Como Exterminar Os Fios De Seda Malditos!


Vasco Matos

Recommended Posts

Olá a todos! Tenho o aqua montado há uns 2 meses e 1/2, tem 112L e é bastante plantado.Tenho substrato fértil da JBL e areão de rio por cima. Comecei com 60W,há 3 semanas coloquei mais 50W,total: 110W - 1x15w(4200k/T8) 2x25w(6500k/E27) 2x15w(10000k/T8) Começei à uma semana a fertilizar com 5ml/dia de K /PO4 (Macros), 0,6ml/dia Micro+ da Horiz.Aquát. e 1ml/semana de Fe.

O problema é que se intensificaram os fios de seda,tenho de todos os dias com um pau chinês 'acariciar' as plantas e remover os malditos! E os únicos testes que tenho são amónia (0) e Nitratos (15ppm). Terei de comprar os restantes testes para saber a raiz do problema mas entretanto o que me aconselham? Qual a raiz do problema? Obrigado desde já!

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em primeiro lugar acho que devias comprar o teste de fosfatos, e é daqui que vêm as algas...

 

Também tive um surto enorme de filamentosas no inicio e agora tenho de ciano, enfim :wink:

Fiz montes de tpa e nada, removia-as mecânicamente e dois dias depois na mesma, passava mais tempo de volta do aquario do que a descansar após vir do trabalho... Até que resolvi tomar outras medidas, comecei a fertilizar com ferro e potássio diariamente com doses que me parecessem ideais até acertar com a dose... Tive que recorrer a um apagão de três dias para enfraquecer as filamentosas e facilitar a sua remoção, plantei bastantes plantas de crescimento rápido... Após isto as algas ficaram bastante mais enfraquecidas, mas não desapareceram completamente do aquário, entretanto fui de férias fiz uma mega-limpeza nos filtros, algo que ainda não tinha feito após a montagem do mesmo (tem a mesma idade do teu), aspirei algumas filamentosas e fui de férias e aqui é que está o mistério... 1 semana de férias afastado do aquário.... Sem fertilizações diárias, sem comida para os peixes, com ciclos de luz normais de 10horas e quando chego a casa as filamentosas desapareceram por completo, mas com as ciano a darem cabo do quadro todo e a invadirem as eleocharis todas e um cheiro a mofo em casa (Aqua destapado)... Quanto às filamentosas, penso que o que foi decisivo foi o apagão seguido da remoção de grande parte das filamentosas, fazendo com que plantas que já não viam a luz do dia à muito tempo voltassem a ver, plantação de plantas de crescimento rápido para mamar os nutrientes todas da água e não deixar nada para as algas, e aqui não tenho a certeza mas a ausência de comida, subconsequentemente de fósforo em excesso no aquário também deve ter tido importância, mas isto sou eu a especular. :wink:

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É indispensável comprares o de fosfatos. Os nitratos estão um bocado altos, subiram repentinamente ou têm estado mais ou menos controlados? A solução penso que passa por controlar os parâmetros e fazer umas tpas. Podes começar a fazer umas pequenas trocas enquanto não tens o teste, até para os nitratos baixarem um bocado.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos! A luz está ligada a temporizadores e fica ligada 12h por dia,se calhar é melhor passar para 10h...Mas Pedro Sacadura no processo das tpa's ( faço uma,às X 2 de 30%semanal) quanto tempo ficaste sem fertilizar? É que notei que desde que começei as fertilizações liquidas as plantas revigoraram em força,se faltar o fertilizante não se vão ressentir?

E sim indian_joe é bem capaz de ser fosfatos,tenho mesmo de comprar os testes pois assim estou às escuras...E ciano é um terror que espero não sentir o cheiro!

Zlatan9 os nitratos têm estado mais ou menos a 10ppm é a média,agora estavam a 15ppm. De plantas tenho Stellata,Rotala Walichii,HZ,Eleocharis,Pogostemon Helferi,Blixa,Hemianthus 'Cuba' e 2 que não sei o nome. Na 'Cuba' estão também a aparecer algas verdes que parecem feltro todo entrelaçado.Tenho medo que tapem as folhas da Cuba e não consiga fazer a fotossintese...O que acham que devo fazer, tpa's e parar com as fertilizações até as filamentosas abrandarem?

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que estás a fertilizar com o fertilizante errado, ou melhor, falta-te potassio (K), penso que deves ter o po4 num nivel altissimo, devido a uma possivel falta de potassio.

 

faz o teste de de po4 pra podermos tirar-mos conclusões...

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que estás a fertilizar com o fertilizante errado, ou melhor, falta-te potassio (K), penso que deves ter o po4 num nivel altissimo, devido a uma possivel falta de potassio.

 

faz o teste de de po4 pra podermos tirar-mos conclusões...

Já tinha pensado nisso,o fertilizante de macros é da Horizonte aquático e vem K junto com PO4. Vou ver se arranjo K em separado. É que nas lojas da minha zona não vendem estes produtos separadamente.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha pensado nisso,o fertilizante de macros é da Horizonte aquático e vem K junto com PO4. Vou ver se arranjo K em separado. É que nas lojas da minha zona não vendem estes produtos separadamente.

 

 

Podes também comprar na Horizonte Aquático. Comprar em pó é mais vantajoso.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela preciosa ajuda! Hoje comprei Green - X,umas saquetas para colocar dentro do filtro que removem fosfatos,nitritos e nitratos para controlar as algas.Fiz uma limpeza ao filtro (também já estava a precisar),coloquei lã nova e a saqueta. Agora vou apertar com as tpa's. Acham que suspenda as fertilizações até comprar os testes ou que meta só K diariamente?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela preciosa ajuda! Hoje comprei Green - X,umas saquetas para colocar dentro do filtro que removem fosfatos,nitritos e nitratos para controlar as algas.Fiz uma limpeza ao filtro (também já estava a precisar),coloquei lã nova e a saqueta. Agora vou apertar com as tpa's. Acham que suspenda as fertilizações até comprar os testes ou que meta só K diariamente?

 

em vez de teres comprado essas saquetas, podias ter comprado o teste de po4, seria-te muito mais util

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu andava com problema de algas no meu aqua tb e pensava que seriam fosfatos a mais , comprei o teste e o resultado foi o oposto , fosfatos mt baixos em relaçao aos nitratos o que tb se traduz e algas e grande enfraquecimento das plantas...

queres um conselho? compra os testes e força nas tpa's!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu andava com problema de algas no meu aqua tb e pensava que seriam fosfatos a mais , comprei o teste e o resultado foi o oposto , fosfatos mt baixos em relaçao aos nitratos o que tb se traduz e algas e grande enfraquecimento das plantas...

queres um conselho? compra os testes e força nas tpa's!

De amanhã não passa a compra dos testes.Comprei as saquetas porque eram baratas 8.30Euros,vamos lá ver se ajudam... Tenho feito tpa's de 30% 2x semana e parei com as fertilizações liquidas até arranjar K que comprarei na Aquaplante,pois O que tenho é Potassio com Fosforo junto,e como disse o a_feijao a percentagem de K é inferior ao PO4. 1ML=0.5ppm de PO4 e 0.2ppm de K em 100L. Quanto a doses estava a pôr 5ml/dia menos do que a dose recomendada: 9ml/dia - 100L

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os fios de seda abrandaram bastante,estão com muito menos força.Na volta para a semana começo a fertilizar com pequenas doses de K.Agora resta-me resolver o problema dos 'fios de feltro verde entrelaçados' que aparecem timidamente na base de cada grupo de Eleocharis Acicularis e um pouco també na 'Cuba'.Temo que tape a planta e a impeça de crescer.Ainda é pouco,mas...Todas as plantas estão a crescer bem,a Eleocharias é a única que tarda a crescer,a alastrar...Por cima do substrato fertil tenho areão de rio será que é por isso ? Ou o crescimento é muito lento?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já tinha dito noutro post, tambem tenho esses malditos fios de seda, mas estão só nos musgos christmas, e singapore.

Os meus retiro-os todos os dias com uma escova de dentes velha atada com um elastico na ponta de uma varinha que tenho para evitar meter as mãos na água.

É como dizes, quando chego do trabalho em vez de descansar, tenho que fazer TPAs, ou pentear as plantas.

Malditas estas algas que já tenho há uns dois meses!

Não há apagões, testes de fosfatos (tudo dentro do normal), escovadelas, nada que as páre!

Acho que vou tirar todos os musgos que tenho plantados nos troncos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê lá como estão os niveis de fosfatos e nitratos.Fazes fertilizações liquidas? As filamentosas quase que desapareceram,pus Green-X no filtro (removedor de nitratos,nitritos e fosfatos,tinha os nitratos a 15ppm) tpa's 2 x semana,reduzi a luz para 10h(antes tinha 12h) e coloquei umas valisnérias e Ceratophillum Demersum para me consumirem os nutrientes todos.Comprei também 3 Ottos.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os fosfatos estão normais, e os nitratos apesar de não ter teste, devem também estar num bom valor, pois tenho um filtro super sobredimensionado para o aquario, e não deve haver problema de nitratos.

A chave julgo estar na fertilização liquida (a unica que tenho).

O aparecimento coincidiu com uma mudança de fertilizante.

Estava a fertilizar com o Ferropol, e como ficava caro, mudei para o Plant grow da Nutrafin.

As minhas fertilizações são muito singelas e subtis, pois não acredito em fertilizações massivas ou diárias.

Prefiro adicionar pouco de semana a semana em complemento com as TPAs.

Mas estava a dizer que acho que foi o fertilizante que me estragou o equilibrio, e agora que elas se instalaram, não querem ir embora.

Não proliferam porque eu não tenho preguiça de pentear as plantas, senão...

Agora até já nem fertilizo.

É isso mesmo, acabou-se a papa!

Ceratopteris cornuta, Thalitroides, Heteranthera zoosterifolia, Flutuantes, eu sei lá que plantas mais eu pus para consumir nutrientes. Já desisti !

Agora é sem papa!!! Vamos a ver quem é mais forte. Se as plantas, se a alga.

Eu não sou, porque estou farto de perder com ela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devias arranjar os testes dos nutrientes Macro e ferro para ver se algum está em excesso.As plantas podem ter alguma carência o que as impede de assimilar os restantes nutrientes,consequência as algas 'papam-nos' não são esquisitas. Os nitratos ideais para um plantado penso que anda em torno de 5ppm,o meu estava a 15ppm(há aquas com mais ainda) e houve um 'boom' de algas. Tens CO2? Também ajuda as plantas a 'trabalhar' melhor.Valisnerias e Rabos de Raposa são boas para consumir nutrientes.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os fosfatos estão normais, e os nitratos apesar de não ter teste, devem também estar num bom valor, pois tenho um filtro super sobredimensionado para o aquario, e não deve haver problema de nitratos.

A chave julgo estar na fertilização liquida (a unica que tenho).

O aparecimento coincidiu com uma mudança de fertilizante.

Estava a fertilizar com o Ferropol, e como ficava caro, mudei para o Plant grow da Nutrafin.

As minhas fertilizações são muito singelas e subtis, pois não acredito em fertilizações massivas ou diárias.

Prefiro adicionar pouco de semana a semana em complemento com as TPAs.

Mas estava a dizer que acho que foi o fertilizante que me estragou o equilibrio, e agora que elas se instalaram, não querem ir embora.

Não proliferam porque eu não tenho preguiça de pentear as plantas, senão...

Agora até já nem fertilizo.

É isso mesmo, acabou-se a papa!

Ceratopteris cornuta, Thalitroides, Heteranthera zoosterifolia, Flutuantes, eu sei lá que plantas mais eu pus para consumir nutrientes. Já desisti !

Agora é sem papa!!! Vamos a ver quem é mais forte. Se as plantas, se a alga.

Eu não sou, porque estou farto de perder com ela.

Percebi que mudaste do Ferropol para o Plant Grow da Nutrafin(por acaso tanbem o uso),mas isso são micros,então e os macros?K,Mg,Fe?CO2?

Se os niveis de NO3 e PO4 se mantiverem em valores aceitaveis,quase que aposto que a fertilização com K ia ser muito benefica,se não as exterminasse pelo menos ia diminui-las bastante.

Tanbem não falas no CO2,pra mim é um "must have"em qq plantado,até na luta contra algumas algas,por ex. juntamente com o Fe dão cabo das algas pretas de penacho(expriencia propria).

Boa sorte com isso e não stresses. ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas pessoal.

Pode ser que eu mude de ideias um dia, mas por agora não vou entrar na conversa de micros e macros. Uma vez quis ir por aí, e adicionei 5 ppm de Kcl por 3 vezes, dia sim, dia não. Sabem o que aconteceu?

Queimei literalmente as folhas dos fetos e de algumas anubias.

Já lá vai meses, e ainda hoje tenho algumas folhas com marcas desta historia.

É como já disse, prefiro um ligeiro toque de fertilização. Até porque o objectivo não é o cultivo para venda.

Eu tenho Co2 de fermentação a bombar 24 horas.

Eu percebo o que vocês querem dizer com a carencia de macros a impedir de assimilar outro elemento, mas apanhei medo á coisa...

Luis, usas o plant grow, e como fazes o resto das adições de macros?

Zogli, como estão as tuas algas?

Editado por Luis saleiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas pessoal.

Pode ser que eu mude de ideias um dia, mas por agora não vou entrar na conversa de micros e macros. Uma vez quis ir por aí, e adicionei 5 ppm de Kcl por 3 vezes, dia sim, dia não. Sabem o que aconteceu?

Queimei literalmente as folhas dos fetos e de algumas anubias.

Já lá vai meses, e ainda hoje tenho algumas folhas com marcas desta historia.

É como já disse, prefiro um ligeiro toque de fertilização. Até porque o objectivo não é o cultivo para venda.

Eu tenho Co2 de fermentação a bombar 24 horas.

Eu percebo o que vocês querem dizer com a carencia de macros a impedir de assimilar outro elemento, mas apanhei medo á coisa...

Luis, usas o plant grow, e como fazes o resto das adições de macros?

Zogli, como estão as tuas algas?

 

Boas,

Pra dizer a verdade de momento é um pouco a olhómetro,como não noto nenhuma carencia em especial,vou adicionando quantidades muitos pequenas por dia(2 ou 3 gotas),não adiciono é tudo nos mesmos dias,por ex.,num dia adiciono K e no outro Mg e Fe,Fosfatos e Nitratos deixei de adicionar,pq cheguei á conclusão que o que adiciono de comida ao aqua vai chegando para haver alguma concentração,que ainda que baixa,se mantem.

Micros só coloco após as TPAs pq acredito que a reposição diaria da evaporação sempre leva alguma coisa.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os fios de seda desapareceram por completo,o Geen-x que pus no filtro baixou-me o NO3 de 15ppm para 5ppm,o PO4 também deve ter baixado,(ainda não tenho teste) Restam-me algumas que parecem feltro verde entrelaçado na base da Eleocharis,junto ao areão,está melhor mas não desapareceu por completo.Mudei também o esquema de fertilizações: Agora adiciono 2ml de K 2x por semana,micros e Fe 1x por semana quando faço as tpa's. Vamos lá ver...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais