Recommended Posts

Publicado

Olá!

Antes de mais devo dizer que sou um apaixonado por este mundo aquático desde pequenino mas só agora me decidi por experimentar. Já conhecia este site há uns anos atrás quando não passava de um conjunto de páginas HTML, voltei cá na semana passada e qual o meu espanto quando vejo que estava cheio de excelentes conteúdos e com um fórum muito animado.

Decidi-me por um aquário de água fria com Kinguios no qual coloquei 3 plantinhas:

- Anubia hastifolia

- Cryptocoryne x willisii "lucens"

- Salvinia natans

Li no site Tropica os dados relativos a esta última e diz o seguinte:

Salvinia natans is a floating fern that grows quickly

Isto quer dizer exactamente o que? Que as folhas vão crescer ou que se vão multiplicar imenso?

Tenho o aquário a "criar ambiente" e dentro de uns dias irei colocar lá os peixinhos. Estou a proceder correctamente?

Só uma última questão. Luz natural é boa para o aquário, leia-se plantas e kinguios ( sem ser solar directa! ) ?

Parabéns à comunidade por este excelente site :(

felinusB.png
Publicado:

Ora, olá e seja bem-vindo, meistre! :(

Luz natural normalmente não é suficiente... a regra é de 1watt por litro de água que o aquário tem. Quais as medias do teu?

O aquário deve ciclar durante umas semanas, com o filtro ligado. Se lá colocares alguma comida, juntamente com alguma matéria orgânica que vem com as plantas, já dará para criar uma boa colónia de bactérias.

Salvinia cresce bem, as folhinhas multiplicam-se e dá um efeito engraçado, deixando passar alguma luz. O problema das plantas flutuantes é exactamente esse, roubarem luz quando são demais... eu tenho salvinia no meu aquário e regularmente lá tenho que fazer um desbaste...

Consulta este site (os GUIDES)

http://www.sera.de/english/start-e.htm

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com

Publicado:

Olá linda Everzinha :(

Tenho iluminação fluorescente no aquário. A minha questão tinha mais a ver com o efeito de luz natural ADICIONAL.

As Salvinias são uma maravilha, estão cheias de bolinha de ar.

As plantas foram bem lavadas numa imersão de vinagre e em seguida água corrente. Só depois as plantei, por isso devem estar relativamente limpas.

Hoje deitei um bocadinho de comida lá segundo me foi sugerido.

felinusB.png
Publicado:

Bom, pelo que sei, a luz natural faz criar mais algas... o que é bem capaz de ser verdade, porque houve uma época em que o meu limpa-vidros resolveu tirar folga e na parte que apanha mais luz natural, o vidro da frente ficou com uma camadita de "verdete".

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com

Publicado:
Ora, olá e seja bem-vindo, meistre! :wink:

Luz natural normalmente não é suficiente... a regra é de 1watt por litro de água que o aquário tem.

Não há melhor que a luz natural. Afinal, todas as plantas na natureza se desenvolveram com ela. O problema é controlar essa luz.

Publicado:

Eu também tenho salvinia só que as minhas mesmo multiplicando a um ritmo enorme as folhas são pequenas, muito mais pequenas que as originais que me foram dadas.

Isso é normal?

"I wander out where you can't see...

Inside my shell, I wait and bleed"