Alga bordeaux tipo veludo


paulo

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Ando desde há várias semanas com uma proliferação imensa de uma alga de cor bordeaux (tinto escuro) com um aspecto aveludado. Cobre as rochas, as bombas, a areia, mas não avança sobre os corais.

 

Sempre que limpo uma zona, passados poucos dias volta a aparecer. Por baixo desse manto também é normal estar uma leve camada de lama.

 

Já experimentei usar antired (contra as ciano), mas não fez nada. Aliás, não se parecem nada com cianos.

 

A única coisa que parece que come estas algas são os burries da nossa costa, mas são demasiado lentos para serem uma solução viável.

 

Sugestões?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pela descrição o que tens são mesmo Cyano - aconselho-te a fazeres bastante mudas de água com água de OI e a teres muita paciência.

 

Normalmente o facto de aumentares a corrente dentro do aqua ajuda a solucionar o problema!

 

Um abraço,

Diogo

 

PS - se conseguires coloca uma foto para termos a certeza de que se tratam de cyano!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foto não dá, pois não tenho maquina digital (ando a dizer isto há muito tempo, pelo que já seria altura de ter uma :D )

 

Aquilo não se parece nada com ciano e eu já tive dois ataques de ciano que resolvi com o antired. É mais aveludado e escuro e não cria bolhas agarradas. Por outro lado tanto cresce nas zonas com muita corrente (muita mesmo) quer em zonas mais calmas.

 

E ainda por cima temo ozono (ORP está nos 350).

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ciano quando uso agua RO desde há meses e tenho mais de 20x de circulação? Se o dizem ...

 

Tenho uma daquelas canetas da Hanna com ph, temp e tds. Que valores é que devia obter em TDS ao medir a agua de RO para verificar se esta ainda está OK?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma daquelas canetas da Hanna com ph, temp e tds. Que valores é que devia obter em TDS ao medir a agua de RO para verificar se esta ainda está OK?

 

Atenção que pode não ser zero e a membrana estar ok! Tudo depende do valor de TDS da água da torneira. No meu caso a água da torneira sai a 80 e com a OI consigo baixar o valor para 2 ou 3. Por exemplo o manklit tem a água da torneira a 700 e consegue baixar para 12 ou 13 se não estou enganado!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo,

 

então devo medir o TDS da água da torneira e o de RO e depois comparar. Qual é a relação supostamente aceitável?

 

No teu caso é 80:3 (~26) e no manklit é 700:13 (~53) ...

 

Obrigado. Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo,

 

então devo medir o TDS da água da torneira e o de RO e depois comparar. Qual é a relação supostamente aceitável?

 

No teu caso é 80:3 (~26) e no manklit é 700:13 (~53) ...

 

As contas não podem ser feitas assim! É suposto uma membrana em condições retirar mais de 95% de impurezas, ou seja o valor encontrado, fazendo uma regra 3 simples deve ser inferior a 5 (no meu caso os 80 serão os 100% e o que queremos saber é a que percentagem corresponde o valor 3)

 

No meu caso 3 corresponderia a 3,75, no caso do Manklit esse valor é de 1,86. Espero que tenha sido explicíto!!! O manklit poderá explicar-te melhor...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

100% percebido.

 

Já agora, estes medidores electronicos (como o da Hanna) devem ser (re)calibrados regularmente para medir o pH. E para o TDS (e outros parametros como a temperatura)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem -me ,mas sendo cianobacterias ,como eu também acho que sejam ,o que é que elas têm a ver com a água não ser de osmose desde que esta não tenha matéria orgânica( o que seria muito grave para quem a bebe ) ?

Não será um problema de excesso de matéria orgânica por:

- excesso de peixes /alimentação

- insuficiência ou mau funcionamento do escumador

- morte não detectada de corais e/ou peixes

- insuficiencia de TPA,s

- acumulação de materia organica na sump e/ou na tubagem

Visto não ser da circulação porque 20x está OK.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um aqua com 300 litros de agua (útil). O escumador está a funcionar bem.

 

Mas admito que haja insuficiencia de TPA's. Por outro lado tenho o ozonizador a funcionar. ORP=370 (hoje).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Rui,

acho que ai é que esta o problema, porque se a água de osmose que ele usa nao for suficientemente boa, ele podera estar a acumular alimento para as cyano cada vez que faz uma TPA ou uma reposiçao... :shock:

 

mas Paulo, se tu proprio dizes que estas em defice com as TPA´s até podera ser disso vs a quantidade de materia organica no aqua. :wink:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Marco

 

Mas se o problema fosse a água de osmose era mais lógico aparecerem diatomaceas ( silicatos ) ou filamentosas ( fosfatos e até nitratos ).

O que eu tenho verificado é que estes surtos de cianobacterias (estamos a assumir que de facto é este o problema ) se deve a um certo relaxamento da nossa parte quando as coisas já nos parecem equilibradas ( nomeadamente no que diz respeito às TPA,s)ou quando abusamos da alimentação ou quando nos morre um peixe ou coral e não damos por isso (e não o retiramos ou não temos detritivoros em numero suficiente para processarem esse excesso de alimentação ou os cadaveres).

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm,

correcto. Geralmente é isso que mencionas...

 

Apontei mais para a osmose, porque quando se tem os procedimentos todos correctos, tudo impecavel, mesmo com a movimentação impecavel, alimentação correcta etc, nos casos que verifiquei, o resultado era sempre por falta de uma boa osmose...

 

mas pensando bem é capaz de ser TPA (o Paulo até mencionou algum relaxe nesse aspecto cheers ).

 

Paulo, aproveita a dica do Rui e capricha ai nas TPA´s a ver se dás conta dessas maledetas !!

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

yen... não é bem assim... Ele tem é de atacar a origem do problema. cheers

senão vai passar o resto dos tempos a remediar a situação, seja com anti-red seja com 30 ou 40 snails, seja outra solução qualquer...

e depois quando eles morrerem?? ou mesmo que acabem com as maledetas,? depois o que fazes com os 40 snails ?? provavelmente começam a quinar...

é como com o fosfato, nitrato, silica e tudo o mais... se não encontrares a origem do problema, nunca o resoverás definitivamente !! :P

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em resumo, e assumindo que são cianos, então 2 coisas estão na ordem do dia:

 

- melhorar a qualidade da osmose

- aumentar as TPA's

 

Quanto à primeira, fiz este sabado um primeiro teste de TDS e o resultado não foi nada animador: torneira=450 ; osmose=200

Isto signifca que está a trabalhar em 66% em vez de 95%. Mas foi um único teste e as boas regras dizem para fazer vários para despistar erros de medição. De qualquer forma, morando eu em Telheiras, Lisboa, alguém confirma os 450 como valor normal da água de torneira?

 

Quanto à segunda, é mesmo é combater o relaxamento. Ou então ter o azar que ia tendo sabado à noite: uma inundação!!!

 

Desliguei o escumador, tal como faço regularmente quando enche demasiado depressa (pouco para escumadar? mal regulado em altura?). Tenho um ozonizador ligado por um tubo de ar ao escumador, que é interno no aquario. Advinhem: passado um bocado estava a água a sair pelo tubo através do ozonizador para o chão. Quando dei por ela, terão saido uns 25 litros de água. Portanto foi uma TPA de quase 10%. Foi pouco e nada agradável.

 

Já agora (mudando de tópico), experimentei colocar uma valvula anti-retorno nesse tubo de ar, mas o fluxo de ar reduziu-se, o que afectou negativamente o desempenho do escumador. A valvula é da Tetra e uso-a principalmente no criado de artemia (Breed 200 da AquaMedic). Alguem conhece outro metodo ou valvula para evitar estes azares? Para aém claro de colocar o ozonizador mais alto que o aquario...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

De qualquer forma, morando eu em Telheiras, Lisboa, alguém confirma os 450 como valor normal da água de torneira?

 

Realmente os 450 não são normais, pois penso que a água em Lisboa não deverá ter tantas diferenças - a minha sai no máximo a 80. podes ter o teu medidor descalibrado!!!

 

O meu conselho é levares um pouco de água da torneira a alguém que te possa fazer uma medição com outro medidor (quem sabe o Eduardo não te pode ajudar!). Se não conseguires diz-me qualquer coisa e combinamos fazer as medições.

 

Se esses valores estiverem correctos a tua membrana já era!!! :roll: :D

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o que eu pensei. Vou levar quer o medidor quer um pouco de água ao Eduardo para ver se ele pode dar uma ajuda nas medições.

 

Espero bem que não seja a membrana, pois a unidade é relativamente nova (meses, menos de 1 ano).

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais