Recommended Posts

Boas,

 

Sou responsável por tomar conta do lago cá de casa. Aquilo foi ideia do meu pai, quis meter um lago no terraço e agora não consegue cuidar daquilo, por isso relegou aquilo para mim.

 

Infelizmente, tenho reparado que cuidar de um lago não tem nada a ver com cuidar de um aquário.

 

O lago leva apenas 300L e estão lá 3 Kois (eu sei que é pequeno para os kois e ninguém queria mais tirá-los dali que eu, mas o cota gosta muito e não se quer desfazer deles)

O fundo é de areia de rio. A filtragem é feita por um Tetratec 1200 L/h

Os peixes andam saudáveis e até já fizeram criação.O meu problema prende-se na manutenção da flora.

 

Já pus lá desde (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], valisnérias, ceratófilo, elodeas, Spatyphyllum (jacinto de água), hydrocotyle leucochephala, ceratopteris e as únicas que se aguentam, e mal, são as (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] e as elódeas. E consequentemente, aquilo acaba por ser dominado por algas filamentosas. Cheguei a por lá ampulárias mas morreram com o frio e agora tenho lá uma Ameca (que pus para ver se não era comida pelos kois) à qual pretendo juntar mais 3.

 

Gostaria de receber conselhos para controlar as algas, sobre que flora por, etc.

Obrigado

Editado por Joaoavo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Procura em lojas de jardinagem ou na zona de jardim dos Hipermercados, pode ser que encontres também.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

E onde posso comprar disso?

 

Obrigado

 

 

Se te apetecer dar um passeio até à Figueira da Foz, aconselho-te a passar pela Lagoa da Vela em Quiaios! Tem lá disto a pontapé e são muitos bonitos, têm a flor branca e não se deve notar se tirares um ou dois! :)

Editado por Menina

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres oportunidade, aqui na zona de sintra, mais propriamente no Ral, há uns lagos muito conhecidos, que se chamam Colhoas, (se perguntares a uma pessoa qualquer ela de certeza que te saberá indicar como ir pra lá) que têm montes de nenufares. O pior é que aquilo é muito fundo. Dá para arrancarmos da margem, mas não sei se depois aquilo pegará ao solo, mas duvido. Mas é uma questão de exprimentares :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres oportunidade, aqui na zona de sintra, mais propriamente no Ral, há uns lagos muito conhecidos, que se chamam Colhoas, (se perguntares a uma pessoa qualquer ela de certeza que te saberá indicar como ir pra lá) que têm montes de nenufares. O pior é que aquilo é muito fundo. Dá para arrancarmos da margem, mas não sei se depois aquilo pegará ao solo, mas duvido. Mas é uma questão de exprimentares :multi:

 

Obrigado a todos pelas dicas.

 

E quanto ao controlo das algas. O que devo fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João Avó, deves observar quais os elementos que favorecem as algas e tentar elimina-los.

3 carpas nesse laguinho é muiiiiito peixe, portanto seus dejetos elevam a amonia e o nitrito que favorecem as algas. A falta de plantas também as favorecem.

Geralmente o pH elevado ou a alta reserva alcalina impedem o cultivo das plantas aquáticas e parece-me que as que melhor resistem a isso são as "salvinias". Pesquise por elas se não souber identifica-las pelo nome.

 

Sorte e sucesso no hobby.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Os factores que provocam o aparecimento de algas é o excesso de nutrientes, fosfatos e muito sol.

 

As plantas tipo os Nenufares para a parte mais funda do lago, e os Papiros e Juncos para as margem são muito bons a para absorver os fosfatos e nutrientes em excesso, e fazem um bonito efeito.

As flutuantes aconcelho salvineas e Alfaces de Agua.

 

O excesso de nutrientes pode ser devido ao excesso de comida que coloca no lago. Os peixes que estão no lagos se tiverem um bom equilibrio não precisam de ser alimentados, se o fizer ponha pouco de cada vez.

 

Espero que ajude.

 

Os melhores cumprimentos

MJV

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá para arrancarmos da margem, mas não sei se depois aquilo pegará ao solo, mas duvido. Mas é uma questão de exprimentares ;)

 

 

Só se tirares com o rizoma ou o bolbo, caso contrário morre, por outro lado também têm semente, estou agora a fazer uma experiência para ver se nascem, e até ao momento, não há sinal de progressos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só se tirares com o rizoma ou o bolbo, caso contrário morre, por outro lado também têm semente, estou agora a fazer uma experiência para ver se nascem, e até ao momento, não há sinal de progressos.

 

Olá,

 

Sementes!!! isso é interessante onde tiras-te da flôr?

 

 

Cump.

MJV

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Sementes!!! isso é interessante onde tiras-te da flôr?

Cump.

MJV

Depois da flor murchar, fica aquela guia com a semente na ponte... tens de a deixar "secar" um pouco e só então retira-la da planta...

 

Enquanto tiver flor fora de agua não dá... se conseguir tiro uma foto e coloco aqui.

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais