Betta Femea Põe Ovos Separada Do Macho


cometa

Recommended Posts

Olá.

 

Muito recentemente dei inicio a uma tentativa de reprodução de bettas. Iniciei com pesquisa e eis que hoje deparei com algo que nunca tinha visto referido.

 

Coloquei os peixes para o namoro, tudo estava a correr bem e tal como esperado, só que hoje vi que a fêmea deu inicio à colocação dos ovos (cerca de 20), mesmo não estando ainda no mesmo aquário que o macho.

Só ainda não os juntei porque o macho apenas construiu duas pequenas “ilhas” de bolhas.

 

Como devo proceder? Tento já juntá-los ou aguardo que o macho construa algo a que se possa chamar ninho?

 

Obrigado

 

Rui Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se a femea ainda so deixou cair 20 avos, é sianl que ainda tem mais umas dezenas para por, junta-a com o macho, que ele mesmo que nao tenha bolhas suficientes ele acaba por fazer mais a pressa, nao nao as fizer, sempre aproveitas os ovos que ficam nas bolhas que ele ja tem... caso contrario so daqui a um mes é que podes voltar a junta-los

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se a femea ainda so deixou cair 20 avos, é sianl que ainda tem mais umas dezenas para por, junta-a com o macho, que ele mesmo que nao tenha bolhas suficientes ele acaba por fazer mais a pressa, nao nao as fizer, sempre aproveitas os ovos que ficam nas bolhas que ele ja tem... caso contrario so daqui a um mes é que podes voltar a junta-los

 

 

 

Tambem tens o problema que os ovos que a femea pós sem o macho nao estao fertilizados... por isso junta os que eles vao fazendo o ninho...

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que a fêmea está a fazer é livrar-se dos ovos excedentes que tem no seu abdómen. Ela faz isso para evitar complicações fisiológicas. O melhor a fazer, se a fêmea já estiver com as estrias verticais, é coloca-la a acasalar.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por diversas vezes tem pedido a continuação da historia… Aqui vai ela: tal como me tinham indicado coloquei a fêmea junto ao macho e no dia seguinte pode observar o “lindo” espectáculo que eles me proporcionaram. Tenho uma enormidade de ovos protegidos por um pai extremoso! Desde já o meu obrigado pelas dicas.

 

A titulo de curiosidade, o meu macho não tem muito jeito para a construção, o “ninho” continua a ser uma fiada de bolhas de ar… Mas, ele deve gostar de viajar, anda constantemente a mudar o ninho e os ovos de lugar para lugar.

 

Hoje já pode observar algum desenvolvimento nas larvas.

 

Um abraço

 

Rui Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais