Recommended Posts

Tenho um escumador diy com pedra difusora para um aquario novo de 50 litros. no inicio tudo bem, fez a sua espuma acastanhada e deixou alem da agua turva no copo uns restos de "nhanhas castanhas" até aqui tudo normal, passa se que este fim de semana fiz a primeira TPA com agua do mar (5 litros -10%) desde domingo até hoje (terça) o escumador nao volotu a produzir espuma e mesmo no cano (que leva a agua desde a pedra difusora até cá acima) apesar de ser produzida espuma nao passa de 3 ou 4 cm acima do nivel da agua (tal como acontece com bombas difusoras num aquario de agua doce)

 

Será normal esta situaçao ? A que se deve ? será o facto de com a tpa ter reduzido bastante a materia organica (que por enquanto ainda é muito pouca) entao nao haver o necessario para produzir essa espuma tipica de escumador ?

 

Obrigado

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Pode haver a possibilidade da matérias orgânica ter reduzido, mas duvido! Pode também acontecer que inicialmente a rocha tenha produzido alguma matérias orgânica! É normal isso acontecer, a bicharada que vem na rocha pode morrer (alguma) e aumentar a escumação!

Já agora, o nível de água do aqua está igual a antes da TPA?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Pode haver a possibilidade da matérias orgânica ter reduzido, mas duvido! Pode também acontecer que inicialmente a rocha tenha produzido alguma matérias orgânica! É normal isso acontecer, a bicharada que vem na rocha pode morrer (alguma) e aumentar a escumação!

Já agora, o nível de água do aqua está igual a antes da TPA?

 

 

Está praticamente ao mesmo nivel (e se houver variaçao será 1 ou 2 cm de agua a mais..)

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está praticamente ao mesmo nivel (e se houver variaçao será 1 ou 2 cm de agua a mais..)

se é a mais, deveria de escumar na mesma! Pode ser que a matéria orgânica tenha reduido, e como não tens vivos para haver uma produção da mesma, o escumador não faz mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será normal esta situaçao ? A que se deve ? será o facto de com a tpa ter reduzido bastante a materia organica (que por enquanto ainda é muito pouca) entao nao haver o necessario para produzir essa espuma tipica de escumador ?

 

Obrigado

Eu acho que não, apesar de na altura ainda não ter vivos no meu aquário o escumador sempre fez o seu trabalho apenas com a rocha viva, tens a pedra difusora bem em baixo para um maior contacto ar/água?

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que não, apesar de na altura ainda não ter vivos no meu aquário o escumador sempre fez o seu trabalho apenas com a rocha viva, tens a pedra difusora bem em baixo para um maior contacto ar/água?

 

 

ainda nao consegui remedia a situaçao do tubo chegar até cá a baixo (por falta de tubo mesmo)

de qualquer maneira hoje voltou a espumar um bocado, irei comprar tubo da tal medida assim que puder. Obrigado pela ajuda!

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ver se a coisa escuma ou não....coloca um pouco de comida como se tivesses o aqua com peixes...não é só colocar uma pitada, é colocar para alimentar...o escumador! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se é a mais, deveria de escumar na mesma! Pode ser que a matéria orgânica tenha reduido, e como não tens vivos para haver uma produção da mesma, o escumador não faz mais!
Boas

 

eu aqui tendo a concordar com o Pedro.

 

A rocha deve ter tido "bichinhos" a morrer e a provocar a escumação que tiveste.

 

Agora, sem vivos, não existe nada para escumar...

Então neste momento só tem rocha morta? mesmo quando tive o meu aquário sem peixes e foi bastante tempo sempre escumou, embora em pouca quantidade e até cheguei a duvidar da eficiência do escumador. Até me provarem o contrário não aceito as vossa opiniões yikes , mesmo a pouca bicharada que esteja na rocha tem de criar matéria orgânica.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu pequeno escumador, também sempre escumou, embora umas semanas escumasse menos... nessas semanas era capaz de passar praticamente 2 dias sem escumar, isto após a limpeza do copo...

 

Agora com a bicharada toda (equipa de limpeza, bicharocos da rocha viva, 2 camarões e 2 peixes) chega a escumar meio copo por semana.

 

Mas realmente no início, só com a rocha morta, escumava muito pouco mesmo, acho que só influenciava a matéria orgânica que vinha na água...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EU tenho rocha viva!

6 kg de morta

5 kg de viva

 

De qualquer maneira como já referi já voltou a escumar normalmente (ainda hoje dei uma limpeza na tampa do escumador que fica sujo das particulas castanhas que vêm na espuma)

 

Obrigado pela ajuda!

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EU tenho rocha viva!

6 kg de morta

5 kg de viva

 

De qualquer maneira como já referi já voltou a escumar normalmente (ainda hoje dei uma limpeza na tampa do escumador que fica sujo das particulas castanhas que vêm na espuma)

 

Obrigado pela ajuda!

ok, tá visto....o problema foi mesmo estar sujo e não teres limpado! 8)

 

 

ecavaco, amanhã a ver se tiro uma foto do meu e com a porcaria que por lá anda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais