Iniciante Em Salgado


rosario

Recommended Posts

Boas, tenho um aqua 100*30*40 e quero montar um salgado. Nao percebo nada de salgados mas ja estive a ler aqui no forum umas coisas. Passo a explicar o meu Aqua:

 

- A marca é Aqualys com tampa daquelas que abrem em "V", filtro de decantação. A iluminação foi DIY, ou seja tenho uma T8 25 W da sylvania, uma 30 W da Aztico com 13000K, e uma JBL de 25 W que pretendo mudar visto que para salgados a luz tem de ser mais branca azulada, e esta e muito amarela.

 

Pelo que ja me informei sei que necessito de um escumador, e um escumador para este tamanho de aqua tem de ser externo, logo teria de furar a tampa do aqua.....Acham que é possivel ou têm outra ideia para me dar??

 

Não queria por sump devido ao movel e tambem ao"€" .

 

Tenho uma Bomba de 550 Litros/hora sei que é pouco, fui a uma loja e vi uma de 2300 Litros/Hora para acrescentar.

 

Gostaria que me ajudassem, se for possivel deste aquario montar um salgado.

 

PS: Os corais que quero meter são corais moles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

 

 

- Filtro de decantação -> Para desactivar.

 

- Tampa do Aqua -> usa-se aberta por causa das temperaturas e pela necessidade de evaporação. no entanto é possível fazeres fechado, furando a tamap, era uma boa opção, 2 buracos redondos, e num deles uma ventoinha de PC a mandar ar, e o outro aberto.

 

- Iluminação -> O expectro de luz mais "azulado" dá-nos um aspecto mais bonito. No entanto já foi mais que comprovado que os corais crescem mais sobre luzes de 5200 ou 6000kº, no entanto além dos corais irás ter algas indesejadas.

 

- Circulação - > Para corais moles não necessitas de muitas bombas, mas joga sempre para 15 / 20x o volume do Aqua. E é preferivel teres um bomba mais potente a meio, e outras menos potentes nos cantos para conseguíres uma boa derivação de corrente.

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porque é que as algas crescem mais com 5200 a 6000 ? e por falar nisso...porque os corais tambem...nao hã nenhuma justificação plausivel. para alem disso existem milhentas maneiras de fazer uma luz de 5200 ou 6000K umas melhores que as outras para corais...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Acho que as tuas principais questões estão respondidas! O que posso acrescentar é que não deves poupar nas coisas mais importantes num salgado:

- Areia de coral moido

- Rocha viva

- Escumador

 

Na minha opinião, os 3 factores que escrevi são os mais importantes para iniciares um salgado!

Depois a ilumiação também convém ser boa, mas isso depende do que queres manter!

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Acho que as tuas principais questões estão respondidas! O que posso acrescentar é que não deves poupar nas coisas mais importantes num salgado:

- Areia de coral moido

- Rocha viva

- Escumador

 

Na minha opinião, os 3 factores que escrevi são os mais importantes para iniciares um salgado!

Depois a ilumiação também convém ser boa, mas isso depende do que queres manter!

Abraços,

Pedro.

 

 

Pois nesses coisas nao vou poupar, mas em termos de iluminação vou por 3 T8, ou seja uma de 13000k, uma Actinica e uma de 10000k, sendo isto o que me foi aconcelhado, visto que tenho orçamento reduzido e para aproveitar o que ja tenho. Mas no outro dia li um topico algures por aqui no forum onde dizia que estava provado que os corais desenvolviam-se melhor com iluminação entre 4500k e os 6500 k, logo fiquei em duvida em comprar uma T8 de 10000k , pois ja tenho aqui em casa uma JBL que deve rondar os 6000K/6500K.......o que acham? sendo assim ficava com a actinica , a de 13000k e esta da JBL.

 

o que me aconselham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Isso dos corais crescerem mais com iluminação que tenha entre 4500k e os 6500 k é relativo! Além da iluminação temos que ter em conta a qualidade da água, a quantidade de matéria orgênica dissolvida na água, circulação de água....conheço aquas com grandes crescimentos e que têm lampadas de 10000k ou 14000k.

Acho que podes colocar, se quizeres, uma actinica, uma de 6500k e uma de 10000k ou 14000k.

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho um aqua 100*30*40 e quero montar um salgado. Nao percebo nada de salgados mas ja estive a ler aqui no forum umas coisas. Passo a explicar o meu Aqua:

 

- A marca é Aqualys com tampa daquelas que abrem em "V", filtro de decantação. A iluminação foi DIY, ou seja tenho uma T8 25 W da sylvania, uma 30 W da Aztico com 13000K, e uma JBL de 25 W que pretendo mudar visto que para salgados a luz tem de ser mais branca azulada, e esta e muito amarela.

 

Pelo que ja me informei sei que necessito de um escumador, e um escumador para este tamanho de aqua tem de ser externo, logo teria de furar a tampa do aqua.....Acham que é possivel ou têm outra ideia para me dar??

 

Não queria por sump devido ao movel e tambem ao"€" .

 

Tenho uma Bomba de 550 Litros/hora sei que é pouco, fui a uma loja e vi uma de 2300 Litros/Hora para acrescentar.

 

Gostaria que me ajudassem, se for possivel deste aquario montar um salgado.

 

PS: Os corais que quero meter são corais moles.

 

Boas antes de te meteres nessa aventura pesquisa muito bem ,tens, muita informaçao na net e no forum tens de dar atençao a varios factores assim como:

iluminaçao para corais

filtragem biologica

salinidade , ph ,nitratos para um reef

etc etc

uma boa montagem de um reef começa no inicio sem pressas , so assim teras susseso, o escumador para essa litragem nao presisa de ser externo podes por um interno de pedra difusora sao mais baratos e funcionam muito bem,o aquario tem de ser aberto para uma melhor troca gazosa , a montagem de um salgado nao e dificil temos e de sguir alguma regras basicas mais nada.

eu começei com um nano de 70 L e ja vou com um de 1600L ,um conselho nada de pressas e vais ver que tudo se torna facil.

um abraço

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

oi pessoal, ja ta quase, se tudo correr bem no fim de semana monto, tou só a espera do escumador que comprei em segunda mao ( já agora o que acham do Prizm pro?), depois e so mandar vir a rocha viva e começar a enxer. A circulação ta na responsabilidade de uma Koralia 2300 l/h e uma ne-jet de 500 l/h mais a bomba do escumador, mas daqui a uns tempos tenciono comprar mais uma pekena só para movimentar a superficie.

 

ah e quanto a iluminação arranjei uma hqi de 150W com um mes de uso. e ainda vou colocar uma T8 actinica (por enquanto).

 

Já agora, respondam-me a uma questão. Posso por o aquario a circular uns dias antes da rocha viva chegar?.....( 3 dias mais ou menos).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi pessoal, ja ta quase, se tudo correr bem no fim de semana monto, tou só a espera do escumador que comprei em segunda mao ( já agora o que acham do Prizm pro?), depois e so mandar vir a rocha viva e começar a enxer. A circulação ta na responsabilidade de uma Koralia 2300 l/h e uma ne-jet de 500 l/h mais a bomba do escumador, mas daqui a uns tempos tenciono comprar mais uma pekena só para movimentar a superficie.

 

ah e quanto a iluminação arranjei uma hqi de 150W com um mes de uso. e ainda vou colocar uma T8 actinica (por enquanto).

 

Já agora, respondam-me a uma questão. Posso por o aquario a circular uns dias antes da rocha viva chegar?.....( 3 dias mais ou menos).

Boas!

 

já tás quase a iniciar! Que areão compraste? Eu no teu lugar arranjava mais uma Koralia!

Sobre o Prizm....não tive um, mas o feedback que tenho é que não é muito eficiente para aquas maiores, mas no teu deve funcionar bem!

Sobre colocares o aqua a circular uns dias antes da rocha...podes!

Quantos Kg vão ser? A água é natural ou é osmose com sal?

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É agua natural, e vou de barco buscar a entrada da barra da Ria formosa.

 

Vou por inicialmente 10 Kg de rocha viva.

 

Pois ja me tinham dito que o prizm nao e muito eficaz para aquarios grandes, só espero que faça bem o trabalho no meu. Quanto a essa de fazer barulho é que nao me agrada nada, visto que tenho o aquario no quarto.

 

existe alguma maneira de o silenciar?

 

obrigado todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Sobre o escumador, não conheço a estrutura dele, mas deve haver maneira de reduzir o barulho!

Sobre o local onde fazes a captura de água, como não conheço, digo que deves ter cuidado e fugir de foz de rios, locais com possiveis esgotos por perto.....

E o setup?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a captura de agua nao ah problema, a saida da barra já e mar de fora da costa.

 

setup:

 

Aquario: 100*30*40

 

Iluminação: HQI 150 W mais uma T8 de 30W actinica( iniciamente, porque depois vou por 2 T5 actinicas)

 

Substrato: aragonite 15 kg, sendo 5 kg da aquario system e os outros Cora Pet (nao cdonheço tava para aqui numa loja)

 

Escumador: Prizm pro

 

Circulação: Koralia 2300 l/h e mais uma de 500 l/h que tinha para aqui (mas ainda vou meter outra para ai de 900 )

 

Rocha viva: Inicialmente 10 kg da indonesia

 

o que querem saber mais? nao sei.

 

:onfire:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL

 

com sump era bom para esconde-lo la dentro do móvel e tal .... mas como não ha' sump... desliga-o :onfire:

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certamente se procurares aqui no fórum vais encontrar como fazê-la, ou alguém te dar aqui umas pequenas noções para uma sump... furar o aquário ...bombas de retorno, etc etc .. xD

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Ja tenho o aquario a ciclar

 

10 kg de rocha viva mas ainda vo mandar vir mais 5 kg

 

E verdade o escumador faz mesmo muito barulho, e nem sei se está bem afinado. Sabem-me dizer como o afino?.. e já agora nao sabem mesmo como o silenciar?

 

Posso colocar carvão activo logo de inicio? que quantidade?

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

ja tive um escumador desses, mas tb não sei silenciar o bicho. Isso regula-se sozinho. Não te preocupes, mas podes regular o caudal do mesmo na "torneira" na entrada de agua do escumador.

 

eu por acaso não uso carvão, mas podes por o que quiseres..

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

ja tive um escumador desses, mas tb não sei silenciar o bicho. Isso regula-se sozinho. Não te preocupes, mas podes regular o caudal do mesmo na "torneira" na entrada de agua do escumador.

 

eu por acaso não uso carvão, mas podes por o que quiseres..

 

abraço

 

Eu tenho o ar todo aberto......aconcelhas-me a abrir o caudal todo?como tinhas o teu?....

Vou desliga-lo á noite porque tenho-o no quarto acham que devo ter muitos problemas com isso?

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho o ar todo aberto......aconcelhas-me a abrir o caudal todo?como tinhas o teu?....

Vou desliga-lo á noite porque tenho-o no quarto acham que devo ter muitos problemas com isso?

 

um abraço

 

eu tinha o meu todo aberto, mas não dormia na mesma divisão. Não creio que tenhas problemas em desligar o escumador. Existe muita gente a fazer sem problemas. Convem é não falhar nas TPA´s.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK eu n tenho o caudal todo aberto, porque dpois vai agua para o copo.

Já agora é normal fazer espuma branca de inicio?? eu por ai vejo os escumadores com espuma mesmo castanha.......a minha agua tb foi apanhada em mar alto, até acho que seja uma agua limpa (axo eu).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais