Recommended Posts

Publicado

Boa tarde....

tenho 2 bettas em aquários separados. cada um de 5lts... o que acontece é que um deles está com fungos, estou a trata-lo com fungol. como a medida descrita na embalagem é de 5ml para 30Lt, eu estou a colocar 0,6666ml... será essa a porção adequada?

além disso, por quanto tempo e a que temperatura tenho que manter o aquário? por quanto tempo é que tenho que fazer o tratamento?

gostava de saber também se as chonchas naturais fazem mal aos peixinhos... uma vez que elas server de decoração nos meus aquários....

será o espelho num aquário prejudicial para o Betta?

a luz artificial é prejudicial para o aquário? é que, como os tenho na minha secretária e está um candeeiro quase sempre aceso, porque estou a estudar para exames, tenho medo que isso possa influenciar os meus peixinhos tailandeses....

De cada vez que adicionar o fungol na água, tenho que retirá-la antes e colocar uma nova?

por favor ajudem-me!

preciso de saber isto, antes de praticar mais erros....

muito obrigada!!!!!

Publicado:

Olá!

Antes de mais, bem vindo ao fórum. Tantas questões de uma só vez, vamos a ver se dou algumas respostas :puppydogeyes:

1 - A dose recomendada de anti-fungos (seguindo as proporções que deste) é de 0,83ml para os 5L de água (basta fazer uma regra de 3 simples: (5x5)/30 )

2 - A duração do tratamento depende das marcas. Regra geral, é uma semana (ou até o fungo desaparecer), mas confere no folheto que acompanha o medicamento, certamente que tem lá, além da dosagem, o modo e frequência de administração. A temperatura do aquário deve ser mantida por volta dos 25ºC (26 e 27ºC só recomendo para quem quer tentar a criação). Agora que está a chegar o tempo mais frio é importante controlar a temperatura dos aquários e certificarmos-nos que ela não desce muito.

3 - As conchas são compostas essencialmente por carbonato de cálcio (vulgo "calcário"). Uma vez que o calcário aumenta a dureza e pH da água e os bettas gostam de águas moles e ligeiramente ácidas, não recomendo usar as conchas como ornamento (pelo menos em aquários com bettas).

4 - O espelho é encorajado, mas apenas breves momentos por dia. Serve para o betta se exercitar, abrindo as barbatanas. Como tens 2 bettas, o espelho é desnecessário, basta colocar os 2 peixes frente a frente (nunca os 2 no mesmo aquário!) alguns momentos por dia. O efeito é o mesmo.

5 - Não conheço aquário que não tenha luz artificial, como dizes :D . Não deve haver problema com as luzes dos candeeiros, o mais importante será respeitar os ciclos de luz / obscuridade (simular o dia e a noite)

6 - De cada vez que adicionas o antifungos, eu recomendaria retirar cerca de 1,5L, diariamente e antes de aplicar o medicamento.

Pronto, espero que isto ajude.

Cumprimentos.

Sérgio.