Começar Direitinho :)


Ang3lo

Recommended Posts

Boas noite pessoal,

 

Pois é no sábado iniciei a montagem do meu novo aquario, e queria desta vez ter plantas mais bonitas e saudáveis e para tal queria saber os cuidados diarios e/ou mensais que tenho de ter para tudo correr pelo melhor para as plantas e tudo de mal para as algas :D

 

O aquário e um de 90L que tem uma iluminação de 2x25W (Aqua-glo e uma Sun-glo) e mais um de 18w, a de 18 liga as 10 e desligas as 22h30 enquanto de que as de 2x25w só ligam as 13h e desligam as 21h, de substrato meti o Seachen flourite e de plantas meti estas:

 

blyxa japónica

Ludwigia verticillata var. cuba

Eleocharis parvula

Rotala wallichii

Red ludwigia

 

Em comprei da Seachen Micronutrientes mas agora faltam os macro-nutrientes nao é?Que segundo li ja algum tempo o pessoal andava a usar os pos de Kno3 e essas coisa senao estou em erro, por isso se alguém me poder explicar ou dar um link onde tenhas essa informaçao sobre as doses diárias ou semanais agradecia :)

 

Atentamente

Angelo

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que a melhor solução para os macros passa por comprá-los em separado, se possível em pó para tu depois decidires qual a concentração a usar. Passa por exemplo num patrocinador do fórum, a Horizonte Aquático.

 

Quanto às quantidades a usar, convinha primeiro saber quais os valores dos fosfatos e nitratos.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que a melhor solução para os macros passa por comprá-los em separado, se possível em pó para tu depois decidires qual a concentração a usar. Passa por exemplo num patrocinador do fórum, a Horizonte Aquático.

 

Quanto às quantidades a usar, convinha primeiro saber quais os valores dos fosfatos e nitratos.

 

 

Bem acabei de fazer os testes de NO3 e PO4 e os valores ao 2dia do aquario sao os seguintes:

 

Po4: 0.1mg/l

No3: 0 mg/l

 

Estes valores sao bons sao maus?quais os valores recomendados para obter um bom plantado?

 

Atentamente

Angelo

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Esses valores, dependendo do CO2 e iluminação que tenhas, podem não ser os melhores.

 

Se o teu aquário tiver um metabolismo acelerado, é má política teres os níveis desses nutrientes assim.

Deveriam estar entre os 0,5-1.0 ppm (PO4) e entre 5-15 ppm (NO3).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Esses valores, dependendo do CO2 e iluminação que tenhas, podem não ser os melhores.

 

Se o teu aquário tiver um metabolismo acelerado, é má política teres os níveis desses nutrientes assim.

Deveriam estar entre os 0,5-1.0 ppm (PO4) e entre 5-15 ppm (NO3).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

Ele foi montado a dois dias e fiz hoje os testes e deu esse valores, o Co2 tenho um de botija que ainda ando a regular, e de iluminação tenho 2x25W + 1x18W.

 

Sugeres que adicione os compostos para elevar os valores?ou deixo andar mais uns dias a ver como fica?

 

Atentamente

Angelo

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Como tens o aquário acabado de montar, muito provavelmente não tens NO3, pela simples razão de não teres ainda a colónia de bactérias nitrificantes estabelecida.

 

Não que seja algo imperativo, mas se puderes, faz um teste à amónia do aquário.

 

Quanto a fertilizar, de início se calhar não vale muito a pena fertilizares com NO3... preocupa-te mais em fertilizar com K e PO4.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais