Marco Teixeira Publicado Agosto 10, 2007 Publicado Agosto 10, 2007 Boas pessoal, Já tive alguns bettas mas sempre só um macho e em comunitários sem nunca ter tido problemas, mas hoje comprei um macho e duas femeas para um comunitario asiatico que estou a montar (aquapor 120lt - 100*30*40) onde habitam 7 puntius titteya (muito pacificos) e uma Colisa lalia (que julgo ser macho principalmente pelas bolha que aparecem junto das flutuantes - não é um ninho dos que conheço de bettas, mas são algumas e com muita ferquencia lá estão) e que tb é extremamente pacifica (já habitou com guppys e nunca fez mal aos alevins) e 2 kuhlis. O que acontece é que quando os comprei colocaram o macho e as duas femeas no mesmo saco e reparei que o macho andava muito "empinado" para uma das femeas, e quando os soltei no aqua depois a aclimatização, a colisa tb tem tendencia a presseguir essa mesma femea, a outra é ignorada por ambos (betta macho e colisa) e entre estes 2 ultimos, tb não reparei grande stress, umas aproximações cautelosas de ambas as partes, como que se estivessem a "cheirar-se" ou a tirar medidas, mas basicamente acabam por se ignorar e cada um vai para o seu lado. A minha questão é, será que a suposta femea é um macho juvenil?!? terei maneira de identificar isso?!? devo separar a "femea" e ver como as coisas evoluem? neste momento ela anda muito escondida, quase parada e sempre que a colisa a vê, vai logo atrás dela, não num sentido de agressão, mas como que a impor o seu estatuto, e o macho betta quando a vê coloca-se em posição de ataque, embora ainda não tenha presenciado violencia gratuita entre ninguem. Mas o facto de ser unica e exclusivamente com aquela femea, pôs-me um pouco alerta. O que acham que deva fazer?. Obrigado. Marco Grupo Entre MargensAquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Paulo Vedor Publicado: Agosto 11, 2007 Publicado: Agosto 11, 2007 Olá Marco É frequente aparecerem machos nas importações de fêmeas por norma mesmo em juvenis os machos são mais coloridos, e a forma do corpo é ligeiramente diferente. Se não consegues determinar se a fêmea é na realidade um macho o melhor seria a separação para outro aquário Boa Sorte Paulo Vedor
Recommended Posts