Recommended Posts

Publicado

Viva,

Comprei há 3 semanas 3 discus de +- 5 cm, mas ando a reparar que ultimamente eles andam um pouco diferentes, um deles está com as fezes brancas mas os outros nem por isso, isto é não tão brancas mas são claras, o que pelo que tenho lido pelo fórum pode ser parasitas intestinais acho eu, mas continuam a comer, e a andar pelo aquário a não ser o tal que anda mais escondido que o habitual, mas não mudaram de cor nem andam de lado.

Não quero estar a tomar nenhuma decisão drástica, já que é a primeira vez que lido com estes lindos peixes.

Já preparei um aquário hospital, mas apenas com 40 litros de água, onde inseri dois comprimidos da JBL, não me lembro é do nome.

Devo pôr a temp logo a 32/33º ou fazer a subida 1º por dia?

Devo mudá-los todos para lá já?

Só o doente?

Ou esperar mais um pouco?

Resumindo o que devo fazer?

Aqua onde se encontram, 250 l reais, ph 6.8/7.4 cada vez que faço uma TPA ele sobe para os 7.4 e depois baixa, faço as TPA's a cada 3 dias +- 60 litros de água.

KH 1º.

Temp 28º.

Injecção de CO2 caseira.

Filtro Externo Eheim 2028.

Bomba de ar com pedra difusora.

Plantas várias.

Peixes - 2 Plecos, 1 L28, 2 bótia palhaço, 5 corydoras, vários Guppys mas que me estou a desfazer deles aos poucos, e os três discus.

P.S. estou a pensar em comprar mais discus mas primeiro queria tentar recuperar estes, e tentar saber o que poderá está a fazer com que eles estejam a ficar assim.

Obrigado a todos.

Hugo

Publicado:

Em primeiro lugar, gostaria de fazer uma crítica construtiva: todas as subidas e descidas de ph são críticas para os peixes, daí, que é mais importante a estabilidade que o próprio ph em si. O que quero dizer, é que não concordo com as tpa de 3 em 3 dias, com tanta flutuação de ph. se quiseres, é preferível fazeres diáriamente com conta gotas de forma a que o ph não flutue derivado a desta forma o co2 ser suficiente para controlar nos 6.8. Quanto à temperatura penso que abaixo dos 30 está bom. Talvez nos 28. Porque quanto maior é a temp. mais dificuldade têm em respirar. E como estão doentes, estão a um passo de parasitas da guelra. Quanto ao tratamento dos parasitas intestinais, que da forma que te referes, penso serem bactérias anaeróbias, o melhor é usares um comprimido de uso humano que serve nos humanos precisamente para eliminar essas bactérias, em infecções internas da seguinte forma: Flagyl(metronidazol) encontras na farmácia e não é caro, e um comprimido que contém 50mg de metronidazol misturado com um cubo de comida congelada mais algumas gotas de vitaminas para peixes, dás no aquário todo e desta forma todos os peixes ficam desparasitados. Não afecta nada a nível do aquário. Podes fazer o tratamento 3 dias depois se achares necessário.

Boa Sorte!!!

Publicado:
mas continuam a comer, e a andar pelo aquário a não ser o tal que anda mais escondido que o habitual, mas não mudaram de cor nem andam de lado.

Deixa ver se percebi bem: Tens 3 discos... 2 deles comem e um não certo?

Aconselho também aquilo que já foi dito pelo Mário. Administras Flagyl na comida.

O que não come separa-o para o aquário de 40l. Para já aumenta apenas a temperatura (31º/32º) e coloca umas vitaminas na água e deixa ficar uns dias.

Se entretanto não comer usa o Flagyl diluído na água.

Cmp,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

"Só sei que nada sei" - René Descartes

Aplica-se a mim, estes bichos espantam-me a cada dia.

Desde já queria agradecer as preciosas ajudas aqui disponibilizadas, por Nuno Miguel e Mário Sustelo.

Continuando a minha saga, de ontem para hoje não tinha feito absolutamente nada, e vi que única coisa que aconteceu foi que a temperatura do aqua aumentou para os 30º sem que eu lhe tenha mexido, suponho que devido ao aumento da temperatura na sala onde se encontra, qual não é o meu espanto esta manhã o bichinho andava cá pela frente todo contente da vida como que se nada lhe tivesse acontecido, com as barbatanas todas abertas e cheio de vida, voltando a andar a perseguir os outros dois, como dantes.

Mesmo assim, fiz aquilo que me aconselharam e fui comprar o Flagyl, misturei na comida e já andaram todos a debicar a comida.

O meu problema é que fiz a mistura de uma das receitas de papa caseira de que tanto li aqui neste fórum, mas tenho um problema ou não, a papa dissolve-se muito na água ficando com um aspecto turvo. Não sei se estou a por pouca gelatina ou será que isso é normal?

Isso também acontece a vocês ou existe algum modo da papa não se desfazer tanto?

Vou continuar no entanto a dar-lhes a comida com o medicamento durante 5 dias, para ver se as fezes voltam ao normal.

Quanto ao que o Mário me disse do PH, pois aqui reside um grande dilema meu, tenho um aquário à parte com a água a repousar durante 2 dias, mas como baixar esse PH, sem usar químicos? Pelo que li, nunca leio que alguém os use para preparar a água, então como baixá-lo???

Um grande abraço e obrigado

Hugo

Publicado:

Olá,

Por vezes o aumento de temperatura é o suficiente para que os discos ultrapassem os problemas/doenças.

Evita mexer muito no aquário e stressar os peixes durante os próximos dias...

Para baixares o pH sem químicos podes usar turfa. Penso que é a maneira mais rápida para baixares o pH da água de reposição (visto que só tens 3/4 dias de água em repouso).

O ideal era conseguires colocar o pH das águas iguais, ou seja, nos 6.8, embora com a turfa seja um pouco difícil de conseguir acertar logo à primeira.

Tens de colocar pouca turfa e ir controlando os valores... se descer pouco colocar mais turfa etc. Além do mais vais conseguir uma água ligeiramente mais macia.

Em relação à receita que estás a fazer penso que estás a "moer" demais. Convém não fazer uma papa. Para a próxima experimenta só dar algumas "voltas" na picadora. O ideal, provavelmente (e é como tenho feito a minha), é ficarem bocados do tamanho de grãos.

A primeira que fiz ficou como a tua. Além disso os discos não "pegaram" muito bem nessa. A segunda, essa sim, ficou com a "consistência" certa.

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Seus discos devem estar passando por um processo de adaptação, isso é muito comum com discos novos, recém adquiridos, aconselharia você a aumentar a temperatura até os 32 graus C e esperar o resultado, como você falou seus peixes estão comendo e são saudáveis espere mais um pouco, evite químicos.

Publicado:

Viva,

Agradeço todas as ajudas que me estão a dar, em relação a não dar quimicos, já vou tarde para isso, visto que, já comecei a dar misturado na comida o Flagyl, os discus já andam com outro aspecto e com mais actividade.

Não estou é a conseguir baixar o PH, que está alto 7,4. Não tenho mexido em nada no aqua, mas nem assim.

Não sei o que possa fazer para o baixar, sem usar químicos.

Tenho no filtro turfa, e tenho a injecção de CO2.

Abraço

Hugo

Publicado:

Viva,

Com a turfa e injecção de CO2 devias conseguir baixar o pH...

Deves ter um KH muito alto... sabes o valor do KH?

Experimenta colocar um pouco mais de turfa no filtro visto que esta pode ser pouca.

já comecei a dar misturado na comida o Flagyl

Não faz mal. Deves administrar apenas essa comida com flagyl durante 5-7 dias... Depois disso convém parar e começar a administrar outro tipo de comidas, o mais variado possível.

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Viva Nuno,

O meu valor do KH é de 1º, acho que é bom para os discus.

Não se pode dar outra comida enquanto eles estão em tratamento??? É que eu tebho dado um pouco para não ser só a papa, mas pegam sempre na papa, não a estão a regeitar.

Abraço

Hugo

Publicado:

Amigo Hugo,

Fico feliz de saber que os teus Discus já comem.

Quanto ao não adicionar quimicos há que separar 2 coisas diferentes.

1º- quimicos que apenas entram em jogos de equilibrio iónico com a água, caso dos PH- e PH+ (que encontras no mercado) apenas "derretem" alguns sais, e que desde que utilizados de forma ponderada, e neste caso estamos a falar em trabalhar na preparação de água fora do aquário, não tem problema nenhum.

2º- Quimicos tipo Antibióticos, Bactericidas que te vão dar cabo da zona bilógica do aquário e que te destabilizam o aquário todo.

Quanto à turfa é muito lenta, e para além do mais não sei se é do teu gosto vêr peixes numa água negra mas eu pelo menos gosto mesmo de vêr águas claras.

Um Abraço

Mário Sustelo

Publicado:

Esqueci-me de falar no Kh,

o teu está baixo e portanto não é dificil baixar o PH assim.

No entanto quando tiveres o aquário mais envelhecido, terás tendência para ph baixo (derivado do excesso de matéria orgânica no solo), e aí talvez tenhas de subir o KH um pouco.

Fica Bem

Mário Sustelo

Publicado:

Boas,

Queria dar um ponto da situação, os discus já acabaram o tratamento, as fezes já estão com a côr castanha, mas o disco que estava pior e depois teve aquela recuperação maravilhosa, está agora com um aspecto muito preocupante, ele está sempre com a boca virada para o fundo, a tremer e com uma forma de nadar estranha, escondido outra vez a um canto e com uma respiração aflitiva. No entanto a côr dele não está diferente mas não anda a comer.

O que será???

O que devo Fazer???

Temp 30º

PH 7.2 (ando a baixá-lo aos poucos +- 0.1 por dia)

KH 1º

NO2, NO3- mínimos das escalas

GH- não tenho o teste

Abraços

Hugo

Publicado:

Vê se ele tem as guelras a bater muito. Se sim, provavelmente tem um parasita das guelras. O não comer é natural, visto estar num estado de empatia. Verifica então as guelras e depois diz qq coisa.

Boa sorte!!!

Sofia

• 4 semanas depois...
Publicado:

Ora viva,

Cá estou eu de novo com as minhas duvidas.

Passa-se o seguinte, os meus discos estão um espetáculo, cada dia que passa estão maiores e mais giros, estão aparentemente todos de boa saude, mas estão todos com a respiração muito acelerada. O que será?

Quando entro numa loja vejo os outros discus e têm uma respiração tranquila.

PH 6.8

Temp 30º

KH 1º

Nitritos e nitratos 0

Obrigado

Hugo

Publicado:

Poderás ter um parasita chamado Gyrodactylus e que afecta as guelras dos peixes.

Existem vários tópicos a explicar como desparsitar guelras com Paraziquantel que é um Tenicida para cães e gatos, mas que é o melhor a ter resultados nos peixes.

Vais a um Veterinário ou á Farmácia e compras comprimidos de 50mg de Paraziquantel a marca que te irão apresentar em principio será :

Tenilvet, Droncit ou Zipiran. Mas atenção não compres nenhum destes produtos que diga que é o nome e ainda "Plus" porque este plus significa que tem determinados excipientes que matam os peixes, mas que nos cães retiram um maior nº de parasitas internos (tipo ténias, etc....) ou seja na composição só poderá ter 50mg de Paraziquantel.

Depois diluis em água 1 comprimido para cada 50litros do teu aquário despejas lá dentro e não te preocupes que ao fim de 2 ou 3 dias notas logo diferença. Não te preocupes com a névoa que fica no aquário que passa ao fim de alguns minutos. Quanto a filtragem e portanto Bacterias NItrificantes do teu aquário não são afectadas.

Depois diz-me se já estão melhores.

Um Abraço

Mário Sustelo

Publicado:

Mário,

Mais uma vez obrigado pela ajuda, vou tratar disso 2ª Feira sem falta, mal tenha nuvidades digo qualquer coisa.

Um abraço e obrigado mais uma vez.

Hugo

Publicado:

Viva,

Já dei inicio ao tratamento dos peixes por causa da respiração muito acelerada, no entanto, também fiz injecção de CO2 este fim de semana. Resultados drásticos, o meu PH desceu vertiginosamente para 6.0 quando andava estável nos 6.8.

Tenho um dos discos encostado a um dos cantos e escuro, já retirei a injecção de CO2, mas agora preciso de subir o PH novamente, como é que o faço e como? Sem projedicar os peixes.

Um abraço

Hugo Nunes

Publicado:

Não uses químicos.

Aconselho-te a ligares uma pedras difusoras/ bombas para tentares eliminar algum CO2 desse aquário.

A subida não pode ser muito brusca. A movimentação deve ser ligeira.

Vai controlando o pH para ver se o mesmo vai subindo com o dissipar do CO2.

Depois de estar estabilizado (pH) faz uma troca de água e deixa ficar os discos. Deve bastar...

Depois apita.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Viva Nuno,

Olá vou fazer o que me disse. Obrigado pela dica, depois digo como está a evolução.

Abraço

Hugo Nunes

Publicado:
Já dei inicio ao tratamento dos peixes por causa da respiração muito acelerada, no entanto, também fiz injecção de CO2 este fim de semana. Resultados drásticos, o meu PH desceu vertiginosamente para 6.0 quando andava estável nos 6.8.

Quanto ao pH ter descido para 6,0 não vejo nada de anormal se a descida não foi rápida (caso contrário, coitado do controlo iónico do peixe). Cheguei a medir pH’s de 5 e 5 e tal em locais onde vi capturar Discos selvagens na natureza.

Se não te incomodar ver uma água com um pouco de cor (aliás tal como é a água na natureza onde vivem estes peixes) se bem que límpida na mesma, adiciona um pouco de turfa ao teu filtro. Isto para alem de manter o pH baixo adiciona ácidos húmicos à tua água muito semelhantes aos que existem nos locais de origem destes peixes resultantes da decomposição da matéria vegetal da Floresta Amazónica em decomposição dentro de água.

Apesar do que se diz e se faz, a Natureza criou os Discos para ambiente com temperaturas altas (28ºC a 32ºC), pH ácido, dureza baixa, etc. .

Claro que há quem tenha Discos “adaptados” a outras condições extremas e até faça alarido disso, não quer dizer por isso que esteja correcto. É nossa obrigação ao querermos manter estes e outros animais connosco, que lhes demos as melhores condições possíveis e imitemos ao máximo o ambiente em que eles vivem na Natureza (neste caso um Biótopo Amazónico).

Abraços,

Paulo

Publicado:

Viva Paulo,

O que se passou no meu aqua foi exactamente uma descida brusca do PH, por isso é q fiquei bastante alarmado com a situação, quanto à utilização de turfa, já a tenho dentro do filtro e no aqua de preparação da água. A temperatura ronda os 30º como indica, de resto agora o valor do PH é de 7, não sei se volte a meter o CO2?

Cumps

Hugo Nunes