Primeiros Passos


cao100patas

Recommended Posts

Boas, antes demais chamo-me Hugo já mantenho peixes tropicais á uns anos, neste momento mantenho ciclideos do tanganiyka e alguns juvenis de malawi's, ja a algum tempo q penso meter-me nos salgados e como vou ter um aquario livre de 100L pensei em montar um nano, já li bastante mas confesso que ainda preciso de ajuda nalgumas coisas. Entao aki vai o q tava a pensar.

Aquário: 100x30x30

Areão: (nao sei q tipos existem nas lojas, mas procurava um de pouca granulometria,tipo areia)

RV: 30Kg

Iluminação: (por uma kestao de espaço, teem de ser fluorescentes, nao sei qt's nem que tipos..)

SUMP: DIY

Bombas de circulação: 2x1000 L/H

Escumador: Midiflotor (será que serve?)

Corais: por enkuanto só moles.

Peixes: casal de Amphiprion ocellaris; casal de Chrysiptera parasema (por enkuanto é só fiko á espera de mais opiniões)

 

A SUMP vai ser DIY, tenho aki foto do projecto, será q algo assim é viável??

 

sumpnz0.jpg

 

Ainda me falta um sistema que evite a SUMP de transbordar, se faltar a luz ou algo do género, e keria pôr parte da RV na 2ª parte da SUMP, mas n sei como por lá Luz..(é preciso não é??)

A SUMP foi projectada para ser de 2 andares, pois o espaço é reduzido, e ter uma SUMP só com 40x25x25 acho pouco, por isso arranjei outro aquário mais pekeno, q vai servir de câmara de pré filtragem, fazendo uma filtragem mecânica com esponjas e bioballs, e fazendo a água cair por gravidade para a câmara de filtragem biológica, era aí q keria por alguma RV e umas algas.

Bem e acho que é só, que é que acham?

 

Ps: Já agora este projecto é pa ser feito muuuuito devagarinho, ainda tenho de vagar o aquário, q tem cerca de 50 juvenis de caeruleus e greshakey, e fazer a SUMP. Não kero cometer nenhum erro, por isso vim aki pedir ajuda.

Editado por cao100patas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bioballs e esponja não se costuma usar, acumula lixo e sobem os nitratos e fosfatos. Põe só a RV. Bomba de retorno, aí uns 2500lt/H, acho que para esse aqua chegava...

Vais precisar de uma coluna seca, para não verter água pra fora da sump com um Durso.

Já agora, boa sorte a diminuir o ruído da queda de água na sump. Eu estive semanas às voltas com o meu. :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Vamos lá ver....

Areão, eu escolhia coral moido de 2mm, algo acima do suger size!

Iluminação talvez 3x39w T5, duas daylight de 10000k e 1 actinica.

O escumador serve bem para esse aqua!

Não sei se os parasema e os ocellaris se vão dar bem, mas podes tentar!

Quanto à sump, esquece essa ideia de doias andares! Ou colocar só um aqua ou 2 lado a lado unidos por um overflow ou fazendo um buraco directo que une um ao outro!

Não necessitas de bioballs e muito menos de esponjas! Para manteres as esponjas tens de as limpares todos os dias, pois tudo o que ficar retido nelas vai decompor em pouco tempo, o que acontece o que o krushandkill disse!

Sobre a RV na sump, podes manter sem teres iluminação!

Fazes bem em fazeres as coisas com calma, é o que se deve fazer para que tudo corra bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pelas respostas. :smile2:

Ok, já percebi a parte da coluna seca, mas o que é um Durso??

Quanto á SUMP, eu keria usar os dois aquários pq assim sempre era mais litragem, e po-los um ao lado do outro vai ser um problema pois n tenho espaço, acham que dá para usar só um com estas medidas 40x25x25??

Pensei que se usassem as bioballs, mas sendo assim melhor, uso só o escumador e a rocha viva como filtragem??

Já agora, dentro da SUMP tenho de por areia ou ponho só a RV e já agora como devo por a RV, tudo ao molho ou nao pode haver zonas anérobias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Sobre a coluna seca....que tal uma mini coluna seca? É que o aqua iria ficar sem algum espaço com uma coluna seca!

Sobre a sump...se podesse ser maior, melhor, mas é melhor teres uma pequena que estares a colocar um em cima do outro!

Sobre a areia na sump...se tiveres espaço para fazer divisórias, o que duvido, coloca, se não colocas só a rocha!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, já tinha pensado nisso, tenho de fazer uma Coluna seca mesmo pequena, ainda para mais nao sei como vai ser o layout...Bem, pensei em duas opções, ou num dos cantos traseiros do aquario ou mesmo no meio, qual será melhor?

Esta questão do espaço levou me a pensar noutra coisa o escumador que pensei usar é interno, mas eu queria po-lo na SUMP, há alguma maneira de adaptar? É que os que vi externos eram todos muuuuuuito caros. ;)

Li algures por aqui que não se deve "enterrar" a rocha viva no areão, até faz sentido, sendo assim posso arranjar rocha morta ou até mesmo rochas da nossa costa para fazer uma espécie de base onde vai ser colocada a RV?

Bem tenho imensas duvidas, mas por agora nao vos chateio mais hihihi.

Esta semana vou ver preços e tipos de areão, depois com certeza q me vao surgir mais umas quantas :(

 

 

 

Abraços.

Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

A mini sump pode ser colocada onde t der mais jeito! Se uma das laterais ficar tapado e não se vê, colocas nesse canto, senão colocas a meio!

Sobre o escumador, podes colocar na boa o escumador na sump, mas tens de escolher o escumador, pois alguns dão para encurtar a altura deles de forma a adaptarem-se a aquas mais baixos, como vai ser a tua sump! Acho que os airlift fazem isso!

Eu não enterro a rocha, apenas pressiono lijeiramente de forma a que esta não oscile!

Acho que não deves colocar rocha da nossa costa, pois todos os seres que nela habitam vão acabar por morrer e vai fazer com os níveis da água subam e destabilizam a água, fazendo com a maturação da água seja mais longa! É preferível comprares morta! Segue um conselho, tens de ter calma e paciência a montar as coisas e não deves poupar dinheiro na areia, na rocha e no escumador!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro, antes demais, tenho de te agradecer a paciencia que tas a ter, nao é fácil. :lol:

Sendo assim, devo prescindir da rocha morta, e fazer como tu dizes, é só porque estou habituado aos cic's africanos, q fazem covas e remexem a areia toda, mas prefiro gastar o dinheiro q ia gastar em RM e compro mais RV.

Sim tens razao isto e para ser montado com calminha, ate pq o dinheiro n permite ir mt rapido e ainda tenho de arranjar donos para estes peixes todos q estao no aquario. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cao100patas, estar a ajudar-te, tal como a outros membros, é um prazer para mim, por isso não é nada chato!

Sobre a Rocha...podes comprar alguma morta! Compra ums 70% de viva e 30% de morta, do total que vais comprar! Inicialmente compra a viva!

Toma atenção que rocha morta não é o mesmo das rochas calcarias dos ciclideos!!!!! :) A RM é coral morto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais