Preciso de ajuda para a Sump


Recommended Posts

O meu móvel está praticamente acabado.

Antes de partir para a montagem do tanque principal gostaria da vossa ajuda para me ajudarem a projectar uma sump, com as respectivas divisórias e esquemas de filtragem. Já fiz alguma pesquisa no fórum, mas é difícil de achar o que preciso de saber.

O Meu aqua de corais vai ser de 118x65x70=536 litros

 

O que preciso saber é quantas divisórias necessito, como as monto e que matérias ou equipamentos filtrantes meto.

 

outras dúvidas:

1.Coluna seca. Sim ou não? e onde e que dimensão?

2.furo em baixo ou quase em cima?

3.escumador(Skimmer). Onde ponho?

 

Obrigado pessoal

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Vá lá pessoal, uma mãozinha.

Não vou conseguir montar o tanque se não souber como montar a sump.

Preciso de ajuda vossa.

 

Obrigado

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quantas divisórias necessito, como as monto e que matérias ou equipamentos filtrantes meto.

 

outras dúvidas:

1.Coluna seca. Sim ou não? e onde e que dimensão?

2.furo em baixo ou quase em cima?

3.escumador(Skimmer). Onde ponho?

 

Alô mcosta,

 

Bom... as respostas às tuas questões são todas elas muito relativas, ou seja, para todas poderá existir mais que uma resposta correcta. Assim direi apenas a minha opinião, que repito poderá não ser a ideal, mas pelos dados que forneces, aqui vai:

 

Quanto ao numero de divisórias, depende do tamanho da “sump”, embora muitos defendem que não se use divisórias. Caso optes por colocar divisórias, o que eu concordo, sugeria que a ultima não seja a mais pequena, pois será apenas nesta divisória que haverá variação do nível de água. A bomba de retorno (usada neste compartimento) tem mais probabilidades de ficar a trabalhar em seco.

 

Coluna seca e furo !! Penso que estão relacionados, a coluna seca dá a possibilidade de o furo ser feito na base do aquário, caso optes por fazer o furo ao nível a que queres a água, então não necessitas de coluna seca. A coluna seca tem muitas vantagens mas também desvantagens e uma das que considero desvantagem é o ruído que pode fazer.

 

Quanto ao escumador, mais uma vez também aqui depende, ou seja que tipo de escumador vais usar?? Existem escumadores interiores e outros exteriores. Mas independentemente do modelo que uses, o ideal seria que a captação da água a ser escumada seja feita logo no início da sump, antes de passar por qualquer etapa da filtragem.

 

Desculpa a subjectividade das respostas

 

Luís

Um aquário de sucesso depende de dois factores; 50% do equipamento e 50% da dedicação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais