Iluminação Para Estante


Porfirio_ao_Luar

Recommended Posts

Olá!

Boas noites!

Vinha pedir aqui um grande favor (é GRANDE mesmo, porque eu n percebo nada de electricidade e circuitos e sistemas em serie e essas coisas de lampadas):

 

- Na passada conveção da APK fiz-me sócia da associaçao.. e tenho ja ca em casa um fruto bastante aliciante deste novo hobby! Tenho já 3 casais e um trio de meninos... Um dos quais já puserem ovos, que já estão em processo de eclosão. Para acondicionar melhor os individuos e por que ainda vivo sob controlo parental, queria por uma estante no meu quarto, num cantinho (5 prateleiras - 10 aquas), para «arrumar» os aquarios e a comida viva, etc... Vou comprar uma estante metálica com prateleiras de altura regulavel. Queria também por iluminação em cada prateleira...

A minha pergunta (finalmente :() era acerca do sistema de iluminação que foi utilizado na convençao... Haviam estantes, e por baixo de cada prateleira tinham colocado uma lampada (daqueles tubos compridos (A)).

Eram lampadas que pareciam practicamente ligadas a um fio e ligadas a uma corrente (devia ter um balastro e um arrancador la pelo meio, mas eu como nao percebo nada disto...).

Onde é que posso arranjar assim esse sistema de lampadas que se ligam logo à corrente, sem calhas?

É de difícil construção? (alguém sabe como as fazer?)

 

Se acharem que há uma solução mais prática e económica, por favor iluminem o caminho! :lol:

 

Obrigado e...

Desculpem lá o testamento, mas tenho sempre o defeito de querer explicar tudo e o entusiasmo ainda não apaziguou!

 

Ana Santos, APK 243

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana, boas noites.

As lâmpadas que se encontravam na convenção são lâmpadas florescentes e necessitam de balastro e arrancador, ligados de forma

correcta. Se não estiveres à vontade para ligar os fios aconselho-te a pedir a um electricista ou pelo menos a alguém que não tenha problemas de maior para o fazer.

Dependendo do tamanho deas prateleiras, podes conjugar lâmpadas de 18Wats (60 cm) , lâmpadas de 36 wats (1,2 mt ) e lâmpadas de 56Wats (1,6 mt).

Não esquecer que os balastros utilizados em função das lâmpadas libertam muito calor; por isso é recumendável, por razões de segurança,

posicioná-los num lugar afastado de materiais que possam arder e fora do alcançe de miúdos que se podem queimar.

Podes também comprar as armaduras de lâmpadas fluorescentes que já vêm completas, sendo necessário ligar-lhe o fio elétrico. Penso que esta opção

é mais onerosa.

Espero ter contribuído para o esclarecimento das tua dúvidas

 

Cumps

A. Castro, apk137

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana, boas noites.

As lâmpadas que se encontravam na convenção são lâmpadas florescentes e necessitam de balastro e arrancador, ligados de forma

correcta. Se não estiveres à vontade para ligar os fios aconselho-te a pedir a um electricista ou pelo menos a alguém que não tenha problemas de maior para o fazer.

Dependendo do tamanho deas prateleiras, podes conjugar lâmpadas de 18Wats (60 cm) , lâmpadas de 36 wats (1,2 mt ) e lâmpadas de 56Wats (1,6 mt).

Não esquecer que os balastros utilizados em função das lâmpadas libertam muito calor; por isso é recumendável, por razões de segurança,

posicioná-los num lugar afastado de materiais que possam arder e fora do alcançe de miúdos que se podem queimar.

Podes também comprar as armaduras de lâmpadas fluorescentes que já vêm completas, sendo necessário ligar-lhe o fio elétrico. Penso que esta opção

é mais onerosa.

Espero ter contribuído para o esclarecimento das tua dúvidas

 

Cumps

A. Castro, apk137

 

 

Boas tambem tens as hipotese de ir a uma loja de chineses e comprares uma calha ja feita com interruptor e tudo tem de varios tamanhos . agora em termos de w nao te sei dizer , mas passa por uma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas recomendações!

Eu conheço as calhas da loja dos chineses mas queria uma solução mais nua... nao queria calha portanto :P

Quanto às prateleiras têm 0,75m... Nunca vi essas lampadas que vem com armaçao e so precisa de se ligar um fio... será que têm dessas coisas no AKI? :crazyeyes:

Ontem continuei com as minhas pesquisas na internet e encontrei um genero de projectores, que vendem no IKEA, por sinal bastante em conta.....

Estão neste link:

Projector IKEA - 1,99€

 

Estava a pensar em apertar isso nas prateleiras (dois por prateleira) e dps apontar para os aquarios, de forma a que a luz incidisse o mais na vertical possível.... com lampadas de w baixinhos 2 W, 3 W, por ai....

Já alguém tentou?

Acham que resulta?

 

Obrigados!

Ana Santos, APK 243

Editado por Porfirio_ao_Luar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu para a minha "estante" dos aquários meti uma calha de 1 metro por parteleira.

Comprei no AKI por cerca de 15 euros cada. Supostamente estas calhas são para iluminar o interior dos armários (tipo armários de cozinha).

Têm 11 ou 13 W cada e iluminam bastante bem toda a parteleira. Em alguns casos (como no aquário dos Aphyosemion striatum) iluminam bem demais e os gajos não gostam.

 

Amanhã tento meter fotografias das calhas e precisar quanto à sua potência :-D

 

Já agora bem vinda à APK.

 

*****

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana

Bem vinda à APK

 

Eu uso nas minhas estantes umas calhas finas (largura de um dedo) com 8W, que se vendem no AKI. Uma calha por prateleira. Não é tão barato porque custam 13€ cada uma mas por só gastarem 8W acabam por compensar em energia. São muito práticas porque já vêm com a instalação toda feita.

Iluminam muito bem, ao ponto de ter que pôr folhas de papel nas tampas dos aquas a filtrar a luz para os peixes.

 

Boa sorte com as novas aquisições. :roll:

 

Eduardo Bernardo

APK 145

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...