Recommended Posts

Publicado

Boas.

Eu tenho aprendido muito por cá no forum mas tenho uma duvida e como perguntar não ofende cá vai.Eu estou a montar um aquário com 120 x 50 x 50 e para já só tenho 2 gupys e 7 espadas e um pleco,eu sei o pleco vai ficar enorme mas foi erro de principiante,é que os peixes todos estão num aquário de 60 litros e como as pessoas da loja são muito inteligentes empingiram-me um pleco e eu não sabia o belo do tamanho que ia ter.De momento tem 14cm mas no aquário novo durante um bom tempo deve andar á vontade mas quando ficar maior ofereço-o a quem o poder estimar melhor que eu :puppydogeyes: mas o que eu queria saber era a potencia que teria de ter uma bomba pra um filtro DIY que eu vou fazer baseado neste PROJECTO visto ter quem me arranje os materiais todos e até mo faça mesmo.São umas pessoas que fazem filtros para ETAR's e sendo de graça estou a pensar aproveitar a ajuda.Se não for pedir muito gostaria de saber também algumas ideias para a iluminação visto ir fazer também DIY mas plantas de momento só tenho duas anubias mas quando tiver o aquário vou ver se consigo mais algumas assim como me derem dar alguns guppys e espadas.

Obrigado desde já pela ajuda.

Publicado:

depende do tipo de aqua que quiseres montar, se for um plantado tens que ter um fluxo mais reduzido do tipo de 800 a 1000 l/h, mas se for um aqua com algumas plantas,troncos e pedra e portanto com menos exigencias a nivel de CO2 então vai para uma bomba que te faça 1500 a 2500 l/h, isto é se conforme no projecto puderes ter um volume de materias filtrantes enorme... eu faria sempre o maior filtro possivel porque defendo a teoria de que não existe demasiada filtração, nunca. alem disso, uma outra opinião baseada na minha experiencia com varios filtros...à semelhança do eheim 2217 de que tenho 2 a trabalhar à 4 anos, a melhor opção é a da entrada da agua se fazer pela parte inferior do filtro e não pela tampa como na 2ªparte do projecto,

isso porque a entrada por baixo te dá toda a liberdade de posicionar as materias filtrantes enquanto a entrada pela tampa implica um tubo até a parte inferior do filtro e isso vai acabar por limitar a distribuição equitativa das materias filtrantes e criar zonas onde o fluxo é maior e portanto menos eficaz.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!