Construção Da Sump


blakjak

Recommended Posts

boas pessoal venho aqui pedir uma opinião vossa em relação ás divisórias a por numa sump que vou colocar no meu aquario marinho.

 

a sum em questão tem as seguintes possiveis medidas 80x40x40 ou 80x50x50

 

o que retendo por na sump tá no esquema representado, fazer um pequeno refugio onde a agua que vem do aqua cai directamente em cima das rochas.

 

 

sump.jpg

 

acho que nao falta mais nenhum material para ai por...?? se sim lembrem-m

 

quanto á bomba de retorno o que me recomendam uma de 2000l\h será muito ou pouco???

 

 

aguardo ajuda..... banana rock

..:: Carlos Amorim ::..

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Acho mal fazeres o refugio na Sump, é sempre preferível ter cá fora, nem que seja com um tubo em T que desça do Aqua principal, entra no refugio e pela gravidade vai saindo.

 

Na impossibilidade de fazer isso, o melhor é refugio na ultima divisão da Sump, pois não acumula tanto "lixo".

 

Aconselhava também um ultima divisória onde iria estar a bomba, pois na saida do escumador muito provavelmente irás ter bolhas de ar, fazendo mais uma divisória, menos chances têm de chegar ao aqua principal.

 

 

Boa sorte para o inicio.

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agradeço o mentário joao_judicibus...

 

realmente está bem visto essas situações ... sendo assim vou fazer mais divisões na sump.

 

depois coloco um esquema pormenorizado do que tou a pensar fazer...

 

fkm bem

..:: Carlos Amorim ::..

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Idialmente um refugio deve estar acima do nivel do aqua (por cima dele ou ao lado dele, mas a cima dele). O refugio não serve só para ajudar a estabilizar o aqua mas também para criar bicharada que ao entrar no aqua serve de alimento aos vivos que temos. Se o refugio estiver abaixo do aqua, a bicharada ao entrar na bomba de retorno acaba por morrer (quase toda) e deixa de ser alimento. Se tiver acima do nivel do aqua, a bicharada cai por gravidade fazendo com que chegue viva ao aqua!

Abraços,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedrito, isso é mito !

 

(o pedrito foi para rimar :mrgreen: )

 

a nao ser que se cultivem gambas no refugio, o espaçamento entre pás das bombas de elevação e o tipo de pás não mata os bichos (tipicamente micro-crustaceos, ou seja, com exoesqueleto) podem ficar sem saber onde é o norte... mas nao morrem, pelo menos em grande quantidade...

 

o que convem é passar nao muita agua por lá, para permitir a multiplicação dos bixos sustentavelmente e nao arrastar as colonias todas para o principal.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois....o Pedrito gosta de mito! :D

Sempre me disseram isto, pois a circulação de água na sump é de alguma litragem por hora e que, tal como dizes, não porporciona o crescimento a essa bicharada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais