Movel para Aqua Salgado e Sump - Ajuda


Recommended Posts

Estou a fazer um aqua salgado, para corais e peixes, de 546 litros. Comecei pelo móvel.

A dúvida é a seguinte:

Como vou por uma sump e ainda não sei bem qual o esquema de filtragem que vou ter, queria saber se deixo alguma respiração na parte debaixo do móvel(por ex:respiradouros laterais), ou se pode ser fechado(apenas com buracos para tubagens e portas).

A minha ideia é que se puder fechá-lo, deixando apenas portas de acesso e buracos para tubagens, posso por lã de rocha entre as paredes do movel para reduzir ao mínimo o ruído.

Espero que me tenho feito entender...

Alguém me pode ajudar?

 

 

Estou a documentar tudo com fotos. No final (ainda demora) vou postar aqui no fórum.

Já li bastante sobre salgados e continuo com dúvidas sobre filtragem.

Existem vários tipos de filtragem e depois ainda se podem associar uns com outros, de maneira que não sei o que vou por na minha Sump, além de rocha viva. Também me podem ajudar neste sentido?

Obrigado

 

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Utiliza a função pesquisar do forum, ok?! Terás lá toda a informação necessária em relação a como montar um aquário salgado. Metodos de filtragem, etc... 8)

 

Não custa nada, temos de poupar as mensagens porque senão o forum corre o risco de ficar sem espaço. :wink:

 

Por esta razão e porque já muitas vezes foi dito o mesmo a outros membros e parece não surtir efeito, não vou responder a nenhuma das tuas perguntas. Não leves a mal, mas vais ver que este forum já tem toda a informação necessária que precisas, está certo? :D :D :D

 

Em relação ao móvel, também estou a fazer o meu, podemos trocar ideias se quiseres ;)

 

A lã de rocha é realmente uma boa ideia, mas assim de repente estou a ver um inconveniente, para já, que é: O calor. A lã para alem de reduzir o som, como disseste, também mantem a temperatura e pode ser perigoso. A não ser que coloques respiradores, como disseste mas mesmo assim... :P

 

O que podes fazer é colocar umas ventoinhas de daquelas de PC dentro do móvel para "arejar" e arrefecer a temperatura. No verão pode ser problemática.

 

Em relação à questão do som, já vi vários sistemas com sump e tenho um, e ao que julgo saber o maior barulho está no próprio aquário e não propriamente na sump. A bomba de retorno não faz barulho nenhum (pelo menos as OR, não fazem) o que faz barulho é a água a entrar no passa-muros/coluna-seca/tubo de descarga.

 

Se ainda não compráste a bomba de retorno, o conselho que te posso dar é para teres o menor caudal possível na bomba de retorno. Eu tenho um aquário de 120l e como a bomba de retorno é de 3500l/H, o fluxo com que a água circula faz com que exista algum barulho (ar misturado com água). Por isso esta situação da bomba, conjugado com o maior(s) diâmtro(s) possível no(s) furo(s) do aquário´, é o melhor para reduzir o barulho ao máximo.

 

Resumindo, para reduzir barulho de origem, o melhor é:

- O menor caudal possível da bomba de retorno.

- O maior diâmetro possível do(s) furo(s).

 

Depois pode-se amenizar a coisa com um durso standpipe e coisas do género, mas se tiveres um grande caudal a circular, não é isso que te irá diminuir o barulho :)

 

Mas essa ideia da lã, para outros efeitos, não está nada mal pensada, não senhor ;)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

Deves manter a parte de baixo do móvel (cabine) – onde vai ficar a sump – arejada. O ar tem de circular caso contrário vais ter condensação e um ambiente extremamente húmido. Podes optar por um móvel sem parte de trás ou com grandes aberturas – funciona se não encostares o móvel completamente à parede.

 

Quanto à filtragem utiliza rocha viva e areia viva. Na sump podes colocar também rocha viva - tens é de ter o cuidado de remover de tempos a tempos os sedimentos que aí se acumulam. Na sump deves colocar também um bom escumador.

 

Num aquário de recife tens também de ter uma boa iluminação (HQI) e muita corrente (10.000l para o teu aquário).

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e muita corrente (10.000l para o teu aquário)
10.000? Eu colocaria mais para os 15.000. 10.000 litors/hora nem é
muita corrente
.

 

Estou à tempos para escrever um post sobre circulação, quando tiver um tempinho coloco-o aqui, depois debate-se lá este tema. :P

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, acho que vou pensar em fazer um misto de isolamento sonoro com ventiladores(buracos ou ripas de madeira separadas) na traseira do móvel. Afasto uns 10cm o móvel da parede e ainda meto na parede a todo o comprimento do móvel uma película fina de cortiça para amortecer um pouco o som que ainda sai, e evitar humidades na parede.

Que acham?

 

Quanto ao barulho da água, não é isso que me incomoda. O que eu tenho medo é do ruido desconfortável dos motores. Fica sempre um zumbido, por pouco que seja que nos dá cabo da cabeça. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me bem, mas como te disse, no meu caso pelo menos, não oiço barulho nenhum vindo da sump. Seja movimentação de água, seja qualquer outro equipamento.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me bem, mas como te disse, no meu caso pelo menos, não oiço barulho nenhum vindo da sump. Seja movimentação de água, seja qualquer outro equipamento.

 

O que tens da tua sump? podes descrever-me o teu sistema?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

Parece-me que vais ter muito trabalho para nada. As ventoinhas fazem mais barulho do que as bombas do aquário. Quanto à circulação de ar que a cabine deve ter basta deixares o móvel afastado 5 cm da parede e não colocares parte de trás, desta forma a humidade dissipa-se para o ar.

 

Como já foi dito a fonte causadora de maior ruído é tão simplesmente a água do aquário a escorrer para a sump.

 

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, Obrigado a todos.

Se as bombas não se ouvem, como dizem, vou esquecer a parte da lã de rocha.

A água a correr gosto de ouvir. É relaxante.

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais