Mortes Súbitas


luismonge

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Iniciei-me na aquariofilia há cerca de 3 meses e realmente é um mundo apaixonante.

No entanto, como todos vocês, não gosto de ver os peixes "bater as botas".

O meu aquário de 60L, neste momento, tem:

 

2 guppies (1 macho + 1 fêmea)

4 gupies (alevins)

12 mollies pretas (alevins)

1 molly malhada (não sei se é macho ou fêmea)

2 peixes-gato vidro (também não sei se são machos ou fêmeas)

 

Há 3 semanas tinha comprado 2 peixes-gato vidro e 2 corydoras. As corys estavam mortas logo no dia seguinte. Um dos peixes-gato vidro morreu no dia seguinte.

A semana passada morreu-me a molly preta que foi mãe dos outros todos.

Hoje morreu-me a única cory que tinha, logo hoje que estava a pensar ir-lhe comprar companhia, pois elas não gostam de estar sozinhas.

 

Todos morreram de repente: estavam óptimos na noite anterior e na manhã seguinte estavam mortos.

 

Faço TPAs semanalmente. 10% com aspiração do fundo. pH dentro dos parâmetros normais.

 

O que mais posso fazer?

Luís Monge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Apresentavam alguma marca, alguma coisa de estranho!!!!! Que temperatura tens???? Já viste se é constante pois com o verão os termostatos têm tendencia em Passarem-se????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Apresentavam alguma marca, alguma coisa de estranho!!!!! Que temperatura tens???? Já viste se é constante pois com o verão os termostatos têm tendencia em Passarem-se????

 

Não apresentavam nenhuma marca.

O termóstato está a 26ºC. Mas daqueles termómetros de colar no aquário reporta 28ºC. Se calhar devia comprar um termómetro mais preciso.

Por acaso ontem desci um grau no termóstato (meti a 25ºC) quando fiz a TPA. Poderá ter sido essa a causa da morte da cory? :blush:

Luís Monge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito provavelmente o ciclo ainda não está feito e isso teve ai um pico amonia e de nitritos.

 

Cumps

 

O ciclo já não devia estar feito? Já tenho o aquário há algum tempo.

Se for amónia e/ou nitritos, o que há a fazer para além de TPAs?

 

Obrigado.

Luís Monge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se o aquário está montado há 3 meses, o ciclo deve estar feito.

 

Já agora, são 60 litros ou 60 cm? Se fôr 60x30x30, dá 54 l nominais, que na prática são uns 45.

 

Como foi dito acima, tens que medir os nitritos e nitratos. A quantidade de bactérias adapta-se à carga biológica do aquário, ao introduzir muitos peixes de uma só vez a carga aumenta subitamente, podendo levar a um aumento súbito de amónia e nitritos.

 

Se tiveres um filtro externo bem dimensionado e limpo, meteres 4 peixes não deveriam ser problema. Mas se tens um filtro interno, que tem muito menos capacidade, ou um externo sujo em que o fluxo de água real já está muito abaixo do nominal, então pode ter sido a causa das mortes.

 

Em resumo: faz os testes, e limpa o filtro (com os cuidados habituais, ou seja em água do aquário, e nunca substituir todas as matérias filtrantes de uma só vez, porque com elas vão-se as bactérias; substituir uma parte só, e meter directamente nas matérias filtrantes novas bactérias líquidas)

 

boa sorte, depois diz o que aconteceu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se o aquário está montado há 3 meses, o ciclo deve estar feito.

 

Já agora, são 60 litros ou 60 cm? Se fôr 60x30x30, dá 54 l nominais, que na prática são uns 45.

 

Como foi dito acima, tens que medir os nitritos e nitratos. A quantidade de bactérias adapta-se à carga biológica do aquário, ao introduzir muitos peixes de uma só vez a carga aumenta subitamente, podendo levar a um aumento súbito de amónia e nitritos.

 

Se tiveres um filtro externo bem dimensionado e limpo, meteres 4 peixes não deveriam ser problema. Mas se tens um filtro interno, que tem muito menos capacidade, ou um externo sujo em que o fluxo de água real já está muito abaixo do nominal, então pode ter sido a causa das mortes.

 

Em resumo: faz os testes, e limpa o filtro (com os cuidados habituais, ou seja em água do aquário, e nunca substituir todas as matérias filtrantes de uma só vez, porque com elas vão-se as bactérias; substituir uma parte só, e meter directamente nas matérias filtrantes novas bactérias líquidas)

 

boa sorte, depois diz o que aconteceu!

 

Sim, o aquário é 60x30x30.

Comprei um kit ontem que mede 5 coisas ao mesmo tempo: nitritos, nitratos, pH, KH e GH. Tudo óptimo, tirando os KH, mas tinha feito TPA no dia anterior.

Tenho um filtro de mochila e ainda não mudei nada nele desde que o comprei. Devia mudar? Costumo lavá-lo em água do aquário 1 vez por mês.

 

Obrigado!

Luís Monge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais