1º aquario de ciclideos ( Malawi ): Duvidas


Erazor

Recommended Posts

Ola',

 

Adquiri um aquario panoramico com 220 L brutos a um membro aqui do forum e agora e' que sao elas.

O setup que eu estou a pensar ter inclui uma zona rochosa e uma zona de areia, genero, rocha de um lado e areia do outro.

Filtros, um de leito fluido que foi oferta na compra do aquario e um externo ( ainda nao sei qual, seco humido ou nao ) para fazer a filtracao mecanica/biologica.

Ora aqui vao as duvidas:

 

1 - Devo fazer o ciclo com que peixes ? Platies ? Espadas ? Kribensis? Ou um ciclideo africano ? As especies que eu estou a pensar introduzir, sao, segundo li, pacificas, por isso poderei em principio ir adicionando os peixes por fases e nao todos de uma vez nao e' ?

Se tiver de os por todos de uma vez ( por causa de territorios, macho dominante, etc ) as colonias de bacterias nao estarao preparadas para tal carga de dejectos nao e' verdade ?

 

2 - Qual o melhor substrato na vossa opiniao ? Segundo li a areia da praia introduz silicatos no aquario, que tende depois a ficar com algas castanhas. O aquario vinha com 2 lampadas de 30 W.

Quantos cm de substrato aconselham ? 6, 7 cm ? Ja' agora o que sao eggcrates ? Onde comprar ? Para por por dentro do aquario e' melhor estes eggcrates ou esferovite ( por causa de possiveis desabamentos de pedras ).

 

3 - O PH da torneira ronda os 7, como e' que voces preparam a agua nas TPA ? Estao sempre a "gastar" testes de PH nas TPA ? Adicionam PH + em cada uma delas ? ( isto no caso de terem um PH inferior ao desejado e' claro ).

 

4 - Os peixes que gostaria de ter estao entre os seguintes ( nao todos por falta de espaco no aquario )

 

-Aulonocara baenschi

-Aulonocara hueseri

-Labidochromis caeruleus

-Melanochromis cyaneorhabdos ou Melanochromis johanni

-Pseudotropheus saulosi ou Pseudotropheus demasoni

-Aulonocara Lwanda

 

Pelo que li sao todos pacificos mas gostaria de saber se existem algumas incompatibilidades entre eles. Nao quero criar hibridos. Nem ter peixes que estao sempre escondidos.

Gostaria de adquirir adultos caso os juvenis destas especies sejam de dificil identificacao ( macho/femea ).

Qual o ratio macho/femea que devo ter para estas especies ? 1 macho para 3 femeas ?

 

5 - Sera' que e' possivel manter 3 especies num aquario com 220 L brutos ? 3 x 4 ( 1 macho + 3 femeas ) = 12 peixes com media de 10 cm de comprimento.

 

Desculpem la' o testamento mas eu ja' li e reli imensas mensagens aqui do grupo dos ciclideos mas continuo com estas duvidas.

Obrigado a todos do forum, andei arredado da aquariofilia por uns anitos, mantendo apenas um comunitario de 160 L, mas agora, que encontrei este forum, o bichinho voltou a atacar. Proximo passo, daqui a uns anos, salgados :roll:

 

Abracos

Antonio Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá António

 

Benvindo então ao vicio.

Vi que estás inclinado para um biótipo do Malawy. Recomendo que comeces por ler os artigos deste site. Aqueles peixes que referes são tudo menos pacificos.

http://cichlid-forum.com/articles/

 

Levantas muitas dúvidas.

Eu acho que podes começar a fazer o ciclo sem peixes. Basta ires colocando alimentos no aquário. Se queres colocar ciclideos deves pensar logo em fazer com que a água fique nas condições adequadas para estes peixes e por isso não deves lá pôr outro tipo de peixes para ciclar o aqua. Se comprares peixes jovens podes ir introduzindo a pouco e pouco (olha que esta opinião não é pacifica).Se o ph da torneira é 7 tens de ter em conta que passado algum tempo isso ainda vai subir umas décimas. Isso é bom para os ciclideos do Malawy. Se quiseres ver como tratar a água podes ver o meu exemplo clicando em baixo da mensagem e veres o meu setup. A minha água também sai a 7 da torneira. Mas deves ver outros exemplos aqui do forum pois há membros com muito mais experiencia que eu.

Quanto aos outros assuntos não me vou pronunciar para não dizer asneira. Posso ter algumas ideias mas não sei se estão correctas.

 

Cumps

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola',

 

Brotas: Disse que eram pacificos pq li no site http://www.riftlakes.com/ o seguinte:

 

Aulonocara baenschi

- Breeding

To make these cichlids to feel comfortable and propagate themselves, it should have company of other likely calm cichlids.

 

Aulonocara hueseri

-General

Aulonocara hueseri is a nice and peaceful cichlid. Aulonocara's are shy cichlids, so they should not have too lively company. Suitable company are spieces from the genera Labidochromis, Copadichromis and Protomelas.

 

Labidochromis caeruleus

-General

Lab. caeruleus is a quiet and peaceful mbuna, a perfect cichlid for beginners.

 

Melanochromis johanni, Melanochromis cyaneorhabdos,

Estes realmente nao encontrei referencias relativas ao comportamento

 

Pseudotropheus demasoni

-General

A group of about 25 fishes usually works best.

On the other hand they are mostly peaceful against other species.

 

Aulonocara sp. "lwanda"

-General

Aulonocara sp."lwanda" is my favourite cichlid in the Aulonocara genus. Like other Aulonocara's it is best kept with other quiet and peaceful cihlids.

 

Por isso pensei que fossem dentro dos ciclideos africanos que eu mais gosto dos mais "pacificos" cheers.

 

Como e' que preparas a agua do teu aquario ? Medes o Ph a cada mudanca ?

 

 

Joao:

Ola', eu andei a ver esse post e as respostas e tirei algumas duvidas, nomeadamente no que concerne a mistura de mbunas e utakas. La' se vai restringir a seleccao entao, ou so' mbunas ( pseudotropheus e Labidochromis ) ou entao utakas ( Aulonocaras ) da seleccao que eu tinha feito inicialmente.

 

Obrigado desde ja' pela vossa ajuda.

Antonio Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da pouca expriência que eu tenho com os ciclideos do lago malawi, é que quando o pessoal se refere a "calmos" ou "pacificos", é em comparação com outros do malawi. Digo isto porque eles geralmente são todos muito territoriais e daí a sua agressividade (é uma opinião) cheers

 

 

Abraço

-=[ ToOnz ]=-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Estou de acordo com o toonz quanto ao pacifismo desses peixes. Eles consideram-nos pacificos em comparação com outros ciclideos africanos mas não os menosprezes pois são todos muito territoriais.

 

Quanto ao tratamento da água não ando sempre a fazer testes. Fiz um controle mais apertado no inicio. Vi que a água da torneira saía a 7 e que sem qualquer buffer conseguia manter o aquário nos 7,6 sem problemas só com aquelas rochas que apanhei em Estremoz. Depois passei a adicionar um pouco de aquadur da JBL e passei a ter o ph estabilizado entre os 8,0 e os 8,2. Sempre que faço mudas adiciono o produto. Há quem use bicabornato de sódio em vez desses produtos que ficam mais caros e dizem que faz o mesmo. Eu, como tenho as minhas dúvidas continuo com o aquadur.

 

Cumps

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais