Problemas Com Aqua


Recommended Posts

boas pessoal ,venho por este meio expor o meu problema a nossa "comunidade",aguardando uma conclusao em relaçao a este assunto,entao aqui vai:de ha uns tempos para ca tenho notado q a agua do meu aqua tem vindo a ficar meia turva (esbranquiçada),e com pequenas particulas,uso regularmente uma luz uv,e,como ja a tinha relativamente 1 ano,e ,sempre tive a agua cristalina ,ponderei q estivesse na altura de trocar a dita cuja,o q fiz prontamente,infelizmente a agua manteve se na mesma ,segui com o pensamento q talvez fossem os filtros saturados de sujidade(pois ja nao eram limpos ha algum tempo,pois continuavam com "força " na saida dos mesmos),agarrei e limpei 1 numa semana e o outro na semana seguinte(diga se de passagem q limpei as esponjas com agua da torneira :) ),nao resolveu muita coisa ,continuo com a agua turva,hoje estou a por carvao activado...a ver... o q podera ser????as bacterias no substrato do aqua terem ido a vida,agradeciaq me mandasem os vossos pareceres ou experiencias,pois nao sei o q esta a acontecer e o final(tragico)q se pode dar,obrigado-(o aqua e de 600l ,os filtros sao 1 jbl cristal profi 500 -1200lh e 1 eheim professionel 900lh)cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, uma pergunta, que "luz UV" é que usas, e outra, como estão os níveis ne amónia e nitritos? Água turva pode ser amónia em excesso, mas como dizes que os filtros estão bem, é duvidoso... as matérias filtrantes biológicas, não são demasiado velhas? (deve-se ir mudando metade de cada vez a cada 6 meses, os micro-buracos vão ta+ando e com isso a sua capacidade de agarrar as bactérias nitrificantes)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Na minha opinião as bactérias foram para os anjinhos e isso pode-se dever a vários factores. Tal como o nunomi diz pode ser por causa das cerâmicas velhas que entretanto esgotaram a sua capacidade, mas também pode ser por outro factor qualquer.

Nitritos não acredito que sejam, para mim as bactérias morreram. Usa menos a UV durante uns tempos para ver o que acntece e podes adicionar novas cerâmicas e usar o "filter start" da JBL que tem alguns milhões de bacterias vivas e poupas assim o tempo de uma nova ciclagem do filtro

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive esse problema recentemente no meu aqua de 50 litros, parecia que havia nevoeiro lá dentro, mas os testes não davam nada de anormal. Limpei o filtro Eheim 2211 (lavei as matérias filtrantes com a água do aqua) e fiz uma TPA de cerca de 50%. Dois dias depois tinha a água normal. Acho que era o filtro a funcionar abaixo da sua capacidade, saturado com tanta porcaria, porque já há muito tempo que não era limpo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ,eu mudei as materias filtrantes,tirei as q tavam nos filtros e pus bioballs e esponjas ,tambem tenho posto bacterias mas e as nitrivec da sera ,sera q as jbl sao melhores?,quanto a luz uv e uma diy feita com uma tld germicida da philips,eu tenho a deixado ligada....se calhar e melhor deslig la uns dias(como tenho 2 filtros e a uv esta na saida de 1 deles acho q em principio nao deve haver problemas...)cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

eu tbm tenho esse problema no meu aqua de 250l

 

mas noto melhorisa nas tpas de 3 em 3 dias 25%, mas gostaria de saber oq é afinal

 

tenho um bom filtro um fluval 404 e noto isso na mesma, limpo 1x´mes

 

já no aqua pequeno era a mesma coisa

 

ñ sei se pode ser da agua da torneira zona norte braga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mudaste todas as matérias filtrantes de uma só vez?!?!?! Então, tiraste quase todas as bactérias que tinhas, não sobrou nada! deves mudar só uma parte de cada vez. Assim, para remediar, eu abria os filtros, e metia directamente nas matérias filtrantes doses generosas de bactérias em líquido, e deixava 5 ou 10 minutos antes de ligar o filtro. E claro, UV desligado por uns dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mudaste todas as matérias filtrantes de uma só vez?!?!?! Então, tiraste quase todas as bactérias que tinhas, não sobrou nada! deves mudar só uma parte de cada vez. Assim, para remediar, eu abria os filtros, e metia directamente nas matérias filtrantes doses generosas de bactérias em líquido, e deixava 5 ou 10 minutos antes de ligar o filtro. E claro, UV desligado por uns dias.

feito a risca.....ta a melhorar.cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

eu tbm tenho esse problema no meu aqua de 250l

 

mas noto melhorisa nas tpas de 3 em 3 dias 25%, mas gostaria de saber oq é afinal

 

tenho um bom filtro um fluval 404 e noto isso na mesma, limpo 1x´mes

 

já no aqua pequeno era a mesma coisa

 

ñ sei se pode ser da agua da torneira zona norte braga

boas isso pode ser da iluminaçao ou as massas filtrantes saturadas,eu sem uv tinha a agua com esse aspecto,mas com a uv tive sempre a agua cristalina ,ate me acontecer esta....cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

aprobeitando este tópico, gostaria de perguntar aos experts se este dito "nevoeiro" não estará também relacionado com o aumento da temperatura do áqua ?

É que tem sido uma constante, pelo menos no meu aqua de 100lt todos os anos em que a temperatura sobe, normalmente no Verão.

É evidente que os TPA's funcionam, pois por norma trazem água mais fresquinha...

Já é o terceiro Verão que isto me acontece, e nunca perdi nenhum peixe... Simplesmente fica mais difícil de os encontrar :)

Reparei de que o dito nevoeiro tem tendência a ir-se dissolvendo durante o dia, chegando à noite completamente dissipado...

 

Haverá alguma explicação para este fenómeno ??? A única diferença que vejo neste momento no meu aqua é que o aquecimento não é feito pelos termostatos, mas pela temperatura ambiente da casa.

 

Abraço

 

Xalam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb já tive esse problema à pouco tempo.

Causa: Limpeza ao filtro externo, tubagem do filtro e também aspiração do arião.

Resolução: comprei bacterias e efectuei várias TPA´s de ( 30% - 50%), ao fim de uma semana já estava normalizado.

Cumps,

 

PG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.