Filtro De Fundo


Recommended Posts

Caros amigos,

 

Sou novo no mundo de Aquariofilia.

 

Tenho um Aquario 60*31*33 , e acontece que numa loja da especialidade em Benfica, aconcelharam-me a por um filtro de fundo pois mantinha a agua limpida e nitida. Acontece que tenho o montado a 2 dias e noto alguma sujidade de comida em cima das pedras e outras em constate movimento pelo aquario.

Será melhor por um filtro interno como os da tetratec?

Não terei melhores resultado?

Desde ja obrigado pelo tempo perdido a ler questões de iniciados, e toda ajuda e opiniões serão bem vindas.

 

Cump.

Rui

Editado por NO-NAME

Abraço,

Ricardo

 

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

 

Sou novo no mundo de Aquariofilia.

 

Tenho um Aquario 60*31*33 , e acontece que numa loja da especialidade em Benfica, aconcelharam-me a por um filtro de fundo poix mantinha a agua limpida e nitida. Acontece que tenho o montado a 2 dias e noto alguma sujidade de comida em cima das pedras e outras em constate movimento pelo aquario.

Será melhor por um filtro interno como os da tetratec?

Não terei melhores resultado?

Desde ja obrigado pelo tempo perdido a ler questões de iniciados, e toda ajuda e opiniões serão bem vindas.

 

Cump.

Rui

Olá...Nunca usei filtros de fundo e se pesquisares bem,o que se usa mais são filtros externos.Filtros internos "fica feio",e,na minha opinião,obtens melhores resultados com filtros externos....outra coisa..quanto á comida em cima das pedras,nao esperes que o filtro te vá limpar em cima das pedras!para isso compra peixes que te façam esses trabalhos,como por exemplo corydoras,ou botias...o filtro serve para filtrar a água e a fazer circular...

 

ps:não gosto de filtros de fundo :lol:

Abraço, P.L.U.R.

Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981

"Money can´t buy skills"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Até um filtro interno é preferível a esses de fundo. Isso utilizava-se há 25 anos atrás! Na altura das limpezas é só "caca" que se tira debaixo do plástico. Retira isso e coloca esse tal filtro interno. Se puderes coloca um externo que ainda é melhor.

 

Cumps

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se fores ler alguns livros de aquariofilia, todos eles (pelo menos o que eu li, embora o copyright seja dos anos 90) aconselham um filtro de fundo... se perguntares aqui no forum quantos é que usam se calhar muito poucos o usam... embora quem escreveu esses mesmo livros não estivesse a dar um mau conselho, simplesmente os anos eram outros e como tudo na vida também a aquariofilia evoluiu.

 

É que a utilidade desses filtro é algo questionavel.

 

Os melhores filtros são os externos (ehein os melhores), onde podes colocar la de vidro ou esponjas (filtração mecanica), carvão ou outro tipo qualquer (filtração quimica*) e ceramicas (filtração biologica).

 

* o carvão também é muito aconselhado por algumas lojas mas só se deve usar em casos especiais, como por exemplo tirar medicamentos.

 

Mas o teu aqua leva 54 litros brutos um filtro interno deve chegar.

 

Já agora só tens o filtro de fundo???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui.

Os filtros de fundo estão, cada vez mais, em desuso.

Se aqui à 20 anos, era o filtro mais normal e aconselhado, com a dinamização de outros tipos de filtros começou a ser preterido em beneficio destes...

 

A grande desvantajem de um filtro de fundo, ou de placas como tambem é conhecido, é a sua funcionalidade. Dito de outra forma: quanto melhor for o filtro, em termos de absorção de particulas em suspensão e outras porcarias similares, mais depressa vai colmatar as suas massas filtrantes, que neste caso é o areão. E ao ficar colmatado, esse areão, além de começar a ser uma fonte de doenças e bacterias, vai ter de ser retirado e limpo, tal como se faz nas matérias filtrantes de um qualquer filtro actual. Resultado: o aquario muito dificilmente será equilibrado, em termos biologicos, pois vai andar numa eterna roda viva de filtração/limpeza.

 

Hoje em dia, e como já foi dito, regra geral e para um aquario dessa litragem, um pequeno filtro exterior, seja tipo 'canister' (os mais vulgares, de copo) ou mesmo seja de cascata (penduram-se no bordo exterior do aquario), são, em minha opinião, os mais recomendáveis.

Os filtros que referes (internos), e mais uma vez em minha opinião, devem ser usados apenas em aquarios muito pequeninos, ou como complemento a um filtro exterior, para quem precise de um suplemento na filtração mecanica. Eu, por exemplo, mantenho um tetratec-in 1.000 no meu aquario dos discus, e não abdico dele...mas serve para complementar outros dois filtros exteriores....

 

Qualquer duvida dispoe;

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel,

 

Sim só tenho o filtro de fundo, mas ja vi que como iniciado que sou fiz asneira :lol: . Vou então adquirir um filtro externo, que pelo que li é o melhor :lol:

 

Queria agradecer a vossa grande ajuda.

 

O meu cincero obrigado,

Rui

Editado por NO-NAME

Abraço,

Ricardo

 

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas Rui.

Se queres realmente agradecer, vais fazer o favor de editares o post que antecede e reescrever em Português. É uma regra fundamental deste forúm, e se reparares, é seguida por toda a gente, E quando não é, lá temos nós que andar a chamar à atenção das pessoas, o que é aborrecido.

Cumps e obrigado´

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de qualquer maneira Rui se tens o filtro de fundo estuda pela net uma maneira de o utilizar que é o reverse flow... ou seja em vez de usares uma powerhead para puxar a agua através do areão para baixo....viras a powerhead e injectas a agua por baixo do areão, isto faz levantar toda a sujidade do areão e facilita o aspirar de toda a sujidade durante as TPAs. o ideal para isto é uma powerhead de fluxo reversivel...mas tb podes usar uma normal e mudar da sucção para a saida da agua sempre que quiseres reverter o fluxo.... isto deve ser feito o mais amiude possivel evitando assim que o areão fique entupido demais pela sujidade e depois não haja fluxo. e realmente nada melhor para complementar este sistema que um filtro externo.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

 

 

Comprei um filtro externo, um Ehein 2231, espero que tenha sido uma boa compra, qua acham do filtro?

 

 

Cump.

Ricardo

Editado por NO-NAME

Abraço,

Ricardo

 

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caroa amigos,

Comprei um filtro externo, um Ehein 2231, espero ke tenha sido uma boa compra, qua acham do filtro?

Cump.

Ricardo

 

Boas

 

Fizeste uma boa compra ,mas agora tens filtro a mais e aquário a menos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além disso, continuas a escrever com K....

 

O moderador Fausto Vicente já o tinha mencionado em cima.

 

Nada como ler as regras da casa....

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=23744

 

Benvindo ao Forum Rui...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Fizeste uma boa compra ,mas agora tens filtro a mais e aquário a menos.

 

Abraço

olá José Garcia bang

 

como escrevemos bastante por aqui, olha de vez em quando discordamos.

ou seja, qual é a tua definição para filtro a mais? eu conheço a noção de filtro a menos, porque se a capacidade biologica maxima de um filtro não for capaz de absorver e transformar os nitrogeneos originados pela carga viva de uma aquario então estamos na presença de um problema de filtro a menos.... agora se souberes, tenta lá definir a ideia de...filtro a mais. ou seja uma situação em que o facto de o filtro poder aguentar em boas condições um aquario maior do que aquele em que está instalado possa de alguma maneira prejudicar o aquario mais pequeno... se conseguisses isso era uma descoberta para provavelmente ganhares um nobel da aquariofilia. para mim e para todos os autores que tenho lido e trocas de experiencias em foruns (este e outros) a ideia de filtro a mais....não existe. pode existir fluxo a mais, para certas situações como plantados com CO2, ou especies que precisam de aguas mais paradas....mas em termos de filtração....a mais, não existe. penso eu de que!

 

grande abraço.

Editado por Peninha

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

sem entrar em polémicas,

 

o que eu acho que o josegarcia queria dizer é que o filtro poderá ser muito forte, e assim "dar cabo" da plantação... ;) claro que filtragem a mais nunca fez mal a nenhum aquário...alias quanto maior a filtragem melhor...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

sem entrar em polémicas,

 

o que eu acho que o josegarcia queria dizer é que o filtro poderá ser muito forte, e assim "dar cabo" da plantação... ;) claro que filtragem a mais nunca fez mal a nenhum aquário...alias quanto maior a filtragem melhor...

 

Cumprimentos

não é uma polemica de modo algum, e repara q se o aqua de raiz veio com filtro de fundo...é impossivel ser um plantado. um filtro de fundo apodrece toda e qualquer planta q se tente plantar no substrato. e eu concordei com a noção de fluxo a mais ser um problema num plantado...que este não pode ser por impossibilidade fisica.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá José Garcia :drinking:

 

como escrevemos bastante por aqui, olha de vez em quando discordamos.

ou seja, qual é a tua definição para filtro a mais? eu conheço a noção de filtro a menos, porque se a capacidade biologica maxima de um filtro não for capaz de absorver e transformar os nitrogeneos originados pela carga viva de uma aquario então estamos na presença de um problema de filtro a menos.... agora se souberes, tenta lá definir a ideia de...filtro a mais. ou seja uma situação em que o facto de o filtro poder aguentar em boas condições um aquario maior do que aquele em que está instalado possa de alguma maneira prejudicar o aquario mais pequeno... se conseguisses isso era uma descoberta para provavelmente ganhares um nobel da aquariofilia. para mim e para todos os autores que tenho lido e trocas de experiencias em foruns (este e outros) a ideia de filtro a mais....não existe. pode existir fluxo a mais, para certas situações como plantados com CO2, ou especies que precisam de aguas mais paradas....mas em termos de filtração....a mais, não existe. penso eu de que!

 

grande abraço.

 

Boas Peninha

 

O que quis dizer e se calhar eu é que não me fiz entender é que com o filtro que comprou que é para aquários acima de 100 litros vai ter um fluxo que não necessita e que pode ser prejudicial a algumas espécies que ele queira colocar.

Agora quanto a filtragem concordo inteiramente contigo nunca é filtragem a mais.

 

P.S. - A discordância só nos faz aprender com o que dizemos,escrevemos ou pensamos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora q estou a reler isto...o moço montou o aqua a 2 dias (na altura do topico) e já tem restos de comida no areão...isso quer dizer que comprou aquario, peixes ,areão e filtro all-together e ao mesmo tempo.... por isso...caro No-name. acho que ainda vai haver praí umas mortes subitas no reino da peixarada..porque isso não é falta de filtro...é falta de ciclo....

e já agora... não se compram botias para comer no fundo de aquas de 60L... dá-se é muito menos comida aos peixes q lá estiverem.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora q estou a reler isto...o moço montou o aqua a 2 dias (na altura do topico) e já tem restos de comida no areão...isso quer dizer que comprou aquario, peixes ,areão e filtro all-together e ao mesmo tempo.... por isso...caro No-name. acho que ainda vai haver praí umas mortes subitas no reino da peixarada..porque isso não é falta de filtro...é falta de ciclo....

e já agora... não se compram botias para comer no fundo de aquas de 60L... dá-se é muito menos comida aos peixes q lá estiverem.

 

 

Caro amigo,

 

 

Queria dizer 2 semanas e não dois dias, enganei-me.

O aqua não vinha com filtro de fundo, ja o tinha de um aqua que o meu pai teve a uns tempos. Ja o tirei e pus só o filtro externo que comprei. Tenho os peixes num aquario mais pequeno e vou esperar 2 semanas antes de os pôr novamente no aqua de 60 litros, para fazer o ciclo.

Peço desculpa por erros ortográficos, vou evitá-los, pois é o vicio de escrever depressa.

 

 

 

Cump.

Ricardo

Editado por NO-NAME

Abraço,

Ricardo

 

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok..então parece q está tudo bem encaminhado...e se não tens o tal filtro de fundo instalado até já podes por umas plantas..as de crescimento rapido ajudam imenso a eliminar nutrientes da agua.e vai pondo um peixito a cada 3 dias por exemplo. boa sorte.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.