Ciclideos Sul americanos! Tudo é duvida! HELP!!!


Recommended Posts

Bom é assim, se calhar arranjarei um novo aqua com pelo menos 300 ou 400 litros, uma hipotese e discus, outra e cilclideos sul americanos ou so AMERICANOS, nao queria peixes muito grandes assim de tamanhos no maximo 15/20 cm... nada mais.

 

os pontos que quero saber são:

 

:!: Peixes:

 

:shock: especies nao muito grandes

:?: especies resistentes

:P especies de facil adaptação

:arrow: especies de facil reprodução

:arrow: especies em que se possa colocar varias variedades de especies (no caso de territoriais)

:arrow: especies de ph comum (uma serie de especies k se de bem juntas)

:arrow: especies coloridas

:arrow: especies que se deem bem com escalares!

 

:!: Plantas:

 

:arrow: que se dêem bem com anubias, riccia, algum musgo de java, valisnerias, glosso e outras plantas deste genero.

 

:!: Decoração:

 

:arrow: Alguns troncos, areão normal, rochas vulcanicas e nao so!

 

:!: IMPORTANTE!

 

:arrow: O Biótopo das especies! gostava de saber o biotopo das varias especies mais comuns e com tds as caracteristicas a cima referidas, deste peixes plantas e decoração!

 

 

Esta é uma duvida grande que tenho, e k se nao arranjar um novo aqua mudo o layout do meu para um destes (92 litros)

Posted Image

 

Um abraço

Pedro Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá uma vista de olhos neste tópico:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=5473

 

Pode ser que te ajude.

 

 

Têm o comportamento normal para ciclideos.

 

Os pulcher, jóias e kribensis criam que nem coelhos.

Pic_2466_15.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

epah a quantidade de informação que procuras está toda dísponivel na net! Usa um motor de busca e procura!! :?:

 

um aquário de 300 lt já dá para albergar algumas especies de americanos, mas aviso-te já que a grande maioria são peixes muito grandes!

 

ciclideos e plantas não são compativeis, dê por onde der, seja qual fôr a planta, mais tarde ou mais cedo eles vão destrui-la... :shock:

 

aconselho-te a pesquisar bem e pôr as dúvidas á medida que fôres pesquisando. :P

 

Outra coisa: Não optes por discus, são peixes muito caros e cujo comportamento é indicado para velhotes...

 

Abraço

-=[ ToOnz ]=-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom pela pequena pesquisa que fiz descobri que os ciclideos sul americas ou so americanos alguns ate e so ate 12 cm 15 era dessas e alguns maios pikenos, tb vi que ate se podem adaptar a plantas mas que nao seja um grande plantado! eu queria um deste genero!

 

Pic_684_14.jpg

 

:shock: esta esposto no AVG ja o vi pessoalmente mas nao tirei foto o k agradeço em a terem tirado e postado aki no forum

 

queria algo assim, e k podesse colocar o meu casal de colisas os meus 3 escalares e o meu pleco, nd de oscares e isso os kribensis fascinam-me mas como sao africanos tenho medo pk esses com plantas :?: LA VAO ELAS

 

ouvi dizer pode ser especulaçao k americanos nao....

 

e sim realmente os discus :P ... e um peixe k adoro mas que nao tem mt vida (falo sem experiencia)

Posted Image

 

Um abraço

Pedro Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

neste momento tenho no meu akua de 92 litros com escalares molinesias guppys plecos colisas e isso 1 casal de ramirezis e sao impecaveis nas plantas comem as podres e das verdinhas nd.. so limpam as algas! e adoram passear entre elas mas as vezes param por cima do areao :shock:

Posted Image

 

Um abraço

Pedro Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...os kribensis fascinam-me mas como sao africanos tenho medo pk esses com plantas  :( LA VAO ELAS

 

 

Se há coisa que um Kribensis não come são as plantas. Os meus nunca lhes tocaram.

Pic_2466_15.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"ciclideos e plantas não são compativeis, dê por onde der, seja qual fôr a planta, mais tarde ou mais cedo eles vão destrui-la... "

 

Toonz, não podes generalizar e fazer uma afirmação destas com tanta certeza, ainda por cima quando estás a aconselhar alguém, já que em relação aos Ciclídeos africanos isso possa ser verdade, em relação aos sul americanos está completamente errada.

Desde os Apistogrammas, aos Discus a passar pelos Laetacara, pelos Mesonautas, pelos Nannacara, etc, etc..., nenhum deles destroi as plantas, antes pelo contrario é necessário ter as ditas para eles se sentirem à vontade.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

Ricardo: Tens razão, os pequenotes como os microgeophagus e os apistos, na realidade não destroem plantas. Mas eu estava a referir-me aos grandes (geophagus, cichlasoma´s, oscar, etc etc.).

Também os escalares, os discus enfim algumas especies médias e mais calmas de sul americanos não destroem. Mas a grande maioria sim. São eles que refazem a decoração do aquário! :(

já para não falar dos africanos!

 

Para um plantado como se vê na foto, eu aconselho-te a "brincar" com apistogrammas (os ramirezis são dos peixes mais bonitos, mas infelizmente são tão sensiveis como os discus). Podes pôr tb escalares.

 

 

Abraço

-=[ ToOnz ]=-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"ciclideos e plantas não são compativeis, dê por onde der, seja qual fôr a planta, mais tarde ou mais cedo eles vão destrui-la... "

 

Toonz, não podes generalizar e fazer uma afirmação destas com tanta certeza, ainda por cima quando estás a aconselhar alguém, já que em relação aos Ciclídeos africanos isso possa ser verdade, em relação aos sul americanos está completamente errada.

Desde os Apistogrammas, aos Discus a passar pelos Laetacara, pelos Mesonautas, pelos Nannacara, etc, etc..., nenhum deles destroi as plantas, antes pelo contrario é necessário ter as ditas para eles se sentirem à vontade.

 

Cumps

 

Muito obrigato esclareceste-me!!! perfeitamente! vou aprofundar a minha pesquisa nas especies principalmente nos apistogramas! obrigadissimo!

Posted Image

 

Um abraço

Pedro Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

 

Outra coisa: Não optes por discus, são peixes muito caros e cujo comportamento é indicado para velhotes...

 

Abraço

 

Olá toonz,

 

Gostava em primeiro lugar de te dizer que realmente o comportamento dos Discus é sem dúvida de uma calma fora do normal, mas não é por isso de maneira nenhuma um peixe para pessoas de uma idade mais avançada, e posso muito rápidamente dar-te dois exemplos:

 

O primeiro exemplo sou eu mesmo que tenho 28 anos, ou seja uma diferença de 4 anos da tua idade e mantenho e reproduzo Discus á muitos anos, neste momento tenho 2000 litros de água em casa onde só mantenho e reproduzo Discus.

 

O segundo exemplo que te posso dar é de uma criança de 12 anos que conheço e que mantem á quase um ano um aquário de 80x40x40 onde mantém 4 Discus em prefeitas condições.

 

Puderia estar aqui a falar-te em exemplos que conheço, em Portugal e não só, de pessoas com idades muito próximas das nossas que são completamente apaixonadas por Discus.

 

Quanto ao preço, eu acho que tudo na vida tem um preço, e dou-te o exemplo da água salgada onde por exemplo um peixe palhaço pode custar entre os 25€ e os 60€ ou mais, isto dependendo da espécie, com 60€ compras um discu em muitas lojas Portuguesas com 10cm.

 

Ou seja tanto os Discus como outro qualquer peixe podem ser mantidos por pessoas de qualquer idade, vai isso sim do gosto de cada um.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, o Toonz também me deve estar a chamar velhote. :):)

 

Os Discus quando estão à vontade num aqua, são como os Oscares, reconhecem quem lhes dá de comida e deixam-se acariciar sem nenhum problema (os meus são assim). Com o bónus de poderes ter as plantas que quiseres que eles não destroem. :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão, os pequenotes como os microgeophagus e os apistos, na realidade não destroem plantas. Mas eu estava a referir-me aos grandes (geophagus, cichlasoma´s, oscar, etc etc.).  

 

Caro amigo penso que não pode de modo algum generalizar esta afirmação.. a não ser claro que a pessoa em questão tente manter alguma coisa plantada num tanque com um oscar.. isso se o aquário for de 60 litros claro..

 

No Meu aquário de 450 l tenho 3 Oscars e o aquário tem plantas sem nenhum tipo de problemas.. 4 Fetos de Java e 2 Anubias, claro que quando ponho algo em sitios que eles não axem muita piada até podem tirar, mas não são os tipicos destruidores de decorações que por ai se pinta...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais