Peixes Selvagens (f0) Vs Cativeiro


Recommended Posts

Quais são para voçês as grandes diferenças entre ter peixes selvagens ou ter peixes da mesma espécie mas criadas em cativeiro?

Já agora prós e contras de cada uma...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UUUUiiiiiiiii!

 

Vais armar a "put...."!

 

Vou já começar: Ter peixes selvagens em casa é como te colocarem na prisão! E mais não digo porque já há alguns membros que me conhecem e sabem que vou rebentar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sejas assim :)

 

O problema de ter selvagens e de cativeiro juntos , é que os de cativeiro são muito agressivos no que toca a alimentação e territorios, os desgraçados dos selvagens não estam habituados a tanta voracidade e agressividade, nem á iluminaçao , nem á alimentaçao sintetica, nem aos aquarios dado que por vezes não se adaptam, Por exemplo discus, os selvagens gostam de ir comendo do chao bem devagar sem pressas , os de cativeiro ainda não colocas-te a comida já eles estam cá em cima á espera e agridem os selvagens quando estes tentam comer , em relaçao aos territórios os de cativeiro estam habituados a lutar por um lugar ao sol , os selvagens limitam-se a aceitar um cantinho refundido.....

 

Eu tenho um heckel com os de cativeiro, e já ando a pensar em despachar um pigeon e um marlboro, que fazem com que o heckel se refunda e o agridem esporadicamente quando este tenta sair do cantinho dele e passear, já os turquesa não se chateam muito e o heckel casca porrada nos gajos, para proteger o cantinho dele e o pouco alimento que se aloja no areao.....

 

Selvagens e de cativeiro têm comprotamentos distintos

O pior é habituar um selvagem a aceitar comida como flocos, granulado, papa, e até comida congelada , como artemia e larvas, os gajos fazem-se dificies, eles comem prontamente comida viva, com uma alegria e voracidade nunca vista....

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A captura de selvagens é essencial, quando o habitat da espécie está em risco. Há bastantes casos de killies que já só existem em aquário. Não devido á captura de selvagens ter sido muito explorada, mas por muitos existerem em habitats que têm "mais valor" para construir umas casas que para manter uns "peixes das poças".

Por mais que se queira, para se iniciar a criação em cativeiro tem de se apanhar alguns especimes selvagens. Se for para fazendas de piscicultura, não vejo o mal de se retirar alguns exemplares de forma a puder depois dar resposta á procura da espécie, evitando assim mais capturas e mortes durante o transporte e adaptações ao aquário.

Agora retirar da Natureza, apenas para embelezar o aquário ou porque um peixe selvagem "é melhor que um em cativeiro", considero acho uma grande parvoíce e um grande egoísmo...

 

Vou colocar aqui de onde surgiu esta conversa para se perceber melhor

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente não vejo "lado bom" na importação de espécies selvagens, pois o facto de se conseguir reproduzi-los e vende-los não evita de forma alguma que as importações em massa cessem. Para além do mais, outros problemas surgem, inclusive o da própria hibridação:

 

"Lake Malawi is believed to contain more endemic fish species than any other lake in the world and the species are estimated to be 450–600 species (Genneret al. 2004a). The rocky habitats of Lake Malawi are dominated by the mbunagroup of cichlid fish. The mbuna do not cross into other habitats like the sandy shoreline or deep waters.However as a consequence of the aquariumexport trade, some varieties of mbuna have been translocated from their native localities and released at sites where they do not naturally belong (e.g. since 1996), 12 varieties of mbuna have been recorded at NkhataBay that were absent from previous surveys (Genneret al., 2006).

The possible dangers of fish translocation may be competition and hybridization..."

 

A juntar às exportações do Lago e que sustentam o vício de muitos aquariofilistas, temos ainda as pescas efectuadas pela população local (artesanal) e a exportação de algum pescado para países vizinhos, tais como Moçambique. Fazendo contas, nada mais nada menos do que aproximadamente 21000 toneladas de peixes apanhados por ano!!!

 

Agora eu pergunto: por quanto tempo mais se conseguirá manter estes recursos do Lago Malawi? Não são suficientes o número de peixes criados nos nossos aquários e que, não sendo selvagens (F0), nos proporcionam as mesmas alegrias e satisfações?

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois ora aqui está uma coisa com a qual não devemos ser mesmo condescendentes, com tantos aquariofilistas neste mundo haverá ainda necessidade de comprar espécimes selvagens? Acho que já se tiraram animais suficientes do selvagem, com os que existem sob cuidados humanos já era tempo de acabar com estes actos criminosos! Vendam troquem os que conseguem reproduzir e assegurem-se que só compram animais que vêm de criadores nas lojas e não do selvagem, para que não sabe é crime o comércio de determinadas espécies, se quiserem saber se os espécimes que têm estão ou não ameaçados e se é permitido a sua comercialização, ficam aqui dois links para esclarecer todas as dúvidas:

 

IUCN red list (estuto de conservação - risco de extinção): http://www.iucnredlist.org/search/search-basic

CITES - convenção que regular o comércio de espécies, a qual Portugal subscreve: http://www.cites.org/eng/resources/species.html

 

Cumprimentos a todos.

 

Ui...isso eram outros mil Edgar...

E apostas que também aqui te cai tudo em cima porque toda a gente tem a mania de que ter F0 é ter algo melhor que os outros que não têm "pedigree"...

Acho que essa é, infelizmente, mais outra guerra que não leva a lado nenhum...

O que está a dar é comprar peixes a preços exorbitantes só para dizerem que são F0...

E nem fazem ideia que muitas os F0 são F123423...mas como pagaram mais ficam contentes...

 

 

Isso já vai da mentalidade de cada um. Quando alguém diz : ''Olha arranjei um F0!'' Todos dizem: ''Que máximo! Também quero!'' e isso é mau.Se todos repudiassemos quem compra e quem vende esses animais, passava de moda e ai já ninguém se gabava. Mentalidades...

 

Tal e qual...

E o mesmo se passa com os papagaios, híbridos e afins...

É evidente que de entre estes problemas o facto de termos F0 parece-me ainda assim o menos grave...desde que possamos garantir condições aos animais para se reproduzir e que possamos pôr no "mercado" os seus descendentes evitando deste modo a continua captura de animais no Lago...

Eu pessoalmente já tive peixes F0...mas porque não os arranjava de cativeiro...

Actualmente não tenho qualquer individuo selvagem e faço disso ponto de honra...

 

 

Que condições? Os parâmetros da água idênticos? A menos que tenhas um belo de um aquário com gigantescas dimensões para que os peixes nem sintam a diferença entre o lago e o aquário!

E porque não os arranjavas em cativeiro, decidiste adquirir uns selvagens! Não te pesou na consciência ao saber que os peixes que estavas a adquirir eram livres e que agora nadam num "penico" em relação ao seu habitat! Mas já te pesa na consciência aquilo que os outros fazem com os seus peixes...

Deixa-me adivinhar!! Fartaste-te dos peixes e despachaste-os ou fizeste a boa acção do ano e devolveste-os à natureza?

Por aqui se vê que "no melhor pano, cai a nódoa" e aqueles que tanto criticam os outros, deviam de se olhar ao espelho e reflectir, antes de mandar umas piadas! Tudo bem que até pode não ser sobre o mesmo assunto, mas no fundo vai dar ao mesmo!

 

 

Só para te "calar" deixa-me que te diga que por acaso até reproduzi esses F0...

Que dei alguns descendentes e assim se evitaram algumas (poucas) capturas na Natureza...

 

Na minha conciência não me pesa nada minha cara...

Já na tua...deve pesar e muito...

Senão não te defendias a atacar os outros...

 

E já vi que queres desconversar e assim sendo digo-te para o fazeres com quem entenderes...eu não estou para aturar Menina(s)...

Se eventualmente resolveres ter uma discussão interessante apita...

Deves ter muuuuuuitas dificuldades com o Português...

É evidente que não percebeste nada do que escrevi aqui e é evidente que não percebeste que até fui dos que te defendeu...

Mas pronto...

Fica bem...e muitos híbridos :)

 

 

Quanta palermice...

Existe uma coisa que normalmente os seres humano têm que é a capacidade de aprender e de evoluir...

Hoje em dia não teria F0...Aprendi com quem sabe mais que eu...

Vi as coisas por outros prismas e decidi assim...

Isto de evoluir parece muito complicado para ti de perceber não?

 

Já agora peço-te que me cites nos momentos que falas que te ataquei...

Agradecia...

 

 

Manter peixes selvagens também tem o seu lado bom. Tal como o Nelson disse, permitiu-lhe fazer criação e vender a prole. Evitando assim a retirada de mais exemplares do seu habitat. O problema que também já foi mencionado. É que muitas pessoas querem ter peixes selvagens F0 apenas porque pouca gente tem e supostamente são "melhores" que os criados em aquário...

 

 

Nem mais...

Ainda assim repito que depois de certas conversas com malta que me abriu os olhos deixei de manter peixes selvagens...

Não me parece que haja necessidade hoje em dia dada a enorme variedade de animais que são reproduzidos quer a nível dos exportadores quer a nível particular...

E actualmente prefiro esperar pelos F1 deste ou daquele amigo...

Sai mais barato e fico melhor com a minha consciência pois admito sem qualquer problema que foi na altura um capricho meu ter aquele casal selvagem (70€ um casal de conchiculas) quando no aquário ao lado estava a mesma espécie mas sem população e criada em cativeiro...

Esquecendo-se que muitas vezes os F0 nunca se adaptam à vida em aquário...nunca chegam a reproduzir...nunca chegam a mostrar os seus comportamentos naturais...

Ao passo que os peixes de cativeiro pelo simples facto de nunca terem visto nada que não lagos e rios com paredes de vidro se mostram muito mais adaptados conseguindo replicar os comportamentos naturais dos seus "familiares" que habitam no habitat natural...

 

E passe a "publicidade"...

Para quem quiser observar um casal nascido e criado em cativeiro a replicar comportamentos naturais em aquário como até agora não havia sido descrito para esta espécie (se alguém souber de alguma fonte que fale na reprodução em cativeiro desta espécie agradeço) podem ver aqui: http://www.ciclideos.com/forum/landscape-t1635,start,74.html

 

Sugeria ainda à Moderação que partisse este tópico e passasse a discussão de F0 vs Cativeiro para um outro tópico...

Ficava a "Menina" a ganhar porque não estávamos a estragar/desvirtuar o seu tópico e ficava o Forum que via ser criado mais um post com interesse e bem identificado em vez de estar informação sobre este tema perdida no meio de um tópico destinado a híbridos...

Fica a sugestão...

 

 

Cometeste um "erro", assim como eu cometi, como aconteceu no meu aqua com o cruzamento sciaenochromis x aulonocara, e mesmo assim, fui criticada, apesar de já ter dito que não iria levar a coisa avante, e ambos aprendemos com o nosso erro.

Se calhar, o pessoal falou contigo na boa e "abriram-te" os olhos sem te tratarem mal, o que já não aconteceu comigo e eu apenas pedi informação sobre os hibrídos e apenas disse que tinha curiosidade em saber o que dali saía e ainda assim, fiz o stripping eggs de modo a impedir que a coisa virasse problema mais grave.

 

 

Pessoalmente não vejo "lado bom" na importação de espécies selvagens, pois o facto de se conseguir reproduzi-los e vende-los não evita de forma alguma que as importações em massa cessem. Para além do mais, outros problemas surgem, inclusive o da própria hibridação:

 

"Lake Malawi is believed to contain more endemic fish species than any other lake in the world and the species are estimated to be 450–600 species (Genneret al. 2004a). The rocky habitats of Lake Malawi are dominated by the mbunagroup of cichlid fish. The mbuna do not cross into other habitats like the sandy shoreline or deep waters.However as a consequence of the aquariumexport trade, some varieties of mbuna have been translocated from their native localities and released at sites where they do not naturally belong (e.g. since 1996), 12 varieties of mbuna have been recorded at NkhataBay that were absent from previous surveys (Genneret al., 2006).

The possible dangers of fish translocation may be competition and hybridization..."

 

A juntar às exportações do Lago e que sustentam o vício de muitos aquariofilistas, temos ainda as pescas efectuadas pela população local (artesanal) e a exportação de algum pescado para países vizinhos, tais como Moçambique. Fazendo contas, nada mais nada menos do que aproximadamente 21000 toneladas de peixes apanhados por ano!!!

 

Agora eu pergunto: por quanto tempo mais se conseguirá manter estes recursos do Lago Malawi? Não são suficientes o número de peixes criados nos nossos aquários e que, não sendo selvagens (F0), nos proporcionam as mesmas alegrias e satisfações?

 

Um abraço,

 

 

No meu entender são...

De qualquer das formas os F0 que mantive não eram do Malawi...

Felizmente o Tanganyika está ainda bastante protegido e mais "virgem"...

Não serve isto como desculpa...e não estou a dizer que no Tanganyika podemos fazer isto e aquilo e no Malawi não...

 

Já agora...

O João Abóbora deu um link para continuar esta discussão de selvagens...

Não é preciso continuar aqui...

 

Espero que não esteja demasiado confuso :)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora retirar da Natureza, apenas para embelezar o aquário ou porque um peixe selvagem "é melhor que um em cativeiro", considero acho uma grande parvoíce e um grande egoísmo...

 

É disto que falo!

 

Nos outros casos, acho que não deve ser o aquariofilista a fazê-lo, mas sim sociedades proctetoras, especializadas para tal! Pois, vejamos, qual é o aquariofilista que está pronto a repovoar zonas selvagens com peixes de cativeiro?! Nenhum, pois não terá condições para a ambientação da espécie ao território. Terão de ser entidades especializadas. Logo, não há desculpa para se manter animais selvagens em cativeiro!

 

Atenção que eu estou a falar de animais selvagens e não de estirpes. Há muitas estirpes selvagens criadas em cativeiro, nomeadamente nos Discus, os Heckel, Santarém, Alenquer e etc,....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos outros casos, acho que não deve ser o aquariofilista a fazê-lo, mas sim sociedades proctetoras, especializadas para tal! Pois, vejamos, qual é o aquariofilista que está pronto a repovoar zonas selvagens com peixes de cativeiro?! Nenhum, pois não terá condições para a ambientação da espécie ao território. Terão de ser entidades especializadas. Logo, não há desculpa para se manter animais selvagens em cativeiro!

 

Exactamente, dificilmente alguém terá as condições perfeitas para manter uma espécie selvagem em cativeiro e, de qualquer forma, o objectivo do pessoal que adere a essas importações não é certamente evitar a extinção dessas espécies mas sim embelezar os seus aquários e poder afirmar junto de outros que têm F0 nos seus biótopos. Por mais que consigam reproduzi-los e vendê-los, as exportações no Malawi e outros lagos vão continuar e essas crias de F0 obtidas em cativeiro jamais irão substituir as espécies de origem.

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E tal como disseste, á conta das regulares recolhas, há sempre acidentes que colocam peixes em zonas onde não deveriam estar.

Será que há assim tantos peixes no mercado que sejam realmente retirados da Natureza? Pelo menos cá em Portugal...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encontrei este video agora

Peixes ornamentais da Amazónia

 

O gajo diz que 90% dos peixes são da pesca artesanal :)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conhecem o projecto PIABA.....

 

Projecto Piaba

dêem uma vista de olhos e copreenderam o pq de captura de animais selvagens

 

Sim, conheço muito bem esse projecto, mas a alternativa foi a pior! Foi o sacrifício de animais! Não arranjavam mais nada para eles fazerem! Criar gado era um excelente alternativa! Recursos naturais é o que não falta na Amazónia..........

 

Porque é que não vão capturar crocodilos ou piranhas? Já viste em que condições eles vendem os pobres animais nas Feiras?! Achas correcto que, pelo facto de o ser humano andar a destruir a Amazónia, descarrega-se nos peixes! O ser humano é tão inteligente que cria estes projectos de "merd@" para tapar o sol com a peneira!

 

O que é que nós, portugas, vamos fazer aos mendigos? Já sei: vão capturar os cães e gatos que andam na rua e vendê-los aos chinocas para as suas maravilhosas refeições, não acham?!

Editado por Regal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deves estar enganado, o projecto Piaba não fomenta a venda de animais em feiras, mas a exportação, e em qualidade, tal que por causa deste projecto alguns especimens amazonicos não chegaram a vias de extinçao tal como o cardinal, que se tem safado muito bem , ao contrario dos neons que estam em vias de se extiguirem , pela captura excessiva não controlada

Outros especimens como os Discus Tefe e nhamunda são capturados sobre controlo e colocados em caixas gigantes no rio em que se reproduzem aos milhares , e são apenas para exportaçao e mercado legalizado nacional... desta maneira se consegue um equilibrio , não capturando em excesso e fomentado a criaçao de aquacultura destas especies para que estas não se extinguam e se mantenham com o numero de populaçao quase intocavel, ado que os alevins destes escapam pelas frechas das caixas gigantes ( que estas possuem para este efeito) ....

 

Creio que sempre é melhor fazer as coisas de forma controlada e tirar beneficios para apopulaçao local , não colocando em risco as especies, apoiando a luta contra o abate de arvores na amazonia , que ocorre a uma velocidade vertiginosa, e este sim é o verdadeiro dilema dos amazonenses, que se estas , as arvores acabarem , todo o ecossistema amazonico vai descanbar levando aí sim á extinçao de milhares de especies fluviais e terrestres.

 

Respeito a tua opiniao, pois é baseada a favor da natureza , mas na pratica é complicado, pois se não houver controlo as coisas seriam piores em todos os aspectos, como falou e bem o nosso colega sobre os lagos africanos, cuja pesca não tem limites nem controlo sobre o nivel populacional das especies do lago

 

......

O gado, não é muito viavel dado que o gado para eles é muito caro, e maior parte do ano as terras ferteis onde há alimento para o gado estam alagadas, tendo os homens muitos problemas para por exemplo passarem de um sitio onde o alimento já acabou para outro local, tendo muitas vezes que passar em zonas em que o gado tem de nadar e alguns animais morrem afogados, dando assim uma grande despesa. Na amazónia não é qualquer pessoa que possui gado, apenas os grandes fazendeiros, pois o povo é muito pobre, por exemplo um piabeiro( pescador artesanal ) não ganha sequer o suficiente para alimentar a sua familia......

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sabia que não devia ter postado!

 

O problema é as pessoas acreditarem em tudo o que leem!

 

Não seria muito melhor deixar os animais no seu habitat? Ou será que ficas de consciência tranquila, sabendo que o animal que tens dentro do "enorme" aquário de 5000 litros, estava habituado a habitar o maior rio do mundo?

 

Cada um tem a sua opinião! A minha é: deixem-me viver em liberdade, sff! Infelismente alguns animais não têm esse previlégio, porque nós, humanos, criamos "projectos"!

 

Peço desculpa, mas não posto mais neste tópico. Não tenho mais nada a acrescentar!

Editado por Regal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olhem ,Sorry

Vou-me calar.....

Acho que falei demais.....

 

Olha só mais uma coisa, O bacalhau tb não é selvagem, a sardinha o carapau e muitos outros, não nos vêem parar aos pratos???????

Quantas especies estam em extinçao por caça e pesca abusiva e desportiva e não de subsistencia????

 

Adios e desculpem qualquer coisa ......

Editado por joao costa

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Em 2000, um estudo do pesquisador Ian Watson, do instituto inglês Natural Resources Institute, citando dados de outro pesquisador, Gregory Prang, destacou que, enquanto o piabeiro ganhava US$ 0.005 por cardinal em Barcelos, o consumidor final chegava a pagar US$ 2,00 numa loja dos EUA. Uma diferença de 40.000% entre as duas pontas da atividade! ..."

 

"Vale conhecer alguns números mundiais do setor, listados pelo mesmo pesquisador Ian Watson. Segundo dados da FAO (órgão da ONU), no mundo são comercializados 350 milhões de peixes ornamentais por ano. Só a exportação desses peixes soma cerca de US$ 186 milhões por ano. Mas o comércio varejista em torno dos peixes ornamentais é muito maior: mobiliza US$ 7,2 bilhões, o que inclui venda de equipamentos (como aquários) e de alimentos para os peixinhos..."

 

" a exportação de ornamentais colombiana subiu de 400 mil dólares, para U$ 8,6 milhões em 6 anos..."

 

 

As intenções podem ser boas e compreensíveis (vista por um dos lados), no entanto, como todos podem ver, as quantias que envolvem este negócio são muito elevadas e ninguém dá ponto sem nó...

 

Abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olhem ,Sorry

Vou-me calar.....

Acho que falei demais.....

 

Olha só mais uma coisa, O bacalhau tb não é selvagem, a sardinha o carapau e muitos outros, não nos vêem parar aos pratos???????

Quantas especies estam em extinçao por caça e pesca abusiva e desportiva e não de subsistencia????

 

Adios e desculpem qualquer coisa ......

 

É verdade João, aliás prevê-se que num prazo de 20 anos o bacalhau desapareça e apesar das medidas restritas que já foram tomadas ele continua a ser pescado e servido às nossas mesas durante todo o ano, à semelhança de muitas outras espécies....

 

Não acho que tenhas falado demais João, penso inclusive que é uma discussão saudável e que, apesar da diversidade de opiniões, nos permite trocar impressões e compreendermos melhor algumas permissas.

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas penso que há uma maneira de manter o equilibrio, e esse passa por tentar dar de comer a quem não o tem como é o caso de milhares de piabeiros, que desistiram do abate ilegal de arvores ( ou seja escravidao ) para se tornarem independentes com um meio de subsistencia que pouco ou nada lhes dá....

 

Eu por exemplo não concordo minimamente que as pessoas estrangeiras que vão para o brasil explorar as especies de água salgada , de água doce , aves tropicais e primatas , esses sim fazem dinheiro ás custas de um povo que luta para manter comida na mesa, creio que apenas deviam ser os proprios brasileiros residentes na Floresta amazonica a fazer esse tipo de negocio, e controlado por autoridades competentes.

Como o regal diz e bem Ter um peixe selvagem num aquario não é soluçao mas é melhor que a destruiçao massiça de floresta que se efectua todos os dias ilegalmente por toda a amazonia, como tinha dito a destruiçao massiça da floresta, pode levar á extinçao todos estes seres que gostamos muito...

 

É um caso complicado , e este sim é um excelente tema de debate para uma palestra com pessoas integradas nesse projecto ,e outros, de preservaçao da natureza e subsistencia das populaçoes habitantes da Grande floresta

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

outro dia deu um documentário no odisseia salvo erro

salvo erro era o SENHOR SELVAGEM que é feito por um granda maluco australiano já maduro

em que ele refere exactamente grande parte da extinção de peixes de recife se deve á apanha exceciva para a manutenção e efeite de aquarios por todo o mundo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais são para voçês as grandes diferenças entre ter peixes selvagens ou ter peixes da mesma espécie mas criadas em cativeiro?

Já agora prós e contras de cada uma...

 

João,

 

Depende do peixe. A captura de peixes de água salgada para fins ornamentais pode ser pouco amiga do ambiente:

  1. Devido aos métodos de captura: Frequentemente usa-se cianeto. Para captura de alguns peixes mata-se quilometros de recife. Além disso os peixes capturados com cianeto duram poucos meses no aquario, abrindo caminho a mais capturas.
  2. Em alguns locais, se não houver um controle minimo, algumas especies começarão rarear podendo mesmo desaparecer.

Esta ultima situação não é muito problemática. Os recifes são vastissimos. Quase sempre, é a pesca para alimentação que destroi o equilibrio. Os stocks de especies com interesse ornamental podem ser mantidos com relativa facilidade, quer rodando locais de captura quer criando zonas interditas que vão naturalmente repovoando as zonas de pesca.

 

Em água doce, apenas para certas especies, muito especificas, como os loricarideos ou os arrowanas asiáticos, a captura para fins ornamentais pode ter impacto negativo no ambiente.

 

De facto, a colecta de peixes de água doce pode ser um importante recurso renovável. Veja-se o exemplo do Amazonas, anualmente uma área do tamanho de metade da Europa é inundada por água que pode chegar a ter varios metros de altura. Grande parte dos peixes escolhe o principio desse periodo para reprodução, permitindo aos novos peixinhos invadir esse habitat recem-criado. Meses depois virá o periodo de seca e triliões de peixes morrem, incluindo discus, escalares, cardinais, apistogramas... etc. Não serão uns quantos milhões de peixinhos, enviados para os aquários todos os anos, que fazem perigar as populações. Isto eventualmente só poderá acontecer num "spot" minusculo de alguns quilometros na proximidade de um exportador. Nestas regiões pode ser importante também rodar as zonas de captura.

 

Na Africa Oriental temos mesmo o caso dos peixes anuais, como os Nothobranchius (killies). No inicio da estação seca TODOS estes peixes morrem nos charcos. Nessa altura, a colecta para efeitos de aquariofilia não só não teria impacto ecológico iria aumentar substancialmente o tempo de vida a alguns peixes felizardos.

 

Também na Africa Oriental, temos o caso dos ciclideos dos grandes lagos, como Tanganiyka ou o Malawi. Todos os anos centenas de milhares de toneladas de ciclideos (de TONELADAS, não de peixes) são apanhados para consumo humano. Estes peixes, são uma das principais fontes de proteinas para as populações locais.

 

A captura para fins ornamentais é uma gota de água neste oceano e é normalmente feita em zonas rochosas, onde apenas uma infima parte dos peixes existentes poderá ser capturada. Mesmo neste caso, é sempre um bom principio existir rotatividade nos locais de captura. A vastidão destes lagos assegura uma capacidade de fornecer peixes para o mercado ornamental que será talvez mil vezes superior às necessidades actuais, sem que isso possa fazer perigar as populações actuais.

 

O grande inimigo destes biotipos não é a captura para efeitos ornamentais, é a poluição e a introdução de novas especies. Foi assim se extingiram centenas de especies no Lago Victoria. Na Bacia do Amazonas o inimigo são os madeireiros. Locais que deixam de ter florestas deixam de ter biodiversidade aquática: é a floresta que alimenta grande parte da vida nos rios, com matéria organica, frutos, sementes, insectos. Podemos capturar 1 milhão de cardinais num dado rio. Esperamos uns meses e voltamos a capturar 1 milhão de cardinais. E todos os anos o poderemos fazer, sem afectarmos esta especie e o equilibrio natural. Porém, se destruirmos a floresta circundante nunca mais haverá cardinais nesse rio. Nem cardinais nem dezenas de outras especies.

 

A protecção da natureza deve ser feita com bom senso e com entendimento dos biótipos.

 

No Brasil, cortas centenas de quilometros quadrados de floresta e és aplaudido, estás a contribuir para a economia do país mas se apanhares um peixinho que seja para manteres em aquário serás preso e usado como exemplo de "ladrão" dos recursos naturais.

 

É a coisa mais hipocrita e mais disparatada que existe.

 

A colecta de peixes selvagens para manutenção em aquário, com algumas importantes excepções a ter em conta, em água salgada e em algumas especies de água doce, é uma actividade amiga do ambiente, ao contribuir para o conhecimento dos biotipos e para a sua defesa.

 

Só protegemos aquilo que conhecemos. Os peixes ornamentais, do Tanganyika ao Amazonas, são a melhor publicidade possivel pela defesa desses habitats.

 

Infelizmente, não são os aquariofilistas que estão a destruir este mundo.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é selvagem tem de ser mantido em seu próprio habitat para continuar selvagem e com a mesma beleza. Assim que vem para cativeiro deixa de ser selvagem e a beleza esmurece. Imaginem que vos punham dentro de uma gaiola do tamanho de um campo de basquet, davam de comer de manhã e à noite e divirtam-se durante o dia na gaiola. Eu sinceramente preferia morrer, mas isto sou eu a pensar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Natureza nunca precisou, nem precisa, do Homem para ajudar na preservação e manutenção das espécies. Foi precisamente a partir do momento em que o Homem resolveu intervir com a sua prepotência e despotismo, que apareceu o desequilíbrio e dia após dia é colocada em causa a renovação do planeta. Desde tempos antigos que os "homens da terra", mormente ao nível das culturas índigenas, souberam respeitar e lidar com a Natureza, retirando dela apenas o essencial para a sobrevivência das suas gentes. Mais tarde, provavelmente já não será no nosso tempo, esse egoísmo que hoje é demonstrado produzirá os seus frutos e talvez aí comece uma nova Era com um novo Homem, ou mesmo sem ele....

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João,

 

Depende do peixe. A captura de peixes de água salgada para fins ornamentais pode ser pouco amiga do ambiente:

  1. Devido aos métodos de captura: Frequentemente usa-se cianeto. Para captura de alguns peixes mata-se quilometros de recife. Além disso os peixes capturados com cianeto duram poucos meses no aquario, abrindo caminho a mais capturas.
  2. Em alguns locais, se não houver um controle minimo, algumas especies começarão rarear podendo mesmo desaparecer.

Esta ultima situação não é muito problemática. Os recifes são vastissimos. Quase sempre, é a pesca para alimentação que destroi o equilibrio. Os stocks de especies com interesse ornamental podem ser mantidos com relativa facilidade, quer rodando locais de captura quer criando zonas interditas que vão naturalmente repovoando as zonas de pesca.

 

Em água doce, apenas para certas especies, muito especificas, como os loricarideos ou os arrowanas asiáticos, a captura para fins ornamentais pode ter impacto negativo no ambiente.

 

De facto, a colecta de peixes de água doce pode ser um importante recurso renovável. Veja-se o exemplo do Amazonas, anualmente uma área do tamanho de metade da Europa é inundada por água que pode chegar a ter varios metros de altura. Grande parte dos peixes escolhe o principio desse periodo para reprodução, permitindo aos novos peixinhos invadir esse habitat recem-criado. Meses depois virá o periodo de seca e triliões de peixes morrem, incluindo discus, escalares, cardinais, apistogramas... etc. Não serão uns quantos milhões de peixinhos, enviados para os aquários todos os anos, que fazem perigar as populações. Isto eventualmente só poderá acontecer num "spot" minusculo de alguns quilometros na proximidade de um exportador. Nestas regiões pode ser importante também rodar as zonas de captura.

 

Na Africa Oriental temos mesmo o caso dos peixes anuais, como os Nothobranchius (killies). No inicio da estação seca TODOS estes peixes morrem nos charcos. Nessa altura, a colecta para efeitos de aquariofilia não só não teria impacto ecológico iria aumentar substancialmente o tempo de vida a alguns peixes felizardos.

 

Também na Africa Oriental, temos o caso dos ciclideos dos grandes lagos, como Tanganiyka ou o Malawi. Todos os anos centenas de milhares de toneladas de ciclideos (de TONELADAS, não de peixes) são apanhados para consumo humano. Estes peixes, são uma das principais fontes de proteinas para as populações locais.

 

A captura para fins ornamentais é uma gota de água neste oceano e é normalmente feita em zonas rochosas, onde apenas uma infima parte dos peixes existentes poderá ser capturada. Mesmo neste caso, é sempre um bom principio existir rotatividade nos locais de captura. A vastidão destes lagos assegura uma capacidade de fornecer peixes para o mercado ornamental que será talvez mil vezes superior às necessidades actuais, sem que isso possa fazer perigar as populações actuais.

 

O grande inimigo destes biotipos não é a captura para efeitos ornamentais, é a poluição e a introdução de novas especies. Foi assim se extingiram centenas de especies no Lago Victoria. Na Bacia do Amazonas o inimigo são os madeireiros. Locais que deixam de ter florestas deixam de ter biodiversidade aquática: é a floresta que alimenta grande parte da vida nos rios, com matéria organica, frutos, sementes, insectos. Podemos capturar 1 milhão de cardinais num dado rio. Esperamos uns meses e voltamos a capturar 1 milhão de cardinais. E todos os anos o poderemos fazer, sem afectarmos esta especie e o equilibrio natural. Porém, se destruirmos a floresta circundante nunca mais haverá cardinais nesse rio. Nem cardinais nem dezenas de outras especies.

 

A protecção da natureza deve ser feita com bom senso e com entendimento dos biótipos.

 

No Brasil, cortas centenas de quilometros quadrados de floresta e és aplaudido, estás a contribuir para a economia do país mas se apanhares um peixinho que seja para manteres em aquário serás preso e usado como exemplo de "ladrão" dos recursos naturais.

 

É a coisa mais hipocrita e mais disparatada que existe.

 

A colecta de peixes selvagens para manutenção em aquário, com algumas importantes excepções a ter em conta, em água salgada e em algumas especies de água doce, é uma actividade amiga do ambiente, ao contribuir para o conhecimento dos biotipos e para a sua defesa.

 

Só protegemos aquilo que conhecemos. Os peixes ornamentais, do Tanganyika ao Amazonas, são a melhor publicidade possivel pela defesa desses habitats.

 

Infelizmente, não são os aquariofilistas que estão a destruir este mundo.

Miguel

 

Desculpa, mas este texto é muito bem visto.... na perspectiva do Ser Humano! Então e na perspectiva do animal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais