Recommended Posts

ola a todos, apos pesquisar o forum tenho ainda algumas duvidas k agradecia a quem mas pudesse esclarecer. Adquiri 1 aqua da Aquatlantis d 200 lt que trazia como kit 1 termostato hydoor e 1 bomba da mesma marca nomeadamente a pico400 que como vinha dentro do aqua nao traxia a caixa mas sim o livro d intruções mas o msm n traz os lt/h que a mesma da.ja pesquisei na net e nd. Tenho 1 filtro interno com siporax e biopur, a ceramica pode ou deve se lavar em agua do aquario? A bomba que tenho nao sera fraca para o volume do aqua?poderei optar por 1 filtro externo mudando apenas as materias filtrantes para o novo ou terei problemas? ja agora k filtro aconselham?Vou parecer xato mas quando adquiri o aqua coloquei lhe substrato da sera no fundo, ao ser aspirado, aquando das mudanças de agua, ele desaparece, penso eu, por isso a partir de dada altura as minhas plantas começaram a ficar amarelas e a quebrar entao comprei 2 caixasdas 7 bolas da jbl e apliquei no fundo juntamente com o sera flore plus e fertilizo semanalmente com o sera florena, estarei a fazer bem? Não disponho de teste de ferro por isso vou comprar. se me puderem ajudar agradeço desde ja a atençao dispensada e 1 abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa bomba faz 430 l/h a saida..ou seja dependendo da altura a q tem q elevar a agua perde fluxo... é definitivamente pouco para 200 l . o que podes fazer é por um filtro externo a trabalhar simultaneamente com esse interno e passado um mês estará apto a trabalhar só o externo...no entanto eu sempre digo que não existe excesso de filtração, portanto se não precisas do espaço ocupado pelo filtro interno que suponho seja de decantação...porque não trabalharem os 2?

em relação ao substrato, é claro que num plantado não se pode fazer uma aspiração profunda senão lá vai o substrato fertil todo pro cano. tem que se fazer uma aspiração mais superficial, eu para o plantado tenho um aspirador de boca estreita e para os não plantados um de cano largo que aspira bem até ao fundo do areão.

alem da fertilização tens que ver a iluminação tanto em termos de potencia como de horas. e depois tambem tens que estudar acerca das plantas que tens e ver se teem muita necessidade de CO2...porque há plantas muito exigentes e outras nem tanto.....o site da Tropica é optimo porque tem uma ficha para cada planta com esses detalhes.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa bomba faz 430 l/h a saida..ou seja dependendo da altura a q tem q elevar a agua perde fluxo... é definitivamente pouco para 200 l . o que podes fazer é por um filtro externo a trabalhar simultaneamente com esse interno e passado um mês estará apto a trabalhar só o externo...no entanto eu sempre digo que não existe excesso de filtração, portanto se não precisas do espaço ocupado pelo filtro interno que suponho seja de decantação...porque não trabalharem os 2?

em relação ao substrato, é claro que num plantado não se pode fazer uma aspiração profunda senão lá vai o substrato fertil todo pro cano. tem que se fazer uma aspiração mais superficial, eu para o plantado tenho um aspirador de boca estreita e para os não plantados um de cano largo que aspira bem até ao fundo do areão.

alem da fertilização tens que ver a iluminação tanto em termos de potencia como de horas. e depois tambem tens que estudar acerca das plantas que tens e ver se teem muita necessidade de CO2...porque há plantas muito exigentes e outras nem tanto.....o site da Tropica é optimo porque tem uma ficha para cada planta com esses detalhes.

 

Obrigado peninha segui o teu conselho e ja mandei vir da aquaristic 1 Eheim ecco 2236 k é bem melhor ka pico e vou fazer como sugeres de deixar os 2 filtros a funcionar em simultaneo.Basta me tirar a ceramica do interno e colocar no externo ne? Já agora como tava 1 pouco desleixado pois so tinha teste de ph e no2 mandei vir tb a caixa da sera k tem os 9 testes. ja agora ja tive a ver e o substracto ja era. axas k faço bem em por mais 1 caixa das bolas da jbl? decidi optar pela fertilização diária e como tal ja comprei tambem o kcl na farmacia e o ferropol da jbl. As minhas plantas sao: fetos de java, anubias barteri e nana, echinodurus, nimphea lotus, valisnerias americanas e cabombas. la esta algumas de crescimento lento e pouca luz e co2 e outras ja 1 pouco mais exigentes. mais uma vez obrigado pelos conselhos abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não te preocupes em tirar as ceramicas do filtro existente...deixa-as estar lá a trabalhar que num instante as bacterias vão colonizar o novo filtro...quando um está a trabalhar bem e é pra continuar, não convem mexer muito... o areão tambem tem bacterias e todas as superficies do aqua...por isso o novo filtro depressa é colonizado.... e podes sempre aplicar o Bactozym ou outro starter de bacterias...mas se tens o aqua já ciclado nem sequer é preciso fazer isso.

em termos de fertilização, se optaste por fertilizar diariamente tens mesmo que comprar os testes mais importantes e ainda alguns especificos para plantados...o Potassio, o Ferro, Fosfatos, enfim... prepara-te para ficares um ás da quimica eheheh

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não te preocupes em tirar as ceramicas do filtro existente...deixa-as estar lá a trabalhar que num instante as bacterias vão colonizar o novo filtro...quando um está a trabalhar bem e é pra continuar, não convem mexer muito... o areão tambem tem bacterias e todas as superficies do aqua...por isso o novo filtro depressa é colonizado.... e podes sempre aplicar o Bactozym ou outro starter de bacterias...mas se tens o aqua já ciclado nem sequer é preciso fazer isso.

em termos de fertilização, se optaste por fertilizar diariamente tens mesmo que comprar os testes mais importantes e ainda alguns especificos para plantados...o Potassio, o Ferro, Fosfatos, enfim... prepara-te para ficares um ás da quimica eheheh

 

Lol e logo quimica k nunca foi o meu forte! mas a caixa k comprei traz 8 testes:cobre, ferro, nitrito, nitratos, fosfatos, amonia, ph, e dureza. Entao vou tb comprar o de potassio. O meu filtro ate nao ta a trabalhar mal acho eu pk os nitritos sao sempre inferior a 0,3 mas cm li num post k era melhor 1 filtro externo senao todas as semanas tenho k por a mao no aquario para substituir a lã e como dizem k os intervalos entre as tpa´s sao mais espaçadas e ao mesmo tempo ia ganhando algas sem grande razao aparente resolvi trocar, nunca vi ninguem aqui a dizer k 1 filtro interno é melhor k o externo! Devia ter comprado o portatil antes do aqua assim n tinha cometido erros cm o do substrato!lol mas agora vai correr bem. Mais 1 vez obrigado pela ajuda. Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.