Praga De Caracois


jsmachado

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Hoje reparei numas bolinhas em duas folhas de anubia estou desonfiado que sao ovos daqueles caracois que aparecem nos aquas sem ninguem querer.

 

fotografia147of3.th.jpg

 

está ai a foto para ver se é o que eu desconfio!

 

Se sim como é que tiro isso basta passar com uma faca que isso sai...e depois é só abrir a caça aos caracois indesejados?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aqua é de 20L...

Esquece lá isso vai ter de ser á unha!

Isso são mesmo ovos de caracóis comuns. Para eliminar podes raspar os ovos das folhas mas os caracóis também não são nenhum pesadelo. São úteis a comer algas dos vidros e só se reproduzem em muita abundância se houver muitos restos de comida que eles possam comer. Caso não haja restos de comida para eles se alimentarem esteas acabam por desaparecer ou ficar num número muito reduzido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso são mesmo ovos de caracóis comuns. Para eliminar podes raspar os ovos das folhas mas os caracóis também não são nenhum pesadelo. São úteis a comer algas dos vidros e só se reproduzem em muita abundância se houver muitos restos de comida que eles possam comer. Caso não haja restos de comida para eles se alimentarem esteas acabam por desaparecer ou ficar num número muito reduzido.

 

 

Olá , pois é eles fazem parte do ecossistema , são até necessários , mas de praga só são se tiverem muito excesso de comida para se reproduzirem , como foi dito , ou então como já foi referido compras ou arranjas uns botis palhaço ( 2 minimo, porque não gostam de estar sozinhos) e dizes-lhe que no fim dos caracóis tem imperial ;) para eles , eles comem-nos todos hehe . um abraço.

 

P.s. Á unha não te vais safar , um truque que tens de estar atento porque 20L de água estragam-se num instante , uma cenoura , cortada em 3 partes , ao comprimento , espetas no funo do areão e vais ver a colónia que se fixa nelas, duram 2 ou 3 dias até eles conseguirem furá-las e elas aprodrecerem e consequentemente virem á superficie , sendo assim tens 2 dias para ir limpando as cenouritas e recolher mais facilmente os caracolitos que lá se agarram , depois de se apagar as luzes do aqua melhor , tipo uma horita , ou se és madrugador , antes do dia nascer que eles são mais ativos de noite , vais ver o que eles adoram cenouritas ;)

 

 

Jose Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Vou experimentar esta solução da cenoura. É o que me resta.

 

Também tenho uma praga medonha no meu aquário dos Red Cherrys. E tudo o que vejo lá contraria todas as teorias que tenho ouvido ou lido :

1º - "Até podem ser úteis ao ecossistema" ...... mas de uma vez retirei à unha 80 caracois. E estamos a falar de um nano de 15 litros. No meu caso não é utilidade, é brutalidade.

2º - "As trocas de água são eficazes." ........ Faço TPA's de 3 em 3 dias (e só faço porque tenho lá os caracóis, porque só para os Red's não há necessidade de ser assim tão frequente) e faço essas TPA's desde a proliferação da praga, depois dos primeiros 15 dias de Agosto em que estive de férias. As TPA's não têm resolvido coisa nenhuma. A única vantagem é que os caracóis parecem acordar da letargia após as TPA's e é nessa altura em que aproveito e apanho uma carrada deles.

3º - "Uma folha de alface é a solução" ........ Qual quê. Ou então os caracóis que lá tenho não gostam de alface. Ou então devem preferir uma saladinha mista, com umas rodelinhas de tomate, temperada com azeite e cebola. Arre.

 

Bem, vou tentar essa solução da cenoura, antes de meter os Red's noutro nano que lá tenho e desinfectar o aquário.

 

Um abraço,

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Vou experimentar esta solução da cenoura. É o que me resta.

 

Também tenho uma praga medonha no meu aquário dos Red Cherrys. E tudo o que vejo lá contraria todas as teorias que tenho ouvido ou lido :

1º - "Até podem ser úteis ao ecossistema" ...... mas de uma vez retirei à unha 80 caracois. E estamos a falar de um nano de 15 litros. No meu caso não é utilidade, é brutalidade.

2º - "As trocas de água são eficazes." ........ Faço TPA's de 3 em 3 dias (e só faço porque tenho lá os caracóis, porque só para os Red's não há necessidade de ser assim tão frequente) e faço essas TPA's desde a proliferação da praga, depois dos primeiros 15 dias de Agosto em que estive de férias. As TPA's não têm resolvido coisa nenhuma. A única vantagem é que os caracóis parecem acordar da letargia após as TPA's e é nessa altura em que aproveito e apanho uma carrada deles.

3º - "Uma folha de alface é a solução" ........ Qual quê. Ou então os caracóis que lá tenho não gostam de alface. Ou então devem preferir uma saladinha mista, com umas rodelinhas de tomate, temperada com azeite e cebola. Arre.

 

Bem, vou tentar essa solução da cenoura, antes de meter os Red's noutro nano que lá tenho e desinfectar o aquário.

 

Um abraço,

Rui

Como Já referi, se tens muitos caracóis é porque eles têm muita comida para se reproduzirem nessas quantidades. Coloca no aquário a comida necessária para os reds e mais nada. Por vezes os reds nem necessitam que deites muita comida porque eles também se alimentam de pequenas algas que possam surgir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Caracóis em quantidades indesejáveis, seja lá porque motivo fôr elimino da seguinte forma:

Arranjo armadilhas com uma única entrada, escuras e coloco lá dentro alface, agrião ou vegetais parecidos de folha tenra. Quando o aq fica ás escuras os caracóis entram todos para a refeição e na manhã seguinte retiras as armadilhas, recolhendo todos os que ficaram agarrados ao vegetal. Á noite repetes o ritual e de manhã, retiras novamente, durante os dias que achares necessário.

Eu utilizo aqueles vasos cerâmicos pequenos que vêm nas plantas aquáticas, emborcados para baixo. São perfeitos, porosos q.b.. Demora uns 2 a 3 dias mas não falha e não tens matéria em decomposição no aq.

Em relação aos bótia, esquece, não tens espaço para isso, são animais que crescem muito, são infelizes sozinhos e necessitam de algum espaço.

Boa sorte

Pat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais