Nano-experiência Em Cubo


cfatelo

Recommended Posts

Boas.

 

Antes de mais, digo-vos que esta á a minha primeira experiência num layout tão pequeno!

 

Decidi fazer uma pequena experiência com um cubo vodafone que por aqui andava e partilhá-la convosco. Foi muito rápido, demorou 30 minutos a montar.

Não é nada de especial, peguei em material que por aqui andava, arranjei umas pedritas na rua e fiz este modesto layout.

 

Fauna: n/a

 

Flora:

Blyxa Japonica

Micranthemum umbrosum

Hygrophila Corymbosa

 

Vista Frontal:

dscf2274mu4.jpg

 

Vista Lateral:

dscf2270yb5.jpg

 

A Micranthemum e a Hygrophila precisam de crescer um bocado. Principalmente a Micranthemum está muito escondida atrás da pedra...

 

É uma coisa temporária, foi mesmo só para experimentar. Da experimentação concluo que não é fácil trabalhar num espaço tão pequeno lol.

Mas vou repetir a experiência em breve, pode ser que saia alguma coisa mais jeitosa para a próxima :)

 

cumps.

Editado por cfatelo

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Carlos! :-D

 

Eu não disse que o bixinho pegava...! Eu disse logo! Ehehe

 

Gosto do cubo mas acho que podia ficar ainda melhor.

Na minha opinião e se tivesse no teu caso:

:) Retirava o tronco.

:arrow: Retirava as folhas.

:arrow: Retirava a Hygrophila corymbosa.

:arrow: Fazia uma moita de Micranthemum umbrosum, duma ponta à outra da parte traseira.

 

A Blyxa japonica manter-se-ia onde está.

 

Em tom de curiosidade, estás a fertelizar ou a adicionar CO2? Se não, as plantas vão-se ressentir um bocad(ão) :|

Já agora, apanhaste as pedras onde?

Um abraço meu e do Camaões. Ehehe :)

Editado por Fábio Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Carlos! :-D

 

Eu não disse que o bixinho pegava...! Eu disse logo! Ehehe

 

Gosto do cubo mas acho que podia ficar ainda melhor.

Na minha opinião e se tivesse no teu caso:

:) Retirava o tronco.

:arrow: Retirava as folhas.

:arrow: Retirava a Hygrophila corymbosa.

:arrow: Fazia uma moita de Micranthemum umbrosum, duma ponta à outra da parte traseira.

 

A Blyxa japonica manter-se-ia onde está.

 

Em tom de curiosidade, estás a fertelizar ou a adicionar CO2? Se não, as plantas vão-se ressentir um bocad(ão) :|

Já agora, apanhaste as pedras onde?

Um abraço meu e do Camaões. Ehehe :)

 

Boas Fábio!

 

Eu sei que o layout podia estar muito melhor, mas foi feito com materiais que estavam aqui à mão...

 

Relativamente às tuas sugestões, tb acho que vou retirar o tronco, não ficou como eu queria que ficasse, mas acho que vou manter as folhas pelo menos por enquanto.

Eu sei que a hygrophila não está ali muito bem, e sei tb que só com a Micranthemum ficava melhor, mas usei todos os pés que me deste naquele bocadinho, ainda eram bastantes mas não dava para mais ;)

Ainda pensei meter Limnophila Sessiliflora em vez da Hygrophila, é uma opção.

 

Qto ao CO2, a resposta é não... apenas no de 180l e é caseiro. Se bem que a TPA deste nano é diária 80% com água do de 180l, mas o CO2 não é suficiente, longe disso.

 

As pedras apanhei na árvore das pedras, a pedreira lol tou a reinar, apanhei mesmo na rua. Fervi-as e pronto, estão prontas. Aquela grande que lá está quando a apanhei parecia-me pequena, mas ali parece gigante lol

 

Isto tb ficava melhor com um areão decente ou akadama. É que aquele areão é mesmo uma porcaria :S:S:S é muito grosso, para plantar não dá jeito nenhum!!!

 

Isto foi mesmo só uma experiência, entre outras que ainda vou fazer. Isto é para desmanchar daqui a alguns dias!

 

abx,

Carlos

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio!

 

Relativamente às tuas sugestões, tb acho que vou retirar o tronco, não ficou como eu queria que ficasse, mas acho que vou manter as folhas pelo menos por enquanto.

Eu sei que a hygrophila não está ali muito bem, e sei tb que só com a Micranthemum ficava melhor, mas usei todos os pés que me deste naquele bocadinho, ainda eram bastantes mas não dava para mais :arrow:

Ainda pensei meter Limnophila Sessiliflora em vez da Hygrophila, é uma opção.

 

Fica melhor a Limnophila sessiliflora que a Hygrophila corymbosa, sem dúvida alguma. Podias tira-la e pôr a Sessiliflora enquanto o M. umbrosum não forma a moita.

 

Qto ao CO2, a resposta é não... apenas no de 180l e é caseiro. Se bem que a TPA deste nano é diária 80% com água do de 180l, mas o CO2 não é suficiente, longe disso.

 

Eu aconselho-te mesmo a adicionar CO2, desde que a luz o justifique, que penso que seja o caso.

 

As pedras apanhei na árvore das pedras, a pedreira lol tou a reinar, apanhei mesmo na rua. Fervi-as e pronto, estão prontas. Aquela grande que lá está quando a apanhei parecia-me pequena, mas ali parece gigante lol

 

Eu perguntei onde apanhaste as pedras porque parecem-me basaltos e eu não sei onde há aqui ao pé de nós um sítio para o fazer.

 

(Estou ansioso por ter o aqua de 40 para usar o fruto que apanhaste da xisteira :):arrow: )

 

Isto tb ficava melhor com um areão decente ou akadama. É que aquele areão é mesmo uma porcaria :S:S:S é muito grosso, para plantar não dá jeito nenhum!!!

 

Faz isso, tira tudo, mete Akadama e mete tudo como estava. Vais notar uma diferença abismal no efeito, para melhor, claro.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fica melhor a Limnophila sessiliflora que a Hygrophila corymbosa, sem dúvida alguma. Podias tira-la e pôr a Sessiliflora enquanto o M. umbrosum não forma a moita.

Eu aconselho-te mesmo a adicionar CO2, desde que a luz o justifique, que penso que seja o caso.

Eu perguntei onde apanhaste as pedras porque parecem-me basaltos e eu não sei onde há aqui ao pé de nós um sítio para o fazer.

 

(Estou ansioso por ter o aqua de 40 para usar o fruto que apanhaste da xisteira :drinking::lol: )

Faz isso, tira tudo, mete Akadama e mete tudo como estava. Vais notar uma diferença abismal no efeito, para melhor, claro.

 

Abraço.

 

Vou esperimentar meter a Limnophila, a ver o resultado.

CO2 não vou meter, tinha de estar a fazer outra garrafa, não me está a apetecer muito...

As pedras não sei de que tipo são. Se são basaltos devo ter tido uma grande sorte, mas não devem ser. São... sei lá, pedras! :)

A akadama não posso meter pq não tenho heheeh senão tinha posto!

 

E a xisteira agora tem os frutos verdes, mas em breve vai haver madurinhos outra vez ;)

 

abx,

Carlos

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que iluminaçao e usada?

cumps luis

 

 

Compacta fluorescente de 11w e 2700K. Por isso é que a imagem está tão amarelada... O ideal para mim eram 6500K, mas andava aqui uma lâmpada do continente à mão :drinking:

 

cumps,

Carlos

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compacta fluorescente de 11w e 2700K. Por isso é que a imagem está tão amarelada... O ideal para mim eram 6500K, mas andava aqui uma lâmpada do continente à mão :drinking:

 

cumps,

Carlos

outra coisa axo que a corimbosa n e muito indicada, eu tinha no meu akuario mas e uma planta que necessita de alguma altura pois cresce bastante, senao n fica bonita... e se o areao fosse um pouquito mais fino axo que iria favorecer um pouqito.. mas isto na minha opiniao claro..

cumps luis

Editado por smoot

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

outra coisa axo que a corimbosa n e muito indicada, eu tinha no meu akuario mas e uma planta que necessita de alguma altura pois cresce bastante, senao n fica bonita... e se o areao fosse um pouquito mais fino axo que iria favorecer um pouqito.. mas isto na minha opiniao claro..

cumps luis

 

É a tua opinião e a minha tb :drinking: Mas foi o que se arranjou na altura! ehhe

 

cumps,

Carlos

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, a prémiere terminou.

O nano-aqua foi desmontado ontem, durou 24h, já não foi mau :-D

 

Obrigado pelos comentários e até a uma deuxiéme :-D

 

cumps,

Carlos

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.