Filtragem?


elsio

Recommended Posts

Tenho um aquario de 700 litros 200*50*60 comunitario com cerca de 6 plantas, tenho um filtro da EHEIM faz 1300 litros hora será o suficiente ou deveria complementar com outro?

Depende do que queiras la colocar como fauna :-D

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

corrijam-me se eu estiver errado mas o teu aquário pode levar no máximo 600 litros

Agora dependendo do tipo do layout que fizeste, é que vais saber os litros que aquilo tem.

Quanto a filtragem por hora, normalmente aconselham-se o volume de 5 vezes os litros que o aquário tiver, tipo:

se o aquário levar 200 litros, então o filtro a usar seria de 1000 litros por hora, mas atenção a uma coisa que tambem é importante saber se os peixes que vais pôr serão de rio com correntes fortes ou não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

corrijam-me se eu estiver errado mas o teu aquário pode levar no máximo 600 litros

Agora dependendo do tipo do layout que fizeste, é que vais saber os litros que aquilo tem.

Quanto a filtragem por hora, normalmente aconselham-se o volume de 5 vezes os litros que o aquário tiver, tipo:

se o aquário levar 200 litros, então o filtro a usar seria de 1000 litros por hora, mas atenção a uma coisa que tambem é importante saber se os peixes que vais pôr serão de rio com correntes fortes ou não.

atao o melhor e aumentar mesmo a filtragem porque nesse caso so tou a filtrar 2* por hora o volume do aquario, tou a pensar em fazer um filtro caseiro, um aquario com compartimentos de filtragem visto k ja tenho um bom filtro, acham boa ideia ir por aqui ou comprar outro filtro nop mercado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atao o melhor e aumentar mesmo a filtragem porque nesse caso so tou a filtrar 2* por hora o volume do aquario, tou a pensar em fazer um filtro caseiro, um aquario com compartimentos de filtragem visto k ja tenho um bom filtro, acham boa ideia ir por aqui ou comprar outro filtro nop mercado?

Sim sem duvida, e mesmo o melhor que fazes.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atao o melhor e aumentar mesmo a filtragem porque nesse caso so tou a filtrar 2* por hora o volume do aquario, tou a pensar em fazer um filtro caseiro, um aquario com compartimentos de filtragem visto k ja tenho um bom filtro, acham boa ideia ir por aqui ou comprar outro filtro nop mercado?

 

 

Pelo menos deverás ter um filtro que faça 3x o volume do aqua, sendo que o pessoal indica para optimo 5x...

 

Em relação a fazer depende do teu jeito para o DIY, mas aqui no forum na secção dos DIY podes tirar algumas ideias e tirar duvidas, eu pessoalmente e em filtro prefiro "original", mas aqui o meu jeito para os DIY é nulo...lol

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazer um DIY de um filtro... dificilmente ficas descansado... pois vais tar sempre com o receio de ele verter... e alagar o chão todo... e ainda por cima 700LT....

 

Complementa com mais 1 filtro externo que faça no minimo 1000.. para já teres uma filtragem suficiente...

 

Essa regra dos 5x o volume do aquário é mais usada para litragens pequenas...

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazer um DIY de um filtro... dificilmente ficas descansado... pois vais tar sempre com o receio de ele verter... e alagar o chão todo... e ainda por cima 700LT....

 

Complementa com mais 1 filtro externo que faça no minimo 1000.. para já teres uma filtragem suficiente...

 

Essa regra dos 5x o volume do aquário é mais usada para litragens pequenas...

 

Pois, tens razão... o pessoal "agarra-se" a certas regras e pronto, vá de aplicar ou aconselhar sem olhar ao que estão a propor... ninguém lhe perguntou, por exemplo, qual o volume de massas filtrantes que o filtro dele tem, factor muito mais importante do que fazer rodar a água 5 vezes por hora. (num aquário deste tipo)

 

Se fazer a água rodar 5 vezes por hora é assim tão importante... instala aí umas power head, fica-se com o problema resolvido. :)

 

Quanto a filtros... depende. Depende da capacidade de fixação de bactérias pelo aquário, nomeadamente na flora (parece pouca coisa), no areão, na restante decoração. Depende muito da fauna. Esta capacidade normalmente não é suficiente (há quem a torne suficiente, dispensando filtros adicionais), daí o filtro. Que filtro tens?

 

Admitindo que a capacidade do bicho está concordante com o caudal, podes não ter problema, mas se aumentares muito a fauna e quiseres estar realmente "à vontade" podes complementar isso com outro filtro. (eu prefiro sobredimensionar)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.