O Meu Primeiro Aqua ...


sbilly

Recommended Posts

  • Replies 69
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Então e updates?!?!?

 

Boas ...

 

Em temos de layout ainda não houve mudanças.

Apenas 5 pequenos novos residentes que andam a circular lá por dentro. 5 guppies que nadam naquele "mar imenso" ... (tendo em conta os seus tamanhos).

 

Estou a planear a plantação ainda não tenho a certeza de quê ... Quanto mais plantas vejo mais baralhado fico.

 

Mas tem que ser para breve.

 

:)

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já foram adicionados alguns residentes ...

 

Começou com 5 guppies.

3 machos e 2 fêmeas (a proporção não é a correcta mas na altura ainda não era possível identificar)

 

Depois de uma semana com os primeiros residentes foram adicionados mais alguns ... Para manter a casa limpa.

 

3 Otocinclus

2 Corydoras aeneus

2 Corydoras paleatus

 

Agora as plantas ...

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem ... Tal como prometido aqui vão alguns updates ...

 

Após o periodo de ciclagem e antes do aqua ter residentes, era este o estado que o tronco estava a começar a apresentar ...

Alguns bolores que foram aparecendo tipo algodão e depois foram tomando este aspecto.

 

Aqua_023.JPG

Aqua_024.JPG

Aqua_025.JPG

 

Chegou a altura dos residentes e lá apareceram em casa alguns guppies (obrigado Marco).

Eram bastante jovens e o seu tamanho parecia minúsculo dentro deste aqua.

 

Aqua_026c.JPG

Aqua_027c.JPG

Aqua_028c.JPG

Aqua_029c.JPG

Aqua_030c.JPG

Aqua_031c.JPG

 

Foi interessante verificar que os fungos/bolores que o tronco apresentava rapidamente desapareceram.

Porreiro !!!

 

Algum tempo para se ambientarem e chegou a altura de meter mais alguns residentes.

A tradicional "equipa de limpeza".

 

3 Otocinclus (não aparecem pois ainda não estão habituados à maquina fotográfica)

2 Corydoras aeneus

2 Corydoras paleatus

 

Aqua_034c.JPG

Aqua_035c.JPG

Aqua_036c.JPG

 

As plantas também já começavam a fazer alguma falta, por isso toca de meter ...

 

Rotala rotundifolia - alguns pés

Echinodorus bleheri

 

Não é fácil plantar com o aqua cheio e já com peixes ... Mas teve que ser.

 

O aspecto final foi este.

 

Aqua_032.JPG

Aqua_033.JPG

Aqua_037.JPG

 

Nunca pensei que fosse tão complicado manter as plantas no fundo. Foi uma árdua tarefa mas ao fim de algum tempo lá se conseguiu.

 

A parte chata foi conseguir fazer aquela "parede" de rotala mais ou menos certa em termos de intervalos e alturas. (mais uma brincadeira aqui do "je").

 

Ainda não está concluído mas está a caminho disso.

Faltam mais algumas plantas que a seu tempo lá serão colocadas.

 

Vamos ver o futuro.

 

 

Hasta.

 

PS - Aguardo comentários

Editado por sbilly
Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ESSES GUPPYS SÃO LINDOS ....

 

lol ;)nyahbiggrin

 

Está a ficar muito porreiro, essa echinodorus é brutal

 

falta a "relva"

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ESSES GUPPYS SÃO LINDOS ....

 

He, he, he ... devem ser de uma boa criação.

 

Está a ficar muito porreiro, essa echinodorus é brutal

 

Ya. Acho que consegue compor o "cantinho" ...

 

falta a "relva"

 

Pois... Próximo passo.

 

Mal a arranje ...

 

;)

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vinil preto, tens no AKI.

 

O aquário... epa... comecei a ver e surgiu-me uma palavra, só uma... PAZ... PAZ

 

Espectacular, mais fotos, pleaseeee

 

 

Eu estou a montar um de metro e meio e em Agosto, em Vila Real, na AquaPicanço, comprei desse areão preto, um que parecem umas bolinhas brancas e akadama. Até as pedras, que andei por lá (Altura) a apanhar...são parecidas, (quase que não cabia tudo no carro),...lol

 

A minha ideia sempre foi, e ainda é conjugar as 3 cores. De uma forma diferente da tua, mas estarão lá.

 

O meu aquário e o móvel, são iguais aos teus, mas para 150cm. Só que... O aquário tinha umas travessas que tirei e estou a colar mais acima e o móvel...estou neste momento a assassiná-lo completamente...lol. Depois verás as diferenças.

 

Por isso, foi com muito gosto que vi um aqua +- parecido com o que está (ainda...está quase....) na minha cabeça. Deu para ficar com uma ideia real de como fica isso na água. Obrigado.

 

Abraço

Editado por slowmottion
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá vizinho.

Posso mandar o meu bitaite? Mesmo sem perceber nada disto?

Então aqui vai:

O tronco é absolutamente lindo, tal como a malta já reparou e disse, e a tua Echinodorus está valente, mas parece-me que não ligam nas proporções. Percebes?

O tronco é todo "mimoso" e oriental, e a planta é enorme ao-pé dele. E isso retira-lhe algum do protagonismo que lhe é devido.

Na minha opinião (desculpa isto) o tronco pôe-te uma responsabilidade acrescida na escolha das plantas. E penso que se impôe umas plantas mais baixas e de aspecto mais sensível. Assim como Blixas e Pogostemons. Plantas que não sejam muito maiores que o tronco, em geral.

Que musgo tens no tronco? É o comum "musgo de java"? Eu sei de um que ficava aí a matar...

Também acho que conseguias melhorar o lado direito se tivesses umas pedras um pouco mais pequenas.

As da direita estão optimas, mas as da direita parecem bem maiores. Ficava melhor se fossem quase todas do mesmo calibre.

Desculpa isto vizinho, mas como o teu aquario tem tanto potencial não resisti a tentar ajudar.

Se precisares de alguma coisa diz que pode ser que tenha.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá vizinho.

Posso mandar o meu bitaite? Mesmo sem perceber nada disto?

 

Boas.

Bitaites ? Força.

Ainda por cima de um vizinho (he, he, he)

 

Então aqui vai:

O tronco é absolutamente lindo, tal como a malta já reparou e disse, e a tua Echinodorus está valente, mas parece-me que não ligam nas proporções. Percebes?

O tronco é todo "mimoso" e oriental, e a planta é enorme ao-pé dele. E isso retira-lhe algum do protagonismo que lhe é devido.

Na minha opinião (desculpa isto) o tronco pôe-te uma responsabilidade acrescida na escolha das plantas. E penso que se impôe umas plantas mais baixas e de aspecto mais sensível. Assim como Blixas e Pogostemons. Plantas que não sejam muito maiores que o tronco, em geral.

 

Concordo contigo, daí ter tentado afastar a planta o mais possível do tronco e aproveitar para tapar o filtro.

Foi este também o motivo para tentar fazer a "parede" de rotala de uma forma crescente. Para que no lado do tronco o impacto seja o menor possível.

 

As blyxas eram também algumas das plantas que queria colocar para "enriquecer" ainda mais o conjunto mas ainda não as arranjei. :)(

 

 

Que musgo tens no tronco? É o comum "musgo de java"? Eu sei de um que ficava aí a matar...

Também acho que conseguias melhorar o lado direito se tivesses umas pedras um pouco mais pequenas.

As da direita estão optimas, mas as da direita parecem bem maiores. Ficava melhor se fossem quase todas do mesmo calibre.

 

O musgo é o comum "musgo de java".

Em relação às pedras fiquem um pouco baralhado ...

«As da direita estão optimas, mas as da direita parecem bem maiores ...»

 

Os tamanhos são ligeiramente diferentes por causa da colocação. Na realidade acho que não variam muito de tamanho.

 

Desculpa isto vizinho, mas como o teu aquario tem tanto potencial não resisti a tentar ajudar.

Se precisares de alguma coisa diz que pode ser que tenha.

Cumprimentos

 

Não tens que pedir desculpa.

Eu é que agradeço os comentários para conseguir melhorar cada vez mais o aqua.

 

É que sendo o primeiro sei que ainda há muito pontos a melhorar.

 

Gracias.

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa pela gralha, é do sono e da pressa...

O que eu queria dizer era que as pedras da esquerda parecem mais pequenas do que as da direita.

Sendo este o teu primeiro aquario, posso-te garantir que estás num estágio muito mais avançado do que eu no meu primeiro aqua. Eu comecei muito mais primitivo. Aliás eu ainda estou muito primitivo...

Temos que combinar qualquer coisa para falarmos de aquas...

Editado por Luis saleiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa pela gralha, é do sono e da pressa...

O que eu queria dizer era que as pedras da esquerda parecem mais pequenas do que as da direita.

Sendo este o teu primeiro aquario, posso-te garantir que estás num estágio muito mais avançado do que eu no meu primeiro aqua. Eu comecei muito mais primitivo. Aliás eu ainda estou muito primitivo...

Temos que combinar qualquer coisa para falarmos de aquas...

 

He, he, he ...

Compreendo ... O adiantado da hora baralha um pouco o rendimento cerebral. :unsure:

 

Em relação às pedras ... Se te estás a referir às que estão junto ao tronco são realmente mais pequenas ... Bem mais.

A idéia era ter um ponto de ligação entre os "3 mundos" que tenho no aqua. Daí o tipo de pedras ser uniforme tanto na akadama, como no rio e no tronco.

Mas tentei destacar o lado direito com um monte de areão negro que ainda vai crescer um pouco mais com o tronco em primeiro plano.

Tenho receio que com pedras maiores o tronco perca notoriedade.

 

Vamos ver se depois de aumentar o monte e subir um pouco o tronco fica composto.

 

O estágio "avançado" deve-se em muito aos ensinamentos presentes aqui no fórum, bem como ao meu "Consultor especializado" a quem recorro quando tenho alguma dúvida (Obrigado Marco).

 

;)

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que te fiz gastar dinheiro ao menos que seja por uma coisa que valha a pena :( hahahahahahahahahahaha

 

Mas como disse o Luis Saleiro, e vês pelos meus, para primeiro aquario, estás muitos passos à frente de mim, que não tenho o minimo jeito para hardscaping, o resto vem com a experiencia.

 

Mas és a prova viva que um bom planeamento e muita paciencia são factores determinantes na aquariofilia.

 

 

 

PS: A consultadoria é paga em bjecas ;)

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que te fiz gastar dinheiro ao menos que seja por uma coisa que valha a pena :( hahahahahahahahahahaha

 

Mas como disse o Luis Saleiro, e vês pelos meus, para primeiro aquario, estás muitos passos à frente de mim, que não tenho o minimo jeito para hardscaping, o resto vem com a experiencia.

 

Mas és a prova viva que um bom planeamento e muita paciencia são factores determinantes na aquariofilia.

PS: A consultadoria é paga em bjecas ;)

 

He, he, he ... Vou fazer os possíveis para que o investimento não seja a "fundo perdido".

 

Não acho que esteja muitos passos à frente ... Apenas tive a sorte de conhecer o fórum ANTES de começar.

Isso muda tudo.

E houve aqui alguns aquários que serviram de inspiração.

 

Em relação ao pagamento em bejecas ... Podemos tratar disso ... Tenho o frigorífico com tantas cervejas como tu tens guppies no teu aqua ...

Queres trocar ??? he, he, he

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem foi dia de festa para os guppies ...

 

Mais duas fêmeas com ferro Marco Teixeira deram entrada no aqua para delicia dos 3 machos que por lá andam.

"Carninha fresca !!!" foi o comentário que se ouviu.

 

:P

 

Mas os machos deram-lhes algum tempo para se ambientarem ao aqua.

Só as começaram a perseguir ao fim de 2 segundos.

 

Vamos esperar e ver o resultado.

 

:)

 

 

Depois coloco as fotos da 2 novas meninas.

Editado por sbilly
Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A evolução continua ...

 

Ontem foi altura de mais algumas plantas.

 

- Uns pés de Valisnérias "twister"

- Uns bocados de "Cuba"

 

Vamos ver se vingam.

 

De qualquer forma já está em estudo uma melhoria nas condições de iluminação.

 

80W já começam a ser escassos para as plantas que vão entrando.

 

 

As fotos vão aparecer ...

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As notícias não são boas ...

 

As plantas não se estão a desenvolver/aguentar conforme era o meu desejo.

 

A "cuba" foi-se. Restaram apenas 2 ou 3 bocadinhos que lá vão subsistindo no aqua, mas sempre a serem "arrancados" pelas corys e pelos ottos.

 

O resto das plantas estão a perder a cor, ou seja ... O verde está a ir-se.

 

Já pedi ajuda ao pessoal aqui no fórum e parece que a solução é simples ... NPK.

Tenho que tratar disto rapidamente.

 

A ver se coloco umas fotos ... Estou em falta.

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas sbilly tudo bem?

 

epa o aqua esta a ficar muito porreiro como estao as plantas? ja estao melhores? mete ai umas actualizaçoes :(

 

Boas ...

 

As plantas ainda não estão muito famosas.

Ainda não meti umas fotos pq não tenho a máquina ... Mas espero daqui a umas horas já o conseguir fazer.

 

Gracias.

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas o aquário esté muito fixe eu só tenho 13 anos e já vou no 3 aquário nao desanimes é uma altura das plantas e tens que ver se essas plantas estao dentro do ph da agua e espermenta por um pouco de sal mas proprio para isso.

as plantas gostam de sais minerais

 

muito fixe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem finalmente liguei o aquecimento.

 

Tenho o aqua montado já há algum tempo mas ainda não tinha sentido necessidade porque a temperatura rondava sempre os 26, 27º.

 

Ontem verifiquei que tinha havido uma quebra de temperatura e rondava os 23, 24º.

 

Foi altura de meter o termostato para dentro e ir aumentando progressivamente até estabilizar nos 27º.

 

Os peixes é que acharam o novo morador do aqua muito interessante e andam sempre lá a rondar.

 

Depois meto mais algumas fotos.

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas o aquário esté muito fixe eu só tenho 13 anos e já vou no 3 aquário nao desanimes é uma altura das plantas e tens que ver se essas plantas estao dentro do ph da agua e espermenta por um pouco de sal mas proprio para isso.

as plantas gostam de sais minerais

 

muito fixe

 

 

Olá.

 

Tem que se pôr sal porque elas precisam de sais minerais?

 

Ai...

 

Explica lá essa técnica, s.f.f.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

!!! NOVIDADES !!!

 

Estava eu de volta do aqua a ver como se andavam a comportar as plantas, aproveitar para alimentar os residentes, e não é que no meio de alguns bocadinhos de folhas soltas que andavam a pairar no aqua reparei em ...

 

...

...

MINI-PEIXES !!!

 

Pois é ...

 

Parece que uma das guppies fêmeas que apareceu um pouco mais magra já foi mamã.

 

Só hoje reparei mas os que vi já estão com um tamanho de cerca de 4mm.

Andam metidos no meio da Echinodorus mas já devem ter uns dias.

Estive lá um bocado a controlar a cena e vi pelo menos 3. Vou ver se consigo ver mais algum.

 

Agora resta esperar pela outra ... Está ENORME e deve estar para breve.

 

Hasta.

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.