Folhas Amarelecidas E Com Buracos


Artur Jorge

Recommended Posts

Boas!!

 

Tenho um plantado com cerca de 240 l brutos, com 2 x 55 w a 6500, 1 x 40 w a 10000 e 1 x 40 w a 5000. Este plantado tem uma quantidade de plantas relativamente alta, com poucos espaços abertos, talvez 20 % da superficie total. As plantas que o habitam são: polysperma, Echinodorus amazonicus, várias anúbias, valisnéria e lotus. A fauna consiste em 6 discus, 6 cardinais 2 corydoras, 1 pleco e 2 sae. O aqua tem 2 anos. As plantas estavam a crescer bem até há cerca de 1 mês quando tive de me ausentar de casa durante este periodo e não foi possível continar a fazer as TPA's. Agora muitas das plantas apresentam um aspecto degradado, muitas delas têm folhas amarelecidas e com buracos. Pergunto se esta situação se poderá dever à carência de oligoelementos e como tal as plantas façam turnover dos seus próprios orgãos. Que tipo de fertilizante aconselham? E que outras medidas de suporte, além de TPA's ??

 

P.S.: Medi o ferro da água e encontra-se proximo do 0.0

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pontas das folhas novas, falta de ferro, e provavelmente de outros micros...se for nas folhas velhas, que é o mais provavel pois referes buracos, é falta de potássio. Essas folhas ja nao vao recuperar, começa a fertilizar com potássio e depois podes podar essas folhas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o melhor fertilizante para adicionar K a este aquário???

 

cumpts...

 

KCl, comprado nas farmácias e feito em casa, na dissolução que se pretender... e der...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto pagas e qual o grau de pureza? tens acesso ás impurezas? ou aos sub-produtos da obtençao do KCL?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto pagas e qual o grau de pureza? tens acesso ás impurezas? ou aos sub-produtos da obtençao do KCL?

 

Quando a minha mulher me arranja, é de um tipo que é 99,99**** % de pureza. Custa ao Estado uns 400€/kilo. Quando compro eu, é do farmacológico e kilo custa uns 15€.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

99,99% é um pouco exagerado para gastar em plantas...

 

farmacopeia europeia a 15€ o kilo tambem é um bocado caro, com direito a analise, ou sem ela?.

 

ok, obrigado!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais