se mais tarde quiseres um aqua maior de o utilizares

 

fica praticamente ao mesmo preço que um de 100W

 

2 termostatos de 100W

 

pros:

 

tens a garantia que se um deles avariar o outro aguenta-te a temperatura do aqua

 

ficas com a temperatura mais igualada e uniforme em todo o aqua

 

contras:

 

ficas com dois aparelhos a encher o aqua....

 

 

 

na minha opiniao, optava por colocar um de 200W e ficava com o outro para algo que quizesses fazer mais tarde....

Editado por _pinguim_

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um termostato funciona da seguinte forma, quando a temperatura desce o termostato liga e deveria desligar imediatamente assim que chega à temperatura indicada, mas há sempre um delay, atraso esse que num termostato de menor potencia é menor em termos calorificos, pois um de maior potencia por menor que seja o atraso aquece sempre bastante mais a água, no entanto quase de certeza que ao colocares dois termostatos de 100watts apenas um liga, raramente ligam os dois.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho sempre 2 termostatos nos meus aquários, para o caso de um deles avariar.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho sempre dois, um de maior potência regulado digamos para 25ºC, mas metido num temporizador para desligar umas 6 horas de noite. O segundo está regulado para 21 ou 22ºC, impedindo que a temperatura baixe de mais (no inverno). Assim, há uma pequena variação de temperatura entre o dia e a noite, que simula o que se passa na natureza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.