Planta da semana nº2-Riccia fluitans


André Nóbrega

Recommended Posts

olá!

 

a planta da semana vem um pouco atrasada pois estive de férias e lonje da net.

 

a planta desta semana é a Riccia fluitans, está presente (segundo a tropica) em quase todo o mundo existindo em cada região uma variante diferente, umas mais finas, umas mais compridas, etc...

não é uma planta muito exigente, apenas requer uma boa iluminação e uma fertilização liquida adequada já que esta planta nunca ganha raíz por ser uma planta muito simples.

apenas uma célula desta planta pode dar origem a outra planta.

suporta bem temperaturas entre 16ºC até 30ºC, gosta mais de uma água ácida (6,5) mas também cresce bem em pH bem mais elevado desde que não passe do 8.

uma coisa que esta planta não suporta é o sal, nem que seja o resto de um tratamento de um peixe que entre no aquário a planta sente logo.

agora aqui vão as coisas que valem mais de mil palavras:

 

fb538c08.jpgefeito da planta no aquário (um tapete verde claro).

 

agora vai um link com um método de fixação de riccia:

http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...topic.php?t=312

 

mais um método de fixação:

http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...topic.php?t=331

 

se alguem tiver mais informação é favor apresentar também.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva

A Riccia em particular e as restantes flutuantes em geral são um pouco difíceis de encontrar no mercado (falo de Lisboa). Presumo que a Riccia seja uma flutuante que na foto acima está presa, não?

Quanto às restantes flutuantes é um bocado estranho não aparecerem, porque algumas crescem como invasoras!? :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

é realmente dificil encontrar plantas flutuantes no mercado, isso deve-se á desvalorização por parte dos lojistas e aquariofilos.

na verdade, é dificil encontrar maior parte das espécies das plantas, as únicas que se vêm por aí nas lojas são : vallisnerias, amazonenses, cabombas, elodeas, algumas anúbias e pouco mais, depois há aquelas plantas que não são aquáticas mas são vendidas como tal.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

a minha experiencia com a ricia é estranha.

qdo. eu tento reproduzir: colocando num recipiente sozinha, com luz etc o resultado é planta morrer e eu ficar com menos ricia :evil:

quando não procuro reproduzir e estou a tirar o execesso de outra planta mais comum ( se não me engano o nome é lentilha será?) encontro montes de ricia :?::?:

 

Quanto à iluminação o resultado tb a mim me espanta, mas é verdade aquarios praticamente sem luz são o que se reproduz melhor.

 

conclusão: qto. menos a gente se preocupa melhor :D

é a minha experiencia ....

fiquem bem, 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho uma duvida taslixado

 

talvez estupida mas vou pola na mesma como eu adoro o efeito visual que a ricia tem nos aqua e eu proprio tenho alguma mas tenho sempre o problema de ela me aparecer a boiar na supreficie ja tinha visto esse metodo do arame mas a minha duvida e esta o arrame nao altera de alguma maneira a constituiçao da agua do aquario?

 

peço dsc pela minha ignorancia :oops:

 

abraços !!!

para todos os dias um aquario diferente!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

se queres saber se altera o pH ou a dureza de carbonatos: não altera

se queres saber se pode alterar a dureza geral e se pode ser tóxico: sim, pode

 

o segredo é mudar muitas vezes a água, eu mudo mais de 50% por semana.

também vai depender um pouco dos arames.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Saudações.

 

Bem em também já tive Riccia Fluitans (é assim que a Trópica lhe chama), que adquiri ainda na já fechada Starfsh.

Tinha um aquário com um ph entre os 6.6 e os 6.8 e a Riccia estava presa a seixos no fundo do aquário (seixos e por cima deles Riccia atada com fio de nylon, fio de pesca). A Riccia crescia bastante e tinha de estar consecutivamente a podá-la.

Desisiti entretanto porque numa das vezes em que fiz uma poda maior comecei a verificar que a parte que estava mais junto aos seixos e por isso recebia menos luz estava a ficar podre além de que mais parecia um caixote de lixo, mesmo aspirando eu o aquário +/- 1 vez/mês.

É uma planta linda mas penso que é muito bonita para aquários plantados tipo holandes onde não há peixes.

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais