Hidropsia


Recommended Posts

Boas,

 

Venho aqui relatar a minha experiencia recente, que ainda não acabou, mas parece estar a dar resultados.

 

Dois Serpaes "incharam" e estavam com as escamas levantadas, muito parados com os sintomas da doença que eu identifiquei como sendo hidropsia, já não é o primeiro peixe que me morre devido a essa doença, aquando da primeira montagem do aqua (há cerca de 2 anos) morreram-me um espada macho, o qual na altura não sou identificar a doença, e mais tarde um betta.

 

Desta vez resolvi não baixar os braços e fui pesquisar, após algumas pesquisas sobre causas e consequencias, li que a doença seria provocada por bacterias e provocada por retenção de liquidos, noutro lado li que a cura teria sido alcançada exactamente com um medicamento para a retenção de liquidos administrada oralmente no peixe afectado, li o uso de sal e de flagyl como terapeutica numa fase inicial da doença poderia ter efeitos beneficos, então com os peixes isolados decidi avançar com o cocktail.

 

Um dos peixes já se encontrava num estado avançado da doença e quase que parecia fazer aquelas bolhas tipo camera de ar de pneu.

 

Tratamento:

 

Num aqua com aproximadamente 17 Lt (são 20 brutos) coloquei uma colher de sopa de Sal, um Comprimido de 250mg de flagyl e uma ampola de Lasix (é para administração intravenosa, mas neste caso foi diluida na agua - o principio activo do lasix é furosemida - não sei se é facilmente encontrado para venda sem receita, mas isso é outra historia)

 

Subi a temperatura até perto dos 30º, fiz o acondicionamento muito lento dos peixes ao seu novo ambiente (pois não sabia como iriam reagir aos medicamentos e ao sal) até que por fim foram definitivamente adicionados ao aqua.

 

Neste momento vou preparar mais um cocktail num recipiente com a mesma litragem e as mesmas doses para efectuar uma valente TPA, e estou a fazer isto para que a agua que entre tenha tal e qual a mesma quantidade de sal e de medicamentos para não haver concentrações elevadas.

 

Até ao momento parece que os peixes estão a reagir bem ao cocktail e apresentam sinais de melhoras, desincharam para cerca de metade do volume, embora ainda estejam inchados.

 

vou depois aguardar mais 2 dias e ver o comportamento e reação dos peixes para verificar se será necessário mais um cocktail ou não.

 

Sinseramente, não sei qual deles está a ter a sua influencia, ou se será um pouco de todos, mas se resultar pode ficar aqui uma possivel cura para a hidropsia.

 

vou dando noticias.

 

Abraço.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas,

 

Venho aqui relatar a minha experiencia recente, que ainda não acabou, mas parece estar a dar resultados.

 

Dois Serpaes "incharam" e estavam com as escamas levantadas, muito parados com os sintomas da doença que eu identifiquei como sendo hidropsia, já não é o primeiro peixe que me morre devido a essa doença, aquando da primeira montagem do aqua (há cerca de 2 anos) morreram-me um espada macho, o qual na altura não sou identificar a doença, e mais tarde um betta.

 

Desta vez resolvi não baixar os braços e fui pesquisar, após algumas pesquisas sobre causas e consequencias, li que a doença seria provocada por bacterias e provocada por retenção de liquidos, noutro lado li que a cura teria sido alcançada exactamente com um medicamento para a retenção de liquidos administrada oralmente no peixe afectado, li o uso de sal e de flagyl como terapeutica numa fase inicial da doença poderia ter efeitos beneficos, então com os peixes isolados decidi avançar com o cocktail.

 

Um dos peixes já se encontrava num estado avançado da doença e quase que parecia fazer aquelas bolhas tipo camera de ar de pneu.

 

Tratamento:

 

Num aqua com aproximadamente 17 Lt (são 20 brutos) coloquei uma colher de sopa de Sal, um Comprimido de 250mg de flagyl e uma ampola de Lasix (é para administração intravenosa, mas neste caso foi diluida na agua - o principio activo do lasix é furosemida - não sei se é facilmente encontrado para venda sem receita, mas isso é outra historia)

 

Subi a temperatura até perto dos 30º, fiz o acondicionamento muito lento dos peixes ao seu novo ambiente (pois não sabia como iriam reagir aos medicamentos e ao sal) até que por fim foram definitivamente adicionados ao aqua.

 

Neste momento vou preparar mais um cocktail num recipiente com a mesma litragem e as mesmas doses para efectuar uma valente TPA, e estou a fazer isto para que a agua que entre tenha tal e qual a mesma quantidade de sal e de medicamentos para não haver concentrações elevadas.

 

Até ao momento parece que os peixes estão a reagir bem ao cocktail e apresentam sinais de melhoras, desincharam para cerca de metade do volume, embora ainda estejam inchados.

 

vou depois aguardar mais 2 dias e ver o comportamento e reação dos peixes para verificar se será necessário mais um cocktail ou não.

 

Sinseramente, não sei qual deles está a ter a sua influencia, ou se será um pouco de todos, mas se resultar pode ficar aqui uma possivel cura para a hidropsia.

 

vou dando noticias.

 

Abraço.

 

Olá boas , e então qual foi o resultado desse tratamento? já agora fiquei curioso por saber , porque eu uso Furanol da JBL , e até agora só um betta ao fim de 3 tratamentos e com meses de intervalo , voltava a doença até que morreu no 3º tratamento e tenho a certeza que era problema do betta , deve ter adquirido resistencia ao tratamento , pela maneira como são criados na ásia e enfim.

 

Decidi não comprar mais bettas em lojas , ponto final na hidropsia , seja como for , já tive umas zebras assim , mas reagiram bem ao Furanol e ainda lá andam , ate foram pais de umas centenas de Zebras , que acidentalmente a desova ocorreu durante o tratamento, fica aqui o relato por ser caricato. um abraço.

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boas , e então qual foi o resultado desse tratamento? já agora fiquei curioso por saber , porque eu uso Furanol da JBL , e até agora só um betta ao fim de 3 tratamentos e com meses de intervalo , voltava a doença até que morreu no 3º tratamento e tenho a certeza que era problema do betta , deve ter adquirido resistencia ao tratamento , pela maneira como são criados na ásia e enfim.

 

Decidi não comprar mais bettas em lojas , ponto final na hidropsia , seja como for , já tive umas zebras assim , mas reagiram bem ao Furanol e ainda lá andam , ate foram pais de umas centenas de Zebras , que acidentalmente a desova ocorreu durante o tratamento, fica aqui o relato por ser caricato. um abraço.

Jose Palma

 

 

O tratamento resultou,

 

O que fiz foi, num balde de 15 Lt, preparei novo coctail com as mesmas doses acima descritas e fiz uma TPA de 50%, guardei os outros 50% e passado 2 dias fiz outra TPA com o restante do cocktail.

 

Depois, passados 3 dias, começei com TPA's com agua do aqua comunitario e a reduzir a temp. gradualmente até atingir os mesmo parametros do comunitario, neste momento ainda estão em quarentena pq me apareceu um deles com o olho saliente, não sei se alguma coisa a ver com a descida de pH, mas neste momento os que sofriam de hidropsia estão aparentemente curados.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
yep é isso mesmo, baktopur direct com eles!

 

 

Só uma chamada de atenção em relação ao baktopur direct, que é tão eficaz que dá cabo também das bactérias uteis à transformação da amonia em nitritos e nitritos em nitratos.

 

Ou seja, utilizando isso o aquário entra novamente após o tratamento em ciclo.

 

Com o baktopur (normal) isso já não acontece, se usado nas doses recomendadas na bula.

 

Abraço

Nuno Monteiro

Os meus aquários:

Amazonic Marriage

Tropical Winter

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a hidropsia e uma doença com uma cura muito dificil. ainda nao existe nenhum tratamente totalmente eficaz contra a Aeromonas Punctatos. mas acho que o verdadeiro problema é haver pouca pesquisa cientifica sobre aquariofilia

 

 

 

winterburn, se ele usar um aqua hospital, ja nao ha esse prob

cumps

Editado por mark_ds

Assinatura editada pois ia contra as regras.PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

eu lembro me de ver num site que esta doença podia ser genetica, a minha pergunta é: se é gentica ao curarmos ela nao vai aparecer de novo? digo isto pois ofereceram me uns peixes tem tempos (criaçao propria) e so esses meninos e que me foram morrendo ate ao dia de hoje!!

fico a aguardar.

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu lembro me de ver num site que esta doença podia ser genetica, a minha pergunta é: se é gentica ao curarmos ela nao vai aparecer de novo? digo isto pois ofereceram me uns peixes tem tempos (criaçao propria) e so esses meninos e que me foram morrendo ate ao dia de hoje!!

fico a aguardar.

cump

Boas,

É um conceito completamente novo para mim. O que sei da hidropsia está resumido aqui e não há menção nenhuma a predisposição genética ou mesmo gene(s) defeituoso(s).

Cumps.

Editado por Tilapia

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pergunto pois tive umas platys que morrem! na altura pensava que estavam gravidas mas rapido acabei por me aperceber qe estava errado! agora tenho outras a inchar, estranho que e so platys.

vou coloca-las hoje a noite num aquario hospital com bicarbonato de sodio!! sera que vai ajudar? tambem vou reduzir muito a alimentaçao!

o que é estranho e que as que morreram nunca ficaram com as escamas levantadas! estavam normais ate comecarem a inchar e por fim a nadar de lado!!! o sofrimento e tanto que ate me custa ver!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é possivel ter Hidropsia mas sem ter as escamas levantadas?

Boas,

Penso que sim. A hidropsia é retenção de líquidos dentro do organismo.

Se não inchar muito, as escamas podem não chegar a levantar... acho eu.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deixo aqui a fotos de uma guppy, nao consigo perceber se ta gravida ou nao!!! ela ja esta assim inchada a muito tempo e nao passa disso! mas como tem a manha grande negra fico com a certeza que ta gravida. deem me a vossa opniao.

 

dsc5206rq3.jpg

w800.png

 

dsc5210se3.jpg

w800.png

 

dsc5215zq7.jpg

w800.png

 

peço desculpa pelas fotos desfocadas mas a menina nao parava quieta!!! ;:drinking:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás gravida e não deve faltar muito para ter os filhotes, dizes que já está assim á muito tempo... quanto +\-? a que temperaturas esta a guppy? aconselho temp de 28-29ºc para acelerar um nascimento. e alimentação em pequenas quantidades 3 vezes ao dia. cmg resulta!

Abraços, Ricardo.
APA - AMIGOS DE PORTUGAL DOS ANABANTÍDEOS
WEB SITE EM: Ver Aqui
HUNF !! (Marrões!!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Saudações!!

 

Tenho um Moly "bola" macho que durante a minha ultima viagem apareceu com o ventre inchado...escamas eriçadas... tratei com sal grosso em banhos de 30min...e notei que ouve melhoras... está como antes ...devo então aplicar o Sera Baktopur direct nos banhos ?

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais