Apartamento Reef E Aquários Salgados...


António Vitor

Recommended Posts

Boas!

 

António, nunca foi de minha intenção dizer isso dessa maneira!!!! A sério! Eu disse isso porque pensava mesmo que era mau para a saúde, pelo menos é o que se diz!

Compreendo que tenhas levado para esse sentido, pois não me conheces, mas acredita que sou uma pessoa que gosta de ajudar o próximo (e muita gente daqui te pode confirmar isso) e preocupo-me com as pessoas, até mesmo por aquelas que não conheço.

O que podes fazer é colocar uma ventuinha de PC ligada a um transformador a fazer extracção de ar da divisória onde tens o PC, pelo menos minimiza algum possivel problema!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 107
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas!

 

António, nunca foi de minha intenção dizer isso dessa maneira!!!! A sério! Eu disse isso porque pensava mesmo que era mau para a saúde, pelo menos é o que se diz!

Compreendo que tenhas levado para esse sentido, pois não me conheces, mas acredita que sou uma pessoa que gosta de ajudar o próximo (e muita gente daqui te pode confirmar isso) e preocupo-me com as pessoas, até mesmo por aquelas que não conheço.

O que podes fazer é colocar uma ventuinha de PC ligada a um transformador a fazer extracção de ar da divisória onde tens o PC, pelo menos minimiza algum possivel problema!

 

Não há problema Pedro, compreendo agora que não quisestes dizer aquilo como eu interpretei...

bigsmile

 

acho que o pc estará seguro, mas sempre posso acrescentar mais uma ventoinha...

 

Outro problema é a a amperagem de tudo ligado...

 

tenho de aliviar parte da carga por outra tomada eléctrica...

 

O meu PC em pico pode gastar 600-700 watts...(só a placa gráfica deve dar os 300 watts 8800 gtx)

somamos então aquecedor 400-500 watts, hqi 400 watts (luzes balastros,ignitor etc..), muitas bombas e aquilo é muita carga.

 

amanhã irei meter outra extensão desde outra tomada eléctrica para aliviar e compensar...

 

É preferiver ter 5 amperes em duas tomadas do que 10 amperes numa, mesmo que esta aguente...

 

para terem uma ideia acho que uma lampada HQI passa 1,5 amp se esta for de 150watts...

se não estou em erro...

 

e geralmente as extensões aguentam 16amp...

mas isso é se forem de qualidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já concebi o overflow (que faltava não quis furar aquário) made in portugal com material do chinês...e do aki

 

ventosas, tubos de pvc, mangueira, 2 jarros de água para levar à mesa, um copo de plástico pequeno algum teflon e silicone de aquário e algumas juntas (borrachas para vedar)

 

melhor que palavras aqui ficam as fotografias...

 

DSCF0054.JPG

 

DSCF0055.JPG

 

DSCF0056.JPG

 

DSCF0057.JPG

 

DSCF0058.JPG

 

DSCF0059.JPG

 

DSCF0060.JPG

 

DSCF0061.JPG

 

DSCF0062.JPG

 

DSCF0063.JPG

 

DSCF0064.JPG

 

DSCF0065.JPG

 

 

O principio é muito simples, o efeito de sifão não termina, porque mesmo num corte de corrente, o tubo do sifão fica permanentemente dentro de água no tal copo que está dentro do "jarro", o que transborda vai para a sump mas só transbordará se o motor na sump estiver em funcionamento.

 

possiveis falhas que possa a ter?

 

Único risco será sujidade, irei ainda adaptar algum intake de algum filtro para evitar sujidade no tal overflow.

 

adoptei 2 jarros para que overflow fica-se mais alto ligeiramente.

com outro copo ou jarro não seria preciso...

 

digam coisas...

 

Irei colocar isto depois na zona do DIY...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Modificava aí duas coisas... colocava mais uma saída do overflow, vais ter um caudal muito limitado de água que passa por essa "união rápida de jardinagem", como está não podes ter uma bomba de retorno muito potente... Se bem que "nós" é que temos a mania das bombas de retorno de 2500l/h para cima, quando 2x a litragem do aquário é mais que suficiente.

A outra alteração passa por colocar uma saída na parte superior do sifão onde ligar um tubo que utilizamos para o ar. Serve apenas para "carregar" o sifão com água. Não é essencial mas, acho que vais ter que fazer alguma ginástica para o ferrar como está...

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas...

 

posso colocar outro overflow...

:P

 

Para ferrar nem será dificil digo eu basta mergulhar o tubo que é facilmente removivel e fechar saida e entrada até estarem no lugar

 

 

Microbolhas, o único sitio com problemas é no tal tubo, de qualquer forma prefiro rebentar com a bomba de retorno da água, do que entornar o chão com possiveis problemas humidos....

:blush: e por isso, mesmo que o sifão seja interrompido só vai encher o aquário mais uns cms, isto porque mesmo a sump a 75% a bomba deixará de poder retirar água da sump...

 

se queimar bomba por causa deste problema...antes isso...do que entornar água na sala...

 

descobri aqui uma bomba muito velhinha...fluval 402...

deverá ser suficiente...e até tem a tal entrada para o ar (ou água) na saida da bomba que posso ligar ao tal tubo para ferrar ou retirar as microbolhas...

hum...

possivelmente isto será feito...

 

fase de testes para logo à noite com o aquário cheio...

mais uma vez obrigado pela vossa ajuda.

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tive um overflow e posso dizer que é uma treta conseguir ter aquilo afinado, e o meu não era DIY, era daqueles todos bonitinhos e tudo mais!

 

Acho que fazes bem em fazeres a ligação do tubo sifão a uma bomba venturi, pois entra sempre bolhas para o tubo e com o tempo vai enchendo a parte de cima do tubo e...deixa de sifonar...e depois....água a mais no aqua ou mesmo para o chão! Mesmo assim, convem ter sempre atenção, pois pode o tubo venturi entupir por alguma razão! Idealmente era ter o sifão transparente, sempre tinhamos um maior controlo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tive um overflow e posso dizer que é uma treta conseguir ter aquilo afinado, e o meu não era DIY, era daqueles todos bonitinhos e tudo mais!

 

Acho que fazes bem em fazeres a ligação do tubo sifão a uma bomba venturi, pois entra sempre bolhas para o tubo e com o tempo vai enchendo a parte de cima do tubo e...deixa de sifonar...e depois....água a mais no aqua ou mesmo para o chão! Mesmo assim, convem ter sempre atenção, pois pode o tubo venturi entupir por alguma razão! Idealmente era ter o sifão transparente, sempre tinhamos um maior controlo!

 

já estive a testar a bomba e está quase no limite mais 10 cms de elevação e esta não consegue...

portanto talvez nem 100 litros por hora, o sistema terá 450 litros +/-

deverá chegar para escumador termostato tudo na sump funcionar...

 

Bem visto Pedro, aquela zona pode funcionar com uma mangueira na parte superior e dará para ver se terá bolsas de ar...

 

acho que vou alterar ligeiramente o meu overflow...

 

já posto fotos...

não irei usar o efeito venturi mas o efeito visual...

:rainbowafro:

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora já dá para ver...se a acumulação de bolhas ficar visível, dará para antecipar evitando algum possivel problema...

 

DSCF0001.JPG

 

Obrigado a todos...

 

Andei aqui a meter água para a sump ligando depois a bomba para o aquário...neste momento só com água de osmose...demora a encher...(talvez ainda consiga encher o aquário esta semana...

:crazyeyes:

 

lembrei-me de uma coisa...

O efeito sifão qunado a bomba pára...

:crazyeyes:

 

lá tenho de furar o tubo ligeiramente abaixo do nivel da água (tubo da sump para o aquário), para que o ar entre qunado a bomba parar...

isso e ter a sump com um nivel q.b. para conseguir acomodar os litros até estes buracos ficarem expostos...

possivelmente ficará quase ao nivel da água...

 

e irei meter 3 buracos não vá algum caracol tapar aquilo...

 

outra coisa que tenho de verificar nas tais manutenções ...

:rainbowafro:

vou mas é meter 5 buracos...

melhor ainda será cortar o tubo quase pelo nivel da água...

afinal para quê cortar o tubo se o fim do cotovelo fica 2 cms acima do nível da água?

(a pensar e a escrever ao mesmo tempo)

 

Se for muito ruido a tal queda de água meto então o tubo mais curto pelo cotovelo.

 

Estive a fazer as contas e dá 2000 litros +/- por dia o que a bomba consegue circular...

contei o tempo que demorou a encher uma garrafa de litro e meio...

 

é pouco?

pelo menos assim o overflow aguenta...

contas muito por alto o overflow aguenta 1050 litros por hora...(o buraco é do tamanho da saida de uma garrafa de litro e meio que demora 5 segundos a despejar contas por alto...

 

uma boa bomba era uma que despeja-se 300-400 litros por hora preferencialmente sem ruido...

 

é óbvio que a circulação da água será interna e essa é que deverá ser fundamental para oxigenar e criar correntes saudáveis...

acho que mesmo com esta bomba tão fraquinha...não deveria ter problemas...

de qualquer forma já encomendei umas bombas ...novas...

:crazyeyes:

 

outro problema é a vibração do motor que deve estar no limiar da sua capacidade.

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena pah.....Cum catano!

António, estás a pensar mais rápido que a capacidade do overflow! :twisted:

Fazes bem em pensar assim, temos que precaver de todos os problemas!

Dependendo da tua sump, não terás que fazer os buracos. O retorno no aqua deve ser o mais próximo da superficie, sem fazer barulho, claro! Se parares o retorno, tens que ver se a sump tem capacidade para aguentar com a água que vem do aqua! O que podes fazer é colocar o sistema a trabalhar com o mínimo de água na sump (mas que tudo esteje a trabalhar sem entradas de ar e coisas assim). Depois paras a bomba e esperas até o retorno desferrar. Depois vês o nível da sump quando o sistema para. Acrescentar água até a sump estar cheia (um pouco menos) e colocas o retorno a trabalhar. Assim já sabes se a coisa fica bem feita ou não.

 

Antes de mais...o overflow, dentro da caixa, a ponta do tubo nunca fica fora de água, mesmo quando o retorno para, pois não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena pah.....Cum catano!

António, estás a pensar mais rápido que a capacidade do overflow! :D

Fazes bem em pensar assim, temos que precaver de todos os problemas!

Dependendo da tua sump, não terás que fazer os buracos. O retorno no aqua deve ser o mais próximo da superficie, sem fazer barulho, claro! Se parares o retorno, tens que ver se a sump tem capacidade para aguentar com a água que vem do aqua! O que podes fazer é colocar o sistema a trabalhar com o mínimo de água na sump (mas que tudo esteje a trabalhar sem entradas de ar e coisas assim). Depois paras a bomba e esperas até o retorno desferrar. Depois vês o nível da sump quando o sistema para. Acrescentar água até a sump estar cheia (um pouco menos) e colocas o retorno a trabalhar. Assim já sabes se a coisa fica bem feita ou não.

 

Antes de mais...o overflow, dentro da caixa, a ponta do tubo nunca fica fora de água, mesmo quando o retorno para, pois não?

 

Obrigado Pedro!

Nunca fica fora de água...o tubo vai até quase lá abaixo...Quase ao fundo do aquário...

;)

O outro lado do tubo está sempre mergulado dentro do copo (até ao fundo deste) que estará sempre cheio...

Aquilo que sai do copo é aquilo que vai para a sump...se tudo parar o copo deixa de transbordar mas ficará cheio.

 

é este principio deste overflow...

 

Se calhar deixo isto assim tipo cascata (a saida da bomba da sump para o aquário), só se o barulho for incomodativo vamos ver... ainda falta alguns dias para encher o aquário...(osmose é lentinha e é muita água).

aumentará ainda a oxigenação da água...tipo micro rebentação de onda...

:D

 

senão faço então como dissestes e apenas meto um tubo até pouco mais que o nivel do aquário, e nessa altura tenho de minimizar a água que contém a sump, para esta "aguentar" com a água que vem de cima até o tubo desferrar....

 

A bomba também está num nivel alto da sump...se tudo correr mal, o aquário ainda aguentaria com o aumento do nivel...do tipo se o overflow encravar...

A bomba fará descer o nivel da sump...até que a bomba fique com a aspiração desferrada...

pode queimar a bomba...mas há coisas piores...

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A bomba fará descer o nivel da sump...até que a bomba fique com a aspiração desferrada...

pode queimar a bomba...mas há coisas piores...

Para resolveres esse problema podes arranjar um sistema de "alarme" recorrendo a um interruptor de nível que liga e desliga a bomba de retorno. Assim se acontecer algum problema com o retorno, este é desactivado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para resolveres esse problema podes arranjar um sistema de "alarme" recorrendo a um interruptor de nível que liga e desliga a bomba de retorno. Assim se acontecer algum problema com o retorno, este é desactivado.

 

Estou a pensar comprar uma bomba de fluxo (para já é só 1) Tunze Turbelle stream 6060 e outra tunze para o retorno da água da sump para o aquário...

esta:

1073.30...

maximo 3 metros de altura com maximo de 3000 litros por hora (ajustáveis para menos)

 

taqmbém tou a pensar comprar pedra da aquaristic...

http://www.aquaristic.net/coral-tuff-rocks.html?lang=1

 

depois compro ou arranjo rocha viva...mas para já é só morta...

o primeiro peixe deverá entrar no aqúário lá para meados do ano 2009... se tudo correr bem..

banana rock

 

Em relação ao sistema de alarme...a ideia é boa mas por vezes (nem sempre) gosto por de simplificar...

se desferra porque entra ar...chega...

a sump terá de suportar a maior carga devido por exemplo a um corte de corrente portanto o sistema irá ter menos uns litros de água...para prevenir isto...

 

Se eu colocar o tubo de retorno abaixo do nivel da água do aquário principal...

Digam coisas!

Cumprimentos...

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

desenvolvimentos...vários...

:smilecolros:

 

bom a coisa tem progredido já tenho uns coralitos, e melhor ainda já tenho desovas de corais uma Euphylia grabrescens cor verde...

 

vejam...

DSCF0002.JPG

 

podem ver o meu six line á espera de comer os ovos...

 

E o Luis Rodrigues arranjou-me carradas de corais...

depois tiro fotos para indagar as espécies...

Mais uma vez Obrigado Luis!

 

O meu sistema está a andar sobre rodas, depois mostro fotos fotos com todos os pormenores...

:)

fica a promessa para amanhã...

 

Abraços!

António Vitor

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui vai:

 

que corais são estes coral A,B,C

DSCF0028.JPG

 

E estes, D, E e F?

DSCF0029.JPG

 

e mais este G:

DSCF0047.JPG

 

e o H

DSCF0051.JPG

 

Agora para verem como isto está...

o meu sistema de reposição, controlado por uma valvula de máquina de lavar na cozinha, que por sua vez alimenta a unidade de osmose, os tubos de rega estão por dentro da calha da tv...da cozinha vem à central dos cabos da tv, e depois para a sala para o aquário...

 

não se vê como é "alimentado" o aquário...

:puppydogeyes:

DSCF0021.JPG

DSCF0024.JPG

 

ter nota que só trabalha as boias 30 minutos por dia, ou seja existe um temporizador, que controla o tempo que isto trabalha, para assim mesmo que falhe não me enche o chão da sala...

mais vale prevenir...

 

também aumenta o tempo útil de vida da valvula da máquina de lavar e destas boias...

existem duas mais uma vez se uma falhar...

ora aqui está..

DSCF0032.JPG

 

uma vista geral da sump:

DSCF0034.JPG

 

O meu escumador é fraquito mas está quitado ao máximo com bomba sicce de 2500 litros por hora com mesh...

DSCF0033.JPG

 

Agora o aquário propriamente dito:

DSCF0036.JPG

DSCF0040.JPG

 

uso o tal overflow que expliquei aqui há tempos sem falhas...

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=89110

 

E acho que é tudo...

 

Abraços!

António Vitor

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para resolveres esse problema podes arranjar um sistema de "alarme" recorrendo a um interruptor de nível que liga e desliga a bomba de retorno. Assim se acontecer algum problema com o retorno, este é desactivado.

 

Pedro o problema está resolvido...

com a divisão da bomba muito poucos litros cabem lá...

pode falhar seja o que for...que o pior que pode acontecer á a bomba ficar seca...

tanto o aquário como a sump aguentam a litragem de um e de outro...

 

por exemplo se o overflow falhar...enche o aquario com poucos litros a divisão da bomba é pequena...

:puppydogeyes:

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho uns filmes no youtube do escumador...ora vejam:

 

depois é para melhorar com um escumador diy...

será quase tudo diy...

:puppydogeyes:

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos la identificar:

 

A- acropora valida

B- Green Star Polips (Clavularia viridis) aconselho a manteres separada de outros corais. Este vai crescendo e "abafa" os que vai encontrado.

C- Polipora damicornis castanha

D- acropora sp verde

E- seriatophora Hystrix

F- Green star polips

G- Montipora australiencis

H- Parazoanthus sp

 

 

foi um prazer conhecer um dos gajos que começou a moda dos plantados neste forum!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos la identificar:

 

A- acropora valida

B- Green Star Polips (Clavularia viridis) aconselho a manteres separada de outros corais. Este vai crescendo e "abafa" os que vai encontrado.

C- Polipora damicornis castanha

D- acropora sp verde

E- seriatophora Hystrix

F- Green star polips

G- Montipora australiencis

H- Parazoanthus sp

 

 

foi um prazer conhecer um dos gajos que começou a moda dos plantados neste forum!!!

 

hehehe!

Obrigado, mais uma vez...

 

Mas digo-te desde já, que também foi um prazer ser bem recebido por alguém que por acaso também tem um dos melhores aquários salgados que eu já vi ao vivo, para além de ser como disse o nosso primeiro...porreiro pá!

 

:bad-words:

5 estrelas!

 

olha esqueci-me de perguntar a letra I na mesma foto do H, que coral é?

 

E não te esqueças que estás convidado a vir aqui, quando quiseres serás obviamente bem recebido como mereces!

 

Abraços!

E mais uma vez obrigado!

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado Pedro, ainda está muito "verdinho" mas já começa a ver-se algo...

 

umas fotos que é o que interessa

peço desculpa por não limpar o vidro traseiro, acho que já não o vou limpar nunca mais...tenho também de limpar o da frente, mas por agora fica para amanhã...

:P

DSCF0044.JPG

 

Estou á espera de umas lentes macros para tirar fotos mais convincentes dos meus corais oferecidos e alguns comprados, a Maior parte oferecidos, portanto com a contribuição dos GRANDES Luis Roodrigues e Nuno Prazeres

peixes neste momento 3:

um cardinal, um siganus e um six line

 

Corais já começo a perder a conta...espero depois receber informação das espécies se me equivocar nalguma ...

 

acropora valida

Green Star Polips (Clavularia viridis)

Polipora damicornis castanha

acropora sp verde

seriatophora Hystrix

Green star polips

Montipora australiencis

Parazoanthus sp

acropora confusa

xenias várias...Montipora Capricornis vermelha, que já cresceu mais do dobro em 4 semanas, mas que parti um bocado para retirar uma alga chata...e uma euphyllia grabescens

 

A ideia da disposição das pedras, é lógicamente inspirada em muitos anos de plantados...quero criar uma área ampla de praia, para dar proundidade ao aquário ligeiramente desviada do centro (golden rácio)...uma espécie de crescimento triangular interrompido pela tal praia no centro, da esquerda para a direita corais moles na esquerda e agressivos os outros os sps na direita...

 

vamos ver como isto evolui...

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais