Recommended Posts

Publicado

Boas, tenho várias dúvidas que coloco de seguida...

1 - Qual o melhor aquário da Eheim? Os wet/dry têm vantagens? Aqueles electrónicos série 3e são bastante fiáveis? Será um exagero usar um 3e num aqua de 200 litros?

2 - Para controlar o pH que sistema de CO2 tem uma boa relação qualidade/preço?

3 - Vi uma sonda de medidor de nitratos, vale a pena?

4 - Gostava de avançar para os ciclídeos. Posso manter dois tubarões azuis, corydoras e plecos com eles? E espadas, mollies, colisas? Que nível de filtração precisarei para um aqua de 200 litros? Algumas outras recomendações?

5 - Tenho um filtro Eheim 2215 porém não veio com materias filtrantes, só duas esponjas. Recomendam o kit de materias filtrantes da Eheim, ou outro em particular? Qual a combinação e ordem ideal para colocar as matérias filtrantes?

6 - Que medidor pH recomendam? boa relação qualidade/preço

7 - Aqueles sistemas tipo IKS, Aquatronica, são porreiros? Recomendam algum em particular?

E por agora é tudo... hehe.. obrigado desde já pela atenção... banana rock

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Publicado:
Boas, tenho várias dúvidas que coloco de seguida...

1 - Qual o melhor aquário da Eheim? Os wet/dry têm vantagens? Aqueles electrónicos série 3e são bastante fiáveis? Será um exagero usar um 3e num aqua de 200 litros?

Viva,

Aquario ou filtro? Vou, naturalmente assumir que é filtro...

O wet/dry tem a vantagem de ser muito eficiente a eliminar a amonia e nitritos. Basicamente, é praticamente impossivel ter este tipo de compostos com este tipo de filtros. Já os nitratos, vão-se acumulando com muito mais rapidez. Nada que as TPA's não resolvao. O que este filtro não fáz é a filtragem mecanica... pode-se compensar com o sinfonar nas TPA's e o pré-filtro, mas é pouco eficiente... um pequeno filtro, só para a mecanica é aconselhavel.

Os 3e são de todos os eheim os que têm a pior qualidade de construção. No entanto, a electronica está bem feita e não falha. Mesmo a trabalhar em seco o rutor não gripa, nao parte ou estraga, isto graças à electronica.

Há 2, 3e's: um que é o 2076 e o irmão o 2078. Fazem os dois o mesmo, mas um é para aquarios de menor dimensão. Se não estou em erro o 2076 dá para 400ltr e o outro, a cima disso.

2 - Para controlar o pH que sistema de CO2 tem uma boa relação qualidade/preço?

A longo prazo?!? Sistema de botija, sem duvida. E quanto maior a botija, melhor a relação.

Para medio prazo?!? Talvez os sistemas de electrolise... tem alguma manutenção e desgaste de material, que é preciso ir compensando.

Para curto prazo?!?? DYI do velhinho sistema de garrafas com fermento...

3 - Vi uma sonda de medidor de nitratos, vale a pena?

O que vale mesmo a apena é as TPA's. Se fizeres TPA's regulares, nem precisas de medir os nitratos.

4 - Gostava de avançar para os ciclídeos. Posso manter dois tubarões azuis, corydoras e plecos com eles? E espadas, mollies, colisas? Que nível de filtração precisarei para um aqua de 200 litros? Algumas outras recomendações?

Hummm.... que ciclideos? sul americanos? ...africanos?

5 - Tenho um filtro Eheim 2215 porém não veio com materias filtrantes, só duas esponjas. Recomendam o kit de materias filtrantes da Eheim, ou outro em particular? Qual a combinação e ordem ideal para colocar as matérias filtrantes?

Como é espectavel, o Kit da eheim dá bons resultados com filtros da eheim... no entanto, não é o mais barato. Há varias marcas no mercado que fazem igualmente bons materias filtrantes e são mais baratos. Se a diferença for entre 5€ e 10€, na minha opinião, não vale a pena sair da eheim.

A ordem para inserir os materiais vem indicada no kit da materias filtrantes... segue as pics.

Os HANNA, de calibração automatica em dois pontos. Não são os mais baratos. Mas acho que têm a melhor relação qualidade/preço. E há peças (leia-se sondas) à venda no mercado...

7 - Aqueles sistemas tipo IKS, Aquatronica, são porreiros? Recomendam algum em particular?

Para 1 unico aquario de ciclideos?!? Não recomendo nenhum...

E por agora é tudo... hehe.. obrigado desde já pela atenção... banana rock

Ora essa,

Luis.Dias

Publicado:

boas so te sei responder as duas perguntas

mollies colisas?? nao te aconselho nada mesmo depende dos ciclideos eu tive dois ciclideos que ja nao me lembra o nome deles e acredita que tive que vendelos pois matavam os meus OSCARS sim OSCARS de pancada.

e o seguinte o medidor de ph e sempre um medidor de ph da-te sempre uma mediçao ao promenor e um pouco caro tenta ver aqui:http://www.underwater-shop.com/product_info.php?cPath=27&products_id=782 e o mais barato que ja vi se e fiavel nao sei.

espero ter ajudado

cumprimentos

gil vicente

Publicado:

Boas Luis,

1 -

Sim de facto queria escrever filtro, acho que tava distraído ;)

Então dos filtros Eheim, serão mais recomendados os série 3 versão não electrónicas?

2 -

Ya, estou mais inclinado para a solução da botija co2. Para manter o valor de co2 constante será necessário um controlador com sonda ph ou basta esse kit de botija + válvula?

4 -

Os ciclídeos que tou a pensar são aqueles rijos e rápidos, tipo os dos lagos Malawi, etc., salvo erro... já tive escalares e discus mas não fui bem sucedido... se bem que tou com saudades dos discus, talvez arrisque novamente...

5 -

Ok, vou ver se arranjo o media kit da Eheim. Estive a ver também as matérias filtrantes da Sera, talvez tenha mais facilidade em encontrar desta marca a melhor preço. E vou seguir então as indicações nos folhetos.

Uma vez mais, obrigado

:)

Publicado:

Boas Gil,

Obrigado pelas dicas. Os ciclídeos que tou a pensar são aqueles mais rijos e rápidos. Por acaso também adorava ter um Oscar mas tenho ouvido falar que eles dão cabo de tudo, especialmente plantas e decoração, então vou ter de aguardar uns tempos... hehe

O medidor parece-me fixe, se bem que eu preferia um de sonda, mas vou ver se experimento esse

Abraços

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!