Ajuda! Urgente!


arede

Recommended Posts

Ola a todos.

 

Preciso de uma ajuda urgente. Tenho uma planta no aqua que é parecida com a combomba, 2 anubias, feto de java e musgo.

À uns dia para cá, essa planta parecida com a cabomba começou a ficar fraquinha e tem vindo a partir-se e a ficar pouco visosa!

 

Antes de isso acontecer, mudava a agua de 2 em 2 dias e elas tavam lindas, dpois começaram a apanhar umas algas e deixei de trocar a agua tantas vezes e mudei para semana a semana.

 

O meu aqua e de 200L, tenho iluminação 2x30W, CO2 de lata e uso semanalmente fertilizante da Sera, e a agua por causa deste calor subiu para os 30º, mesmo sem termostato.

 

Alguem me podera ajudar. É que começo a ficar sem plantas e gostava de as recuperar.

 

mc

arede

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a temperatura assim tão elevada ja começa a influenciar as plantas. mas provavelmente uma mudança de fertilizante seria indicada. a luz e CO2, (de lata da tetra?) depende das dimensoes do teu aquario. 1 lampada de 30 watts, adivinhando um pouco o tamanho do aquario devido á lampada é capaz de ser pouco.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu mudei de fertilizante a semana passada, Utilizava da JBL, e pus-me a usar o da sera.

 

Como disse o meu aqua e de 200L (100x40x50) e so tem 2 lampadas de 30W, (60W total).

O Co2 e de uma marca chinesa em k consiste em meter um campanola dentro de agua e k injectamos o CO la para dentro e a agua vai consumindo o CO a medida que vai precisando.

 

Nao sei mesmo o k fazer!.

Editado por arede
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas vizinho,

Ao ler o teu post fico a a sensação de que tu proprio indicas logo as razões desses problemas,repara,fazias TPAs com muita frequencia e tudo ia bem,aparecem-te algas e reduzes o ritmo das TPAs????... surprised banana rock :(

Depois a questão da iluminação,realmente 60w para 200lt não é muito e pior,como a iluminação é fraca eu duvido que as plantas tenham um ritmo de crescimento que as faça consumir todo o CO2 que estás a injectar e adivinha quem é que está a aproveitar. bang

É que o que salta á vista foi que tinhas um aqua bonito e equilibrado,começaste a dár-lha menos atenção e manutenção e agora estás a pagar o preço.

Pra começar ataca isso com umas boas TPAs,tenta medir os nitratos e fosfatos,pq o problema das algas póde estar num desiquilibrio desses elementos e se fôr nada como umas valentes TPAs para isso ir ao sitio e depois adoptar boas practicas de manutenção para os manter sob controle.

A planta parecida com a Cabomba será a Limnophila sessiliflora??Se fôr tenho aqui um balde de sobras cheia disso,isso até num penico cresce :laugh: ,tenho todo o gosto em te oferecer uns pés é só dizeres quando os queres. :wink:

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola malta.

 

desde já agradeço a todos pela ajuda.

Luis, a verdade e mesmo essa. deixei de mudar a agua de 2 em 2 dias e começou a ficar pior. Nunca pensei k fosse preciso tar sempre a mudar 25 a 30 L de água de 2 em 2 dias. Nem sempre tenho tempo para isso.

 

SEcalhar tou a ver k vou aceitar a tua proposta das plantas, pelo andar das minhas vou xegar ao final da semana so com 1 ou 2 pes na areia sem nada. banana rock

 

o aqua ta horrivel assim. teinha as plantas tao bonitas. ate as anubias e os fetos ja começam a ficar castanhas e transparentes surprised

 

 

Bem la vou eu ter de voltar ao velho sistema de TPA.

 

Obrigado a todos mais uma vez

 

mc

arede

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola malta.

 

desde já agradeço a todos pela ajuda.

Luis, a verdade e mesmo essa. deixei de mudar a agua de 2 em 2 dias e começou a ficar pior. Nunca pensei k fosse preciso tar sempre a mudar 25 a 30 L de água de 2 em 2 dias. Nem sempre tenho tempo para isso.

 

SEcalhar tou a ver k vou aceitar a tua proposta das plantas, pelo andar das minhas vou xegar ao final da semana so com 1 ou 2 pes na areia sem nada. cabecadura

 

o aqua ta horrivel assim. teinha as plantas tao bonitas. ate as anubias e os fetos ja começam a ficar castanhas e transparentes :(

Bem la vou eu ter de voltar ao velho sistema de TPA.

 

Obrigado a todos mais uma vez

 

mc

arede

Boas,

A verdade é que a agua da nossa zona tanbem não é nada famosa,PH alto,dureza baixa e de tempos a tempos carregada de nitratos,fosfatos e silicatos,considero que um dos melhores investimentos que já fiz em aquariofilia foi comprar um filtro de osmose inversa.

Este hobby dá trabalho e por vezes a malta não se apercebe que manter um plantado de 200 ou 300lt a 100% não é facil e a partir de um certo volume as TPAs doem. banana rock

Quando quiseres diz,que eu arranjo-te o que puder,tenho aqui uma caixa de plastico de 20lt onde vou colocando sobras e pódas,é certo que algumas não ficam na melhor forma,mas no caso da Limnophila até dentro da caixa cresce. :mrgreen:

Um abraço e não desanimes. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu pelo contrario acho que tens CO2 a menos cabecadura os sistemas de difusão passiva só funcionam para aquarios pequenos...

 

quanto ás TPA's num aquario equilibrado estão longe de ser precisas de 2 em 2 dias...

 

devias era descrever um pouco melhor os teus sintomas banana rock

 

como fazes quando vais ao medico e dizes, doi-me aqui e ali e quando faço isto e aquilo...

 

aqui dizes, tenho as plantas com este problema e este e tenho algas deste e daquele tipo, tipicamente e ajudando com o historial clinico ( setup do aquario) consegue-se ir diagnosticando e ajudando a corrigir.

 

são poucos os fertilizantes no mercado que conseguem suprir a maior parte das necessidades.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu pelo contrario acho que tens CO2 a menos cabecadura os sistemas de difusão passiva só funcionam para aquarios pequenos...

 

quanto ás TPA's num aquario equilibrado estão longe de ser precisas de 2 em 2 dias...

 

devias era descrever um pouco melhor os teus sintomas banana rock

 

como fazes quando vais ao medico e dizes, doi-me aqui e ali e quando faço isto e aquilo...

 

aqui dizes, tenho as plantas com este problema e este e tenho algas deste e daquele tipo, tipicamente e ajudando com o historial clinico ( setup do aquario) consegue-se ir diagnosticando e ajudando a corrigir.

 

são poucos os fertilizantes no mercado que conseguem suprir a maior parte das necessidades.

Just és capaz de ter razão,estava-me a passar um pouco ao lado que é um aqua de 200lt,de qq modo com o nivel de iluminação que ele tem(relativamente baixo)não poderá ser um "tiro no pé"começar a injectar mais CO2 num aqua que está em desiquilibrio e onde as plantas que tem estão a definhar??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porque?

Conforme disse,com um baixo nivel de iluminação,com provaveis desiquilibrios de macros,com as algas a ganharem a corrida ás plantas e estas a definhar,estarão estas(as plantas) em condições de beneficiarem alguma coisa com o aumento de CO2,ou por outro lado serão as algas(dependendo do tipo) que poderão sair beneficiadas com um aumento do CO2 presente??

Repara não estou a afirmar nada,estou apenas a tentar perceber o teu ponto de vista,pela minha parte estou aqui para aprender. banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se um doente estiver com uma infecção tiras-lhe a agua porque as bacterias tambem precisam de agua? banana rock

 

a maior parte das algas sobrevive com pouca quantidade de CO2 sendo algumas capazes de o retirar dos carbonatos tal como algumas plantas. No entanto o CO2, alias o C, é indispensavel para a formação de hidratos de carbono pelas plantas...hidratos de carbono que servem inumeras funções, ver o artigo na bioaquaria 1, entre elas o papel de energia para o metabolismo da planta.

 

O que me leva a crer que é CO2 a menos, é que tipicamente esse tipo de injecção de CO2 é extremamente ineficiente, nao conseguindo aumentar o nivel de CO2 no aquario. A area de contacto do CO2 com a agua é muito pequena, e nao existe circulação de agua na zona de contacto. alias...cada lata tem cerca de 21g...e serve para 1 ou mais meses...segundo instruções. claramente é muito pouco CO2.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se um doente estiver com uma infecção tiras-lhe a agua porque as bacterias tambem precisam de agua? :D

 

a maior parte das algas sobrevive com pouca quantidade de CO2 sendo algumas capazes de o retirar dos carbonatos tal como algumas plantas. No entanto o CO2, alias o C, é indispensavel para a formação de hidratos de carbono pelas plantas...hidratos de carbono que servem inumeras funções, ver o artigo na bioaquaria 1, entre elas o papel de energia para o metabolismo da planta.

 

O que me leva a crer que é CO2 a menos, é que tipicamente esse tipo de injecção de CO2 é extremamente ineficiente, nao conseguindo aumentar o nivel de CO2 no aquario. A area de contacto do CO2 com a agua é muito pequena, e nao existe circulação de agua na zona de contacto. alias...cada lata tem cerca de 21g...e serve para 1 ou mais meses...segundo instruções. claramente é muito pouco CO2.

Já comecei a perceber melhor o teu ponto de vista :) ,realmente um plantado de 200lt já merece uma injeção de CO2 "á seria" e realmente a solução encontrada aqui pelo meu vizinho é capaz de pecar por defeito,só a titulo de comparação eu pelo contrario,num penico de 45lt estou a usar CO2 pressurizado com garrafa de 350g(AquaMedic),mas de momento não tenho um difusor á altura :bad-words: (tanbem é capaz de não se justificar :lol: ),estou a usar um daqueles em escadinha,mas tenho pra breve(se tudo correr bem :onfire: )planeada a montagem de um plantado de 180lt e estou a reunir o material aos poucos e sem pressa e sendo assim,já agora pedia-te(sorry o off-topic vizinho :blush: )uma opinião sobre que difusor comprar para uma montagem deste tamanho,queria alguma coisa com qualidade,mas só entraria em "loucuras" se fosse mesmo muito aconselhavél(tanbem não gosto nada de gastar dinheiro duas vezes no mesmo material banana rock ),o que me aconselhavas Just?? :-D

Conforme já disse,estou aqui para aprender e já percebi que és das pessoas com que se póde aprender bastante. :wink:

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola de novo malta.

Bem acabei por perceber que secalhar o meu problema pode vir a ser secalhar a falta de CO2. segundo o k vcs dizem.

As minhas plantas já se foram todas pelo menos akelas k tavam piores. Agora tenho os fetos de java a ficarem castanhos e transparentes, o k faz com eles se desfaçam. Já ñ sei o k fazer.

Medi o fosfato e deu-me 1,0 mg/l, será isso bom ou mau??

Comprei tb duas lampadas, uma floraglow e outra powerglow.

será que a lata k tenho de Co2 nao sera suficiente? tenho aki umas pastilhas da Sera k pode me ajudar com isso, será que devo votar a usar isso??

Até tenho uns red cherry que agora andam a nora pk ja nao teem as plantas para se esconderem. Ajudem-me, tou a desesperar serio.

 

 

mc

arede

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola de novo malta.

Bem acabei por perceber que secalhar o meu problema pode vir a ser secalhar a falta de CO2. segundo o k vcs dizem.

As minhas plantas já se foram todas pelo menos akelas k tavam piores. Agora tenho os fetos de java a ficarem castanhos e transparentes, o k faz com eles se desfaçam. Já ñ sei o k fazer.

Medi o fosfato e deu-me 1,0 mg/l, será isso bom ou mau??

Comprei tb duas lampadas, uma floraglow e outra powerglow.

será que a lata k tenho de Co2 nao sera suficiente? tenho aki umas pastilhas da Sera k pode me ajudar com isso, será que devo votar a usar isso??

Até tenho uns red cherry que agora andam a nora pk ja nao teem as plantas para se esconderem. Ajudem-me, tou a desesperar serio.

mc

arede

Boas arede,

E os nitratos??Éra importante saber porque valores andam.

E a temperatura já a conseguiste baixar?é que 30ºc acabam mesmo por dár cabo das plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faz CO2 caseiro

e mete pelo menos uma pedra difusora

é melhor que o CO2 de lata (lata é diferente de botija)

pedra difusora é melhor que esse reactor passivo

fazes num garrafão de 5 litros tens muito mais CO2 do que em 5 latas e fica muito mais barato!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os nitratos nao medi nao.

Kanto ao Co2, axo k vou memso optar por fazer um caseiro. Atemperatura nao a consigo baixar. Ja pensei em meter cubos de gelo la dentro. Fazer um aqua tipo antartico. lolol.

 

MAs Luis, axo k vou mesmo aceitar esssa tua proposta das plantas, dpois combino ctg. Já agora tb kero ver se elimino akeles problemas.

 

mc

arede

 

P.S. Ja procurei no Forum, mas não encontro uma receita para 5L. Alguem tem uma a mão???

Editado por arede
Link to comment
Partilhar nas redes sociais