Fosfato E Algas Green Spot


Artur Jorge

Recommended Posts

Boas!!

 

Estava a ler uns artigos no aquatic plant central e deparei-me com a afirmação de que as algas "green spot" podem ser um indicador de baixo nível de fosfato.

 

http://www.aquaticplantcentral.com/forumap...o=view&id=5

 

Eu sempre tive a ideia de que fosse precisamente o contrário. No mesmo artigo pode ler-se que aumentando o fosfato para níveis superiores a 2 ppm as mesmas tendem a desaparecer.

 

Qual é a vossa opinião sobre isso??

 

cumpts...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu concordo, na minha opinião este método só é eficaz se for conjugado com bons níveis de Co2, mas acho 2 ppm de fosfatos um bocado exagerado.

 

Há também outros procedimentos para as minorar:

 

- Limpar apenas os vidros imediatamente antes da TPA

- Uma boa equipe de limpeza com Ottocinclus

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha experiência diz-me que com nível de fosfato perto dos 0,5 = green spot e, a partida que o nível de aproxima de 1ppm elas começam a desaparecer.

 

E como o José disse e muito bem, se tiveres bons níveis de co2 ajuda muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já tive problemas com estas green spots no meu Aqua de 80L, na altura tinha os fosfatos altos, pois pus-me a fertilizar e só nas primeiras duas dozes de fertilizante os níveis passaram-me para cerca de 4 ppm (TPA's e voltou ao lugar), actualmente não fertilizo pois simplesmente com a alimentação consigo manter os fosfatos estáveis a 1 ppm, green spots nem vê-las, talvez uma ou outra de semana a semana quando dou uma esfrega geral nos vidros.

Actualmente noutro Aqua que tenho de 25L os níveis estão sempre em baixo (à volta de 0.25ppm), as green spots aparecem com frequencia...segundo me apercebo, estas algas aparecem nos meus Aquas quando há desiquilíbrios nos níveis de PO4 (muito altos ou muito baixos), tenho CO2, tenho Otocinclos, mas só consigo controlar mesmo estas algas com adição de fertilizante PO4 (carência)ou TPA's (excesso)...

 

Espero ter ajudado

 

Cumprimentos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando o topico, e excesso de nitratos?? Não poderão ajudar? Eu tenho muito nitrato, >40ppm, e tenho sempre green spot. O PO4 anda sempre nos 0,75 e diariamente adiciono 25ppm de K.

 

 

25ppm de k nao será mt... eu no meu nano adiciono apenas 4ppm diarios, e quando faço TPA adiciono 20ppm....

 

será correcto o q faço??

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando o topico, e excesso de nitratos?? Não poderão ajudar? Eu tenho muito nitrato, >40ppm, e tenho sempre green spot. O PO4 anda sempre nos 0,75 e diariamente adiciono 25ppm de K.

 

Eu tenho uma média de NO3=20 ppm e quando me desleixo nas TPA's facilmente atinge os 50 ppm e os níveis de PO4 estáveis em 1 ppm e ñ tenho green spots, actualmente só as filamentosas me dão conta da cabeça...

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais