Semana Negra


Recommended Posts

Olá!

 

Tenho este aquário há mais de 3 anos e posso dizer que nunca houve uma altura em que o considerei estabilizado. Volta e meia hvaia sempre um problema ou outro, fungo ou bactéria, crescimento lento dos alevins, mortes aparentemente repentinas e inexplicáveis. Bem ou mal sempre tratei o problema e consegui salvar a maioria dos peixes... o problema era que a seguir ia comprar outros e voltava ao mesmo...

 

A semana passada foi a pior fase... numa promoção de uma grande loja aqui no norte, trouxe 5 guppies, aparentemente saudáveis e bastante bonitos, para acrescentar ao aqua. Nos dias seguintes morreram-me 11 peixes, incluindo esses 5. Corydoras, guppies e betta. De um dia para o outro pareciam inchados e descolorados, nadavam descontroladamente e morriam logo a seguir. No primeiro dia entrei na sala e tinha 7 mortos de uma vez...

 

Ao pesquisar aqui, resolvi adquirir o Esha 2000. Apliquei as doses mais fortes que eles recomendam e a minha ceratophlum demersum morreu todinha (as outras plantas continuam impecáveis). Vai de fazer uma TPA valente para aspirar as agulhas da planta que cobriam o substrato e nova dose de medicamento. Conclusão: os peixes que adoeceram, morreram. Os outros, que nunca manifestaram sintomas, continuam normais. Fiz testes hoje e gostava que me dessem uma opinião do que poderei fazer para estabilizar (além de não comprar mais peixes tão cedo...)

 

Set up:

Medidas: 81x36x46

Fauna: 4 platies, 3 guppies, 3 mollies, 3 neons e 4 caridinas.

Flora: Cryptocoryne, Echinodorus, Egeria densa, Limnophila sessiliflora, musgo

Decoração: tronco, pedras vulcânicas

 

Testes:

PH - 6.5

GH - 120

KH - 40

NO2 - 0.5

NO3 - 20

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens o aqua à 11 anos mas lavaste-o e recomeçaste tudo de novo recentemente,com água nova? Se sim ciclaste o aqua?

 

Fazes trocas de água de 25% semanais? É o melhor remédio. Que tipo de filtro tens? Com que água lavas o filtro e com que regularidade?

 

Quimicos como o Esha 2000 são para ser administrados sob vigilância apertada e mesmo em último caso.É que mata tudo,a doença e até as báctérias boas do filtro,do areão.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há 3 anos :multi:

Mudei de casa há um ano e trouxe metade da água em garrafões, mudei o substrato, mas mantive os materiais do filtro. O filtro é de caixa, interior, com uma bomba (280 litros/hora). Tem cerâmicas, lã de vidro, esponja e bioballs. Limpo-o todos os meses com água do aqua. Já agora, que materiais aconselhariam para ter um filtro 5 estrelas?

Faço trocas de 20 litros semanais, ou maiores se me desleixar uns dias a mais... trato a água com Aqutan e acrescento uma colherzinha de sal por cada 5 litros.

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Lamento o sucedido e como tal vou dar a minha opinião, SÓ.

Os guppies encontrados nas lojas são HABITUALMENTE de MUITO MÁ qualidade.

Os importadores preferem peixes baratos OU muito baratos.

São peixes criados em águas com uma qualidade "particular" e um elevado grau de salinidade.

Israel, por expl. é um grande produtor de guppies e nem água doce tem. :multi:

"Particular" pois, penso que têm antibioticos misturados para controle de infecções bacterianas, tão comuns nestes peixes.

....ora o belo do guppie chega a águas "normais" e.....pumba.

Morre e distribui maleitas pela vizinhança.

Como prever isto?

Eu faria assim:

 

Deixava os peixotos estarem na loja uma semanita e só após este tempo, caso não haja sinal de doenças.....compraria :laugh:

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu mantenho Guppys há muito tempo,e no principio,depois do ciclo feito,nos primeiros 4,5 meses,morreram-me muitos peixes.Uns com Ictio,outros sem razão aparente.O aqua ainda não tinha defesas naturais,próprio de um aqua recente. Tratei uma vez com Esha 2000,o aqua foi ganhando defesas,ficando mais maduro e hoje já não me morrem peixes há muito tempo.

 

Agora quando for buscar um casal para manter a boa consaguinidade,vou escolher sem dúvida um criador particular e mesmoa assim,antes de os colocar no meu aqua ficam +- 1h e 30m num aqua de 10L com a futura água mas com Esha 2000.Por isso aconselho-te de futuro uma pequena quarentena com tratamento em todos os peixes.

 

Porque mantenho os Guppy's com uma criação de Red Cherry's nunca meti sal e os peixes sentem-se bem.O PH deste aqua mantém-se nos 7.3.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Tenho este aquário há mais de 3 anos e posso dizer que nunca houve uma altura em que o considerei estabilizado. Volta e meia hvaia sempre um problema ou outro, fungo ou bactéria, crescimento lento dos alevins, mortes aparentemente repentinas e inexplicáveis. Bem ou mal sempre tratei o problema e consegui salvar a maioria dos peixes... o problema era que a seguir ia comprar outros e voltava ao mesmo...

 

A semana passada foi a pior fase... numa promoção de uma grande loja aqui no norte, trouxe 5 guppies, aparentemente saudáveis e bastante bonitos, para acrescentar ao aqua. Nos dias seguintes morreram-me 11 peixes, incluindo esses 5. Corydoras, guppies e betta. De um dia para o outro pareciam inchados e descolorados, nadavam descontroladamente e morriam logo a seguir. No primeiro dia entrei na sala e tinha 7 mortos de uma vez...

 

Ao pesquisar aqui, resolvi adquirir o Esha 2000. Apliquei as doses mais fortes que eles recomendam e a minha ceratophlum demersum morreu todinha (as outras plantas continuam impecáveis). Vai de fazer uma TPA valente para aspirar as agulhas da planta que cobriam o substrato e nova dose de medicamento. Conclusão: os peixes que adoeceram, morreram. Os outros, que nunca manifestaram sintomas, continuam normais. Fiz testes hoje e gostava que me dessem uma opinião do que poderei fazer para estabilizar (além de não comprar mais peixes tão cedo...)

 

Set up:

Medidas: 81x36x46

Fauna: 4 platies, 3 guppies, 3 mollies, 3 neons e 4 caridinas.

Flora: Cryptocoryne, Echinodorus, Egeria densa, Limnophila sessiliflora, musgo

Decoração: tronco, pedras vulcânicas

 

Testes:

PH - 6.5

GH - 120

KH - 40

NO2 - 0.5

NO3 - 20

Cara Elsa

eu até sou capaz de adivinhar a loja, foi na Ornimindo do Arrábida, pelo menos comigo foi.

No final de Agosto comprei lá 2 trios lindissimos e em 24 horas merreram todos e apartir do 2º dia foram os que já lá estavam ::D:

Reclamei e eles devolveram-me o dinheiro dos que comprei, mas o mal já estava feito, tinha 4 trios de guppis, um casal de cauda d3e espada e cerca de 30 alevins das duas especies, que por sinal foram os que duraram mais acabando por morrer.

Adoro Guppis mas tão cedo não compro

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada a todos pelas respostas.

Por acaso não foi no Arrábida, foi na Jardiland... no Arrábida nunca vi promoções, muito pelo contrário :x

Certo é que tão cedo não me meto em compras. Os que vier a comprar daqui a uns tempos passarão alguns dias no aquário mais pequeno em quarentena de Esha 2000.

Os residentes actuais parecem bem de saúde, não lhes noto quaisquer sinais de doença e tenho-os alimentado com vermes de grindal.

Devo colocar carvão no filtro para absorver o medicamento ou deixo ficar e ele vai desaparecendo com as TPA's?

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

acho que foi um problema no fornecedor... a semana passada estive numa loja em matosinhos e o senhor disse que todas as guppy fêmeas que recebeu morreram de um dia para o outro... por isso deve ter sido alguma doença na origem...

 

em relação a prevenção, recomendo a aplicação de Tonigeral da Avipar (que há no Continente e provavelmente noutros hipers) durante a fase de acondicionamento de novos peixes, ou seja, aqueles 20 a 30 minutos em que os deixamos na saquinha de plástico a ambientarem-se à temperatura do aquário

 

abraço,

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Elsa

Lamento deveras o que te sucedeu.

Eu também comprei uns guppys no norte shopping e precisamente os que comprei morreram-me todos.

Os que já tinha ficaram, e curiosamente uns que já tinha lá comprado antes sobreviveram elá estão e estes ultimos foram-se.

Os outros peixes que comprei na altura ainda lá estão, faço figas, mas os guppys, uma desgraça, ainda por cima uma fgemea que tinha pariu e eu tinha cerca de 20 alevins, pois morreu-me tudo.

Voltou a ter peixotes mas bem que os deve ter comido todos, sobraram dois.

Desta vez estão na maternidade de plastico a ver se resistem, já que na de rede com todas as mariquices morreram de um dia para o outro.

É só desgostos.

As tuas lá andam, mas uma delas é anã, não cresceu muito.

Logo que tiver posso-te dispensar, vamos ver se consigo que nasçam e vinguem.

Houve uma altura em que tinha o aqua tão cheio que tive de dar e dar guppys, agora nada.....

Não sei que se passa.Para além da mortandade que tive este ano, e sem razão aparente.......Enfim.....

Vamos ver.

mais sorte para todos nós.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tb lá estive e vi os guppis, mas não sei por quê não me apeteceu comprar-los !

Comprei Escalares (2 por 2.40€)pequenos , mas estão como o aço!!!

Tambem comrei 30 neons que estão impecaveis!

Agora guppies , só mesmo caseiros!!!

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, os outros peixes estão finos da vida e até agradecem o imenso espaço que ficou só para eles... comprei ontem um betta no El Corte Ingles, mas pus no aqua pequeno e só o comprei porque já andava a namorá-lo há duas semanas e como estão em mini-aquários individuais, não deve haver problema... de qualquer forma não o junto aos outros...

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, os outros peixes estão finos da vida e até agradecem o imenso espaço que ficou só para eles... comprei ontem um betta no El Corte Ingles, mas pus no aqua pequeno e só o comprei porque já andava a namorá-lo há duas semanas e como estão em mini-aquários individuais, não deve haver problema... de qualquer forma não o junto aos outros...

Se o rapaz estava lá á 2 semans , em principio não deva haver problemas!

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais