Ph Uma Vez Mais!


fribas

Recommended Posts

O pH, associado ao ciclo azótico, é a primeira grande dor de cabeça dos iniciantes, sem dúvida!

 

Eu constato que o pH do meu aqua de 55l tem tendência a aumentar com o tempo, e gostaria de saber porquê! Consequentemente, gostaria de saber quais as formas mais expeditas de o fazer baixar e a longo prazo de que forma poderemos manter um pH constante. Por exemplo quem pensa fazer criação de guppies e gostaria de manter um pH de 7.2, por aí...

 

Obrigado

Editado por fribas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pH, associado ao ciclo azótico, é a primeira grande dor de cabeça dos iniciantes, sem dúvida!

 

Eu constato que o pH tem tendência a aumentar, e gostaria de saber porquê! Consequentemente, gostaria de saber quais as formas mais expeditas de o fazer baixar e a longo prazo de que forma poderemos manter um pH constante. Por exemplo quem pensa fazer criação de guppies e gostaria de manter um pH de 7.2, por aí...

 

Obrigado

 

 

Boas,

 

É muito simples. Para manteres um PH estável, basta fazeres:

- Em primeiro lugar o ciclo do azoto (durante no minimo 3 semanas);

- Trocas de agua;

- Limpeza do fundo do aquario (sim porque trocas de agua sem limpares o fundo vai dar ao mesmo);

- Comprares uma equipa de limpeza (corydoras, camarões ou caracol maçã);

- Teres um substrato neutro, ou seja que não te altere os parametros da água;

- Para baixares o PH podes comprar 1 tronco, ou usar turfa (não te esqueças que tem prazo de validade e que + turfa mais acido, - turfa menos acido.

 

Bem espero ter ajudado, por isso abraço e boa sorte bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nunca associei uma TPA a uma limpeza do areão, até porque não tenho equipamento para isso.

 

Pensei q essa secção estava a cargo das corydoras (nome vulgar: limpa-fundos).

 

Realmente têm sido as TPA que têm equilibrado o pH uma vez que a água que sai da torneira é muito ácida, e como o aquário está a 7.5 a tender para mais, repõe-se os valores.

 

Mas estes valores inconstantes do aqua não são prejudiciais, uma vez que as TPA são semanais?

 

Obrigado antrax

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O AntraX disse quase tudo!

A mim aconteceu o mesmo, mas o tronco a alguma turfa resolveram o problema!

Como o meu aqua é pequeno , experimentei fazer uma TPA com agua mineral, e resultou, escolhi a que tinha o PH mais baixo , no caso Fastio, passe a pub!

 

 

nunca associei uma TPA a uma limpeza do areão, até porque não tenho equipamento para isso.

 

Pensei q essa secção estava a cargo das corydoras (nome vulgar: limpa-fundos).

 

Realmente têm sido as TPA que têm equilibrado o pH uma vez que a água que sai da torneira é muito ácida, e como o aquário está a 7.5 a tender para mais, repõe-se os valores.

 

Mas estes valores inconstantes do aqua não são prejudiciais, uma vez que as TPA são semanais?

 

Obrigado antrax

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se tiveres conchas, areia de praia, ou pedras calcárias, é essa a origem do aumento do pH.

 

quanto à TPAs, um aparelhozito de plástico para TPAs custa 2 ou 3 euros, e com ele limpas o fundo. As Corydoras etc tiram o que está à superfície, mas não o que se entranha, que acaba por ser muito mau

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se a água do aquário está a tender para cima, significa que o areão ou alguma coisa está a elevar o pH, tipo conchas do mar, areão com pedras calcárias...

Isto porque, penso eu, o normal do PH, num aquário é baixar, devido ao apodrecimento de folhas, resto de comida, fermentações das bacterias aerobias,...

 

Que areão/decoração tens?

 

Ab

Joao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nunca associei uma TPA a uma limpeza do areão, até porque não tenho equipamento para isso.

 

Pensei q essa secção estava a cargo das corydoras (nome vulgar: limpa-fundos).

 

Realmente têm sido as TPA que têm equilibrado o pH uma vez que a água que sai da torneira é muito ácida, e como o aquário está a 7.5 a tender para mais, repõe-se os valores.

 

Mas estes valores inconstantes do aqua não são prejudiciais, uma vez que as TPA são semanais?

 

Obrigado antrax

 

 

As corydoras ajudam, mas não fazem tudo. Em relação ao teu PH estar a subir, como ja foi dito, deves ter lago calcario no teu aquario. Retira essa "materia" calcaria e com aquilo que eu te disse para fazeres, o ecossistema fica balançado.

 

abraço

 

 

P.S: Nunca uses produtos quimicos para aumentar / reduzir o PH , pois estraga sempre o ecossistema. Na altura altera, mas depois a agua volta ao mesmo , mas poluida!

Editado por AntraX
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu substrato é um areão do rio 2-4mm proprio para o aquario, penso que não deverá advir daí o problema...

tenhos algumas rochas e até um tronco. tenho também um tijolo pequeno decorador, não sei o que possa ser!

 

quanto à TPAs, um aparelhozito de plástico para TPAs custa 2 ou 3 euros, e com ele limpas o fundo

 

nunoni, não sei a que te referes. só conheço uns aspiradores pra limpar o areão que são carotes!

 

Neste momento só tenho um corydora no aquario, mas gostaria de ter ampularias e red's assim como um inevitavel ancistrus, por questões de limpeza jah referidas. Tendo em conta que o aquario tem 55litros quantos elementos de cada espécie aconselham? (já é off-topic mas vem no seguimento) Se é que me aconselham... =)

 

Obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu substrato é um areão do rio 2-4mm proprio para o aquario, penso que não deverá advir daí o problema...

tenhos algumas rochas e até um tronco. tenho também um tijolo pequeno decorador, não sei o que possa ser!

nunoni, não sei a que te referes. só conheço uns aspiradores pra limpar o areão que são carotes!

 

Neste momento só tenho um corydora no aquario, mas gostaria de ter ampularias e red's assim como um inevitavel ancistrus, por questões de limpeza jah referidas. Tendo em conta que o aquario tem 55litros quantos elementos de cada espécie aconselham? (já é off-topic mas vem no seguimento) Se é que me aconselham... =)

 

Obrigado a todos

 

 

Hmm.. esses de 2 a 4 euros não valem nada. O que eu uso é um Tubo espectacular, que retira a agua e ao mesmo tempo limpa a sujidade do fundo. E é um espectaculo porque não absorve o areão nem os peixes, só se forem mt pequenos. Hmm...em relação aos peixes, sempre podes colocar lá tetras e um casal de espadas de veu.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.