acerca do CO2 caseiro


peixe_mario

Recommended Posts

:D Não se assustem, não venho perguntar a receita, até porque, já tenho o sistema que montei a funcionar. :D que consiste numa garrafa plástica ligada a uma mangueira (daquelas normais de bomba de ar) e na outra ponta uma pedra difusora.

 

O aquário tem 40cm apenas com plantas e 2 caracois (5mm) que tenho porque vinham nas plantas e até lhes acho piada. de qualquer forma este aquário está em vias de desenvolvimento e possivelmente terá mais habitantes ainda a determinar (entre caracois ou peixes).

 

O pessoal aqui no forum, passa a vida com tabelas de co2 com ph, etc o meu sistema garante que ao sairem as bolhas e se dirigirem para a superficie, o C02 em excesso simplesmente saí da água, para alem do mais tenho um filtro interno que movimenta a água.

 

As minhas plantas têm um crescimento tipo explosão e os caracois andam normais. As algas formam-se como em qualquer aquário ao qual apenas elimino fisicamente as que ficam fora de estética.

 

Duvidas:

 

Quando vocês regulam a entrada de CO2 com uma valvula, a garrafa não vos explode simplesmente com a pressão?

 

Onde é que põem o co2 em excesso? E como é que o reusam?

 

A fermentação alcoolica que decorre na garrava não vos põe os peixes bebados? :D (o alcool é volatil a temperatura ambiente e facilmente se dilui na água)

 

Quando colocar peixes ou caracois será que se aguentam nestas condições? se as plantas vivem e crescem "alegres" os peixes dos mesmos ecossistemas também o seram.

 

Poe enquanto é só. Parecem-me duvidas bastante válidas espero as vossas respostas,

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

simplesmente, não se utiliza válvula reguladora no sistema de fermentação, ou acontece o que disseste, BOOOMMMM :D .

quanto ao alcool, não te preocupes com isso, as qauntidades que vão da garrafa para a atmosfera desta são muito reduzidas, as que passam da garrafa para o aquário também são reduzidas, e as que lá ficam dissolvidas muito menos, pois tens o aquário a uma temperatura "alta", o que ajuda mais aínda na evaporação do alcool.

 

abraçlos!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TAX,

 

então para quê tanta treta com testes e tabelas, e sabe-se lá mais o que vai nas alminhas deste pessoal?

 

Estas de acordo que o co2 produzido é demasiado barato para nos preocuparmos com uma captura do excesso para posterior utilização e desde que seja libertado dentro de água mas com algum movimento desta, no final tudo tende para o equilibrio com a atmosfera e entretanto as plantas capturam o que querem?

 

Teoricamente o pior momento para os peixes será de "manhã", já que as plantas produziram co2 de noite, mas que mais uma vez, a tendencia para equilibrio...

 

Quanto ao alcool faz sentido! Se eu disse que ele seria volatil a temperatura ambiente, essa propriedade vai aumentar com o aumento da temperatura, neste caso, da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então para quê tanta treta com testes e tabelas, e sabe-se lá mais o que vai nas alminhas deste pessoal?

 

Sabes quanto ppm de co2 tens na água?

 

Sabes que tudo o que é em excesso faz mal, por exemplo o co2.

 

Os teste e as tabelas servem para saberes se estás a colocar as devidas quantidades de CO2, eu custumo ter 30 ppm, mas os valores que são aconselhados são entre os 10 e 25 ppm.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

também tenho a mesma dúvida que o Nuno Silva, se usar Co2 caseiro como posso medir a quantidade do mesmo que estou a introduzir dentro do aquário?

 

A tabela apenas me indica se determinada quantidade é a ideal, não como o medir.

 

Um abraço

 

César

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como não indica a quantidade?

 

Por exemplo se tens o ph a 7,0 e o kh a 8 então tens de CO2 25 mg/l (que é o meu caso). Se estiver fora dos parâmetros aceitáveis só tens de, para a próxima vez que fizeres a mistura, aumentar ou diminuir a quantidade de fermento para rectificares a quantidade de CO2.

Há pouco tempo este assunto foi debatido aqui no forum. Este tópico continua no topo da áres de plantas: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=7232

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais