Voda-reef


Recommended Posts

Boas,

 

Chegou a altura de acrescentar mais um Aqua lá em casa.

 

Tenho o meu Reef a maturar e ainda preciso de mais tempo.

 

Vou explicar parte do projecto, e gostaria que me ajudassem em certos ( MUITOS ) aspectos de montagem.

 

O intuito é Manter uma nº pequeno de moles, nada de peixes devido ao reduzido tamanho, e o único vivo que talvez meta será um Camarão, ainda a definir pois tenho que ver uma espécie que não cresça muito.

 

Penso em ter 3 Turbos, 1 Nassario e uns 2 Cerites.

 

Equipamento.:

 

Aqua principal - Caixa Vodafone

 

Sump - Outra Caixa da vodafone.

 

Pensei em fazer Sump para não ter equipamentos há vista no Aqua principal, e para poder por umas Macro.

 

Iluminação - Estou a pensar em usar 2 x T5 de 8w, uma Actinica ( acho que a Ramirezi tem ) e ando há procura de uma de 10000kº, talvez não consiga encontrar.

 

 

Filtração - No aqua principal vou encaixar 1 kg de RV Premium Fidji, e na Sump com jeito devo conseguir meter mais 500g.

 

 

Circulação - Num espaço tão fechado estou a pensar em usar como circulação apenas a bomba de retorno, não sei se será suficiente, mas parece-me que sim.

 

 

 

Para Substrato utilizei areia viva.

 

 

 

Criticas e sugestões serão bem vindas.

 

 

Abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas fotos de quando estava a fazer o dito..:

 

DSC00038.jpg

 

DSC00040.jpg

 

DSC00041.jpg

 

DSC00042-1.jpg

 

DSC00043-1.jpg

 

 

 

e claro a Pièce de résistance

 

o escumador..:

 

DSC00044-2.jpg

 

Já testei o escumador e faz Espuma, no entanto creio que tenho que mudar a parte de baixo, visto fazer aquele "alto", vai acumulando bolhas e depois larga uma grande, quebrando um pouco a espuma uniforme que cria no copo.

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Dá para ver a qualidade do DIY.... cabecadura

 

São apenas essas 2 peças que vês na foto, no entanto não tirei, mas um dos lados está com furos, para a entrada e saida de água. Esse furo que dá para ver nessa foto é onde passa o tubo de ar para ligar a Pedra difusora.

 

Estou a montar a calha...... mais logo ponho fotos.

 

 

abraço a todos.

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito interessante. Estou curioso de ver o resultado. Claro que sabes que é muito complicado montar um reef deste tamanho... a litragem é muito pequena, e não terás grande margem de manobra no caso de teres problemas com a água.

 

Mas estou a gostar do projecto biggrin

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha opinião sincera é: nao gastes tempo e dinheiro nisso, usa-o para montares uma coisa melhorzita.

 

1- tens pouco volume, muita area, passagens para sumps etc... resultado, muita evaporação e salpicos, que mesmo que reponhas diariamente, numa litragem desse genero vai implicar grandes mudanças na salinidade

 

2-vais meter um camarão? e equipe de limpeza, as probabilidades de eles sairem para fora do "aquario" são mais que muitas.

 

3- uma coisa que faz espuma nao é um escumador...se o teu unico criterio é que faz espuma...bem tens o criterio de decisão para saberes se uma coisa faz espuma ou nao...mas nao é um criterio para a poderes chamar de escumador... uma queda de agua para a sum com um bocado de ar á mistura faz espuma e ninguem lhe chama escumador.

 

Depois , mesmo que tenhas um escumador, será que é um escumador adequado? nao vai tirar agua a mais, nem nanha a menos?

 

é que numa litragem dessas 1 bolinha de comida a mais nao retirada todos os dias = desastre.

 

sinceramente a minha opinião, usa isso para coisas melhores, nao interpretes isto como sendo agressivo porque nao era a minha intenção

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na Boa.

 

opiniões são isso mesmo.

 

Referi que faz Espuma, pois nem toda a gente sabe afinar escumadores e retira mais água que propriamente Nhanha consistente. Logo um escumador bem afinado não te deita água.

 

Só sabemos se o escumador é bom depois de ter alguma carga orgânica no Aqua.

 

E um escumador nunca é demais para um aquário. Se não ouver nada para tirar, simplesmente não tira. Mas simplesmente não podes fazer um "over-skimming" do teu Aqua.

 

As tubagens para a sump, ocupam menos espaço que uma bomba interior ou mm um filtro, pelo menos assim penso.

 

No enrolar das coisas cometi um erro "estupido". Já com a montada, etc,etc, chegara a altura de testar o sistema de retorno sa Sump.

 

Deparei-me então com um erro. As tubagens de saida de água são do mesmo diametro das de saida.... Logo, não consigo acertar com o retorno. Se tivesse posto a saida mais larga que a entrada não teria acontecido isto, pois a descer só desce o que a outra cá puser em cima.

 

Resultado.

 

Vou ter que arranjar novamente 2 caixas. Se alguém tiver, ou conhecer alguém que tenha, e se quiserem vender, agradecia, pois gostava de ir para a frente.

 

Abraço a todos.

 

E as opiniões continuam a ser bem vindas.

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é possivel fazer over-skimming sem problema nenhum....especialmente para corais moles, para duros é que fica complicado.

 

nanha consistente é o chamado dry skimming, menos consistente é o wet skimming, sao os dois validos, sendo que o wet skimming para o mesmo escumador é uma escumação mais agressiva do que o dry skimming.

 

Tirar nanha consistente não é critério para saber se o escumador está adequado ao aquario ou nao, ou sequer se é um escumador eficiente, ao contrario do que muita boa gente pensa.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.

 

No entanto nunca encontrei algum exemplo de over-skimming. Podias dar exemplos.

 

Sempre li que ou tens detritos/compostos orgânicos no Aquário e o Escumador tira-a de uma maneira ou de outra, agora não tendo o que é que ele tira, pode tirar alguns elementos que injectes no Aqua, mas não terá sempre beneficios ? Água mais oxigenada, entre outros?

 

 

Tanto o dry como wet skimming são bons, o que interessa é que haja escumação.

 

Abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exemplos... fazer escumação propria de um aquario de corais duros num aquario com catalaphylias, é over-skimming, as catalaphylias vão sofrer com isto, em aquarios com animais tipicamente de locais com elevada carga orgânica,etc...

 

o escumador ao contrario do que muita gente diz...nao tira tudo e mais alguma coisa... o escumador tem dois principios principais de funcionamento, o arrastamento mecânico de particulas, tipicamente acontece para particulas de dimensão pequena( moleculas complexas, pequenas particulas de pequena dimensão com boa relação volume/peso ou area/peso) e o efeito de "carga local": as bolhas de ar pelas colisões e constante rebentamento/formação ganham cargas electricas locais conseguindo arrastar moleculas polares ou que consigam criar dipolos momentaneos no seu percurso de subida.

 

ora isto deixa para trás moleculas apolares como por exemplo fosfatos sobre algumas formas (os fosfatos podem estar na agua sobre variadas maneiras) e consegue escumar fosfatos presentes sobre outra formas moleculares. Por exemplo a adição de kalk perto do escumador por aumentar o pH e a dureza localmente permite uma melhor escumação de fosfatos...

 

Quanto á oxigenação da agua, alguns estudos mostram que o papel do escumador num aquario de recife para a oxigenação da agua é pouco relevante. mais importantes são por exemplo a agitação superficial e quedas de agua.

 

 

 

Tanto o dry como wet skimming são bons, o que interessa é que haja escumação.
e interessa adequar o sistema e os animais ao tipo de escumação que se vai utilizar.
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.