Valores Altos De Nitrato - Como Reduzir?


Recommended Posts

Caros amigos da Aquarifilia,

 

O meu aquário tem os valores de nitrato muito altos, conhecem alguma técnica ou algo que coloque no filtro (matéria filtrante) ou algo eficaz que se coloque na água para reduzir os valores?

 

 

Características do aqua:

 

Tenho o aquário desde 14 Junho de 2007.

 

O meu aquário é de Ciclideos Aficanos, composto por 10 peixes, um casal e trio de Tanganicas e outros tantos de Malawi, e mais um limpa fundos (L18). Tenho ainda mais 3 ninhadas dos Brichardi, em maternidades de plástico a flutuar, uma com 7 (3 meses), outra com 8 (2 meses), e a mais recente com 12 (1 mês).

 

O aquário é pequeno, só 55 Lts, mede 60l x 30a x 30f. (estou a fazer um de 300Lt brutos, para estes peixes (115l x 55a x 50f).

 

Tem um filtro externo que debita 700Lt por hora. Composto por, começando de baixo para cima (sentido da água), esponja grossa, pedras Biomax Fluval, isto na 1ª gaveta, na segunda Bolas da JBC MicroMec, resina Fluval Opti-carb e por fim "algodão" da JBL.

(acham que posso optimizar mais o meu filtro? disponham)

 

Sinto que dou comida em excesso aos peixes, eu gosto de variar a alimentação e acabo por dar na mesma refeição 3 tipos de alimentos e é capaz no fim ser muito. Tanto que o limpa fundos tem um pouco de barriguinha, e não é de cerveja, com certeza. :)

 

Faço TPA's de 15 em 15 de 50% e limpo o filtro também de 15 em 15 (este ultimo quando possível).

 

Podem ver o vídeo do aqua no Youtube, está um pouco desactualizado, pois a maternidade (aquela coisa cheia de algas) foi substituída:

 

 

 

AGRADECIA as vossas opiniões, pois gostaria de melhorar a vidinha dos meus peixes.

 

Já vi na net este dois produtos, qual a vossa opinião?

- JBL BioNitratEx

- Fluval Lab Series Nitrate Remover

 

 

Obrigado,

Valter Cardoso

Editado por vcardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valores tão altos de nitratos não são normais...

 

Que água usas? Experimenta medir os nitratos da água antes de a pores no aqua... se estiver boa, faz bastantes tpas... isso há-de acabar por vir abaixo.

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu consegui reduzir os nitratos com um produto em saquetas que coloquei no filtro chamado Green-X.Remove nitratos,nitritos e amonia. Quando os valores vierem ao normal retira.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valores tão altos de nitratos não são normais...

 

Que água usas? Experimenta medir os nitratos da água antes de a pores no aqua... se estiver boa, faz bastantes tpas... isso há-de acabar por vir abaixo.

 

 

Respondendo também ao José Cruz Silva, que postou Hoje, 07:59 PM - "Já mediste os nitratos da água da tpa?", no outro post repetido!!!!!

 

Eu uso a água da torneira, adiciono o anti-cloro, sais, buffer e aumento o Gh e o Kh, para ficar iguais ao níveis pretendidos e próximos aos valores dos próprio aqua.

 

 

Já fiz vários testes à água da companhia, mas nunca aos nitratos, já li muita coisa sobre TPA mas nunca reparei nisso, em medir os nitratos, se calhar a água tem mesmo os níveis altos. Tenho que ver, depois digo qualquer coisa.

 

Houve uma vez que fiz um teste para ver se a água com os parâmetros certos (sobrou 3Lt de uma TPA) parada uma semana num garrafão sem tampa (Objectivo, compensar a água que se evapora), se mantinha esses valores ou se estragava, e reparei que manteve tudo, a Amónia e os Nitritos estavam bem, excepto os Nitratos. Na altura pensei que por estar parada aumentava os Nitratos, mas se calhar, os Nitratos são mesmo altos da minha torneira.

 

Vou saber mais sobre o "Green-X", como o Zogli refere.

 

Vocês o que acham da resina, é melhor o carvão? O que usam?

 

Obrigado pelas dicas,

Valter Cardoso

Editado por vcardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sem stress...

 

Desculpa mas, 10 ciclideos em 50 litros + tpa de 15 em 15 dias + bastante alimentação, o resultado só poderia ser: nitratos à farta ( que no post não consegui ver o valor).

 

Esquece lá as resinas filtrantes porque essas coisas não costumam resultar muito. Em água doce, para tirar nitratos do aqua, só há uma solução: TPAs.

E se não chegar uma vez por semana fazem-se duas ou três ou as que forem precisas. Às vezes até é necessário fazer 2 vezes/dia.

 

As plantas, especialmente de crescimento rápido, costumam dar uma ajudita, mas a densidade populacional desse aqua é muito elevada.

 

 

Estou a editar porque estive a reler o teu ultimo post e achei por bem acrescentar o seguinte:

Convém mesmo que faças testes à agua que usas, porque um dos objectivos da TPA é retirar lixo lá de dentro (sinfonando o areão se o houver), a agua de reposição tem que estar o mais isenta possível de sujidade. Também te deves certificar de que o recipiente que utilizas para deixar a agua em repouso não está a contaminar a água.

Editado por nina

Saudações,

Nina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sem stress...

 

Desculpa mas, 10 ciclideos em 50 litros + tpa de 15 em 15 dias + bastante alimentação, o resultado só poderia ser: nitratos à farta ( que no post não consegui ver o valor).

 

Esquece lá as resinas filtrantes porque essas coisas não costumam resultar muito. Em água doce, para tirar nitratos do aqua, só há uma solução: TPAs.

E se não chegar uma vez por semana fazem-se duas ou três ou as que forem precisas. Às vezes até é necessário fazer 2 vezes/dia.

 

As plantas, especialmente de crescimento rápido, costumam dar uma ajudita, mas a densidade populacional desse aqua é muito elevada.

Estou a editar porque estive a reler o teu ultimo post e achei por bem acrescentar o seguinte:

Convém mesmo que faças testes à agua que usas, porque um dos objectivos da TPA é retirar lixo lá de dentro (sinfonando o areão se o houver), a agua de reposição tem que estar o mais isenta possível de sujidade. Também te deves certificar de que o recipiente que utilizas para deixar a agua em repouso não está a contaminar a água.

 

 

Olá Nina,

 

És do Milharado!? Eu sempre vivi nessa freguesia, até me mudar para mais próximo de Lisboa por causa do emprego. Fico feliz por haver aquarifilistas por essa zona. (morava em Casais da Serra)

 

Eu neste momento estou a fazer um aqua novo, mas estou preocupado com os níveis altos de Nitrato, nos testes da Hagen passam a escala.

 

Embora o aqua esteja super populado, todos os dias limpo sujidades. Eu inicialmente fazia TPA's todas as semanas, mas nem sempre tinha disponibilidade, por isso fixei de 15 em 15 dias, estando todos os outros níveis bem excepto o Nitrato.

 

A primeira coisa que vou fazer é medir os níveis da água da corrente (hoje ou amanhã) e depois digo qualquer coisa.

 

De que plantas falas? Considerando que tenho Ciclideos Africanos?

 

Cpmts,

Valter Cardoso

Editado por vcardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A primeira coisa que vou fazer é medir os níveis da água da corrente (hoje ou amanhã) e depois digo qualquer coisa.

 

 

Boas,

 

Fiz o teste à água da corrente e o resultado foi 5 mg/L, e depois de adicionar Aqua plus (anti-cloro), Sais Cichlid Lake Salt e Malawi Buffer da Seache, African Cichlid Conditioner e PhStabiliser da Nutrafin, para aumentarem o Gh e o Kh, respectivamente, o resultado do novo teste dos Nitratos foram 3 mg/L.

 

Os parâmetros que geralmente uso no aqua são os seguintes:

Ph = 8,5

Gh = 10dHº (9 gotas)

Kh = 7cHº (10 gotas)

Temperatura = 27º

 

Fiz o TPA de 50% do volume da água (25Lt) e aspirei quase toda a areia e fervi-a para a limpar. 2 horas depois do TPA, fui fazer o teste, e para meu espanto os valores mantêm-se acima do 110mg/L (limite máximo do teste nutrafin).

 

Não sei mais o que fazer, amanhã volto a fazer uma TPA para ver se resulta.

 

Eu nunca media os Nitratos após as TPA's e pelos vistos os valores têm estado sempre altos e nunca reparei, pensava que após cada TPA os valores baixavam sempre, como acontecia no início com os Nitritos após as TPA's.

 

Cpmts,

Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nina,

 

És do Milharado!? Eu sempre vivi nessa freguesia, até me mudar para mais próximo de Lisboa por causa do emprego. Fico feliz por haver aquarifilistas por essa zona. (morava em Casais da Serra)

 

 

 

Eu fiz o inverso: à 3 anos vim de Lisboa para cá e estou a morar na Póvoa da Galega.

De certeza que deves ter saudades do ar daqui.

 

 

Embora o aqua esteja super populado, todos os dias limpo sujidades. Eu inicialmente fazia TPA's todas as semanas, mas nem sempre tinha disponibilidade, por isso fixei de 15 em 15 dias, estando todos os outros níveis bem excepto o Nitrato.

 

Eu tenho ciclídeos mas são americanos (o que facilita em relação às plantas, embora não sejam suficientes para resolver o problema, só se fossem às carradas) e só consegui baixar os nitratos quando aumentei a filtração do aqua, e aí passei de 50mg/l para 5 (que é o valor da água da torneira aqui).

Não querendo pôr mais filtros só mesmo muitas TPAs.

 

De que plantas falas? Considerando que tenho Ciclideos Africanos?

 

isto

 

 

 

Acaba por ser difícil controlá-los, o aqua é muito pequeno, eles estão desesperadamente a precisar de casa nova. Força com isso e boa sorte.

Editado por nina

Saudações,

Nina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz o inverso: à 3 anos vim de Lisboa para cá e estou a morar na Póvoa da Galega.

De certeza que deves ter saudades do ar daqui.

 

Eu vim para cá há 4 anos, mas já quero voltar, não tem nada a ver. Sempre vivi numa vivenda e vim para um apartamento, ainda pior.

 

 

...só consegui baixar os nitratos quando aumentei a filtração do aqua, e aí passei de 50mg/l para 5 (que é o valor da água da torneira aqui).

Não querendo pôr mais filtros só mesmo muitas TPAs.

 

Nina, eu tenho um filtro que debita 700L/h, ou seja, faz um 14 ciclos por hora, quando o maximo aconselhado é os 9 ciclos, eu até pensei que poderia ser de muita filtragem. Eu agora já questiono tudo...

 

Será das matérias filtrantes!!??

 

 

isto

 

Este link está sem ligação.

 

Obrigado,

Valter Cardoso

Editado por vcardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há mais sugestões?

 

Ob.

VC

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há mais sugestões?

 

Ob.

VC

 

Boas

 

O que posso acrecentar se calhar é muito pouco ao que já foi dito ,mas para mim têm a ver com a carga organica desse aquário ,tens muito peixe em tão pouco espaço e para mais a fazer tpa's de 15/15 dias.

Quanto aos valores a sair da rede publica também tenho esse problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valter

 

Desculpa o link mal feito, mas também não sei o que correu mal...

Bom, de qualquer das formas :http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=161

É sobre as plantas consoante o biotopo africano, mas pelo que vi no teu vídeo já tens algumas, e elas ajudam mas não fazem milagres...

 

Foi por eu ter reparado na capacidade de filtragem que tens que não tinha referido isso anteriormente, porque filtro não te falta.

Cilídeos (africanos ou americanos) são muito "porquinhos" pelo tipo de alimentação que fazem, e quanto maiores forem...

Pelo que sei, e no meu caso é assim, deve-se priveligiar a filtração mecânica e limpar regularmente as esponjas.

Para fazeres uma ideia: tenho um aqua de +/- 550 litros reais onde funcionam 3 filtros , sendo que apenas num deles tenho um saquito com materiais para as bactérias. De resto, tanto esse como os outros só têm esponjas e um material da eheim que é um amontoado de fios verdes e nem te passa a quantidade de porcaria que aquilo junta todas as semanas. E só lá tenho: 6 discus, 11 escalares , 2 Ls, 6 corys e 20 cardinais.

 

Outra coisa, e falo por experiência própria, dou muita comida caseira aos meus peixes e, acho que deve ser por isso, há muita sujidade que se vai depositando nas mangueiras dos filtros. Para mim, tão importante como sifonar o areão e lavar esponjas, é a limpeza das mangueiras com escovilhões.

 

Agora acho que , no teu caso, o aqua é muito pequeno (satura facilmente) para a quantidade de ciclideos que aí tens, apesar da filtração. E o josegarcia também te disse o mesmo.

Enquanto não arranjares mais espaço vai fazendo mais mudas de água ou vê a questão das esponjas do filtro.

 

Boa sorte

M. N.

Saudações,

Nina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nina,

 

Bom, de qualquer das formas :http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=161

É sobre as plantas consoante o biotopo africano, mas pelo que vi no teu vídeo já tens algumas, e elas ajudam mas não fazem milagres...

Muito Interessante este trabalho, vou imprimi-lo e lê-lo com mais atenção. Ob.

 

 

Pelo que sei, e no meu caso é assim, deve-se priveligiar a filtração mecânica e limpar regularmente as esponjas.

Para fazeres uma ideia: tenho um aqua de +/- 550 litros reais onde funcionam 3 filtros , sendo que apenas num deles tenho um saquito com materiais para as bactérias. De resto, tanto esse como os outros só têm esponjas e um material da eheim que é um amontoado de fios verdes e nem te passa a quantidade de porcaria que aquilo junta todas as semanas.

Tu não tens um aquário, tens é um mini lago em casa :-D , estou a brincar.

 

Achas que eu devia de abdicar de um dos dois sacos que tenho cm materiais para as bactérias e colocar mais esponjas? Quando falas em esponjas, são aquelas com os poros grandes ou falas mesmo em "algodão"?

 

Por falares em filtros, para o novo aqua estou a pensar em comprar o filtro da Fluval (405 – 1300Lt/h) achas que é uma boa opção? Reparei que falaste em material da eheim, tens algum filtro dessa marca? Se sim, aconselhas mais esse produtos, ou estas duas marcas são muito semelhantes? Se e por causo do barulho, não há problema, tenho o aqua na sala.

 

 

Agora acho que , no teu caso, o aqua é muito pequeno (satura facilmente) para a quantidade de ciclideos que aí tens, apesar da filtração. E o josegarcia também te disse o mesmo.

Enquanto não arranjares mais espaço vai fazendo mais mudas de água ou vê a questão das esponjas do filtro.

O meu novo aquário, que já tem os vidros colados, tem uma capacidade de 315 Lt brutos, mas com o areão e decoração deve chegar +/- 250 Lts, quantos peixes achas que devo colocar? Considerando que vou manter a mistura de peixes do lago Tanganica e Malawi.

 

Em relação aos nitratos, vou fazendo TPA's semanalmente até trocar de aquário.

 

Nina, mais uma vez obrigado pelas tuas dicas.

 

Cpmts,

Valter

Editado por vcardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achas que eu devia de abdicar de um dos dois sacos que tenho cm materiais para as bactérias e colocar mais esponjas? Quando falas em esponjas, são aquelas com os poros grandes ou falas mesmo em "algodão"?

 

 

Eu faria isso, tiraria um dos sacos e poria mais esponjas e da seguinte forma: em baixo, junto à entrada da água, as de malha mais fina ( não algodão), eu tenho ehfi fix (os tais fios verdes que te falei); depois as normais e , por fim as bactérias. As minhas são as da eheim (azuis).

 

Por falares em filtros, para o novo aqua estou a pensar em comprar o filtro da Fluval (405 – 1300Lt/h) achas que é uma boa opção? Reparei que falaste em material da eheim, tens algum filtro dessa marca? Se sim, aconselhas mais esse produtos, ou estas duas marcas são muito semelhantes? Se e por causo do barulho, não há problema, tenho o aqua na sala.

 

Nunca usei Fluval, tenho um da Rena, que já vinha com o aqua, e tenho 2 da Eheim (2217 e 2250) e estou muito satisfeita com eles. Pelo que sei, as 2 marcas são muito similares e não deves ter problemas com ele.

Agora é o seguinte: 1300 L/h para 250 L é concerteza suficiente embora ele deva perder algum fluxo com os materiais filtrantes, mas mais importante do que isso é a superfície das massas filtrantes. Ou seja, não interessa tanto a velocidade mas a área que serve de "filtro" à água. É por isso que há grandes baldes (copos de filtro) que até têm uma potência muito mais reduzida mas que filtram muito mais que os pequenos mas com grande potência.

 

Outra coisa, às vezes não é só o barulho é também o consumo...

 

O meu novo aquário, que já tem os vidros colados, tem uma capacidade de 315 Lt brutos, mas com o areão e decoração deve chegar +/- 250 Lts, quantos peixes achas que devo colocar? Considerando que vou manter a mistura de peixes do lago Tanganica e Malawi.

 

E eles não são territoriais? Se fossem americanos ainda te podia ajudar, mas acho melhor perguntares a quem sabe disso.

 

 

Em relação aos nitratos, vou fazendo TPA's semanalmente até trocar de aquário.

 

Se não fôr suficiente até podes fazer mais do que uma por semana.

Saudações,

Nina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Caros amigos,

 

Obrigado pelas vossas dicas.

 

Já encontrei uma solução, neste momento tenho os nitratos em 10mg/L.

 

Acatei a opinião da nina, em aumentar as esponjas, e com a opinião do vendedor da loja "Aquaplanet", coloquei mais uma camada de algodão, logo a seguir à esponja mais grossa e antes das pedras porosas, aumentando assim a eficácia das bactérias.

 

Adicionei ao filtro Externo também um produto da JBL que é "NitratEX" (15€), havia lá um mais forte mas achei este suficiente, e este produto tem uma vantagem, é Regenerável, ou seja, quando perder eficácia, num balde junta-se o mesmo mais 100g de sal durante 2 dias e fica pronto (ainda não precisei fazer).

 

Obrigado novamente.

 

Cpmt's,

VC

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Adicionei ao filtro Externo também um produto da JBL que é "NitratEX" (15€), havia lá um mais forte mas achei este suficiente, e este produto tem uma vantagem, é Regenerável, ou seja, quando perder eficácia, num balde junta-se o mesmo mais 100g de sal durante 2 dias e fica pronto (ainda não precisei fazer).

 

Olá! Tem o efeito desejado, o nitratex??

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu descobri o Purigen!

 

Purigem é um absorvente sintético premium diferente de qualquer outro produto para filtragem. Não é uma mistura de resinasde troca iônica ou absorvente, mais sim um polímero sintético microporoso que remove impurezas solúveis e insolúveis da água em uma taxa que excede a de outros produtos em 500 %. Purigen controla a amônia, nitritos e nitratos através da remoção do lixo orgânico nitrogenado que de outra maneira liberariam componentes danosos.

 

O Impacto de PURIGEN, sobre o elementos traço é mínimo e aumenta significamente o Potêncial Redox. Sua capacidade de clarear a água é total. PURIGEN escurece, progressivamente, até se saturar e é fácilmente renovado pelo tratamento com branqueadores. Usado em água doce e Salgada. (Transcrito de http://www.rsdiscus.com.br)

Depois de ciclar o meu aqua coloquei um saquinho 100ml no meu filtro Eheim Liberty, e para já a agua é mais cristalina que a agua do luso engarrafada.

Quanto a nitratos não há...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se esqueçam que os Nitratos são um Macro-nutriente imprescindivel para as plantas e não deve estar a zero. 5mg/l é o que se considera o ideal para aquários plantados.O mesmo se passa com os Fosfatos,devem estar baixos mas não a zero.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se esqueçam que os Nitratos são um Macro-nutriente imprescindivel para as plantas e não deve estar a zero. 5mg/l é o que se considera o ideal para aquários plantados.O mesmo se passa com os Fosfatos,devem estar baixos mas não a zero.

 

 

Eu tenho os meus sempre pelos 15/20 ppm's. Achas mal? :)

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho os meus sempre pelos 15/20 ppm's. Achas mal? :)

Se tiveres luz e CO2 suficientes de modo a que as plantas assimilem bem os Nitratos,no probs!

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.