Corydora Paleatus Em Apuros!


Joana L

Recommended Posts

Boas!

Sou nova nestas andanças. Preciso de ajuda com uma corydora paleatus que adquiri ontem.

Passados poucos minutos de a colocar no aqua, pareceu-me animada, andava pelo fundo, brincava nos sítios de maior corrente. Passadas 3 ou 4 hrs, vi-a a boiar à superfície. pensei que estava morta, mas, de repente, saiu dali a nadar como se não se tivesse passado nada! Passados uns 20 min, outra vez o mesmo, e foi-se repetindo frequentemente. Hoje de manhã, fui vê-la e... a mesma história! Acho estranha a posição em que ela fica: à superfície, de barriga para cima, ligeiramente de lado. Permanece assim, até eu chegar perto dela. Isto é sinal de algo errado, não é?

O meu aquário tem cerca de 180l. Enchi o aqua e pus tudo a funcionar há apenas uma semana. Usei metade água engarrafada e metade "del cano", nesta última adicionei anti-cloro. Está com pH de 7.2 e temp 28ºC, introduzi bactérias com Cycle. Ontem, não consegui resistir, e comprei 2 corydoras. Será que foi cedo de mais? Mas a outra parece-me bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Sou nova nestas andanças. Preciso de ajuda com uma corydora paleatus que adquiri ontem.

Passados poucos minutos de a colocar no aqua, pareceu-me animada, andava pelo fundo, brincava nos sítios de maior corrente. Passadas 3 ou 4 hrs, vi-a a boiar à superfície. pensei que estava morta, mas, de repente, saiu dali a nadar como se não se tivesse passado nada! Passados uns 20 min, outra vez o mesmo, e foi-se repetindo frequentemente. Hoje de manhã, fui vê-la e... a mesma história! Acho estranha a posição em que ela fica: à superfície, de barriga para cima, ligeiramente de lado. Permanece assim, até eu chegar perto dela. Isto é sinal de algo errado, não é?

O meu aquário tem cerca de 180l. Enchi o aqua e pus tudo a funcionar há apenas uma semana. Usei metade água engarrafada e metade "del cano", nesta última adicionei anti-cloro. Está com pH de 7.2 e temp 28ºC, introduzi bactérias com Cycle. Ontem, não consegui resistir, e comprei 2 corydoras. Será que foi cedo de mais? Mas a outra parece-me bem...

 

Olá Joana

bem vinda a este passatempo que é a aquariofilia

o teu corydora fez isso porque o aquario ainda não esta ciclado e os peixes respondem assim quando o aqua não esta ciclado ja me aconteceu o mesmo alguns corys no meu primeiro aqua o outro corydora é mais resistente e consegue a aguentar não ponha peixes por agora

boa aquariofilia

cumprimentos JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Sou nova nestas andanças. Preciso de ajuda com uma corydora paleatus que adquiri ontem.

Passados poucos minutos de a colocar no aqua, pareceu-me animada, andava pelo fundo, brincava nos sítios de maior corrente. Passadas 3 ou 4 hrs, vi-a a boiar à superfície. pensei que estava morta, mas, de repente, saiu dali a nadar como se não se tivesse passado nada! Passados uns 20 min, outra vez o mesmo, e foi-se repetindo frequentemente. Hoje de manhã, fui vê-la e... a mesma história! Acho estranha a posição em que ela fica: à superfície, de barriga para cima, ligeiramente de lado. Permanece assim, até eu chegar perto dela. Isto é sinal de algo errado, não é?

O meu aquário tem cerca de 180l. Enchi o aqua e pus tudo a funcionar há apenas uma semana. Usei metade água engarrafada e metade "del cano", nesta última adicionei anti-cloro. Está com pH de 7.2 e temp 28ºC, introduzi bactérias com Cycle. Ontem, não consegui resistir, e comprei 2 corydoras. Será que foi cedo de mais? Mas a outra parece-me bem...

 

 

Não é cedo, obrigatoriamente. Mas podias ter esperado mais tempo.

 

Podem ser muitas coisas, problemáticas ou não. Por exemplo, problemática pode ser se tiver problemas na bexiga natatória. Não problemáticas pode ser o facto de certos peixes terem a mania de "fingir" estarem mortos. Tenho uma que de vez em quando está de lado no fundo... Depois põe-se normal e segue a vida dela.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi cedo demais,eu coloco pedaços de comida pelo filtro dentro à 2ªsemana e até à 4ªpara iniciar o ciclo primeiro,antes de pôr peixes.Mas já que as puseste, e as coris são peixes resistentes,tens agora de fazer tpa's 20% diariamente e põe pouca comida.Isso provavelmente são picos de amónia,devido ao aqua ainda não ter defesas,bactérias nitrificantes.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda!

Já estou com probs de consciência por não ter esperado mais tempo. Assim que possa, faço um teste à amónia.

Boas,

E aproveita e regula o termostato para uma temperatura mais baixa,se fôr preciso dá uma ajuda colocando uma ventoinha a fazer circular o ar na zona(na zona,não de chapa)onde está o aqua,a não ser que tivesses Discus,não vejo a necessidade de teres isso a 28º,tenta manter na casa dos 25º que é bem melhor para essas Corys e pra outros peixes que venhas a introduzir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Quando cheguei a casa, a Corydora já andava feliz da vida. O teste da amónia estava a zero. Espero que tenha sido uma má disposição passageira.

O termostato até nem se tem ligado, mas realmente a minha casa é mto quente, a temp já subiu para 29ºC. Obrigado pela dica da ventoínha, porque acho que se não fizer nada, nestes dias + quentes, a temperatura ainda passa dos 30ºC!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Ainda não fiz teste de nitritos. Pensei que o da amónia seria ilucidativo para os nitritos também, nem comprei o dos nitritos. Mas, não havendo demasiada amónia, como é que poderá haver, depois, demasiados nitritos? Os nitritos resultam da conversão da amónia, não é? Por acaso, ainda não percebi em que é que esse teste pode trazer informações novas. Mas se me puderes explicar... agradeço.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ciclo é: Amónia -> Nitritos -> Nitratos

 

Sendo a toxicidade tb na ordem: Elevada -> Alta -> Baixa

 

Ou seja, terás problemas com os peixes se tiveres concentrações elevadas de Amónia OU Nitritos.

 

Podes não ter amónia pq já foi convertida em nitritos, mas a tua colónia de bactérias nitrificantes (que converte

amónia em nitritos) pode ser insuficiente o que provocaria um pico de nitritos.

 

A razão de um colónia de bactérias nitrificantes em número insuficiente pode ser diversa, como por ex.

uma ciclagem que ainda n chegou ao fim, ou uma redução drástica da mesma colónia em sequência de um

tratamento ou até mesmo de uma limpeza de filtro.

 

Apesar das bactérias nitrificantes demorarem a multiplicar-se, é possível (e uma vez que já decorreram algums dias)

que a colónia esteja novamente equilibrada, e por isso que o teste de nitritos não revele nada.

 

No entanto é sempre bom ter um destes testes à mão, para poderes tirar a dúvida noutra ocasião.

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas..

 

Aproveito esta thread para expor um caso em tudo semelhante ao caso da Joana.

 

O meu aquário é este que podem ver aqui.

 

Tenho 4 Corydoras e só uma exibe este comportamento, uma Corydora Paleatus.

 

As primeiras que comprei foram duas Aeneus que sempre se mostraram bastante contentes com o ambiente em que foram colocadas. Em seguida comprei duas outras corydoras, desta feita duas Paleatus uma das quais Albina.

 

Assim como acontecia com a Joana, quando vou com o dedo perto da Corydora ela vai à sua vida normalmente. Só comecei a verificar este comportamente há cerca de 1 semana atrás e já tenho o peixe desde 27 de Setembro.

 

Em termos de parâmetros da água os resultados dos testes mais recentes são:

pH – 7.5

Kh – 55mg/L

GH – 150 mg/L

NO2 - <0.1mg/L

NO3 – 0mg/L

NH3 – 0mg/L

NH4 – 0mg/L

Fe – 0mg/L (non chelated)

Fe – 0mg/L (Chelated)

Ca – 120mg/L

Po4 – 0 mg/L

 

Será que alguém tem opinião sobre o que se possa estar a passar uma vez que não é uma questão de picos de Amónia ou Nitritos?

 

Um amigo disse-me que não era preocupante e que era algo normal para a Corydora ter este comportamento.

 

 

Desde já obrigado pela atenção.

 

 

Cumprimentos:

Pedro Vouga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Ainda não fiz teste de nitritos. Pensei que o da amónia seria ilucidativo para os nitritos também, nem comprei o dos nitritos. Mas, não havendo demasiada amónia, como é que poderá haver, depois, demasiados nitritos? Os nitritos resultam da conversão da amónia, não é? Por acaso, ainda não percebi em que é que esse teste pode trazer informações novas. Mas se me puderes explicar... agradeço.

 

Cumps

 

Boa noite,

 

Tenho dois aquas a ciclar e um deles até já tá na fase dos nitratos. Quanto à amónia, até à data, nem vê-la, mesmo com testes diários...Creio que o teste dos nitritos é bem mais importante.

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos , como os meus corys nunca me deram problemas , não posso falar de nenhuma experiência assim , mas quanto ao ciclar aquas , já ouviram falar de bacterias nitrificantes em frasquinhos?? Os meus aquas no inicio tiveram apenas 48 horas sem habitantes , 1 dia substrato e agua , 2ª dia plantas e 3º dia o ultimo que precisou de cilco entraram 70 e tal peixes no mesmo dia , de resto não posso dizer que e´fácil fazer isso , as tpa´s e o controle dos parametros é diário na 1ª semana , com tpás de 30% , por isso ciclem meus amigos ciclem que eu cá vou indo na minha , só vos posso dizer que um Sr. que me escapa o nome (está na página da JBL) na exposição da JBL , ciclou e colocou habitates num aqua em 4 horas com público assistir , ou seja literalmente montou-o ao vivo.um abraço.

 

p.s. hoje em dia com 1300L de água em casa sempre que altero ou mudo um aqua aproveito as águas de outro e metade de materias filtrantes se for caso de montar um novo filtro, sem problemas , apenas reforço com uns ml de bacterias nitrificantes e umas tpa´s de 20% todos os dias até estabilizar.

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais