Peixe comedor de algas para lago


Recommended Posts

Olá pessoal tenho um amigo que necessita da vossa ajuda. Ele tem um lago de 100 litros ( daqueles que se compram no AKI, em "plástico" ) e está com um problema com umas algas filamentosas. O lago tem uma termóstato que mantém a temperatura sensívelmente nos 12ºC, um filtro e uma cascata através da qual vai fazendo a circulação da água. Tem Guppy's que se vão reproduzindo ( + ou - 50 ), cerca de 20 néons, coridoras albinas, Kullies, um plecostumos e uns peixes abelha. Possui também um nenufar com uma flor branca ( não sei o nome da espécie ) cheers . O que ele quer é um peixe que lhe remova essas algas sem comer o nenufar, é claro :) , uma vez que o plecos não quer nada com essas.

Saudações aquariofilas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

está com um problema com umas algas filamentosas. O lago tem uma termóstato que mantém a temperatura sensívelmente nos 12ºC

 

Serão mesmo 12ºC?? Não me parece...

Se forem 21ºC (bastante baixo mesmo assim) eu aconselho aumentar para pelo menos 24ºC, e de seguida comprar um SAE (siamese algae eater) ou Flying-Fox ou mesmo um cardume de ottocinclus. Uma solução melhor era encher o lago com Elodeas ou outras plantas, para estas consumirem os nutrientes das algas e "acabarem" com elas.

Se são realmente 12ºC...diz ao teu amigo para te dizer os nomes verdadeiros dos peixes cheers:)

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves ter julgado que estava a brincar mas são esses os peixes que ele tem. E sim a temperatura é de 12ºC não te esqueças que é um lago

Saudações aquariofilas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mantém a temperatura sensívelmente nos 12ºC. Tem Guppy's que se vão reproduzindo ( + ou - 50 ), cerca de 20 néons, coridoras albinas, Kullies, um plecostumos e uns peixes abelha.

 

Creio que o colega Diesel_Car já focou o essencial... peixes tropicais num tanque exterior a 12 graus? Há algo de muito errado aí... não sei se devo criticar o amigo do colega alex por colocar peixes tropicais a 12 graus ou se o devo felicitar por conseguir manter vivas e reproduzir (!) essas espécies a essa temperatura.

 

Há algo de errado na descrição do seu amigo. Não acredito que qualquer uma dessas espécies sobreviva abaixo dos 18 graus, muito menos reproduzir.

 

8)

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que a temperatura não é a ideal mas eu vou explicar. O hobbie do meu amigo é fotografar aves( tipo com aquelas objectivas dos repórteres futebolísticos). A intenção de colocar o lago foi a de atrair aves, ele nem queria colocar lá dentro peixes, mas como o irmão gosta de peixes colocou lá uns guppies. Apesar dele falar nas Koi. Os 12ºC que falei é a temperatura miníma que o lago atinge no inverno. Os Guppies assim que a temperatura sobe( Primavera ) começam logo a reproduzir. O plecos "caíu" lá devido a infestação de algas que ocorreu no 1º ano :D , assim como os néons para colorir um pouco o lago. Sei que não são as condições ideais mas os guppies reproduzem bem sem grandes perdas ao nível de alevins e o plecos tem cerca de 20cm( foi lá colocado pequeno ). O que leva a crer que as condições não sejam tão adversas.

A reacção que tiveram foi a mesma que um inglês quando ele lhe contou, disse que era impossível criar guppies nestas condições assim como manter a temperatura de 12ºC no inverno.

Saudações aquariofilas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok...que tal umas FOTOS do milagre? 8)

Pensando bem....até poderá ser verdade:

1- Não são guppys, mas (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]

2- Não são néons...mas néons chineses (Tanichthys albonubes)

3- Não é pleco mas...esturjão?

Será isso, ou tás mesmo a gozar com o pessoal? :D :wink:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso explicava pelo menos como conseguiam sobreviver a temperaturas tão baixas como 12 graus.

 

Realmente umas fotos tornariam mais interessante este "debate".

 

:cry:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... a minha namorada tem um lago com (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], e elas dão-se muito bem. Mas guppies?! é estranho!

 

Coloquei um caracol ampulária no lago e passado 1 hora já estava a hibernar (ou á espera de morrer) e estes até suportam temperaturas baixas, tipo 15 graus.

 

Ah e mais uma coisa, no inverno durante a noite a temperatura baixa mais um pouco que os 12 graus, e não há temostato que aguente.

 

Mas se isso tudo é possivel tudo bem, mas confirmem a saude dos animais.

 

Abraços

 

PS: elodeas em quantidade diminuem a quantidade de algas nos lagos.

Tiago Pereira... O meu aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

:lol:Malta já tenho as fotos do lago, claro que foi bastante difícil por causa do reflexo, mas ao fim de umas centenas de fotos o meu colega tirou algumas minimamente decentes. Agora o problema é colocá-las no fórum é que sou um pouco novato nisto ;) . Ele enviou-me umas fotos por mail ( jpeg ), vou ler o tópico e penso que podemos continuar a discussão depois :(

Saudações aquariofilas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Para colocares as fotos é só colocares o url das fotos entre as tags, assim:

 

 

 

É claro que as fotos têem de estar online primeiro.....

Tou ansioso para ver o milagre! :roll:

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- tens fotos do termómetro?

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

eu na madeira tenho um lago com guppies que se reproduzem no inverno também :?

e sao guppies porque os comprei... nao tirei de lado nenhum :D

mas a temperatura minima sao 15 graus ;)

 

agora neons gostava de ver isso, e plecos também :)

se bem que há um outro membro do fórum que já afirmou ter reproduzido plecos no lago do jardim :)

vamos esperar por ess fenomeno, já agora em que regiao do pais está esse lago, e para que serve um termostato se a agua esta a 12 gruas... pelo menos todo os que eu conheco fncionam apenas no minimo com 20 graus...

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faltou dizer que para as colocares online, te dirijas ao site www.megagaleria.com, registas-te, inseres as fotos e ficas la com o url de cada uma delas, e depois sim, é so colocares o url aki entre [/img] .

:cry:[/url]

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora em que regiao do pais está esse lago, e para que serve um termostato se a agua esta a 12 gruas... pelo menos todo os que eu conheco fncionam apenas no minimo com 20 graus...

O lago do meu amigo é em Carcavelos

A água está a 12ºC no inverno, sem termóstato estava mais baixa :cry:

e os Guppies só se reproduzem apartir da Primavera quando a temperatura atinge os + - 20ºC

Saudações aquariofilas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom finalmente as fotos :cry:

Diesel_Car como o meu amigo já tinha tirado as fotos quando vi a tua mensagem não tenho a foto do termómetro :( .

De qualquer forma o importante e o motivo pelo qual coloquei este tópico é o problema com as algas. Ele gostava de as eliminar naturalmente ( e daí ter lá o Plecostumos. Como eu lhe disse, é possível que devido à baixa temperatura no inverno o peixe baixe o seu metabolismo e na primavera o lago tenha mais algas. Consultei vários sites e uma das solução que apontam é o aumento de plantas ( ele tem apenas um nenufar ). Outras soluções passavam pela colocação de ampulárias ou de camarões. Mas sinceramente tenho algum receio que possua esses animais em apenas duas estações do ano pois assim que a temperatura baixe eles morram. Estou aberto a sugestões.

pic_1244_1.jpg

pic_1244_2.jpg

pic_1244_3.jpg

pic_1244_4.jpg

pic_1244_5.jpg

pic_1244_6.jpg

 

Foram as imagens seleccionadas de várias centenas :D , pois o meu colega está habituado a fotografar aves ( Hobbie favorito ), e não se preocupa com os reflexos da água :)

Saudações aquariofilas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem acredito...

 

Os guppies ainda vá que não vá, se as (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] aguentam 8 graus no inverno as suas primas também poderiam aguentar 12 graus... mas o pleco!!! No meio natural nunca deve ter conhecido temperaturas abaixo de 20 graus...

 

Já acredito em tudo!!!

Tiago Pereira... O meu aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

nao ponhas ampularias (agora conhecidas como Pomaceas) porque senao arrisca-te a contamianar todo o portugal com esses caracóis...

ainda nos acontece como aos asiaticos que nao se conseguem livrar desse lindo bichinho... para alem de se reproduzir muito pode destruir habitats inteiros... e pode ser transportado pelos pássaros para outros locais....

por isso tem muito cuidado.

nao se deve introduzir animais em zonas onde estes nao existem.

 

quanto aos camaröes existem uns portugueses :) que aguentam água fria...

procura aqui no fórum por camaroes de sintra :)

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...
acredito que tenha um pleco em agua fria, pois numa loja de animais perto de minha casa tem plecos a venda em agua fria. :smile2:

 

 

Eu tenho cerca de 5 plecos diferentes no meu lago... claro que ele nem em inverno pleno a nevar passa dos 12º e mesmo assim é apenas À superfície... por na parte mais funda a agua nunca chega a essa temperatura... mas acredito que eles aguentem bem a agua fria... pois quando os fui buscar a agua devia estar à volta de 22º e quando os coloquei para a climatização não sofreram nada com a diferença de temperatura....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso gostaria de ter plecos em agua fria no meu lago...mas não deve ser possivel porque aqui a agua ate gela...Uma especie a pensar era o pangassius...Mas fica para o proximo ano talvez...

 

Agora ouvi ai a dizer que e pensou em kois para por nesse lago?É que nem tentem...Kois em 100 l???

 

Quanto a um comedor de algar para esse lago porque não tentas as enguias?Se bem que o espaço é muito reduzido para elas...

Abraço :smile2:

Editado por pedromelao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal tenho um amigo que necessita da vossa ajuda. Ele tem um lago de 100 litros ( daqueles que se compram no AKI, em "plástico" ) e está com um problema com umas algas filamentosas. O lago tem uma termóstato que mantém a temperatura sensívelmente nos 12ºC, um filtro e uma cascata através da qual vai fazendo a circulação da água. Tem Guppy's que se vão reproduzindo ( + ou - 50 ), cerca de 20 néons, coridoras albinas, Kullies, um plecostumos e uns peixes abelha. Possui também um nenufar com uma flor branca ( não sei o nome da espécie ) :lol: . O que ele quer é um peixe que lhe remova essas algas sem comer o nenufar, é claro ;) , uma vez que o plecos não quer nada com essas.

 

Olá,

 

De que côr são as algas?

 

Os plecostomos são devoradores de algas verdes, eles crescem muito depressa daqui a uns tempos vais ter um terrorista e limpa as algas todas. Se puderes coloca mais um...

Outros peixes que tambem comem algas são as molinésias e os espadas.

 

No meu lago já tive plecos mas como não consegui tirar antes do inverno morreram na epoca das geadas. Mas dava gosto vêlos a limpar os fundo do lago ao cair da noite.

 

Os guppys tirei antes do inverno, mas as g(G a m b u s i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] aguentam bem a epoca das geadas como existem na nossa natureza e normal quie assim seja.

 

Pergunta: Se o seu amigo tem termostato não pode aumentar a temperatura acima dos 12 agraus?

 

Cump.

MJV

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pena que esses peixinhos possam estar a sofrer constantemente de frio (que todos sabemos que não é uma sensação nada agradável)...

 

voces foram buscar um tópico de 2004 não sei porquê...

 

só tenho a dizer que o lago até tá giro.... se ainda houver lago...

 

fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais