Ph


einstone

Recommended Posts

ola

 

comprei recentemente u aquario de 120 litros, o qual enchi de agua da torneira...

 

Neste momento já tenho tudo montado, filtro, termostato, etc.... e está a trabalhar ainda sem plantas e peixes.

 

Mas comprei um kit para ver o PH e está algures entre 7.8 e 8!!!

 

O que é bastante... pois quero ter guppys e platys, que requerem um ligeiramente alcalino... mas não tanto...

 

o que me aconselham??? Comprar aqueles produtos de baixar o PH e meter no aquario??? tendo o cuidado de verificar se o PH desce e estabiliza???

 

agradeço toda a ajuda :o

 

João Rodrigues

Cumprimentos

 

João Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, n te aconselho quimicos para baixar o ph , pois ele vai acabar por voltar a subir , mede o Gh e Kh da tua agua para saberes dureza, depois podes tentar baixar o ph com turfa mas tem atençao para n baixar mt pois os gupys gostam de ph's acalinos , regula isso atraves da quantidade de turfa adicionar no filtro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola...

 

desde já obrigado pelas respostas...

 

eu ainda não tenho peixes nem plantas... e um amigo emprestou-me um produto para baixar o ph "ph down"

 

utilizei-o ontem de manha... e a noite ja tinha descido cerca de 0.4

 

mas hoje voltei a ver o ph... e voltou ao mesmo ::D:

 

tambem ja me falaram em fazer TPA's com agua de compra (com ph baixos tipo 5.5)

 

ou usar turfa (como disse o william), mas nem sei o que é turfa nem como se aplica no meu filtro interno...

 

aceito sugestões...

Cumprimentos

 

João Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Turfa são como que restos de árvores e coisas do género.

Arranjas isso em qualquer loja de aquariofilia. Existe de várias marcas.

A turfa tem como tudo um prazo de validade. O pessoal que por aqui usa costuma trocar de 3 em 3 meses mais ou menos.

Com a perda de qualidade pode-te baixar o ph para niveis pouco aceitáveis, por isso tens que ir controlando a coisa.

Mas o maior inconveniente será o facto de te deixar a água amarela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela resposta jonasguindaste ::D:

 

isso da aqua amarela é sem duvida um inconveniente...

 

e fazer TPA's com agua mais acida achas que resulta???

Cumprimentos

 

João Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar vai ser dificil controlares os valores.

A turfa vai-te amaciar a água e tem tendência a estabilizar o ph (pelo menos enquanto está boa).

 

Quando digo que vai ser dificil controlares é no sentido de que tudo o que tens no aquário tem tendência a provocar a diminuição dos valores do ph.

Por natureza o seu valor tende a descer.

Se vais ter plantas a injecção de Co2 também vai contribuir nesse sentido.

 

O ideial será preparar tudo e esperar um tempo a ver em que valores estabiliza.

Ou já tens tudo pronto? Aquário ciclado e tudo?

A minha água da torneira sai a quase 8 e no aquário tenho 7...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar vai ser dificil controlares os valores.

A turfa vai-te amaciar a água e tem tendência a estabilizar o ph (pelo menos enquanto está boa).

 

Quando digo que vai ser dificil controlares é no sentido de que tudo o que tens no aquário tem tendência a provocar a diminuição dos valores do ph.

Por natureza o seu valor tende a descer.

Se vais ter plantas a injecção de Co2 também vai contribuir nesse sentido.

 

O ideial será preparar tudo e esperar um tempo a ver em que valores estabiliza.

Ou já tens tudo pronto? Aquário ciclado e tudo?

A minha água da torneira sai a quase 8 e no aquário tenho 7...

 

Tenho o aquario à uma semana a funcionar sem plantas nem peixes...

 

está cheio com agua da torneira, que me sai com um ph entre 7.8 e 8.

 

como é obvio ainda não está ciclado... mas o ph tambem nao se altera...

 

por isso estava a procura de soluções para o baixar, apenas ligeiramente, pois quero por guppys e platys, que gostam de agua ligeiramente alcalina... mas não tanto...

 

se conseguisse baixar para os 7.4 ja ficava contente ::D:

 

Estava agora a pensar em fazer o meu primeiro TPA, e por isso pensei em talvez usar agua de compra (mais acida) para ver se ajudava a baixar o ph, mas nao sei se é boa ideia...

 

e injecção de co2... agora no inicio não é solução... pois sou mesmo um principiante, e ainda nao me quero meter nisso ::D:

 

mas tenciono meter algumas plantas que não sejam muito dificeis de manter...

Cumprimentos

 

João Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que a turfa seria a melhor solução.

Mete-a pelo menos durante a ciclagem que assim já vês se te incomoda muito a água mais amarela ou não.

Olha que de futuro vais meter CO2, senão as plantas nem para a frente nem para trás... bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a achar a mesma coisa que semrpe achei:

 

E comprares peixes para esse pH?

 

Há peixes para pH's de 4 até 9 e tal. Se a tua água da torneira sai quase a 8, investe nos ciclideos africanos! Eu tenho mollies e platys e rás boras a 7,5. Tambem não tenho outros porque não gosto de peixes que não tenham forma de peixe, mas quando montei um segundo tive em conta o pH e lá está, ciclideos africanos.

 

Andar a inventar com o pH é pior, porque a água da torneira ganha sempre. E como diz o JPM, mais vale um pH errado e estável, que o contrário.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a achar a mesma coisa que semrpe achei:

 

E comprares peixes para esse pH?

 

Há peixes para pH's de 4 até 9 e tal. Se a tua água da torneira sai quase a 8, investe nos ciclideos africanos! Eu tenho mollies e platys e rás boras a 7,5. Tambem não tenho outros porque não gosto de peixes que não tenham forma de peixe, mas quando montei um segundo tive em conta o pH e lá está, ciclideos africanos.

 

Andar a inventar com o pH é pior, porque a água da torneira ganha sempre. E como diz o JPM, mais vale um pH errado e estável, que o contrário.

 

bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso água do lidl para um aqua de cardinais, mas verifico que a maioria das águas de ph ácido disponiveis (e baratas...) são bastante macias e sem carbonatos. Os guppys gostam de aguas duras né, e se queres oferecer as melhores condições a agua do garrafão não vai dar. E para não falar do KH baixo ou inexistente, que rápidamente te pode mandar o ph para baixo vertiginosamente.

 

Injecção de CO2 parece-me a melhor forma de baixar e controlar, mas para fazer bem feito é preciso mat€rial....

 

Também estou há pouco tempo no hobbie e não tenho conhecimentos profundos, estou só a dar a minha opinião.

 

Já agora, a minha água tb sai entre 7,5 e 8 (Famalicão) e tenho um aqua com viviparos sem baixas e aparentemente contentes. Enfim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso água do lidl para um aqua de cardinais, mas verifico que a maioria das águas de ph ácido disponiveis (e baratas...) são bastante macias e sem carbonatos. Os guppys gostam de aguas duras né, e se queres oferecer as melhores condições a agua do garrafão não vai dar. E para não falar do KH baixo ou inexistente, que rápidamente te pode mandar o ph para baixo vertiginosamente.

 

Injecção de CO2 parece-me a melhor forma de baixar e controlar, mas para fazer bem feito é preciso mat€rial....

 

Também estou há pouco tempo no hobbie e não tenho conhecimentos profundos, estou só a dar a minha opinião.

 

Já agora, a minha água tb sai entre 7,5 e 8 (Famalicão) e tenho um aqua com viviparos sem baixas e aparentemente contentes. Enfim...

 

Eu tambem me vou iniciar agora no hobby... e como me indicaram os viviparos como sendo dos mais faceis de manter e reproduzir... ia começar por estes...

 

apenas queria tambem uns limpa vidros e limpa fundos...

 

nunca pensei é que fosse tao dificil fazer o ph descer de 7.8 para 7.2..

 

mas vou experimentar fazer uns TPA com garrafoes de agua do lidl.

 

obrigado a todos plas sugestões/opiniões ;)

Cumprimentos

 

João Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com a agua como tens e simples, mollies ou platys.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois desculpa me por aqui no teu topico!!

mas tou com o prob inverso!! ph muito baixo 4,5

o aquario so tem agora 1semana e meia!!

tem 140lts +/-

a amonia tá agora com um pico ... esta a 5

o os nitritos estao a 0,5

os nitratos a 100

Gh a 4

kh a 3

 

que fazer para subir este ph.... ou espero que isto cicle!! fiz hoje um primeiro tpa... mas ñ ajudou muito subiu para os 5,5 mas agora ao final do dia voltou a descer para 4,5

já coloquei uma concha no filtro do aquario!!

o sbstrato tem alguma turfa e a decuração é preduminatemente troncos.. sera este o prob?? mas ñ queria estar a mudar a decoração...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.